Leitora Compulsiva

Bárbara Soalheiros – Como Fazíamos Sem

Setembro é o mês do aniversário de um ano do Leitora e pretendo fazer várias coisas diferentes… Umas delas é resgatar alguns livros que li antes da criação do blog. Talvez vocês até estranhem, porque vou falar um pouco sobre livros diferentes dos que estou habituada a escrever… Não se assustem, viu?!

Para começar com esse resgate, resolvi falar para vocês sobre um livrinho que gosto muito! Ele se chama ‘Como Fazíamos Sem’ e foi escrito pela Bárbara Soalheiro. O livro tem umas 140 páginas e a edição é de muita qualidade! Publicado pela Panda Books, esse livro é perfeito para os curiosos de plantão!

A gente vive num mundo tão moderno e cheio de recursos que nem pára para pensar como era a vida antes de todas essas facilidades, né?! Mas agora, enquanto você está lendo essa resenha, que tal fazer uma pausa para pensar sobre isso?! Já imaginou como era a vida sem geladeira, sem correio, sem vaso sanitário, sem óculos, sem escova de dentes ou sem relógio?!!! Pior ainda… já imaginou como as pessoas se identificavam sem os sobrenomes?!!

Essa é exatamente a proposta desse livro!! Ele é dividido em 6 categorias: Alimentação, Comunicação, Habitação, Roupas e Acessórios, Saúde e Higiene e, por fim, Sociedade. Em cada uma dessas categorias, a autora selecionou alguns ítens mais interessantes e coletou as informações mais interessantes sobre a história de cada uma delas. A narrativa é recheada de humor!!!

Eu confesso que sou hiper apaixonada por essa coisa da cultura inútil, que acho muito útil!! rs… Inclusive, além desse livro, recomendo todos os volumes do Guia dos Curiosos, do Marcelo Duarte… Mas isso será matéria de outro post!! rs…

Hahaha, acabei de achar um marcador dentro do livro! Eu tenho coleção de marcadores e desse modelo eu não tinha na coleção! Olha que bom recuperar leituras perdidas!!!!

Para encerrar, gostaria de mencionar que esse livro foi vencedor do Prêmio Jabuti, no ano de 2007.

31 comentários sobre “Bárbara Soalheiros – Como Fazíamos Sem

  1. Lígia Paulino

    Milla =) adorei a ideia, é otimo quando paramos para recordar historia que já lemos e nem pegamos mais nela mais que foram fundamentais para a nossa paixáo por leitura =)

    meus parabéns adorei *-*

    beijocas ;**

  2. Camila Mosqueira

    Que diferente este livro, Mila! Achei bem legal o tema dele! Me dá arrepio de pensar que já tivemos que enfrentar o dia a dia sem nada dos pequenos confortos que temos hoje e somos tão acostumados com eles que nem os notamos.. O exemplo mais usado atualmente é “como era a vida sem celular” um objeto que surgiu a tão pouco tempo e que não sabemos mais nem andar se não tivermos o bichinho na bolsa. Qndo acaba a bateria na metade do dia parece o fim do mundo hehehe.
    O que é o prêmio Jabuti? A autora é brasileira?
    Bjão!

  3. Tatiana Leite

    Eu estaria perdida sem algumas coisas… Sem os óculos (não gosto nem de pensar, mesmo que não seja tão cega assim), sem escova de dentes, sem caso sanitário… Acho que as melhores coisas inventadas foram as relacionadas à higiene! Credo, sem vaso sanitário, escova de dentes… É muito complicado imaginar!

    Uma vez meu avô estava falando da época que era criança e morava numa fazenda e algumas dessas coisas não tinham… A partir daquele diz, eu comecei a dar muito mais valor pra cada coisinha que eu tenho!

    Achei muito legal vc resgatar os livros que leu antes do blog começar!

    Beeijo! ;3

    1. Camila

      A gente não consegue nem imaginar a vida sem essas coisas, não é mesmo?! Por isso fiquei doida assim que vi esse livro!! Eu sentei na livraria e li metade dele!! Comprei, cheguei em casa e li a outra metade!! rs…
      Beijos

  4. alinedal

    Então menina, ando super curiosa para ler esse livro. Os clientes chegam la na loja perguntando e tals, e nunca soube exatamente sobre oq falava, até que achei ele por acaso um dia, e fiquei curiosa!!!
    BJos

    1. Camila

      Oi Melissa! Esse é o tipo de livro que a gente se encanta assim que o vê, não é?! Natural deixar para depois… mas vale a pena dar uma olhada nele com mais calma!! rs…
      Beijos

  5. Tereza Cristina

    Peguei o livro para minha filha e assim que ela acabou, li também. Comentei com meus alunos e com a minha coordenadora: todos ficaram curiosos! Leitura muito gostosa para todas as idades!!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!