Leitora Compulsiva

Paula Pimenta – Apaixonada por Palavras

Depois de me apaixonar completamente pela série Fazendo o Meu Filme, basta a Paula Pimenta anunciar um novo livro que já corro para comprar. E nem paro para ler sinopse e nem nada. Se é da Paula Pimenta, já sei que vou gostar… Como assim? Pois é… A Paula Pimenta faz parte da lista seleta de autores que “combinam comigo” hehehe. É inegável que ela tem um grande talento para a escrita… mas é mais que isso, é uma espécie de conexão de idéias. Tudo o que ela escreve faz um enorme sentido para mim.

Exatamente por isso é que corri para o lançamento desse livro, que rolou no dia 09/08/12  lá no Shopping Bourbon.

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa. Sou apaixonada por M&Ms e já me deu a maior vontade de comer todo esse chocolate aí! hehehe

A segunda coisa que despertou meu interesse foi o título do livro, já que eu mesma sou uma apaixonada por palavras. Desde muito pequena as palavras eram a minha obsessão. Pergunta quem foi a primeira da turma a aprender a ler e a escrever? Euzinha! rs… E depois disso não parei mais, tanto de ler quanto de escrever.

Ao invés de manter um diário, eu tinha logo um caderno de 400 folhas onde anotava tudo o que me vinha a mente. Se eu lia alguma coisa numa revista que dava para recordar, colava lá no meu caderno. Recebia uma carta interessante, colava no caderno. Achava uma boa frase em um livro, copiava no caderno… Ou seja, no fundo o que eu fazia mesmo era colecionar palavras!

E ter contado essa história para vocês é o que me leva ao terceiro item que me atraiu. Tá vendo ali… aquela palavrinha bem embaixo do título? “Crônicas”. Eu simplesmente adoro crônicas. Era o meu estilo literário predileto na escola e a única na qual eu me destacava. Acho que se um dia eu resolvesse escrever histórias, seriam crônicas.

E por que? As crônicas são um misto de literatura e jornalismo e tem um enfoque grande do cotidiano. Normalmente os escritores de crônicas se baseiam em um simples acontecimento, uma notícia, um “causo” contado por um amigo… E o melhor é que são textos bem pequenos e rápidos de ler, mas que fazem a gente parar e pensar sobre aquele assunto.

“Apaixonada por Palavras” é uma coletânea das crônicas que a Paula escreveu desde 2000 e traz os temas mais variados possíveis. Uma coisa bem legal que a Paula fez foi não editar os textos. O que ela escreveu em cada um desses anos reflete a maneira como ela era e como pensava naquele momento.

E, assim como eu tinha certeza de que iria acontecer, me identifiquei muuuito com as opiniões dela. No começo achei que era o lance da geração. Temos mais ou menos a mesma idade e achei que o livro poderia refletir isso. Mas depois percebi que não… Que o que a Paula escreve ali vale para qualquer garota, qualquer mulher e qualquer senhora. É um retrato honesto do universo feminino!!

Não consegui eleger uma crônica como a favorita porque cada uma dela teve um significado para mim. Mas confesso que fiquei ainda mais fã da Paula depois que li a crônica “21A” e quem já ouviu a minha história sobre janela de avião vai saber o porque!! hehehehe

Enfim… Só me resta dizer que estou completamente apaixonada pelas palavras da Paula Pimenta, ou melhor, ainda mais apaixonada!!

Para conhecer mais sobre o trabalho da Paula Pimenta, acesse o site www.paulapimenta.com

12 comentários sobre “Paula Pimenta – Apaixonada por Palavras

  1. Juh Sutti

    Estou doida para ler esse livro, gosto muito de crônicas e sou fã da escrita da Paula!
    E olha, essa capa é LINDA e me deixa louca de vontade comer chocolate também hahaha.

    Beijos
    Livros e blablablá

  2. ACLyoko

    Eu sei a história da janela, é um dos motivos de eu ter medo de você e principalmente de voar em aviões… Uma vez sonhei que você tinha sentado do lado da porta de emergência e eu ficava do seu lado, aí entrei em desespero e__e’

    HEhe, eu quero ler os livros dela em breve! Mas por hora, preciso focar nos que tenho que ler *cofcofeterminarcofcof*

    Beijos, Camila o/

    ~-Lyoko

  3. Aione Simões

    Ai Camis, eu ainda não li nada da Paula (pelo menos comprei FMF na Bienal), e sou doida pra isso! Tenho certeza de que vou amar e espero que ocorra comigo também essa identificação, acho que é isso que faz, principalmente, com que a gente goste de algo.
    Gostei disso, das crônicas e poemas não terem sido editados!
    Beijão!

  4. carolinaduraes

    Bom dia Camila, tudo bem??
    Eu também ainda não li nada da Paula, mas ganhei recentemente os quatro livros dela da série Fazendo meu filme! Então vou ler ainda esse mês *-*
    Amei a sua resenha!
    Beijos

  5. Natália Alexandre

    Vergonha, + ainda não li nada da Paula 🙁
    Até comprei uns 2 volumes, acho, da série FMM, + não li… nem sei pq.
    Preciso corrigir isso.

    Tb adoro crônicas, leitura divertida e rápida, + confesso que prefiro ler crônicas aos poucos, todo dia leio alguma de Carpinejar ou Martha Medeiros, às vezes me divirto, às vezes as crônicas são + profundas, pedindo um minuto para reflexão. Adoro!

    bjssss

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!