Leitora Compulsiva

Rick Riordan – O Sangue do Olimpo

Título: O Sangue do Olimpo

Série: Os Heróis do Olimpo

Autor(a): Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2014

Páginas: 432

Tradução: Edmundo Barreiros

Sinopse no Skoob

***

O ano de 2014 foi cheio de altos e baixos, mas uma das melhores coisas que aconteceram é que muitas séries que eu vinha acompanhando chegaram ao final! É lógico que quando a gente ama uma história não fica tão feliz assim em dar adeus aos personagens, mas a alegria de saber como tudo acaba e finalmente riscar mais uma série da lista supera isso! rs…

Hoje estou aqui justamente para contar a vocês um pouco sobre o livro “O Sangue do Olimpo”, quinto e último livro da série “Os Heróis do Olimpo”, do autor Rick Riordan, publicada aqui no Brasil pela Editora Intrínseca! Para quem não sabe, essa série é uma espécie de sequência da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, mas agora com novos personagens e um novo super vilão para combater.

Gosto tanto dessa série – e dos livros do Rick Riordan em geral – que assim que soube do lançamento desse livro, já fiz a minha solicitação pela parceria e comecei a ler o livro assim que chegou!

E como é tradição, antes de falar sobre o último livro, vamos ao resumo de tudo o que rolou até agora…

No primeiro livro da série – “O Herói Perdido” – conhecemos Jason. Ele e seus amigos, Leo e Piper,  se  metem em uma confusão e acabam resgatados pelos semideuses do acampamento Meio-Sangue. Os semideuses estão desesperados à procura de Percy Jackson, que simplesmente desapareceu! Logo descobrimos que Jason não é um semideus como os outros. Jason não se lembra de seu passado, mas ao longo do livro começa a recuperar a memória e revela que existe outro acampamento de filhos de deuses, mas deuses romanos e não gregos!! Junto com outros semideuses, Jason parte na primeira missão para impedir o retorno de Gaia, a grande vilã dessa nova aventura!

Depois de acompanhar as aventuras de Jason e seus amigos no acampamento Meio-Sangue, em “O Filho de Netuno” reencontramos Percy Jackson e descobrimos o que aconteceu com ele depois da batalha com Cronos. Tal como aconteceu com Jason, a memória de Percy foi alterada pela deusa Juno (ou Hera). Ele não se lembra de que é um semideus grego e acaba indo parar no acampamento Júpiter, o acampamento dos semideuses romanos, onde é chamado de filho de Netuno e não mais de filho de Poseidon. Junto com Frank e Hazel, Percy embarca numa missão para derrotar o gigante Tanatos e atrapalhar os planos de Gaia. Assim como aconteceu com Jason, aos poucos Percy começa a recuperar a memória…

Já em “A Marca de Atena“, terceiro livro da série, finalmente temos o encontro da turma vinda do Acampamento Meio-Sangue – formada por Anabeth, Jason, Piper e Leo – e a turma do Acampamento Jupiter – formada por Percy, Hazel e Frank. Juntos eles partem para uma nova missão, agora para derrotar os gigantes a serviço de Gaia e libertar Nico de sua prisão. O final desse terceiro livro é muito “Uau!!”

No quarto livro – “A Casa de Hades“, acompanhamos a trajetória de Annabeth e Percy Jackson pelo Tártaro, a caminho das Portas da  Morte. Eles passam por todo tipo de problemas, incluindo o reencontro com monstros mandados para lá por eles! Não é nada fácil reencontrar velhos inimigos! Mas nem todos no Tártaro são ruins e os dois encontram ajuda onde menos esperam. É angustiante acompanhar o caminho desses dois, já que eles sofrem demais!! Em compensação, o relacionamento dos dois fica cada vez mais intenso e eles se unem ainda mais diante das dificuldades encontradas. Ao mesmo tempo, a tripulação do Argo II, formada por Jason, Piper, Leo, Frank, Hazel e Nico, parte em direção à Casa de Hades. A intenção é chegar às Portas da Morte e impedir que Gaia desperte! Além disso, eles têm a esperança de encontrar Percy e Annabeth! Mas o caminho deles também não é nada tranquilo. Eles terão que enfrentar muitos desafios e cada um dos nossos heróis terá que dar o seu melhor. Além disso, eles ainda precisam evitar que o pessoal do Acampamento Júpiter ataque e destrua o Acampamento Meio-Sangue!

E finalmente chegamos o final da história e podem preparar seus corações porque esse último livro é eletrizante…

Depois que os sete semi-deuses da profecia se reencontram, é hora de partir para a derradeira luta contra Gaia. Eles precisam chegar a Atenas e impedir que a maluca Mãe-Terra desperte e destrua tudo! A viagem não é nada fácil e eles só podem contar com os amigos para sair das mais diversas enrascadas. Os deuses estão malucos, sofrendo de dupla personalidade, e não se mexem para ajudar!! Para piorar, quanto mais se aproximam do destino, mais pesa sobre eles a possibilidade de um deles não sobreviver… Todos precisam se esforçar ao máximo nessa luta.

Para piorar, o pessoal do acampamento Júpiter – liderados pelo incrivelmente sem noção do Octavian – está cercando o acampamento Meio-Sangue e estão prontos para atacar. A única maneira de evitar a guerra entre os dois acampamentos é se Nico, Reyna e treinador Hedge conseguirem vencer todos os desafios e chegarem sãos e salvos, juntos com a gigantesca estátua da Atena Partenos. Eles viajam pelas sombras o quanto podem e encaram desafios muito pessoais! Muita coisa sobre Reyna é revelada e Nico ganha mais uma vez um papel de destaque nessa trama.

Os capítulos desse livro se alternam entre as narrativas do ponto de vista de Jason, Reyna, Leo, Nico e Piper, mas todos os personagens são de extrema importância na trama. Para derrotarem Gaia e impedirem a guerra entre os acampamentos, os heróis precisam enfrentar o passado e todos os seus medos. O ritmo do é alucinante, com tantos perigos e momentos de tensão. Passei boa parte do livro angustiada, temendo que o autor matasse alguns dos mocinhos da história.

É surpreendente ver como os personagens amadurecem e superam os obstáculos: Jason finalmente assume o papel de líder que lhe foi destinado, Piper mostra que tem muita fibra e não é só um rostinho bonito, Frank e Hazel assumem papeis de destaque em momentos importantes, Percy e Annabeth ampliam cada vez mais os laços entre eles e Leo mostra que não é preciso músculos e nem grandes poderes para ser um verdadeiro herói!

O final dessa série realmente me cativou. Se alguém estava esperando o último livro para ver se compensa começar a série, pode se jogar nessa leitura porque vale muito a pena!!

Com mais uma série chegando ao fim, Rick Riordan se consagra como um grande autor, especialista em histórias de mitologia para jovens. Suas histórias são ao mesmo tempo divertidas e instrutivas. Graças aos seus livros, muitas crianças passaram a se interessar pela mitologia e a estudar mais o assunto.

E sabem qual é o próximo projeto do autor? Uma série chamada Magnus Chase e os deuses de Asgard, que vai tratar de mitologia nórdica! Estou super ansiosa por esse lançamento!!!

Quem quiser saber mais sobre a série Os Heróis do Olimpo, acessem http://www.osheroisdoolimpo.com.br/

Para terminar, deixo vocês com um vídeo no qual o próprio Rick Riordan fala sobre esse quinto e último livro! Não reparem nos erros da legenda, por favor!! rs…

 

 

8 comentários sobre “Rick Riordan – O Sangue do Olimpo

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Sério que não chega nem perto dos livros do Rick Riordan?! Mas já chegou a ler algum?!
      Ah… Se sua irmão curte, então vai mesmo querer saber do final dessa série! hehehehe
      Eu preciso terminar de ler Instrumentos Mortais, sabia?! heheh
      beijos

  1. chefa

    Menina, eu estou assim assim para terminar de ler! Não terminei herois do olimpo porque queria ler o ultimo de Percy Jackson – sim, eu confesso! Aí fiquei adiando, adiando…aiai, tenho que retomar!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Essa é uma série que consegui acompanhar de acordo com os lançamentos, mas tenho algumas séries aqui que preciso me atualizar urgentemente!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      Acho triste dizer adeus a alguns personagens, mas sofro mais quando uma série não termina nunca! hehehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Pah.
      Ainda não terminou PJ e os Olimpianos?! E como é que você aguenta?! rs…
      Eu adoro os livros do Rick e sempre acabo correndo para a livraria quando um livro novo é lançado!
      Espero que o resumão tenha ajudado a mostrar como é essa série!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: