Leitora Compulsiva

Andrew Lane – O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte

Com certeza Sherlock Holmes é um dos personagens mais famosos da literatura, não é mesmo? Mesmo quem não leu nenhum livro escrito sobre o famoso investigador, já deve ter ouvido falar sobre ele e conhece a frase “Elementar, meu caro Watson!” rs…

O personagem criado por Sir Artur Conan Doyle se destacou por usar de muita lógica, observação e processos dedutivos para resolver grandes mistérios e crimes, chegando inclusive a auxiliar em investigações da Scotland Yard. Sherlock Holmes, apesar de conhecer técnicas de artes marciais, boxe e esgrima, conquistou o público por ser um pensador e usar o mínimo de força contra os bandidos!

Por tudo isso, fiquei bastante curiosa quando soube do lançamento dessa série, chamada “O Jovem Sherlock Holmes”, escrita por Andrew Lane. Logo de cara já podemos perceber que a intenção do autor é nos mostrar um pouco mais sobre a infância de Sherlock e sobre como ele desenvolveu suas técnicas de investigação. Andrew Lane busca mostras as origens de Sherlock, incluindo na narrativa muitas curiosidades e características que podemos observar no Sherlock adulto, das histórias originais.

Nesse primeiro livro da série, conhecemos Sherlock com apenas catorze anos. Finalmente as férias chegaram, mas ele descobre que, ao invés de ir para casa encontrar os pais e passar um tempo com seus irmãos, ele terá que ir para a casa de seu tio, numa cidade no interior da Inglaterra.

As férias de Sherlock parecem fadadas ao tédio, até que conhece Matthew Arnatt… O garoto lhe conta sobre uma misteriosa morte ocorrida na cidade e sobre uma nuvem estranha que ele viu deixar o local em que o corpo foi encontrado. Depois disso, quando o próprio Sherlock encontra um cadáver e vê a mesma nuvem misteriosa, passa a investigar as evidências na tentativa de descobrir o que pode estar acontecendo.

Com a ajuda de Matt, de Amyus Crowe (o tutor de Sherlock) e Virginia Crowe – a filha de Amyus, Sherlock se aventura em sua primeira investigação e acaba metido em grandes confusões, envolvendo incêndios, viagens às escondidas, perseguições, sequestros, conspirações…

Apesar de ter gostado da história, esse primeiro livro me pareceu voltado muito mais para a ação do que para o raciocínio lógico, tão presente nos livros escritos por Sir Artur Conan Doyle! O mistério foi um pouco óbvio, mas acho que essa era a intenção, já que o Sherlock dessa história é apenas um garoto em “início de carreira”, rs!

Achei muito interessante que o Autor tenha incorporado nessa história muitos dados que encontramos nos livros originais, como por exemplo a menção às aulas de boxe e esgrima que Sherlock tinha na escola! rs… Uma pena também que outros personagens da história não tenham sido melhor aproveitados. Quando Matt apareceu na história, tive a impressão que ele seria uma espécie de Watson, mas isso não aconteceu! E Amyus Crowe não foi tão impactante quanto eu esperava.

Esse livro me rendeu umas boas horas de diversão, mas nada que mereça uma classificação maior do que “Bom”! Hehehe Não tenho dúvida que vou continuar acompanhando as aventuras do jovem Sherlock, mas acredito que eu não vou “furar a fila” com os próximos livros! Espero que, com o tempo, os casos sejam mais difíceis e o garoto use mais a cabeça!! rs…

Até agora já foram escritos 4 livros dessa série: Death Cloud (Nuvem da Morte), Red Leech, Black Ice e Fire Storm. Não há previsão de quantos livros essa série terá no total, então se preparem!! rs… Se bem que, se todos os livros foram como esse, com uma história que tenha começo, meio e fim, não me importo muito com a quantidade de volumes!! rs…

P.S.: Não se esqueçam das promoções que estão rolando no post do The Five Book Club e no Facebook do Leitora Compulsiva.

32 comentários sobre “Andrew Lane – O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte

  1. William

    Aiaiaiaiaiai Milla,
    É série e por enquanto estou passando longe, não consigo dar conta nem das que eu tenho em casa (vulgo House of Night)! õ/
    Eu NUNCA li nada sobre o Sherlok (mas pretendo, por isso estou participando do Desafio Clássico) e quem sabe eu tenha até vontade de ler esse livro, mas por enquanto ele não é prioridade NENHUMA na minha lista! 😀

    Beijos
    Will
    Vício de Cultura

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Will,
      Entendo perfeitamente o que você quer dizer!!
      Nesse final de semana eu surtei e resolvi arrumar meus livros!! Resolvi que, enquanto não arrumo mais estantes, vou encaixotar os livros que já li! Separei algumas caixas e sacos plásticos e resolvi começar pelas coleções que já terminaram… E sabe o que aconteceu? Guardei meia dúzia de livro!! Porque tenho mais de 20 séries na estante que ainda estão longe de acabar!! Que raiva!! No final das contas tive que guardar algumas coleções que ainda estão na metade (Sim, HON também!!)
      Ninguém merece!! hehehe
      beijos

  2. Juh

    Oi Camis! Postei resenha dele hoje hehehe.
    Achei mesmo que faltou um pouco de raciocínio lógico, mas acho que é proposital, para mostrar que até mesmo os gênios vão sendo lapidados rs…
    Seria estranho se com 14 anos ele já fosse o que é nos livros de Artur Conan Doyle. Foi por pensar assim que consegui gostar muito da leitura.

    Beijos 🙂
    Livros e blablablá

  3. Marcelle Dantas

    Oi Camila!

    Vi esse livro esses dias na Saraiva e fiquei bem interessada! Nunca li nada sobre o Sherlock e sempre tive vontade, acho que agora vou ter a oportunidade com uma coisa mais atual, embora o livro seja focado para o inicio de tudo! Que venham os outros livros para vermos como vai ficar o desenvolvimento da série!

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Marcelle,
      Acho que a idéia desse livro é, colando aqui o que a Juh disse no comentário dela, mostrar que os grandes gênios também precisam ser lapidados!! rs… É uma boa forma de mostrar para as crianças e jovens de hoje que nenhum sucesso vem antes de trabalho duro!!
      Beijos

  4. Elena Bessa

    Oi Mila!
    Esse livro me deixou bastante interessada e tenho vontade e lê-lo e tal, mas eu tenho uma birra que só vou lê-lo depois de ler algum livro do Sherlock original! xD sei lá, acho melhor ler os livros do Conan Doyle antes de ler uma releitura dos livros dele… Será que faz sentido? hehe. Vc já leu algum livro do Sherlock Holmes original?
    Beeijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Elena,
      Isso faz muito sentido!!
      Acho que a sua idéia é primeiro conhecer o verdadeiro Sherlock, para depois saber como ele se tornou tão genial, né?!
      Eu já li dois livros do Arthur Conan Doyle. Tive que ler os livros para a aula de inglês e não foi muito fácil de me apegar ao personagem por causa da dificuldade que eu tinha com a língua. Mas quando eu li esse livro, me lembrei das histórias originais e consegui perceber a relação entre “os dois Sherlock’s”. E consegui compreender que o trabalho do Andrew Lane ficou muito bom!
      Beijos

      1. Elena Bessa

        Aaaahh Mila, era isso que eu queria saber, se esse livro do Sherlock mais novo era fiel e tal à história do Conan Doyle. Gostei bastante da sua opinião, fiquei mais segura quanto a esse livro 🙂
        Beijos!

        1. Camila - Leitora Compulsiva

          Oi Elena,
          Lógico que é impossível saber o que Sir. Arthur imaginava sobre a infância de Sherlock, mas Andrew Lane fez uma pesquisa bem extensa sobre o personagem adulto e inseriu inúmeras referências. Um exemplo disso é que o personagem original luta boxe e esgrima. Nesse livro, o autor menciona as aulas de boxe e esgrima que Sherlock tinha na escola!! São esses pequenos detalhes que gostei muito!
          Beijos

  5. Marcella

    Até hoje eu só li um livro do Sherlock Holmes, e adorei.
    Fiquei com vontade de ler o livro só pelo nome,e curiosa para saber como foi que começou,como era antes,se ele sempre foi tão genial assim… rs
    Beijos.

    Ressaca Literária.

  6. Dé Lima

    Oi Camila!
    Eu nunca li nenhum livro escrito sobre Sherlock Holmes! O_O
    Vontade não me falta, mas eu nem sei por onde começar para ler alguma coisa sobre ele.
    O Jovem Sherlock Holmes não parece ser tão bom assim, mas eu até leria só pra passar o tempo.rs
    Beijos!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Dé,
      Sempre que eu começo a ler alguma coisa de um autor, gosto de pesquisar e descobrir a ordem em que os livros foram lançados! Mesmo que não seja uma série, sempre prefiro acompanhar o trabalho de um autor pelo começo!! hehehe Acho que essa seria uma boa dica!!
      Beijos

  7. Amanda Ariela

    Ahh! Esse úrdepréss malvado que nao me deixava comentar! hehehehe

    Sou muito fa de Sherlock Holmes e fiquei até que curiosa para ler a história, mas se depender da pilha de livros que eu tenho para ler, nao vou dar muita preferencia nao!

    Mlehor esperar desafogar um pouquinho!

    Adorei sua resenha! 🙂

  8. viiickyzinha

    Oie Camila tudo bem?
    Ja faz um muito tempo que venho seguindo seu blog
    e muito dos meus livros que amo de paixao que nao deixo ninguem tocar foi aqui que descobri.
    entao muito obrigado mesmo
    Eu so queria pedir um favorzin (ja e de mais eu sei)
    queria que voce coloca-se nas resenhas se o livro e de primeira pessoa ou nao ( nao sei mais nao consigo ler quando e o autor que conta. sei la perde o climax do livro)
    Brigadin e desculpe qualquer coisa se estou pedindo de mais

  9. carolinaduraes

    Eu amo Sherlock Holmes, e acho o máximo o pessoal estar reavivando esse gênero. Ainda não li o livro, pois como o William comentou, também estou com as séries que eu comecei a ler… Mas é uma ótima dica, e vai para a minha lista de aquisições futuras!

  10. Mundo da Leitura

    Oi Camila! Nossa, eu amoooo Sherlock Holmes, então me interessei muito pela série. Mesmo achando que nunca ninguém vai se comparar a Sir Arthur Conan Doyle escrevendo este maravilhoso personagem, acho muito válida a leitura e fiquei curiosa para saber como foi a infância de Sherlock na visão deste autor!
    Quero ler em breve, embora seja uma série, o que me deixa meio cabreira 😛

    Beijos

  11. Cacá

    Então… eu fico de nariz torcido sempre que algum autor “pega” personagens já consagrados de outros. Principalmente se é algum que adoro, como é o caso do Sherlock Holmes. Quando soube dessa série a primeira coisa que pensei foi “será que foi assim que o Conan Doyle imaginou a infância do Sherlock?” Sei, sou neurótica – e vou acabar lendo o livro, eventualmente, porque sou curiosa -, mas SH é um personagem com um grande peso, que nem o próprio Conan Doyle conseguiu suportar, já que ele morria de ciúmes do personagem que se tornou maior que ele.
    Então ainda estou sim na fase nariz torcido, mas eu sei que vai passar – a não ser que eu ache que o autor estragou o personagem, hihi
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Eu sei como é isso… É por esse motivo que eu tenho verdadeiro pavor/horror/ódio das chamadas fanfics!! hahaha Não gosto quando uma pessoa se aproveita de personagens criados por outras pessoas!!
      Também fiquei um pouco tensa com esse livro no início, mas depois percebi que o livro é muito bem construído e a pesquisa foi muito bem feita!
      Preferi imaginar o Sherlock criança como um novo personagem! heheh
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!