Leitora Compulsiva

Veronica Roth – Insurgente

Título: Insurgente

Autor(a): Veronica Roth

Editora: Rocco

Ano: 2013

Páginas: 512

Tradução: Lucas Peterson

Sinopse no Skoob

***

Insurgente é o segundo livro da trilogia distópica escrita por Veronica Roth e que já conquistou milhares de fãs. O primeiro livro – Divergente – fez tanto sucesso que já fizeram até a escolha dos atores que vão trabalhar no filme baseado nessa série.

Como todo bom livro distópico, a história de Divergente se passa em um futuro não definido e conta a história de como o mundo ficou após uma espécie de apocalipse. As poucas pessoas que sobraram no mundo precisaram mudar de atitude para sobreviver. Em Divergente temos uma espécie de cidade, na qual as pessoas estão divididas em 5 facções dedicadas a uma virtude: Amizade, Audácia, Erudição, Franqueza e Abnegação. As pessoas de cada facção se dedicam em  tempo integral a essa virtude. A galera da Franqueza diz a verdade acima de tudo, o pessoal da Abnegação está sempre colocando os interesses dos outros acima de seus próprios, a turma da Erudição se dedica aos estudos e à ciência…. Cada facção tem um papel importante nessa sociedade e aos 16 anos cada jovem passa por um teste de aptidão e escolhe para qual facção deseja ir!!

No primeiro livro conhecemos Beatrice, uma garota da Abnegação que escolhe mudar de facção. Seu teste de aptidão indicou três resultados diferentes, o que a torna uma Divergente, mas isso precisa ficar em segredo para a segurança de Tris, nome esse adotado por ela em sua nova facção. Durante a história vamos conhecendo mais sobre a protagonista, sobre o sistema de facções, sobre os colegas de Tris na Audácia e sobre o teste que ela enfrenta para ser aceita. O final do livro é eletrizante e mostra o início de uma verdadeira guerra.

O segundo livro da série começa no exato ponto onde o primeiro parou. A Erudição aprontou e sua líder está tramando contra todas as outras facções. Tris e Tobias irão lutar contra a Erudição, mesmo que precisem se aliar aos membros de outras facções ou ainda aos sem facção. Vários Divergentes começam a aparecer e a Erudição está extremamente interessada neles.

O livro é cheio de ação, lutas e reviravoltas. A Tris se mete numa enrascada após a outra. É bem difícil falar sobre o que acontece nesse livro sem dar spoilers, então vou me limitar a dizer que, assim como o primeiro livro, Insurgente é eletrizante e viciante. Como eu disse na resenha de Divergente, já li várias séries distópicas (e tenho outras para ler!) e gosto muito. Me surpreendi com a originalidade dessa história, que mantém os “padrões” de uma história distópica, mas consegue inovar bastante e manter o leitor preso nas páginas, desejando saber logo o que acontece no final disso tudo. E como não podia deixar de ser, existe um romance fofo no meio disso tudo, o que dá um charme à história!

Achei um book trailer, mas nã sei se é oficial. Mesmo assim, é bem legal!!

http://www.youtube.com/watch?v=lVzHGWi8Ds0

20 comentários sobre “Veronica Roth – Insurgente

  1. Ademar Júnior

    Oi Camis,
    Eu ainda não me rendi a leitura desses livros distópicos mais recentes. Atualmente estou lendo 1984, de George Orwell, uma distopia clássica, mas logo eu pretendo ler esses contemporâneos, quero começar com Jogos Vorazes e depois com essa série da Veronica Roth.
    Adorei a resenha, eu sabia muito pouco sobre a trama de Divergente/Insurgente. Fiquei curioso, essa divisão das facções por “qualidades/características” me lembrou um pouco a série ” A Sétima Torre”, do Garth Nix, nem sei porque. hahahaha

    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ademar.
      Eu fiz o caminho contrário. Comecei lendo as distopias modernas e agora estou partindo para as clássicas!! hehehe
      Beijos

  2. Rayane

    Oi Camila

    Eu amo esta série, apesar de por vários momentos ficar com vontade de esganar a Tris tamanha a raiva que ela me faz sentir, rs. Ela é muito teimosa…Apesar de achar esta série muito original, especialmente quando comparada a outras distopias que venho lendo, mas o final desse livro me lembrou muito um certo filme hollywoodiano (que não posso falar pra não entregar o final pra quem ainda não leu), será que o mesmo aconteceu com mais alguém?

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ray.
      A Tris dá raiva em vários momentos, mas na maior parte do tempo eu gosto dela! rs…
      Menina, agora fiquei curiosa sobre o tal filme que você falou! Acho que eu não assisti, porque não lembro de nenhum filme que tenha um final parecido com isso! hehehe
      Beijos

  3. -A (@RodrigooLessa)

    Adoro a historia desse livro. Resenha ótima a sua. Achei que esclareceu muito bem tudo sobre. O livro é o mais desejado por mim, quero muito le-lo. Acho muito interessante a ideia de facção e divisão da sociedade. Muito bom! Quero ler o livro antes do filme logo D:

  4. Lucas Souza

    Que chique, agora minha foto aparece aqui haha
    Oi, Camis!
    Gostei muito da resenha e dos pontos que você falou. É isso que eu espero dessa série: ação, luta, reviravolta. Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro, mas tomara que eu possa fazer isso logo. Não sou fã de distopias, mas sinto que essa eu vou amar. hehe
    Beijos

  5. Vanessa Riper

    Ainda não li Divergente, mas pude perceber que ele é mais introdutório, que Insurgente vem para tirar todas as duvidas e pontas soltas que o primeiro livro deixou!
    Acho a história super bacana e diferente de todas que já li, acabou despertando a minha atenção!
    Espero lê-los em breve!
    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      É assim mesmo que funciona Vanessa!
      Em Divergente temos mais introdução, explicações para entendermos a história!! Já em Insurgente temos muito mais ação!
      Beijos

  6. Elis Mathias

    Sabe, acho que o único livro distópico que eu li até agora, foi Jogos Vorazes.
    Acabei de comprar “Feios”, “Divergente” e “A Seleção” na internet.
    Tem tanta gente falando desses livros que eu fiquei curiosa.
    Beijokas

  7. Denise Rocha Lemos

    Eu peguei esse livro emprestado com uma amiga e já li, mas só que agora quero ter ele na minha estante!
    Achei que a Tris mandou bem nesse livro.
    Um grande beijo
    Nise

  8. camila rosa

    Eu infelizmente não li ao primeiro livro, mas to super curiosa pra ler Divergente e Insurgente ambos parecem ser muito bom, e eu to super curiosa pra ler algo do gênero, até hoje não li nenhuma distopia e só vejo comentários ótimos sobre esse gênero e os livros da autora.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, xará!
      Essa série é muito boa. O final dos livros deixam a gente de queixo caído e querendo muito ler a continuação!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: