Leitora Compulsiva

As Sombras do Mal, de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan #Resenha

as sombras do mal as fitas de blackwood guillermo del toro chuck hogan intrinseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: As Sombras do Mal

Título Original: The Hollow Ones

Série: As Fitas de Blackwood #01

Autores: Guillermo Del Toro e Chuck Hogan

Editora: Intrínseca

Ano: 2021

Páginas: 320

Tradução: Stephanie Fernandes

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Magazine Luiza

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




Lançado em janeiro desse ano pela Editora Intrínseca, o livro As Sombras do Mal dos autores Guillermo Del Toro e Chuck Hogan entrou imediatamente para a minha lista de desejados. Há alguns anos tive a oportunidade de ler a Trilogia da Escuridão – o primeiro trabalho em parceria dos autores – e gostei bastante!

Pedi então um exemplar pela parceria e hoje conto para vocês o que achei desse primeiro livro da série As Fitas de Blackwood!

Sobre o que é “As Sombras do Mal”?

As Sombras do Mal, primeiro livro da trilogia As Fitas de Blackwood, conta a história de Odessa Hardwicke, uma agente do FBI que se depara com um caso brutal e misterioso, capaz de colocar fim à sua breve carreira. Para salvar a vida de uma criança, Odessa se viu forçada a atirar em seu parceiro de trabalho. Além de corroída pela culpa e pela perda, Odessa ainda se vê diante do julgamento cáustico dos colegas. Se até mesmo Odessa tem dificuldade de acreditar no que aconteceu, o que dirá das pessoas que não estavam lá e não viram aquela coisa maligna e aterrorizante deixando o corpo do amigo. 

Enquanto aguarda o resultado das investigações sobre suas ações naquela fatídica tarde, Odessa acaba sendo obrigada a realizar serviços burocráticos, que a levam a conhecer Earl Solomon, um agente do FBI aposentado que parece saber mais sobre o caso de Odessa do que qualquer outra pessoa. É Solomon quem coloca Odessa em contato com Hugo Blackwood, um homem fascinante e totalmente envolto em mistérios, mas que parece ter todas as respostas que Odessa procura.

Apesar da desconfiança de Odessa e de sua enorme relutância em aceitar a ajuda de Blackwood, logo ela se vê perseguindo um espírito vil e ameaçador, que se apodera do corpo de pessoas inocentes para criar o caos e se deliciar com a sensação da morte. Blackwood já capturou três dos quatro incorpóreos e agora conta com Odessa para capturar o último e mais cruel de todos!

O que esperar desse livro?

Como eu imaginava, As Sombras do Mal traz uma história repleta de mistério e elementos sobrenaturais. Mas, diferentemente do que eu previa, a trama não é assim tãão assustadora, o que, na verdade, foi uma grata surpresa (porque sou bem medrosa!). Há muita violência explícita e momentos impactantes provocados pelo tal incorpóreo, mas nada que me fizesse sentir medo! Rs… No final das contas, o lado suspense policial acaba prevalecendo um pouco sobre a questão sobrenatural.

Apesar da trama de Odessa ser o fio condutor de todo o livro, para que possamos entender quem é Blackwood, qual o envolvimento de Earl Solomon e o que podem provocar os incorpóreos, além do que acontece com a jovem agente do FBI em 2019, também acompanhamos acontecimentos dos anos de 1582 e 1962 ao longo de toda a narrativa. De uma forma muito curiosa temos três personagens bem diferentes, de momentos distintos da história, cujas histórias de vida convergem para esse momento.

Não há nada de loucamente excepcional nessa história – ao menos ainda! Como esse é o primeiro livro de uma trilogia, acredito que os autores ainda venham com muitas surpresas por aí! Mesmo assim, é uma história confortável de acompanhar e que vale a pena. Tudo é bem curioso, a trama se desenvolve bem, o texto é bem escrito… Uma boa leitura no geral e que indico bastante principalmente para quem não tem tanta afinidade com o gênero e ainda não está pronto para tantos desafios! Rs…

Agora, que venha o segundo livro…

Sobre os autores e seus outros livros…

Guillermo del Toro é um dos escritores e cineastas de maior destaque na indústria cultural americana. É roteirista e diretor do sombrio e fascinante O Labirinto do Fauno, de HellboyCírculo de Fogo e do premiado A Forma da Água. Pela Intrínseca, publicou O Labirinto do Fauno em parceria com Cornelia Funke, obra que expande o universo do filme, A Forma da Água e Caçadores de Trolls, em parceria com Daniel Kraus.

Chuck Hogan é autor de best-sellers aclamados e foi apontado por Stephen King como um dos melhores escritores de suspense da atualidade.

Juntos, Guillermo Del Toro e Chuck Hogan escreveram a Trilogia da Escuridão, composta pelos livros Noturno, A Queda e Noite Eterna, publicada aqui no Brasil pela Rocco. A trilogia serviu de inspiração para a série de tv The Strain.

As Sombras do Mal é o primeiro livro da trilogia As Fitas de Blackwood.

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

6 comentários sobre “As Sombras do Mal, de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Gosto muito do terror do Del Toro e confesso que fiquei um tantinho espantada por esse livro trazer mais suspense policial do que terror, embora tenha algo de sobrenatural.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Eliane

    Olá
    Lembro que quando vi o livro A forma da água e li o nome do autor eu fiquei em dúvidas era o diretor de cinema .parece que o homem tem talento também parava escrita heim
    Bom eu não sou fã de livros que tenham esse toque sobrenatural .sou medrosa rsrs então acho que dessa vez deixo passar a dica

  3. ELIZETE SILVA

    Olá! Como não sou muito íntima do gênero, já percebi que esse livro é para mim (risos), amei saber que a parte assustadora não prevalece tanto assim, meu coração ficou até mais leve depois de ter lido essa parte #aexagerada, mas brincadeiras a parte, estou tentando diversificar um pouco minhas leituras e esse livro é uma ótima maneira de fazer isso, afinal estamos falando de grandes autores!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Elizete.
      Eu acho super importante diversificar!
      Foi fazendo esse “esforço” que acabei descobrindo os romances de época e hoje sou apaixonada, acredita?!
      Espero que tenha a chance de ler! Não é do tipo de livro que dá pesadelo! Rs…
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!