A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre os dias 02 e 10 de Julho no Expo Center Norte.
Após o cancelamento da edição do ano de 2020, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo -um dos maiores eventos literários do Brasil – volta a abrir suas portas para receber leitores, editoras e autores dos mais diversos cantos do país!!!
A 26ª Edição do evento acontecerá entre os dias 02 e 10 de julho, no Expo Center Norte, localizado na zona norte da capital paulista – não muito longe do Parque Anhembi, onde foram realizadas as últimas edições.
Particularmente estou bem feliz com essa mudança, porque o espaço do Expo Center Norte é mais acessível, tem uma estrutura mais moderna e está mais próximo “da civilização”. Além de contar com seus próprios restaurantes, o espaço fica próximo aos Shoppings Center Norte e Lar Center, que tem muita opção de alimentação.
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Esse reencontro terá uma programação multicultural abrangente mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão! O evento é palco para celebrar a transformação que os livros fazem na vida das pessoas, trazendo novidades para o todos os públicos.
Nessa edição, que acontece no ano em que comemoramos os 200 anos de Independência do Brasil, teremos Portugal como o país Convidado de Honra.
Além dos estandes das editoras e demais expositores, a Bienal contará com sete espaços de eventos, com uma programação pensada para atender a todos os públicos:
- Na Arena Cultural, os visitantes terão a oportunidade de ter contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas.
- O espaço Cozinhando com Palavras proporcionará aos visitantes contato próximo com palestrantes, chefs, jornalistas e autores ligados ao ramo gastronômico. Além de palestras e mesas de autógrafos, os participantes ainda terão a possibilidade de assistir chefs fazendo receitas e degustá-las ao final de cada apresentação.
- O Espaço Infantil terá um programa educativo, com narração de histórias, breves oficinas temáticas e atividades de curta duração. Toda a programação será voltada para público geral. Porém, haverá repertório específico para o público escolar de todas as faixas etárias, assim como atividades para famílias.
- Com curadoria CBL e Sesc São Paulo, o Salão das Ideias trará grandes nomes para gerar discussões atuais sobre questões de relevância social e cultural.
- O BiblioSesc, formado pela Praça da Palavra e pela Praça de Histórias, trará a curadoria do Sesc em espaços pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias. O espaço contará também com intervenções artísticas.
- O Espaço Cordel e Repente contará com uma extensa programação com debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas relevantes ao tema. “Como se faz cordel”, “Como se faz xilogravura” e “Ilustração com referências na xilogravura”.
- No Papo de Mercado, com a curadoria de Leonardo Neto, a programação é realizada em parceria com a International Publishers Association (IPA), Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), PublishNews e LC Agência de Comunicação.
Além da presença de grandes nomes da literatura nacional, nessa 26ª Bienal teremos a presença internacional de Xiran Jay Zhao, Elena Armas, Beth O’Leary (Virtual), Blanka Lipińska, Tomi Adeyemi, Zoraida Córdova, Alice Oseman (Virtual), Jenna Evans Welch e Ali Hazelwood.
Essa será a minha sexta participação no evento como blogueira/influencer literária e em breve farei uma postagem por aqui com todas as dicas para vocês aproveitarem o máximo do evento. Enquanto isso, aproveitem para já garantir o INGRESSO de vocês ou para fazer o CREDENCIAMENTO (Profissional do Setor – Imprensa – Blogueiro/Influenciador).
Agora me contem: vocês já participaram de alguma Bienal do Livro?! Tem planos para participar dessa 26ª Edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo? Como são os eventos literários nas cidades de vocês?
Camis!
Um sonho um dia poder participar de uma Bienal! Sei que é difícil, principalmente porque tenho deficiência na locomoção e tenho de ter alguém sempre comigo, então, o gasto seria duplicado, porque maridão teria de ir também. Mas não desisto de sonhar.
cheirinhos
Rudy
Eu estou ansioso por esse retorno. Eu fui desde 2016 nas últimas edições, tanto Rio como Sp. Só na do ano passado no Rio que não fui devido à pandemia. Também estou animado para conhecer esse novo espaço, pois me disseram que é bem melhor. Eu, particularmente, sempre achei os ônibus gratuitos do metro para a bienal em sp super práticos e rápidos. No Rio é sempre complicado com tudo lotado na hora de voltar.
A semana que vai passar voando pois a ansiedade de autores, organizadores, leitores está a mil!
Sei que por ser um evento bem grande, há certos cuidados. Eu nunca pude ir, mas vou amar acompanhar tudo que for saindo!!!!
Beijo
Angela Cunha/O Vazio na flor
Olá! Depois de alguma indecisão, finalmente consegui definir a data que irei (espero que não aconteça nenhum imprevisto até lá) e embora ainda tenha algum receio em relação a Covid, estou muito empolgada em poder voltar a esse universo maravilhoso que é uma Bienal. Aguardando ansiosa pelas dicas!
Ola Camila .
Nunca fui em uma Bienal mas tenho muita vontade de ir.Vou acompanhar tudo pelas redes sociais.
Bjs