Leitora Compulsiva

A Garota Desaparecida, de Lisa Gardner #Resenha

a garota desaparecida detetive d d waren lisa gardner resenha gutenberg blog leitora compulsivaTítulo: A Garota Desaparecida

Título Original: Find Her 

Série: Detetive D. D. Waren #08

Autor(a): Lisa Gardner

Editora: Gutenberg

Ano: 2019

Páginas: 354

Tradução:  Eric Novello

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle)

***




No início desse mês de março, a Editora Gutenberg lançou o livro A Garota Desaparecida, da autora Lisa Gardner e eu, que sou apaixonada por thrillers e tinha gostado bastante de outro livro da autora que a editora lançou no ano passado, corri para pedir um exemplar pela parceria!

Meu livro não demorou a chegar e me joguei na leitura!

a garota desaparecida detetive d d waren lisa gardner resenha editora gutenberg blog leitora compulsiva

Sobre o que é “A Garota Desaparecida”?

A Garota Desaparecida é o oitavo livro da série da Detetive D.D. Waren, que nos traz mais um caso a ser investigado pela detetive sargento da polícia de Boston.

Chamada para uma cena de crime inusitada, D.D. Waren se com o corpo carbonizado e uma jovem encontrada nua, com as mãos atadas e o rosto surrado. Tudo parece indicar que a jovem, vítima de um predador sexual, tenha conseguido virar o jogo e matar seu algoz em legítima defesa. Apesar de tudo, há algo que incomoda D.D., que acha tudo muito estranho…

Logo D.D. começa a investigar e descobre que a jovem é ninguém menos que Florance Dane, uma garota que, sete anos atrás, foi sequestrada durante as férias de primavera e passou 472 dias refém de Jacob Ness, vivendo o pior dos pesadelos. Milagrosamente Flora sobreviveu e passou os últimos cinco anos tentando voltar a ter uma vida normal. O que ninguém sabe é que Flora nunca conseguiu superar o que aconteceu com ela e quer, a todo o custo, evitar que o mesmo aconteça com outras garotas!

Apesar de Flora afirmar para a detetive que o homem que ela matou está ligado ao recente desaparecimento da jovem Stacey Summers, D.D. não consegue acreditar na jovem e seus instintos lhe dizem que há algo ainda maior por trás de toda essa história. Para piorar, Flora desaparece novamente e, o que parecia uma simples investigação, se torna uma enorme caça a um predador sinistro que não pretende deixar que Flora escape dessa vez!

O que esperar desse livro?

Assim como aconteceu quando li Bem Atrás de Você, também da Lisa Gardner, tive que aceitar logo de cara que faria a leitura de A Garota Desaparecida, o oitavo livro da série, sem ter lido os anteriores. Ainda que, no caso dessa série, os livros dois, quatro e cinco tenham sido lançados em português por outra editora, só de não ter o primeiro, já nem fiz questão de ler na ordem… Rs!

Isso comprometeu a leitura de alguma forma?! Hum… Não diria que comprometeu, mas lá no fundo senti falta de algumas coisas! Como uma curiosa nata, eu queria saber mais sobre a detetive D.D., mais sobre o motivo dela estar se recuperando de um ferimento, mais sobre sua equipe e mais sobre sua família… Mas enfim… Sendo uma série policial, acabei me concentrando na investigação dela e na história da Flora e segui em frente sem problema nenhum.

Narrado de três maneiras diferentes, o livro traz capítulos que se alternam entre o ponto de vista da detetive D.D. Waren no presente, o ponto de vista de Flora também no presente e ainda o ponto de vista de Flora sobre o que aconteceu com ela há sete anos! Dessa forma, vamos construindo um enorme quebra-cabeças, compreendendo tudo o que Flora viveu de mais terrível e de que forma isso tudo a moldou. Só conhecendo o terror enfrentado por ela é que conseguimos entender porque ela age de forma tão imprudente e obsessiva no presente!

A dinâmica escolhida pela autora, mais uma vez, funcionou muito bem para mim. Aos poucos ela vai nos apresentado pequenas peças aleatórias, que vão formando uma imagem sinistra dos acontecimentos. E no final, quando a gente consegue enxergar tudo de uma vez, o que vemos é de arrepiar!!

Curiosamente, apesar dessa ser uma série sobre a detetive D. D. Waren, senti que ela acabou ficando como personagem secundária. Toda a minha atenção se voltou para Flora, tanto em relação ao seu passado, como o seu cativeiro no presente! Suas cenas eram sempre tão tensas que eu mal dava bola para a investigação da D.D.. Só queria saber o que tinha acontecido e se ela conseguiria escapar novamente… Rs!

Outra curiosidade é que, num determinado momento durante a investigação desse livro, a detetive D.D. Waren entra em contato com Kimberly Quincy, filha de Pierce Quincy, um dos protagonistas de Bem Atrás de Você! Rs… Kimberly é personagem recorrente na série Quincy e Rainie (FBI Profilers) e faz uma pontinha nessa história!

Quem curte um bom thriller, irá encontrar nesse livro uma trama envolvente, inteligente e bem construída. A autora não é nada boazinha e não poupa os leitores de cenas fortes e impactantes. Apesar do incômodo que essas cenas possam provocar, não há nada gratuito ou aleatório. Tudo faz sentido e se mostra necessário para compreendermos o terror vivido por Flora…

Adorei essa leitura e torço para outros livros da autora serem publicados por aqui!

Sobre a autora e seus outros livros…

Romancista de thriller policiais número 1 na lista do New York Times, Lisa Gardner, natural do Estado do Oregon, nos EUA, começou sua carreira na área de alimentos, mas depois de incendiar o próprio cabelo várias vezes, ela pegou a deixa e focou na escrita, publicando sob o pseudônimo de Alicia Scott. Uma auto-descrita viciada em pesquisa, seu trabalho como analista de pesquisa para uma empresa de consultoria internacional foi aproveitado, por seu interesse pelo procedimento policial e pela perícia de pontas de cigarros e restos de unhas cortadas, em uma gama internacionalmente publicados de romances best-seller de thriller, suspense e aventura. Com mais 22 milhões de livros impressos, os livros de Lisa foram publicados em 30 países. Seu sucesso passou para a televisão com quatro de seus romances. Os romances de Lisa Gardner também receberam prêmios por todo o globo.

Lisa mora em New Hampshire, com o marido piloto de automobilismo e a filha que é esquiadora. Ela passa seus dias escrevendo em seu loft na companhia de um jovem tolo sheltie e um terrier aventureiro. Vive com sua família na Nova Inglaterra.

A Garota Desaparecida é o segundo livro da autora publicado aqui no Brasil pela Editora Gutenberg. Ele é o oitavo livro da série da Detetive D.D. Waren, composta pelos livros Alone, Hide, The Neighbor, Live To Tell, Love You More, Catch Me, Touch & Go, Fear Nothing, Find Her (A Garota Desaparecida), Look For Me e Never Tell. Os livros Hide, Live To Tell e Love You More já foram traduzidos e publicados pela Editora Novo Conceito sob os títulos Esconda-se, Viva Para Contar e Sangue na Neve, respectivamente.

Vale destacar que os livros dessa série giram em torno dos casos da Detetive D. D. Waren, mas, a partir desse oitavo livro, Flora Dane se torna uma espécie de parceria de D.D., auxiliando a detetive nos casos dos livros nove e dez. Ainda não é certo que ela irá ser uma personagem fixa na série, mas vamos acompanhar…

Além de A Garota Desaparecida, a Gutenberg publicou ainda o livro Bem Atrás de Você – o sétimo e mais recente livro da série FBI Profiler (ou Quincy & Rainie, como ficou conhecida no Brasil). Nenhum dos livros anteriores dessa série foram publicados aqui no Brasil, mas são eles: The Perfect Husband, The Third Victim, The Next Accident, The Killing Hour, Gone, Say Goodbye, The 4th Man (short story).

Para conhecer outros títulos da autora, sugiro consultar a lista atualizada no site dela.

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

25 comentários sobre “A Garota Desaparecida, de Lisa Gardner #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Sou bem fã da autora e já li uns três livros dessa série e gostei.
    Mesmo sem ter a leitura prejudicada, é tão bom quando podemos ler na série, mas essa já chegou toda bagunçada aqui no BRasil, né?
    cheirinhos
    Rudy

  2. Mirelly

    Oii, tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas tenho na estante um livro dela “Sangue na Neve”, que pretendo começar em breve.
    A trama deste livro ” A Garota Desaparecida” parece ser muito interessante, sou apaixonada por essas coisas de investigações e tudo o mais. Tenho certeza que vou gostar do livro pelo fato de autora ir aos poucos mostrando algumas pistas, ir juntando cada peça para no final nos dar algo inacreditável.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura. Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

  3. Ana Caroline

    Olá, Camis.

    Tenho um livro da autora em minha estante, porém nunca consegui ler.
    Amo livros de suspense policial, sua resenha me chamou bastante a atenção. Tem um enredo parecido com um filme que eu assisti recentemente.
    Quero comprar o primeiro livro para começar a série, assim como você, eu também sentiria falta de alguns elementos durante a leitura.

  4. Leitura Enigmática

    Esse livro está na minha estante. Será uma das leituras de Maio. Estou demasiadamente curioso para saber dessa trama na íntegra.

  5. Camila de Moraes

    Olá!
    Eu gostei bastante da leitura do livro anterior e essa será uma das minhas próximas leituras.
    Fiquei curiosa sobre o assassinato e como um bom suspense policial, já quero saber o desfecho dessa trama e ver como o detetive irá lidar com os imprevistos que surge em seu caminho.
    Espero gostar dessa trama tanto quanto de Bem atrás de você.

  6. Luna

    O único livro que li desta autora foi Viva para Contar, da mesma série, e fiquei super envolvida, embora seja um livro pesado (a autora aborda o assunto da psicopatia infantil, então já dá para ter uma noção de como é forte) e doloroso de ler. Sempre quis ler os outros livros da série, mas li em algum lugar que estava sendo publicada fora de ordem e aí desisti. 🙁

    Fiquei muito interessada em A Garota Desaparecida, que promete ser um thriller arrepiante. Não sei se você já leu Identidade Roubada (autora Chevy Stevens), mas sua resenha me fez lembrar muito este livro. Fico imaginando quanto sofrimento a Flora passou e o inferno que é estar revivendo tudo aquilo.

    Vou ler, com certeza! Só não sei quando.rs

  7. diasmiladias

    Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha ainda mais se tratando de um livro de suspense, gênero que adoro tanto em livros como em filmes/séries. Tenho que te dizer, se você gostou desse livro deveria ler Identidade Roubada, mas acredito que ele seja mais pesado por termos cenas do sequestro da principal contado com detalhes.
    Enfim, o que quero dizer é que gostei demais do livro, mas fico um pouco receosa em começar uma série pelo oitavo volume. Sei que você diz não ter afetado tanto a leitora, mas essas questões que você levantou, os detalhes sobre o acidente do detetive etc são coisas que não me fariam descansar enquanto não conhecesse tudo, o que poderia atrapalhar a leitora.
    De qualquer modo, vou procurar saber mais da série e tentar descolar todos os livros, mesmo eles tendo sido publicados em editoras diferentes.

  8. Valéria

    tenho boas recomendações da obra dessa autora e posso dizer que sua resenha só me fez aumentar o desejo de ler seus livros, amo suspense, policial e afins… a trama me parece bem construída, e fiquei bem curiosa com o enredo… espero ler em breve e apreciar a escrita da Lisa…
    bjs ^^

  9. isadoraraujo95

    Olá Camila!!!
    Eu tive uma experiência assim com o autor Harlan Coben e acerca do seu personagem Myron Bolitar que acabei comprando o sétimo livro, não sabia na época que era uma série do detetive mas como nesse livro ler o livro na época não interferiu em nada.
    Imagino agora que você queira está conhecendo mais acerca da série e mais das aventuras dessa detetive.
    Eu sou um pouco assim com thrillers, mas sempre acabo ficando com uma pulguinha solta quando tem assuntos policiais no meio.
    Achei o enredo bastante instigante e acho que agradaria muito conhecer mais dessa detetive também.

    lereliterario.blogspot.com

  10. Sandra M. Ferrucci

    Neste ano, li Bem Atrás de Você, Viva para Contar, A Garota Desaparecida e Sangue na Neve. Todos excelentes. Além deles, vasculhando a internet, li algumas edições lançadas em Portugal da série Quincy & Rainie: Minha até a morte (The Perfect Husband); O Assassino das Sombras (The Third Victim); A Vingança dos Olhos Negros (The Next Accident), além do romance avulso (Quincy é mencionado) A Filha Secreta. Há vários outros títulos lançados por lá, inexplicavelmente ignorados pelas editoras brasileiras, muito difíceis de serem encontrados e absurdamente caros em sebos ou importadores. Vamos lá:
    Série Quincy e Rainie: A Hora da Morte ( The Killing Hour); Desaparecida (Gone); Diz Adeus (Say Goodbye).
    Série D. D. Warren: Sozinhos (Alone); O Vizinho (The Neighbor); Não me Apanhas (Catch Me); Sem Medo (Fear Nothing).

  11. Heloísa Abreu

    Oi Camila
    Boa noite!!
    Tudo bem?
    Gostaria de saber quais são os livros que compõem está série da Lisa Gardner, na ordem cronológica e quais foram publicados aqui no Brasil, vc poderia me passar essas informações por favor.
    Grata

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!