Leitora Compulsiva

Marie Lu – Legend (e aproveitando para falar sobre a nova parceria!! rs…)

Título: Legend 

Série: Trilogia Legend 

Autor(a): Marie Lu

Editora: Prumo

Ano: 2012

Páginas: 256

Tradução: Ebréia de Castro Alves

Sinopse no Skoob

***

Uma das novidades mais legais do blog nesse segundo semestre de 2013, pelo menos para mim, com certeza foi o início da parceira do blog com a Editora Prumo!! Fiquei muito contente com a notícia, porque a Editora Prumo vem publicando livros muito bacanas! Além disso, logo de cara percebi que o pessoal lá é organizado e profissional, características que sempre valorizo em uma parceria!

Para quem ainda não conhece, segue a apresentação da editora que encontramos no site: “Fundada em 2008 por Paulo Rocco, responsável pela bem-sucedida editora Rocco, a Prumo funciona com equipe própria e independente. A linha editorial é bem diversificada, inclui títulos nas áreas de ficção, não-ficção e infanto-juvenil. O objetivo é oferecer ao leitor um catálogo amplo, com o melhor da literatura nacional e estrangeira, além de títulos de referência e livros atraentes para o público jovem. A Editora Prumo também desenvolve projetos especiais para a iniciativa privada.”

Parceira nova devidamente apresentada, agora é hora de falar sobre o primeiro livro que recebi: Legend, da autora Marie Lu – uma escritora nascida na China, mas que mora na California desde os cinco anos de idade. Curiosamente a autora nasceu no ano de 1984, justamente o ano/título escolhido por George Orwell para uma das principais histórias distópicas já escritas!! rs…

Legend é o primeiro volume da série de mesmo nome e nos traz uma história que se passa em Los Angeles, no ano de 2130. A cidade é a capital da República da América, um país situado no que antes era o oeste dos Estados Unidos. A República vive em guerra com as Colônias vizinhas e com um grupo chamado de Patriotas! Todos os habitantes da República da América, ao atingirem 10 anos, são obrigados a submeterem-se à Prova, que será crucial para determinar o futuro deles. Quanto maior for a nota da pessoa na prova, melhor será a educação que receberá e com isso melhor será o emprego e o nível de vida que essa pessoa levará no futuro.

A história é narrada em primeira pessoa, mas temos dois narradores distintos. O primeiro deles é Day, um garoto de 15 anos que é também um dos criminosos mais procurados da República. Nascido em uma família pobre, Day se submeteu à prova, mas suas notas não permitiram que ele tivesse uma boa oportunidade. Na verdade todos acham que ele está morto, inclusive sua mãe. Day comete crimes sim, mas todos eles motivados por uma indignação com a estrutura opressora da República. A condição em que vive sua família e extremamente precária e ele tenta a todo custo ajudá-los. Sua maior preocupação é que eles sejam contaminados pela praga que assola as comunidades mais pobres todos os anos!!

 A outra narradora é June, uma jovem também de 15 anos, mas com uma condição de vida completamente oposta à de Day. June nasceu e foi criada numa família rica. Seu pai era um cientista muito importante do governo. Infelizmente os pais de June morreram em um acidente quando ela era criança, mas seu irmão Metias sempre cuidou dela muito bem. Além da boa condição de vida, June é também uma das jovem das mais talentosas e promissoras do país e a única jovem que se tem conhecimento que atingiu a pontuação máxima na prova. Ela é um prodígio!! Com 15 anos, June está prestes a completar seus estudos universitários e está praticamente pronta para começar a trabalhar em prol da República. O sonho de June é se tornar soldado, assim como seu irmão.

Day e June são completos opostos, mas a vida dos dois se cruza quando Day se torna o principal suspeito de um determinado crime e June é chamada para ajudar o governo a capturar Day!! Enquanto Day luta pela sobrevivência de sua família, June sai pela cidade na caça dele. Mas o encontro dos dois provoca uma reviravolta na história e um abalo na confiança cega que June tem na República. Juntos eles percebem que há alguma coisa de errado e que a República guarda segredos inimagináveis!!!

Legend é com certeza um excelente primeiro livro de distopia. A história é muito bem introduzida e a autora conseguiu dar uma idéia muito clara do ambiente, da cultura e das condições de vida das pessoas, fazendo com que o leitor se sinta dentro da história. Mesmo sem apelar para as extensas descrições, Marie Lu soube como criar o cenário ideal para essa distopia.

Gostei muito da narrativa alternada. Day e June são completos opostos, mas ao mesmo tempo são muito parecidos. Senti como se eles fossem dois lados da mesma moeda!! rs… Apesar de cada um ser de uma classe social diferente, ambos são jovens de valores, que amam sua família e lutam por aquilo que acreditam ser o certo! E os dois personagens são carismáticos e fazem com que o leitor se apegue a eles. Há uma história de amor? Sim! Mas não é esse o foco da história. O romance é meramente coadjuvante dentro dessa história cheia de ação. O foco dessa história são os segredos guardados pela República e a luta de dois jovens pela verdade!!

Eu não escondo que sou fã de séries distópicas e essa com certeza se tornou uma das minhas queridinhas. Já estou coçando de vontade de ler Prodigy, o segundo livro da trilogia, que deve estar muito em breve nas livrarias… A editora já postou uma foto do livro nas redes sociais e fiquei doida por um!! rs…

E antes que eu esqueça, a edição desse livro está muito boa. O material usado é de qualidade e o papel amarelado deixa a leitura muito mais confortável. Achei interessante ainda que as páginas são propositadamente manchadas nas beiradas. Fiquei pirando com isso, imaginando que  livro está sujo porque é um relato secreto, que foi muito bem escondido dos agentes da república e transportado para tudo o quanto foi lugar antes de vir à tona!! hehehehe Tá, viajei!! Eu sei… hehehehe

12 comentários sobre “Marie Lu – Legend (e aproveitando para falar sobre a nova parceria!! rs…)

  1. Nanda

    Ei Mila,

    Eu comprei e ainda não li aff.
    Mas quero ler, é a fila mesmo, parece ser tãooo legal.
    Eu tive oportunidade e não peguei a parceria quando lançou Legend, estou com tantas e cancelando um pouco, estou meio surtada com tanto livro que chega rs.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      Sei bem como é isso.
      Passei por uma fase em que precisei cancelar parcerias. Fiquei só com as editoras que realmente respeitam o blogueiro!
      Esse ano as coisas estão um pouco mais folgadas e por isso resolvi arriscar!
      O segundo livro já deve estar nas livrarias, então é uma boa ler o primeiro agora! hehehe
      beijos

  2. Lucas

    Oi, Camis!
    Fico contente que tenha gostado de Legend também. É uma ótima distopia para começo de série mesmo. A autora não se deteve ao romance meloso e tem muita ação, viva \o/
    E o trabalho da editora está fabuloso mesmo, com aquelas manchas nas páginas e todo o resto. Que venha Prodigy e que nos surpreendamos com essa continuação, não é? rs…
    Beijos
    Lucas ~ Descobrindo Livros

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lu.
      Gostei mesmo desse livro e estou ansiosa para ler Prodigy!!
      Só confesso que chorei no finalzinho do livro quando você-sabe-quem volta e faz você-sabe-o-que! hehehhe
      Beijos

  3. marinafaedda

    Ei Camis, parabéns pela nova parceria! Eu gosto muito do trabalho da Rocco, acho que o trabalho de edição deles é bem organizado, e se a Prumo vem dela deve ser tão boa quanto (mas espero que os preços sejam mais camaradas, já que a Rocco é ótima mas é meio careira!).

    Sobre o livro, obviamente fiquei interessada, adoro distopias! Ando querendo ler 1984, mas me falta tempo! Você já leu?

    Beijos! =D

  4. Ademar Júnior

    Oi Camis,
    Eu fiquei horas pensando se escolhia esse ou outro livro da Prumo para ler de início, acabei optando por outro. Mas acho que se eu tivesse escolhido esse eu também não me arrependeria.
    Eu também adoro distopias e essa com certeza está na lista, rsrs.
    Beijão e parabéns pelo texto.
    Ademar Júnior
    Cooltural

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ademar.
      Espero que o outro livro tenha valido a pena!! rs…
      Mas espero também que você tenha a chance de ler Legend!!
      Eu vi algumas pessoas criticando o livro, mas ainda não vi nenhum argumento bom contra, o que são coisas completamente diferentes! heheh
      Beijos

  5. Luana

    “O que você mudaria na sua história se tivesse uma máquina do tempo?”
    Bom, pra começar eu não cometeria os erros que cometi. Leria alguns livros que não li. E agradeceria o que não agradeci!

  6. Carolina

    Oi Camila, tudo bem?
    Nossa, eu devorei esse livro quando eu comprei. Amei, amei, amei… Acho muito interessante quando as editoras dão atenção aos pequenos detalhes, seja um diferencial no rodapé ou no cabeçalho ou no caso desse livro a escolha de deixar as pontas com uma coloração diferente.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Acho que esses pequenos detalhes das edições fazem muita diferença!
      Já deixei de gostar de um livro só porque a tinta usada na impressão tinha um cheiro muito forte, acredita? rs…
      Estou ansiosa para ler Prodigy! Ouvi dizer que é ótimo também!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Muito obrigada!
      O livro é bem interessante sim. Em breve vou receber o segundo livro e digo se vale a pena continuar lendo!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!