Leitora Compulsiva

07 de Janeiro – Dia do Leitor

Em 07 de janeiro é comemorado o Dia do Leitor e eu não poderia deixar esse dia passar em branco!

Afinal, o Leitora Compulsiva gira em torno da leitura, dos livros… dos leitores!!

Mas o que é nos torna leitores?

Quando é que a leitura deixa de ser uma mera atividade e passa a ser um adjetivo que nos define?

Existe uma idade certa para começar?

Existe uma maneira certa de ler?

Existe um livro ideal que fará a nossa mente despertar para a leitura??

Duvido que haja uma fórmula mágica…

Cada pessoa tem a sua história, tem a sua relação particular com a leitura!

Vejam a minha, por exemplo:

Meus pais sempre tinham um livro em suas mesinhas de cabeceira e eu, querendo imitá-los, queria ter meus próprios livros! Eu queria ser como eles…

Mas depois a escola trouxe a obrigação e junto com ela a revolta! “Eu odeio ler, esse livro é um saco”! Quem não passou por isso?? rs…

Logo, como a vida deve ser, amadureci e percebi que não era preciso me revoltar contra a leitura e sim contra a obrigação!

Foi então que me dei conta que eu não era obrigada a ler os livros técnicos das matérias, não era obrigada a ler os livros exigidos pelo vestibular… Aquilo era uma opção!

Ninguém é obrigado a estudar, a ler, a ir bem na prova… Isso é opção de cada um!

Percebi que eu queria ser alguém na vida, queria adquirir conhecimento, queria descobrir o mundo, queria chegar longe!!!

Nesse momento a leitura deixou de ser uma obrigação e passou a ser um instrumento de realização dos meus sonhos…

Eu não leio para fugir da realidade! Eu leio para adquirir conhecimento e sabedoria para enfrentar os problemas do meu dia-a-dia!

Ah, e leio para me divertir, é lógico!! Não há melhor diversão do que a leitura de um bom livro!!

Essa é a minha história, essa é a minha relação com a leitura!

E a sua, qual é??

*** Não se esqueçam da promoção de Rainha da Fofoca – Fisgada!

30 comentários sobre “07 de Janeiro – Dia do Leitor

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Bruno,
      É uma pena que poucas pessoas se interessem em ler! A leitura é uma atividade de lazer barata. Um único livro pode ser compartilhado por uma família inteira!! Isso sem contar que a leitura estimula a imaginação e a atividade cerebral como um todo, evitando uma série de doenças ao longo do tempo!
      Beijos

  1. Milena Cherubim (@MilenaCherubim)

    `
    Praticamente a minha vida foi assim também. Eu odiava ler. Só em 2007 que comecei a ler para a facul, o que ainda era obrigação, mas alguns livros eu amei. Em 2009 conheci Crepúsculo e não parei mais. Hoje leio por vontade. Porque quero conhecer mais locais, pessoas, vidas que não seja a minha….

    Bjsss e feliz dia do leitor

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Milena,
      E depois as pessoas ainda me perguntam porque é que gosto tanto de Crepúsculo… Rs! Junto com Harry Potter, essa série foi a responsável por muitas e muitas pessoas despertarem o interesse para a leitura! Cansei de ver gente de todas as idades com um livro dessa série na mão, em qualquer lugar como filas de banco, metrô, ponto de ônibus!!
      Afinal, não basta a gente querer ler… A gente também precisa encontrar livros que despertem o nosso interesse!
      beijos

  2. Elena Bessa

    Feliz dia do leitor, Mila! Ótimo texto 😀
    Porque poucas pessoas entendem que ler não é sinal de status, mas sim uma pura forma de lazer. Só que com amor aos livros <3
    Beeijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Nena,
      As pessoas confundem isso mesmo!
      Não é preciso ser rico para apreciar a leitura! Isso não tem nada a ver!
      Um livro é uma fonte de lazer muito barata! Basta pensar que um único livro pode ser lido por todas as pessoas de uma mesma família! Pode ser emprestado para a família do vizinho, pode ser trocado com outras pessoas!
      Beijos

  3. ACLyoko

    humm… Não me lembro bem quando comecei a ler, mas lembro de sempre me encantar com livros, meus irmãos mais velhos estudavam numa escola particular e tinham provas baseadas em livros frequentemente, o que fez quase termos uma biblioteca em casa durante uma época.

    O primeiro livro que comecei a ler foi “Jardins de Pedra” (não sei o nome do Autor), nunca terminei de ler por que no mesmo ano minha mãe fez um limpa na casa e doou quase todos os livros que tínhamos, inclusive esse que eu lia.

    Depois disso eu passei pela época “livros, até gosto mas não leio”. Eu lia muito pelo internet, histórias que meus amigos faziam, fanfics, contos e até livros que baixei, mas nunca conseguia terminar por que ficava cansada de ler na tela do computador, sempre gostei de ter o material na mão.

    O primeiro livro que consegui ler e chegar ao final foi “Dom Casmurro”. Muita gente odeia esse livro, mas é um dos meus favoritos. Adoro o jeito como ele desenvolve a história e os mistérios que ‘obrigam’ o leitor a desenvolver ou procurar uma resposta (além disso tinha visto a série “Capitu” da Globo, A Retalhadora. Foi o que me motivou a ler, depois que li odiei a série lol)

    Eu lembro até de ter pedido o famoso e tão falado na época “Crepúsculo” pro meu avô, que me deu 50 reais, deu para comprar os dois e ganhei de aniversário. Nessa época já tinha assistido o filme e não gostei muito, mas sempre dizem que o livro é melhor então dei uma chance. E já começava o meu. Bem, o que dizer? o livro me decepcionou (sou fã de histórias sombrias há um bom tempo e não gostei muito do modo que foi escrito, tenho dezenas de razões, mas respeito os fãs – minha melhor amiga é fã de carteirinha da série, a outra detesta tanto quanto eu, mas respeita) e depois disso não parei mais.

    Vira e mexe vou na casa dos meus amigos pegar emprestado em troca dos meus. Ou até emprestar os meus manuscritos para eles.

    O mundo da literatura é algo tão… sem palavras! Afinal, você pode tirar tantas lições, aprender tanto… é simplesmente magnífico! Espero que logo mais e mais pessoas venham a se interessar por ler os tao bons livros que veem saindo.

    Inner: falou, falou e não disse quase nada ¬¬
    Eu: Cala a boca -///-‘ <–sabe que é verdade.

    Beijos.
    ~-A.C.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Lyoko,
      Adorei a sua história!
      Pena que não gosta de Crepúsculo (que é a minha série preferida! rs…), mas parabéns por respeitar quem gosta!!
      Me lembro que Dom Casmurro foi uma das poucas histórias que li na escola e que gostei de verdade!
      Acho que preciso ler outra vez, para tirar a dúvida!! rs…
      Beijos

  4. gilcianyms

    Ah que maravilha, não sabia que hoje era o nosso dia! kkk
    Eu concordo com tudinho que vc disse, na verdade muitos não gostam de ler, mas mal sabem que existem livros para todos os gostos, não apenas os livros técnicos, chatos, clássicos pesados em que não entendemos a linguagem, enfim, as pessoas taxam algo que é tão maravilhoso a partir de uma única experiência, que em geral foi ruim.
    Mal se dão a chance de conhecer o lado bom da leitura, aquele que nos leva para novos e diferentes mundos, que nos arranca suspiros, medo, tensão, alegrias, lágrimas, risadas, enfim, aquele livro que fica na memória por muito tempo. Ou simplesmente nos proporcionou bons momentos e aque agregou algo novo em nossa vida…
    Ótima reflexão… Beijos querida e um ótimo 2012 pra ti!=D

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Isso é bem verdade!!
      Parte do problema é que as pessoas nem sabem o tanto de livro interessante que existe por aí!
      Os livros infantis estão cada vez mais divertidos, mas as crianças nem sabem que eles existem! Mesmo os livros jovens e adultos estão ainda mais empolgantes, mas as pessoas continuam associando a leitura aos clássicos!!
      Uma pena!
      Beijos

  5. Bruno Tavares

    Muito legal sua história. A minha foi que nunca fui incentivado, mas sempre gostei de ler de tudo, e adoro estudar(diferente né…rsrsrs), pretendo ser um ótimo microbiologista e mudar gerações.Porque eu acredito em mim e sei que posso chegar onde quiser , afinal quem faz nosso futuro, se não nós mesmos?
    Gostei desse post, é inacreditável como há pessoas no mundo que aprendem a ler , entretanto se tornam analfabetos funcionais!
    Bjs!

  6. Melissa

    Camila, eu também comecei a ler por influência dos pais e realmente, ler, estudar, isso não obrigação, é opção de vida. Eu leio porque é pela leitura que entendemos o mundo em que vivemos. A partir da leitura, conseguimos entender melhor o mundo que nos cerca e a natureza humana.

  7. Stéf

    Não sabia que hoje era nosso dia. Parabéns pra gente! Passei meu dia com a dama do crime Agatha Christie e posso dizer que não poderia ter comemoração maior. Sempre gostei de ler, mas quando uma amiga de colégio me apresentou a mestre do mistério eu encontrei meu novo, único e eterno vício. Depois de ”Convite a um homicídio” nunca mais fui a mesma. Não, não virei criminosa, virei traça (segundo a minha mãe!). Por mais clichê que seja, Ler é sim a maior viagem. Conhecer mundos e pessoas que talvez você nunca encontre de verdade, ou que você gostaria de encontrar mais não existe nesta realidade, às vezes tão cansativa e triste. Então, sou com muito orgulho uma leitora compulsiva e extremamente feliz. :}

  8. carolinaduraes

    Oi Camila tudo bem?
    Adorei sua história…rsrs… Aqui em casa na verdade é o oposto… meus pais não leem muito, e eu sempre fui meio nerd, sempre optei por um livro ao invés das alternativas… Ainda tenho o hábito de dormir segurando o livro rsrs

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Carol,
      Sério que você dorme segurando o livro?
      E nunca aconteceu nenhum acidente? Eu nem me atrevo a fazer isso, porque já imagino que o livro acabaria destruído!! rs… Me mexo muito à noite e provavelmente rolaria por cima do coitado!! hehehee
      beijos

  9. Tatiana Leite

    Eu já queria livros mesmo antes de saber ler. Achava o máximo as pessoas lendo aqueles símbolos diferentes e, no caso dos livros, tinha certeza de que eles guardavam segredos que só quem lia poderia saber. Depois que aprendi, percebi o quanto gostava daquilo.
    A partir daí, os livros foram entrando da forma mais natural possível, porque eu sempre quis que eles fizessem mesmo parte de mim. Muitas crianças liam porque tinham que melhorar o português ou a interpretação, mas eu lia por prazer.

    Hoje sou mais bookaholic do que nunca e estou amando cada vez mais isso! o/
    Feliz dia do leitor, Camila! o/

    Beeijo! ;3

  10. Mundo da Leitura

    Oi Camis!
    O Leitora Compulsiva é pura cultura 😀
    Nem sabia que dia 7 era dia do leitor!!!
    Parabéns (atrasados) para nós *-*
    Minha história com leitura provém da minha mãe, que me deu um livrinho infantil chamado Doce Vingança, a porta para esse mundo maravilhoso! Desde então não parei de ler! Além dela, tive muito incentivo da escola, onde havia um forte programa de apoio a leitura e uma biblioteca super atualizada 😀

    Beijos
    Adriana – Mundo da Leitura

  11. Cacá

    Oi Camis,
    Eu aprendi a ler com 4 anos de idade e não parei mais. Tenho até hoje uma coleção de histórias infantis que ganhei com 7, 8 anos. Durante a escola, sempre fui amiga da tia da biblioteca e devorava livros da coleção Vaga-Lume como se não houvesse amanhã, rss. Na faculdade eu dei uma radicalizada e passei anos lendo só livros técnicos. Mas depois eu relaxei e me lembrei do quanto é bom viajar em uma realidade completamente diferente, me deparando com seres sobrenaturais, ou até mesmo com alguns que poderiam ser meus amigos!
    Estou comentando atrasada, mas adivinha o que fiz para comemorar o dia do leitor? Comprei livros!! hehehe
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      E tem melhor jeito para comemorar o Dia do Leitor?? Lógico que não!! Eu comprei um livro também!! rs…
      Eu bem que gostaria que minha escola tivesse uma biblioteca bacana quando eu era criança!! Pelo menos a minha mãe sempre comprava livro pra mim e para os meus irmãos!! Como nós somos em quatro filho, para os meus pais era bom dar livro porque cada um lia o seu e depois trocávamos!! rs…
      Beijos

  12. Vivianne Fair

    rsrsrs, sempre fui louca por ler, desde que aprendi a ler aos 4 anos…e era um conto de fadas atrás do outro, depois Monteiro Lobato ou qualquer coisa que eu achava socada nos armários e nas bibliotecas…meus pais me levaram ao psicologo, porque minha vida era ler, brigar com os meninos lá embaixo, ler, desenhar, ler…hahaha! Meus pais não eram muito de ler não…imagino quem eu puxei…se bem que papai até que lê um pouquinho..rsrs Beijoos!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!