Leitora Compulsiva

Kate Brian – Exclusivo 5: O Círculo

Título: O Círculo

Série: Exclusivo

Autor(a): Kate Brian

Editora: Galera Record

Ano: 2014

Páginas: 286

Tradução: Daniela Dias

Sinopse no Skoob

***

Algum de vocês é viciado em alguma série que não faz tanto sucesso e pouca gente conhece?! Pois bem… Eu confesso que sou completamente viciada na série Exclusivo, da autora Kate Brian. O primeiro livro foi publicado aqui no Brasil pela Galera em 2009, na época em que séries como Pretty Little Liars e Gossip Girl estavam fazendo bastante sucesso. O mundinho das garotas privilegiadas estava com tudo na literatura, mas eu não estava tão empolgada com nenhuma das séries da moda. Um amigo na época me indicou essa série e disse que achava que eu ia gostar. Resolvi arriscar e desde então estou sempre de olho, esperando pelo lançamento de mais um volume!! Infelizmente só sai um por ano…

‘O Círculo’ é o quinto livro da série, publicada aqui no Brasil pela Galera Record. Os quatro primeiros livros são: ExclusivoSó Para ConvidadosIntocáveis e Confissões. Pelo o que eu pude verificar, ao todo a série tem 14 livros e um prequel (livro que narra acontecimentos anteriores aos dos início da série): Private (Exclusivo), Invitation Only (Só Para Convidados), Untouchable (Intocáveis), Confessions (Confissões), Inner Circle (O Círculo), Legacy, Ambition, Revelation, Paradise Lost, Suspicion, Scandal, Vanished, Ominous e Vengeance + The Last Christmas (o prequel).

E como já estamos no quinto livro, vou começar com o famoso resumo:

A série traz a história de Reed, uma menina do interior e sem muitos recursos que consegue uma bolsa para estudar numa escola super elitista: a Academia Easton. Estudar nessa escola com certeza abrirá muitas portas para Reed e ela sabe que precisa aproveitar muito bem essa chance. No primeiro livro da série acompanhamos a chegada de Reed à academia. Logo na primeira semana ela descobre que existem alunas que fazem parte de um grupo seleto, as chamadas Garotas Billigs, e que possuem um alojamento exclusivo. Fazer parte desse grupo é garantia de um futuro promissor e Reed não perde tempo! Ainda que de um jeito meio estranho, Reed consegue a simpatia de Noelle e suas seguidoras… Ao mesmo tempo, Reed se envolve com Thomas, um dos alunos mais populares da escola, mas que não se bica com as meninas Billings.

No segundo livro,  Reed já conseguiu se mudar para o alojamento Billings, mas sua vida não fica mais fácil! As meninas riquinhas não estão dispostas a facilitar e encarregam Reed de todas as atividades domésticas… Enquanto isso, sua mais nova colega de quarto resolve chantegear Reed, obrigando a escolher entre trair suas amigas ou ser expulsa. O namorado de Reed simplesmente sumiu sem deixar notícias e já tem marmanjo achando que o caminho está livre! E para ‘melhorar’, Reed descobre que vai acontecer uma festa sensacional, chamada Legado, cuja lista de convidados é exclusivíssima e Reed acaba conseguindo um convite. E no final desse segundo livro temos um acontecimento super tenso: o corpo de um aluno é encontrado!

No início do terceiro livro, os alunos acabam de saber que um de seus colegas foi vítima de um crime e o clima de revolta, medo e insegurança paira no ar. Todo mundo fica abalado de alguma forma, uns mais e outros menos. Será que há um assassino entre eles? Muitas suspeitas são lançadas e o clima na academia está horrível. Reed está profundamente abalada, mas o restante das Garotas Billings parece achar tudo muito divertido, como se não se preocupassem com um assassino à solta pelo campus. Basicamente o livro três dá uma enrolada com as investigações e nada de muito importante acontece, a não ser no final do livro, com uma prisão inacreditável!!

Já o quarto livro é bem mais agitado. Reed não se conforma com as acusações ao tal aluno preso. Ele era muito amigo do aluno morto e Reed tem certeza que ele nunca faria isso. Só que ninguém acredita nela e Reed se vê sozinha na tentativa de provar a inocência do cara. Muitos segredos serão revelados nesse livro, o que o torna um dos melhores da série. Finalmente temos a revelação do verdadeiro assassino e de seus motivos e o final é bem surpreendente!! Além disso, o final desse livro é tão satisfatório que eu não veria problema caso alguém quisesse parar de ler a série por aqui! Até cheguei a pensar nessa possibilidade, mas a curiosidade me venceu quando o quinto livro foi lançado! rs…

Em “O Círculo” temos o início de um novo desafio para Reed. Com a saída das principais líderes do Alojamento Billings, uma disputa começa para ver quem ocupará o lugar de Noelle e sua turma. Ao mesmo tempo, um novo diretor chega para colocar ordem no lugar e decide cortar inúmeras regalias das meninas. As novas ocupantes dos alojamento exclusivo sempre foram escolhidas pelas veteranas, mas o novo diretor decide que a decisão cabe a ele e simplesmente obriga a ocupantes a aceitarem as novas alunas. Obviamente a maioria não fica feliz e começa um boicote velado ao diretor. Elas são garotas Billings e não serão ignoradas! As novas alunas são submetidas a um tratamento degradante e Reed não fica nada satisfeita com isso. Ela decide acabar com a situação, mas a nova vilã Cheyenne não vai deixar barato. Ela deixa claro que Reed nunca deveria ter sido escolhida para aquele alojamento e que é ela quem dará as novas ordens por ali. Além de enfrentar Reed no alojamento, Cheyenne parece estar particularmente interessada no namorado de Reed e a coisa via pegar fogo! rs…

Mias uma vez a autora me surpreendeu com as reviravoltas e o final me deixou sem fôlego. Estou pensando seriamente em comprar os e-books dessa série em inglês, para não ter que ficar esperando com tanta ansiedade. Por mais que a história se passe em um cenário de jovens privilegiados e possa parecer bem fútil, a autora consegue cativar o leitor e deixá-lo viciado!! Além disso, Reed é uma boa personagem e acho que ela dá bons exemplos sobre valores, honestidade e amizade!

Uma coisa muito interessante que descobri sobre essa série é que a  Alloy Entertainment criou uma webserie baseada nos livros! Ainda estou procurando pelos episódios legendados, mas por enquanto deixo aqui o vídeo do primeiro episódio:

17 comentários sobre “Kate Brian – Exclusivo 5: O Círculo

  1. Oliveira

    Se já li algo a respeito desse livro não estou lembrada. É bom quando gostamos de algo, mesmo que não seja tão popular, e ao meu ver, eu gosto mais quando é assim, não bem o motivo, mas gosto. Então, compreendo você pois sou mestre de gostar de coisas que poucos gostam.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, querida.
      É uma pena que nem todos os livros e séries consigam exposição suficiente. Tem tanta coisa nova sempre que é difícil conhecer tudo o que é lançado. Infelizmente essa séria não ganhou destaque! Mas por sorte os livros continuam sendo publicados! rs…
      beijos

  2. Letícia Pereira

    Oi Camis!
    Nunca ouvi falar desta série ou livro ,no Brasil já tem cinco ? O.o . 14 livros não é muito grande ? chega a ser uma leitura cansativa .
    Bem não sou muito fã destas series de menininha ou popular slá hasuahsuhsa.
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Essa série não ganhou muito destaque mesmo. É uma pena!
      Pelo tipo de trama, ter 14 livros não é muita coisa não! Pode acreditar!!!
      Só espero que os 14 livros sejam lançados!
      Beijos

  3. marinafaedda

    Camis, eu até tenho interesse em ler essa série, mas ultimamente tenho tentado dar prioridade pra livros “individuais”, sabe? Quero diminuir o sofrimento do meu coração-leitor-ansioso! =)

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Entendo bem esse problema.
      Muitas vezes ficamos com uma porção de séries pendentes na estante, né?!
      Eu tenho preguiça de contar, mas devo ter umas 15 pelo menos! hehehe
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      Com certeza essa demora na publicação dos volumes dessa série é desanimadora…
      Você ainda é novinha… Mas já imaginou que, se essa média de um por ano for mantida, vou ter mais de 40 anos quando o último livro for publicado?! rs…
      Beijos

        1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

          Oi, Dan.
          Infelizmente parece que a Galera desistiu de publicar essa série.
          Vou dar uma olhada se encontro os livros em inglês, mas obrigada!
          Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: