Leitora Compulsiva

A Convenção das Aves, de Ransom Riggs #Resenha

a convenção das aves ransom riggs lar da srta peregrine para crianças peculiares editora intrinseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: A Convenção das Aves

Título Original: The Conference of the Birds

Série: O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #05

Autor(a): Ransom Riggs

Editora: Intrínseca

Ano: 2020

Páginas: 320

Tradução:  Giu Alonso e Rayssa Galvão

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino

Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




No primeiro semestre desse ano, a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de A Convenção das Aves, o quinto volume da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares do autor Ransom Riggs. Como eu venho acompanhando essa série há bastante tempo e gosto muito da escrita do autor, pedi um exemplar do livro pela parceria.

Acabei demorando mais do que eu previa para fazer a leitura desse livro, mas hoje finalmente estou aqui para contar um pouco sobre essa história!

Sobre o que é “A Convenção das Aves”?

A Convenção das Aves é oficialmente o quinto livro da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares e o segundo da nova fase da história de Jacob Portman, da Srta. Peregrine e das crianças peculiares.

No livro anterior, Jacob voltou para casa nos Estados Unidos e por pouco não foi internado por seus pais em uma clínica psiquiátrica. Logo ele percebeu que não poderia retomar a sua vida. Ainda bem que Srta. Peregrine e seus amigos peculiares resolveram aparecer para umas férias. E quando eles achavam que teriam algum tempo de folga depois de derrotarem os etéreos, acabaram se deparando com mistérios envolvendo o passado de Abe. A partir daí, Jacob parte para uma aventura por todo os Estados Unidos e se depara com um mundo peculiar totalmente novo, sem ymbrynes, sem regras e com alguns perigos ainda maiores do que aqueles que ele já enfrentou!

Esse quinto livro começa exatamente onde o quarto terminou: Jacob e Noor Pradesh – uma garota peculiar que ele conheceu recentemente e que está no centro de uma profecia – fugindo dos capangas de Leo, o perigoso líder de um clã peculiar norte-americano. Felizmente eles encontram ajuda e se refugiam no Recanto dos Demônios.

Jacob é recebido com festa por seus amigos peculiares, mas ele não tem muito tempo para comemorações. As ymbrynes estão reunidas com os principais líderes dos clãs peculiares, tentando evitar uma guerra entre eles. Para ajudar, Jacob precisa colocar em uso suas habilidades e convencer a todos que são etéreos que estão por trás dos recentes ataques a peculiares nos Estados Unidos. Além disso, ele ainda tem que encontrar pistas de uma mulher misteriosa conhecida como V., ajudar Noor a descobrir seu papel em uma profecia assustadora e evitar o apocalipse!

Tudo indica que um antigo e perigoso inimigo, que Jacob acreditava estar morto, talvez esteja preparando um retorno triunfal e mortal!

O que esperar desse livro?

Quando eu li os três primeiros livros da série, fiquei completamente satisfeita com a trama! Para mim o terceiro livro fechou a história de maneira perfeita e não vi nenhuma necessidade de continuação. É por isso que fiquei super surpresa quando a Intrínseca anunciou o lançamento de um quarto livro. Curiosa como sou, resolvi arriscar e ler o livro quatro. Foi então que entendi a proposta do autor:  dar início de uma nova trama, com novas aventuras e velhos e já conhecidos personagens.

Agora, nesse quinto livro, temos a continuação dessa nova trama proposta no livro anterior. E, mais que isso, começamos a entender de que maneira essa nova fase se relaciona com os três primeiros livros… Não são apenas novas aventuras de Jacob, da Srta. Peregrine e das crianças peculiares! Tudo nesse novo livro indica que Caul, o grande vilão dos três primeiros livros, está se preparando para voltar e destruir o mundo peculiar. Mais uma vez, caberá a Jacob e seus amigos impedir isso!

Esse novo livro é bem mais cheio de ação que o anterior e a presença de Noor dá um novo fôlego à história. Ela tem muito em comum com Jacob e, pela primeira vez desde que conheceu o mundo peculiar, o garoto sente que está vivendo sua própria vida e escrevendo sua própria história, e não apenas seguindo os passo do avô.

Algo super bacana nesse livro é que não são só os vilões que estão de volta à história. De um jeito muito inteligente o autor conseguiu trazer de volta uma personagem querida, que tinha protagonizado um dos momentos mais tristes do terceiro livro! Não que as circunstâncias sejam as melhores, mas valeu!! Rs…

Assim como aconteceu em todos os outros livros, as fotos antigas e estranhas dão um charme todo especial a esse novo volume. Só estranhei que a capa não tenha sido impressa com o efeito sépia como aconteceu com o livro quatro, e sim no tradicional preto, branco e cinza dos três primeiros livros. Teria sido bem legal se essa fosse uma marca da nova fase da história! Rs…

No geral eu gostei muito desse quinto livro. Apesar dele ser o menor até agora, senti que todas as cenas foram bem elaboradas e o final atiçou a curiosidade para o próximo volume. A leitura me prendeu do início ao fim e, apesar de eu sentir vontade de esganar o Jacob umas cem vezes, valeu demais a leitura! Rs… Não vejo a hora de ler o próximo livro!!

Sobre o autor e seus outros livros…

Ransom Riggs cresceu na Flórida e hoje mora na cidade que se tornou o lar das crianças peculiares: Los Angeles. Sempre seguiu uma dieta à base de histórias de fantasmas e comédias britânicas, o que provavelmente explica o estilo de seus romances. Não são poucas as chances de ele estar escondido debaixo da sua cama neste exato momento, observando você (vá conferir). Se não o achar lá, você certamente vai encontrá-lo no Twitter: @ransomriggs. (*Fonte: Site da Intrínseca).

A série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é composta, até o momento, por cinco romances e um livro de contos. São eles: O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, Cidade dos Etéreos, Biblioteca das Almas, Mapa dos Dias e A Convenção das Aves, além do livro extra chamado Contos Peculiares.

O autor publicou ainda um livro chamado “Talking Pictures”, uma coletânea de fotos e mensagens antigas, como essas encontradas nos livros da série ‘O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares’, mas acredito que esse livro não será publicado por aqui porque é para um público muito específico… 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

2 comentários sobre “A Convenção das Aves, de Ransom Riggs #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Tenho dois livros dessa série, mas ainda não li.
    Saber que já saiu o quinto me faz pensar em começar a le r logo.
    Adorei sua resenha e ressalva.
    cheirinhos
    rudy

  2. Amanda Braga de Almeida

    Uau, já é o livro 5 dessa série? Eu poderia jurar que o primeiro só era um livro independente. Julgando pelas capas meio assustadoras eu não leria, fora que percebo que é bem diferente dos livros que gosto, mesmo parecendo bem interessante. Se a capa fosse de cor diferente, pelo que você comentou, seria bem legal mesmo.
    Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!