Leitora Compulsiva

Só Escute, de Sarah Dessen #Resenha

só escute sarah dessen seguinte resenha blog leitora compulsivaTítulo: Só Escute

Autor(a): Sarah Dessen

Editora: Seguinte

Ano: 2017

Páginas: 352

Tradução: Alessandra Esteche

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***




No ano passado tive o prazer de ler dois livros da Sarah Dessen publicados pela Seguinte e me apaixonei por sua escrita. Fui atrás de outros livros da autora que eu sabia que tinham sido publicados no Brasil por outras editoras, mas não achei nenhum… Então, para a minha alegria, a Seguinte anunciou o lançamento de Só Escute, uma nova – e lindíssima – edição do livro Just Listen. Corri para pedir um exemplar pela parceria!!

só escute sarah dessen resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Só Escute”?

“Só Escute” conta a história de Annabel Greene, uma garota que aparenta levar uma vida perfeita! Ela e suas irmãs mais velhas são lindas e trabalham como modelo desde pequenas. Annabel é, inclusive, a nova estrela de um comercial, onde interpreta o papel da garota que tem tudo, a garota que todas as outras desejam ser. Mas quem só enxerga as aparências não imagina que a vida de Annabel está ruindo!!

Sua família não é nada feliz como as pessoas possam imaginar. Uma de suas irmãs está enfrentando um grave distúrbio alimentar e sua mãe está estressada demais com tudo isso. Toda a dinâmica da família parece ter mudado por causa do tratamento de Whitney e Annabel acaba guardando seus próprios problemas para si.

Para piorar, as aulas estão prestes a recomeçar e Annabel nem imagina como será voltar para a escola, agora que sua amizade com Sophie acabou de uma maneira tão horrível! Annabel não tem mais nenhum amigo, ninguém com quem conversar e sentar junto na hora do almoço! Sophie nem sequer quis ouvir Annabel e com certeza espalhou boatos super maldosos sobre a briga das duas!!

E é justamente quando Annabel está se sentindo mais sozinha e abandonada que ela conhece Owen Armstrong, um garoto obcecado por música que sempre diz a verdade e não guarda ressentimentos. Por mais estranha que essa amizade pode parecer, ela será fundamental para que Annabel consiga encarar a verdade sobre o que aconteceu na noite em que ela e Sophie brigaram e aprender a lidar com seus sentimentos!

O que esperar desse livro?

“Só Escute” é um livro sobre as verdades que deixam de ser ditas, sobre os problemas que deixam de ser encarados e sobre a dificuldade que as pessoas tem de ouvir. Annabel é o tipo de adolescente que guarda tudo para si, que evita conflitos a todo o custo e que se anula para que as pessoas a sua volta não se preocupem com ela! Quem olha para ela pensa que ela tem uma vida perfeita quando, na verdade, ela não poderia estar mais infeliz!

Já faz tanto tempo que Annabel faz as coisas que as pessoas esperam dela, que ela nem sabe mais como ser verdadeira! Annabel mente o tempo todo e esconde segredos para não chatear ninguém, para não ter que bater de frente e se impor! Mesmo sabendo que Sophie nunca foi uma boa pessoa, Annabel nunca discordou da amiga ou impediu que ela agisse como uma vaca com as outras pessoas! E nem mesmo quando a fúria de Sophie se volta contra ela injustamente, Annabel conseguiu tomar uma atitude.

Foi preciso que Owen entrasse em cena e se mostrasse um ouvinte sensível e sem críticas para que Annabel começasse a se abrir e a expor as verdades entaladas em sua garganta! E mesmo assim foi difícil para ela!!

O livro é narrado em primeira pessoa e alterna cenas do presente de Annabel com lembranças de sua amizade com Sophie e de sua vida em família! Dessa forma conseguimos ter uma ideia mais completa de tudo o que aconteceu com a garota até o presente, ao mesmo tempo em que acompanhamos o desenrolar de seu relacionamento de Owen!

Assim como aconteceu com “A Canção de Ninar”, achei o livro com um ar meio depressivo, mas que acabou sendo bem interessante no geral. Por eu ser o tipo de pessoa que nasceu para um bom conflito, acabei tendo sérios problemas com a protagonista, que me irritou do início ao fim! Diversas vezes me peguei sentindo pena da Annabel, mas outras tantas senti raiva dela por sua covardia!! Sob a desculpa de querer evitar o conflito, Annabel permitiu que sua vida chegasse a esse ponto, permitiu que as pessoas a sua volta agissem mal…

Felizmente me apaixonei por Owen e pela sua postura de sempre dizer a verdade! Owen se recusa a mentir só para ser gentil e também não guarda rancor das pessoas que o machuquem com a verdade! Só por ele, eu já teria dado pelo menos uma nota seis ao livro!! Rs…

Como eu disse, mesmo tendo me irritado com a protagonista, acho que esse é um livro muito bonito e que tem muito a ensinar!! Annabel é o retrato de muitos jovens reais, que se fecham e tentam resolver seus problemas sozinhos, se isolando cada vez mais das pessoas e caindo até mesmo em quadros sérios de depressão! Tenho certeza que muita gente vai se identificar com a Annabel e esse livro pode ser exatamente o que algum leitor precisa para se abrir para o mundo!!

Sobre a autora e seus outros livros…

Sarah Dessen é uma das autoras de maior destaque da literatura jovem adulta contemporânea. Autora de 12 livros que juntos somam mais de 8 milhões de exemplares vendidos no mundo, já recebeu diversos prêmios e seu nome é presença constante na lista de best-sellers do New York Times. Mora em Chapel Hill, Carolina do Norte, com o marido e a filha.

“Só Escute” é o terceiro livro da autora lançado pela Editora Seguinte, que lançou também o livro Os Bons Segredos e Uma Canção de Ninar. Além desses dois, foram lançados no Brasil os livros A Caminho do Verão (Editora iD), O Que Aconteceu Com o Adeus (Editora iD),  Aquele Verão (Editora iD).

Agora é ficar na torcida para que a Seguinte se anime para republicar esses outros livros!

28 comentários sobre “Só Escute, de Sarah Dessen #Resenha

  1. rudynalva

    Camila!
    Os livros da autora sempre trazem grandes reflexões para o cotidiano de nossa realidade, talvez porque aborde problemas tão reais que as personagens e enredo tornam-se críveis de forma incontestável.
    E tem um pouquinho de tudo, inclusive de música, deve ser um ótimo livro.
    Desejo uma ótima semana!
    “ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

  2. Raíssa - Livros Românticos

    Gosto bastante das capas q a seguinte usa nos lançamentos da autora, mas infelizmente suas obras não me despertam nenhum interesse, mesmo que encontre por aí resenhas incríveis como a sua. Não gosto de livros juvenis, ou com personagens muito jovens ou adolescentes. São raras as vezes que leio e nessas raras vezes são ainda mais extintos os que eu curto a leitura. Então, nem tento que é pra não passar raiva. Mas que bom que curtiu a novidade e embarcou nela, é tão gostoso quando um autor que gostamos lança mais alguma coisa por aqui.

    Raíssa Nantes

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Raíssa.
      Te entendo totalmente! Tenho fases em que não quero nem chegar perto de leituras juvenis! Pelo menos as fases passam e consigo encontrar boas histórias!
      Gosto dos livros da Sarah Dessen porque, apesar de terem personagens adolescentes, tratam de temas que valem para todas as idades!
      beijos

  3. Débora Torre

    Amei tua resenha, nunca li nenhuma obra da Sarah Dessen e já to mega curiosa pra ler Só escute! Mostra um problema social, a depressão entre os jovens… Realmente, “As verdades que deixam de ser ditas”!
    ótimo post

  4. Karla Samira

    Olá! Ainda não li nada da autora, mas confesso que “Os bons segredos” está na minha lista de leitura e fiquei um pouco desanimada ao ler sobre o “Só escute”. Adoro um bom drama, ainda mais como esse, que se trata de amizades destruídas, questões envolvendo jovens e turma de escola, uma personagem que mente e guarda tudo para si… O ar depressivo parece ser algo marcante nessa autora e o ar de realidade que o livro traz me interessou muito. Vou procurar saber mais sobre ele para coloca-lo em minha lista de leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

  5. Kelly Alves

    Oi Mila!!!
    Tive o prazer de ler uma obra da Sarah ano passado e foi amor à primeira leitura, ela é realmente muito boa!!! Com relação a trama, como diz minha mãe, quem me vê sorrindo não sabe o que to sentindo… por muito tempo fui assim, hoje não mais. Amei a premissa do livro é se já queria ler antes, agora então.

    Beijokas

  6. Thayenne

    Olá,

    Há anos que quero ler esse livro. Conheci a escrita da autora recentemente e gostei bastante, é algo leve e envolvente. Estou curiosa para ler esse livro de capa lindíssima.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

  7. cila-leitora voraz

    Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Eu li o livro Os Bons Segredos e me apaixonei pela autora. Também fiquei super feliz quando a editora anunciou que iria publicar esse livro. Sabe esse comportamento da personagem? Não é só de adolescentes. Muitos adultos são assim. Porque não é uma questão de idade. A aceitação em um grupo, não importa de que natureza, seja social, seja no trabalho, seja até dentro da família é muio complicada. Muitos se anulam. Estou louca para ler. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  8. Sabrina N Miranda

    Oi!
    Eu só li um livro da autora e gostei muito, adorei como ela pega temas reais para a idade dos protagonistas e consegue construir ali uma história bem verdadeira e que vai fazer com que o leitor se identifique, sem ficar colocando muitas firulas.
    Doida para ler esse também depois da sua resenha

  9. thaliamirelly

    Olá!
    Adoro um drama e parece ser um bem legal pois envolve uma máscara,algumas mentiras.Mostra que nem sempre o que mostramos é verdadeiro,é muito triste quando você se isola e guarda todos os sentimentos para si.Sei muito bem como é doloroso sofrer sozinha mas,que bom que aparece alguém para ajuda-la.
    Adorei a resenha.
    bjs

  10. Leituras Diárias

    Olá, tudo bem? Ah socorro preciso começar ontem a ler os livros da Sarah Dessen. Sempre tive muita curiosidade porém até agora não tive oportunidade. Que bom que mesmo achando a protagonista irritante, ela não atrapalhou tanto na leitura por causa do mocinho. Confesso que gosto de livros meio deprê mas que tem que melhorar depois haha Vou dar uma conferida! Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

  11. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Já tinha ouvido falar de Só escute quando ainda era chamado como Just Listen pela ID. Alias, essa troca de nome foi tão boa que só depois de algum tempo eu percebi que os dois nomes se referiam ao mesmo livro.
    A Annabel reflete mesmo a vida de tantas garotas, que mesmo sendo vistas como “perfeitas” do lado de fora, não são felizes de verdade pois tentam lidar com tantos problemas e pressões que a sociedade coloca em cima delas. Alias, a sinopse da Seguinte não revela um tema importante que é tratado no livro, mas que reparei quando li uma resenha da versão da ID do livro, mas que é super importante se discutir nos dias de hoje. Só não falo para não dar spoiler do livro!

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Letícia.
      Acho que a Seguinte fez muito bem em traduzir o título, mesmo que isso possa causar alguma confusão nas pessoas!
      Ficou bem melhor assim! Acho que a sinopse da Seguinte ficou melhor, porque a da outra edição é meio enganosa…
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: