Leitora Compulsiva

Resenha Dupla: Luiz Bras – Vitor e o Invísível / Paulo Garfunkel – Shui Entre os Vermes da Superfície

VITOR_E_O_INVISIVEL_1401506614P2Título: Vitor e o Invisível

Autor(a): Luiz Bras

Ilustrações: Bruna Ximenes

Editora: SESI-SP

Ano: 2013

Páginas: 32

Sinopse no Skoob

***

No final do mês de maio rolou o V Encontro de Blogs de Letras e a patrocinadora desse evento foi a Editora SESI-SP. Já falei sobre o evento aqui no blog, mas hoje estou aqui por outro motivo… No encontro os autores Luiz Bras e Paulo Garfunkel estavam presentes e ganhamos seus livros em um kit lindo preparado pela SESI-SP para nós. Tive a oportunidade de ler os dois livros já e fiquei completamente encantada, não só com as histórias, mas também com as ilustrações.

IMG_4322O primeiro que eu li foi ‘Vitor e o Invisível’, com texto de Luiz Bras e ilustrações de Bruna Ximenes.  O livro tem apenas 32 páginas e faz parte da coleção Quem Lê Sabe Por Quê, que visa a promover o estímulo à leitura e o desenvolvimento de acervos, melhorando o desempenho escolar. E coleção é composta por livros paradidáticos voltados a crianças e jovens, além de livros sobre temas relacionados à leitura e à formação de um público leitor. Então, por óbvio, já dá para perceber que esse é um livro para crianças!! rs… 

IMG_4321O personagem central dessa história Vitor, um garoto de 7 anos que um belo dia começou a ver o Invisível, mas o Invisível não ficou muito satisfeito não… Rs! Bem que o Invisível tentou escapar, mas Vitor continuou a enxergar todas as coisas minúsculas, como átomos e moléculas, e todas as coisas maiúsculas, como o universo inteiro! O menino aproveitou para brincar e criar coisas novas com o Invisível. Durante essas brincadeira,  Vitor encontra uma menina que, assim como ele, também enxerga o Infinito. A menina então, percebendo que Vitor é como ela, o convida para viajar com ele pelo Infinito, explorar o infinito. Mas será que essa é uma viagem para a qual Vitor está pronto?

Bom, já deu para perceber que o livro é super lírico, né?! É um daqueles livros que merecem ser lidos com as crianças. Não basta dar o livro para um criança ler… tem que ler junto com ela!! rs… E esse meu exemplar aqui tem destino certo: o quarto de brinquedo dos meus sobrinhos na casa da minha mãe. Assim, quando eu encontrar com eles por lá, posso sentar e ler essa história para eles!!

Título: Shui Entre os Vermes da Superfície

Autor(a): Paulo Garfunkel

Ilustrações: Yuri Garfunkel e Bruno Mestriner

Editora: SESI-SP

Ano: 2012

Páginas: 136

Sinopse no Skoob

***

 O segundo livro que li foi “Shui Entre os Vermes da Superfície”, do autor Paulo ‘Magrão’ Garfunkel. Para quem não conhece, Paulo Garfunkel é famoso pela história em quadrinho chamada “O Vira-Lata”, premiada por sua participação na campanha de prevenção à AIDS dentro do presídio do Carandiru, na década de 90.

E nessa mesma linha educativa, Garfunkel nos traz a história de Zeca e Shui. Zeca – apelido de José Caipora Júnior – é um garoto novo no bairro. Ele se mudou com a mãe para um apartamento velho há menos de um mês e ainda não fez amigos na vizinhança. Num belo dia, ao voltar para casa depois de uma aula chata da Dona Matilde, Zeca acaba se deparando com uma antiga moradora do bairro, conhecida por todos como “A Velha”. Acho que todo bairro tem uma mulher ou um homem como ela… Pelo menos aqui em São Paulo tem muitos desses… Sabe aquele tipo meio doido, que vive de catar lixo e xingar as pessoas na rua e ainda anda com um cachorro pra lá e pra cá? Pois é… Assim é a tal da “Velha” do bairro do Zeca. O encontro não é muito bom para o Zeca, que ainda sai de lá com uma maldição na cabeça! rs…

Depois desse encontro coisas estranhas começam a acontecer com Zeca… O garoto acaba se deparando com Shui das Águas Cristalinas, um ser azul e tão pequeno que não parece mais do que uma gota de suor. De acordo com Shui, ele foi enviado das profundezas da Mãe Terra, com a missão de observar como nós humanos – que ele chama carinhosamente de Vermes da Superfície – estamos cuidado das águas do nosso planeta.

A história do Zeca então se transforma em uma grande aventura, com direito à participação da velha maluca, do astro pop Rick Ricardo e seu assistente chamado Adamastor e do amigo de Zeca – o Espaguete. Eles se metem em várias confusões e situações super engraçadas.

Mas apesar do toque de humor, a mensagem desse livro é de grande importância e super atual. O assunto aqui abordado é o uso indevido da água, a poluição dos rios, o desperdício… O livro mostra como a natureza reage a tudo isso e ensina como os jovens devem lidar com essa questão. A linguagem do livro é bem leve e super acessível para as crianças, que aprendem uma bela lição enquanto se divertem com as maluquices do Zeca.

É um livro especialmente voltado para meninos, que curtem umas coisas escatológicas! rs… Imaginem que Zeca e Shui acabam caindo no esgoto fedido e ainda se encontram com o Cocossauro! hehehehe Bem coisa de menino mesmo! hehehehe

Enfim, os dois livros são bem diferentes, mas recomendo a leitura dos dois. Só lembrando que são livros infantis!! rs…

8 comentários sobre “Resenha Dupla: Luiz Bras – Vitor e o Invísível / Paulo Garfunkel – Shui Entre os Vermes da Superfície

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Espero que eles gostem mesmo! Enquanto eu não tenho os meus próprios filhos, fico tentando transformar os sobrinhos em leitores! hehehehe
      beijos

  1. Lauren Alice Lopes

    uma boa dica de leitura para crianças, parecem ser histórias bem divertidas.
    vou anotar o nome desses livros para um futuro distante quando eu tiver meus filhos ou sobrinhos hehehe
    bjobjo

  2. Oliveira

    Creio que seus sobrinhos vão amar quando se depararem com os livros. Viu como é bom ter uma tia que gosta de ler e ainda por cima se lembra dos sobrinhos?

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Rs…
      Eu adoro dar livros para crianças, sejam meus sobrinhos ou não!
      Quem sabe um livrinho que eu dou de presente pode criar um novo leitor??! rs…
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Eu adoro livros infantis e acho que sou suspeita!
      Dei esses livros para uma amiga levar para o sobrinho dela e ele pirou! Está amando a leitura!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!