Leitora Compulsiva

Suicidas, de Raphael Montes #Resenha

suicidas raphael montes resenha blog leitora compulsivaTítulo: Suicidas

Autor(a): Raphael Montes

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2017

Páginas: 432

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Fnac, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura

***




Conheci o autor Raphael Montes em meados de 2013 e desde então venho acompanhando a ascensão de sua carreira. Seu primeiro livro – Suicidas – havia sido lançado em 2012 pela Benvirá, mas acabou de ganhar uma nova edição pela Companhia das Letras e pedi um exemplar pela parceria. Esse era o único livro que faltava na minha coleção e fiquei feliz por ter esperado… Agora tenho edições combinando na estante! Rs…

suicidas raphael montes resenha companhia das letras blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Suicidas”?

“Suicidas” conta a história de nove jovens da elite carioca que decidem se trancar em um porão e tirar suas próprias vidas em um macabro jogo de “roleta russa”. Aparentemente nenhum desses jovens tinha motivo para se matar e, mesmo depois de um ano de investigações, a polícia ainda não conseguiu entender o que realmente aconteceu.

Na tentativa de trazer alguma luz a esse violento e bizarro caso, a delegada Diana Guimarães se reúne com as mães desses jovens e revela a existência de uma pista importante, que até agora tinha sido mantida em segredo: um caderno de anotações escrito por Alessandro Parentoni de Carvalho, no qual ele registrou todos os acontecimentos daquela fatídica noite! Mesmo sabendo que o conteúdo das anotações pode machucar ainda mais essas mães, a delegada espera que, juntas, elas consigam entender os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.

Os capítulos se alternam entre os registros daquela fatídica noite e as anotações de Alessandro sobre os meses que antecederam a roleta-russa, dando ao leitor uma visão mais ampla sobre tudo o que aconteceu com esses jovens. E é bom estar preparado, porque a verdade é assustadora!!!

O que esperar desse livro?

Depois de ler outros livros do autor, achei que estaria preparada para qualquer coisa, mas “Suicidas” me tirou dos trilhos. Com uma escrita impecável, Raphael Montes não teve medo de ferir os sentimentos de seus leitores com os detalhes mais macabros sobre a morte dos jovens naquele porão.

Por mais que essa tenha sido uma leitura viciante, precisei fechar o livro várias vezes, respirar fundo e procurar algumas fotos de filhotinhos de gatos na internet para conseguir afastar o horror de certas cenas da cabeça!! Mas valeu super a pena! O livro é ótimo e, apesar de ter imaginado qual seria o final, ainda sim fiquei surpresa!

E uma das coisas que mais impressiona não só em Suicidas, mas em todos os livros do autor, é que suas histórias, por mais sinistras que sejam, tem um caráter super realista e dão aquela sensação de que poderiam estar em qualquer noticiário policial da vida real! O final dessa nova edição de Suicidas reforça bem essa ideia… Rs!!

Quem é fã de livros de suspense e não tem medo de cenas macabras, encontrará nesse livro uma ótima leitura!!!

Sobre o autor e seus outros livros…

Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Escreveu os romances Suicidas, Dias perfeitos e O vilarejo, todos sucesso de público e de crítica, com os direitos de adaptação vendidos para o cinema. Dias perfeitos foi traduzido para 2 países e escolhido como Livro do Mês na Amazon norte-americana. Atualmente, Raphael assina uma coluna semanal em O Globo e escreve roteiros para cinema e TV. (*Fonte: Site da Companhia das Letras)

Pela Companhia das Letras o autor já publicou: Dias Perfeitos, O Vilarejo, Jantar Secreto e Suicidas.

 

33 comentários sobre “Suicidas, de Raphael Montes #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Já li outros livros do autor e gostei muito.
    Saber que ele trouxe trechos descritivos das mortes e sem poupar o leitor do lado macabro, me deixou com vontade de conferir esa leitura dele também.
    Que dezembro seja repleto de realizações e a semana cheia de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

  2. thaliamirelly

    Olá!
    Conheço Rafael Montes por causa de Dias Perfeitos,mas nunca li nada dele.
    Fiquei impressionada do que o livro fala,é bem assustador.
    Parece bem legal para ler em um dia de sol com um monte de pessoas do meu lado hahaha.
    Fiquei interessada pela leitura.
    Bjs

  3. Marta Izabel

    Oi, Camis!!!
    Esse livro parece ser daqueles que não conseguimos desgrudar até termina-lo!! Gostei da premissa mas ainda infelizmente não ler nada do Raphael Montes. Mas sem dúvida esse é um dos livros dele que quero muito ler!!
    Bjoss

  4. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Na sinopse da nova edição, a trama da roleta-russa é comparada com o sinistro jogo da baleia azul, que tirou muitas vidas com sua sutil manipulação da vontade das pessoas de se tornarem populares na web. E devo dizer, não importa o que tenha acontecido (pois não li o livro ainda), as semelhanças são gritantes.
    Alias, pelo jeito, você tem um quê de Penelope Garcia em relação a crimes macabros, já que ela também tem coisas fofas no escritório dela em Criminal Minds para relaxar ou ao menos aliviar o peso de um caso. Só não sei se ela também fica olhando fotos de gatinhos na web!
    Um detalhe que gostei foi o da capa, que remete a caderneta de Alessandro, com aquele estilo típico das Moleskines, mas com os desenhos de armas e gotas de sangue. Lembra na hora o livro e ao mesmo tempo quase me engana, me fazendo pensar que é uma caderneta de verdade.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Letícia.
      Acho que essa comparação da sinopse foi meio bobagem!!
      Não tem absolutamente nada a ver com a história! Nenhuma semelhança mesmo!! Você precisa ler esse livro!
      Hahahaha, é verdade mesmo, a Penélope e suas canetas peludinhas…
      Não sou muito de me chocar com cenas de crimes e nem nada disso na vida real, mas nos livros me afetam mais… Sei lá porque!
      Beijos

  5. lanawesley

    Estou louca para ler este livro do autor, exatamente por esta escrita impecável, e realista, capaz de mexer com os sentimentos, e pensamentos do leitor. A trama aborda um tema pesado, que e o suicido, esta situação ao meu ver nunca e fácil de digerir, por isto quero compreender o que levou estes jovens a tomar tal decisão, acredito que só vou descobrir depois que ler a obra.

  6. Aline Liih Santos

    Oi Camila!!!
    Conheci obras do autora há pouco tempo e me surpreendi viu, é mto boa a escrita dele pelo o que acompanho em resenhas, eu tenho um livro dele, Jantar Secreto mas ainda não tive tempo pra ler , estou com bastante expectativa e este não é diferente, o enredo parece bacana tbm…
    Bjs!

  7. Aline M. Oliveira

    Raphael é de matar mesmo! Tá se tornando um escritor de sucesso sem igual! Abordando o terror e suspense de uma maneira maravilhosa! Li o Vilarejo e adoraria ler Suicidas!
    Fiquei curiosa pra saber o que aconteceu na vida destes jovens pra terminar assim!
    Bjox ♥

  8. Nicole Gonçalves

    Já li “O vilarejo” de Raphael Montes. A escrita dele é sensacional! Ele sabe como prender o leitor e criar uma atmosfera de suspense incrível, além de sempre surpreender com os finais. Adoro! Ele um dos meus autores nacionais favoritos! Esse livro dele parece muito bom

  9. Nicole Longhi

    Eu li o vilarejo e adorei a escrita do autor!
    Como sou super fã de suspense e cenas macabras, os livros deles parecem serem do jeito que eu gosto.
    Gosto muito de ver a nossa literatura crescendo.
    Quero ler suicidas e o jantar secreto.

    beijos

  10. Luisa Farias de Macedo

    Nossa, esse livro me lembra muito (pela resenha) de Virgens Suicidas. Já conhecia a fama do autor, ele é bem comentado (principalmente o livro O Vilarejo). Espero ganhar esse livro no seu sorteio porque ele realmente me chamou atenção, ainda mais sendo um nacional! Bjs.

  11. Francisca Elizabete Bezerra dos Santos

    O livro parece nos deixar com muita expectativa para saber de fato o que aconteceu naquele dia! E o que será que saiu do planejado por eles? Raphael Montes é um grande escritor, sempre muito criativo, conseguindo surpreender os leitores!!

  12. Sandra Mendes

    Camis, eu vejo tantos elogios sobre o Raphael (inclusive os seus elogios) e cada vez mais eu fico mais curiosa sobre a escrita dele. Ainda não li nenhum de seus livros, mas pretendo reparar essa falta grave em breve. E já que você recomenda tanto, quero ler todos eles! rsrsrs
    Vou tentar a sorte aqui no sorteio. Vai que? 😀

    Beijos!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: