Título: A Tumba do Tirano
Título Original: The Tyrant’a Tomb
Série: As Provações de Apolo #4
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 368
Tradução: Regiane Winarski e Giu Alonso
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)
***
Em outubro do ano passado, a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de A Tumba do Tirano, o quarto livro da série As Provações de Apolo, que pode ser vista como uma “sequência” das séries Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo!.
Eu que sempre fui muito fã do trabalho do autor Rick Riordan e há anos venho acompanhando suas séries inspiradas nas mais diversas mitologias, tratei de pedir um exemplar pela parceria para descobrir o que aconteceria com Apolo e seus amigos nesse sequência.
Sobre o que é “A Tumba do Tirano”?
A Tumba do Tirano é o quarto livro da série As Provações de Apolo, que conta a história do deus Apolo e de como ele acaba se tornando humano, sem nenhum de seus poderes divinos. Na pele do adolescente nada divino Lester Papadopoulos, Apolo encontra Meg, a semideusa que convoca os seus serviços, e juntos eles partem para uma super missão!!
Só para recapitular, vamos a um resuminho sem spoiler de tudo o que já aconteceu até aqui:
No primeiro livro da série, chamado O Oráculo Oculto, Apolo/Lester e Meg vão para o Acampamento Meio-Sangue e lá descobrem que há um novo vilão à solta, ou melhor, três novos vilões conhecidos como O Triunvirato. Junto com outros semideuses, Apolo e Meg precisam encontrar e salvar o bosque de Dodona, um dos oráculos mais antigos do mundo grego.
Na sequência – A Profecia das Sombras – Apolo conta com a ajuda de Leo Valdez e Calipso para chegar a Indianápolis, onde eles enfrentam um imperador romano conhecido pelos seus espetáculos cruéis e sanguinários, que raptou muitos dos aliados dos deuses. Nessa nova missão, Apolo e seus amigos tem que encontrar o Oráculo de Trofônio, que pode trazer conhecimento e loucura para quem se arriscar a consultá-lo.
No terceiro livro, Apolo parte em mais uma missão para libertar o terceiro dos cinco oráculos desaparecidos. Para isso, ele terá que encarar o Labirinto de Dédalo, que parece estar possuído por um fogo mortal e insaciável. Junto com seus companheiros de viagem, Apolo vai encarar o mais malígno membro do Triunvirato e as consequências são imprevisíveis.
Agora, nesse quarto livro, Apolo/Lester terá que voltar ao Acampamento Júpiter levando o corpo de um semideus romano, que foi em seu auxílio, mas não sobreviveu! A tristeza de todos é enorme, mas ninguém terá muito tempo para se lamentar, porque o Triunvirato está pronto para atacar o Acampamento! Mas antes de poder se juntar aos seus amigos na batalha, Apolo terá que encarar a morte na tumba de Tarquínio, libertar o deus silencioso e lidar com mais um oráculo: A Sibila de Cumas!
E como se tudo isso já não fosse difícil o bastante, ao longo de sua jornada Apolo ainda será forçado a enfrentar as consequências de ter sido um deus fútil, mimado e cheio de si – e talvez esse seja o maior desafio para ele!
O que esperar desse livro?
Chegar ao quarto livro de uma série do Rick Riordan é sempre uma loucura. Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, muitas referências a coisas aconteceram nos livros anteriores e ainda estamos longe de finalmente descobrir como a história vai terminar…
Se os dois primeiros livros tiveram uma narrativa mais engraçada, a partir do terceiro livro deu para sentir uma mudança grande em Apolo e na forma como ele passa a descrever os acontecimentos. Antes ele se achava a última bolacha do pacote e para ele, a única função dos semi-deuses era de fazer todo o trabalho chato que os deuses não tem paciência para fazer, como por exemplo, salvar o mundo!! Agora, fica nítido que ele está apegado às pessoas ao seu redor e que considera vários deles como verdadeiros amigos. Demorou um pouco, mas Apolo chega a esse quarto livro mais humano do que nunca, sofrendo com as perdas, aceitando suas limitações e fazendo de tudo para cuidar das pessoas que aprendeu a amar!
Como o terceiro livro termina com a morte trágica de um personagem importante, confesso que comecei a ler essa sequência com uma certa tristeza, lembrando aos poucos de tudo o que tinha acontecido no volume anterior… Mas não deu muito tempo para lamentar não!!! Com a chegada de Apolo e Meg ao Acampamento Júpiter, novos personagens entram em cena – alguns novos e outros já conhecidos – e muita ação começa a rolar!! É preciso até um certo fôlego extra e uma dose a mais de atenção, para não perder nenhum detalhe importante…
Enfim… Esse é mais um capítulo da saga do deus Apolo. A série é bem ao estilo das anteriores do autor e vale para quem é fã!! Ainda que essa série tenha uma história nova e independente das séries anteriores, acredito ser bem importante ter lido Percy Jackson e Os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, para que tudo faça sentido!
Sobre o autor e seus outros livros…
Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times. Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. (Fonte: Site da Intrínseca).
Rick Riordan é, até o momento, autor:
- da série Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano + Os Arquivos do Semideus, Guia Definitivo de Percy Jackson e Os Olimpianos;
- da série ‘Os Heróis do Olimpo‘: O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades e O Sangue do Olimpo;
- da série ‘As Crônicas dos Kane‘: A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente + As Crônicas de Kane: Guia de Sobrevivência;
- da série ‘Magnus Chase e os Deuses de Asgard‘: A Espada do Verão, O Martelo de Thor e O Navio dos Mortos + Hotel Valhala: Guia dos Mundos Nórdicos
- da série ‘As Provações de Apolo’: O Oráculo Oculto, A Profecia das Sombras, O Labirinto de Fogo e A Tumba do Tirano;
- da série adulta ‘Tres Navarre’: Tequila Vermelha, A Dança do Viúvo;
- dos livros Semideuses e Monstros, Percy Jackson e os Deuses Gregos. O Filho de Sobek, O Cajado de Serápis, A Coroa de Ptolomeu, Os Diários dos Semideuses, Segredos do Acampamento Meio-Sangue e Cold Spring: Vingança e Redenção no Texas.
A série Percy Jackson e Os Olimpianos foi ainda adaptada para os quadrinhos e os três primeiros livros já foram lançados: O Ladrão de Ossos, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã.
Camis!
Faz muito tempo que não leio nenhum livro do autor, justamente por achar que é a mesma fórmula em todos e acabei enjoando. Não que não goste da mitologia, das personagens criadas e da evolução, porém as vezes canso quando acho repetitivo.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy.
Entendo perfeitamente.
Se eu já não estivesse tão curiosa para saber como essa história vai terminar, acho que teria o mesmo sentimento!
Beijos
Oie, quem é fã da história, com certeza pira com a novidade.
Não é meu caso, eu não li nem os livro da série do Percy, não sou grande fã de fantasias, mitologias, esse livro por se tratar de Apolo, que é conhecido já é um bônus. Apesar de não ler, admiro a criatividade
Oi, Helana.
Tem que ser fã mesmo para chegar até aqui, depois de tantas séries do autor sobre Mitologia! Rs…
beijos
Olá, tudo bem? Nunca li nada do autor e, para ser sincera, os livros dele não me chamam muito a atenção. Mas para quem curte mitologia não tenho dúvidas de que são leituras maravilhosas. Adorei a resenha!
Beijos,
Duas Livreiras
Oi, Larissa.
Apesar de não fazer o seu estilo, de repente fica a dica para você indicar para alguém que goste do tema.
É uma ótima pedida para adolescentes que estão procurando algo interessante, que tem um garoto como protagonista.
beijos
Oi Camila.
Eu não conhecia este livro e também ainda não tive a chance de conhecer a escrita do autor. Aqui em casa tem a série Percy Jackson mas não li. Eu já separei para começar a lê-los. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica adicionei na lista de desejados.
Bjos
Oi, Kênia.
Espero que se anime a dar uma chance para o tio Rick! Quem sabe você se apaixone pelas histórias dele!
beijos
Ei, Camis! Faz tempo que não leio livros do Rick Riordan…andei tão atarefada com tantas coisas (pra variar…) mas esse livro chamou muito minha atenção!!
Oi, Vivi.
Só para variar, né?! Eu te entendo porque ando cheia de coisa aqui e com as leituras super atrasadas!
beijos
Olá…
Gostei de acompanhar suas impressões a respeito da leitura, porém, não é uma leitura que me desperta o interesse, pois, não curto muito o gênero a qual ela se encaixa… Sendo assim, prefiro passar a dica.
Bjo
Oi, Diane.
Realmente mitologia é um assunto bem específico na literatura. Mas, mesmo que você não curta, quem sabe encontre alguém para indicar!
beijos
Confesso que não tenho muita vontade de ler as obras do autor, mas vendo sua resenha, percebi que vale a pena. Ele aparenta ter uma narrativa com muita riqueza de detalhes, né? Quem sabe um dia?! Parabéns pela sua resenha.
Beijos,
http://www.psamoleitura.com
Riqueza de detalhes é o que não falta nas obras do Rick Riordan.
Ele é mesmo incrível em criar aventuras com base na mitologia!
Beijos
Oi, Camis!
Adoro o Rick Riordan, quero reler as séries dele (e ler As Crônicas dos Krane). Eu gostei bastante desse último livro, mas fiquei muito triste pela perda de um semideus no outro livro, queria muito que isso mudasse – mas não tenho certeza se o autor faria algo assim.
Bjs
Lucy – Por essas páginas
Oi, Lucy.
Ainda tenho a esperança que nosso amigo voltará!!
Quem sabe, se o Apolo conseguir o perdão de Zeus, também não consegue desfazer as coisas ruins que aconteceram?!
beijos
Apesar de gostar muito de mitologia, a verdade é que nunca me interessei por essas séries baseadas nos deuses e semideuses gregos, sempre fico com um pé atrás.
Eu tenho O Ladrão de Raios aqui, há muitos anos, mas ainda não sei se irei realmente ler um dia ou se passarei o livro adiante.rs
É bom saber que essa série é tão cativante para os fãs e que há um crescimento dos personagens, principalmente do protagonista, que passa a se importar com as outras pessoas e considerar algumas como amigas.
Oi, Luna.
Se o gênero não te cativa, não tem porque forçar a barra!
Eu mesma demorei a me interessar pela série do Percy Jackson e só comecei a ler quando o quarto livro foi lançado… Achava que seria bobinha, mas me surpreendi! Rs…
Tanta história incrível por aí… Procure aquilo que vai te fazer feliz!
Beijos
Olá, tudo bem?
Você acredita que eu nunca li os livros do Rick Riordan? Sei do enorme sucesso em vendas dos livros dele por aqui, mas nunca tive um profundo e real interesse em ler seus livros. Independente disso eu gostei da sua resenha e quem sabe não mudo de ideia no futuro?
Abraço!
Oi, Yvens.
Uma pena que nunca tenha tido a oportunidade.
Apesar disso, quem sabe você não guarda a dica para passar para algum adolescente que está procurando o que ler depois de Harry Potter?! Rs…
beijos
Gosto demais do autor e essa obra está na minha lista para ser lido esse ano, espero poder conseguir. Essa história chamou muito minha atenção e aguçou demais minha curiosidade.
Oi, Gustavo.
Espero que dê conta de mais esse livro.
Essa nossa vida de blogueiro não é fácil, né?! Rs…
beijos
Olá Camis!!!
Eu admito que não acompanhei a série do Rick, assistir as adaptações que sei que não retrataram bem a série e por isso tenho vontade de lê-la. Mas esse ano eu tenho um enfoco de desenterrar alguns livros da minha estante e quem sabe ver o que deixei de lado por um tempo na estante.
Fico feliz que o personagem amadurece e quando vi o nome Meg não deu para eu não pensar na Meg do filme/desenho Hércules.
Adorei a resenha!!!
lereliterario.blogspot.com
Oi, Isa.
As adaptações infelizmente foram bem ruins! Uma pena, porque as histórias são ótimas!
Nossa, não tinha pensado na Meg do Hércules! Rs…
beijos
Rick nunca para né? É impressionante, o que eu mais adoro é como a legião de fãs dele é bastante fiel e nunca o abandona! Confesso que não é o tipo de leitura que eu faria, mas vejo a empolgação do pessoal e acabo por ficar um tanto quanto curiosa também, acho que dia desses darei uma chance, pela sua resenha sei que vale a pena.
Oi, Day.
Olha… Por mais fã que eu seja, acho que está chegando a minha hora de parar! Rs…
Não sei se é a idade ou se estou achando que o autor está caindo na mesmice… Mas acho que, depois dessa, vou dar um tempo nos livros dele! Rs…
beijos
Já tentei dar uma chance a esse livro mas a leitura não consegui chamar minha atenção nas primeiras páginas e mesmo com o passar dos Capítulos se tornou cansativo
Que pena, Ana!
Beijos