Leitora Compulsiva

Jojo Moyes – A Garota Que Você Deixou Para Trás

Título: A Garota Que Você Deixou Para Trás

Autor(a): Jojo Moyes

Editora: Instrínseca

Ano: 2014

Páginas: 526

Tradução: Adalgisa Campos da Silva

Sinopse no Skoob

***

“A Garota que Você Deixou para Trás” é um dos mais recentes da Editora Intrínseca e recebi um exemplar para avaliação! A Intrínseca é responsável também pela publicação de dois outros livros da autora Jojo Moyes aqui no Brasil: “A Última Carta de Amor” e “Como Eu Era Antes de Você”. Apesar de ter esses dois livros na minha coleção de ebooks, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles… Mas, depois de terminar de ler “A Garota Que Você Deixou Para Trás” podem ter certeza que vou colocá-los como prioridade a partir de agora!

Descobri ainda que a autora tem três livros publicados pela Bertrand Brasil: A Casa das Marés, Em Busca de Abrigo e Baía da Esperança. O problema é que esses livros são difíceis de encontrar e custam 50 reais cada! Afff… Apesar de gostar muito do trabalho da Bertrand Brasil, confesso que eu e meu bolso estamos na torcida para que a Intrínseca consigo publicar os outros livros dessa autora!! rs…

Mas vamos falar sobre o livro, né?!

“A Garota que Você Deixou Para Trás” nos conta a história de duas mulheres, separadas por um século! Na primeira parte do livro conhecemos Sophie Lefevre, moradora da cidade de St. Perone, na França do ano de 1916. Sophie mora no hotel de sua família com sua irmã , irmão e sobrinhos. Seu marido Edouard está lutando na guerra e a cidade está dominada pelos alemães. Tudo o que Sophie deseja é manter sua família segura e ter seu marido de volta!

A cidade e seus moradores se encontram em uma situação lastimável e eles vivem sob a mira das armas alemãs… Ninguém diz não aos invasores. E é por isso que quando o novo Comandante decide que o hotel será o novo local das refeições dos oficiais alemães, tudo o que Sophie e sua irmã podem fazer é ir para a cozinha preparar as refeições fartas e regadas a muito vinho, enquanto elas e sua família vivem de restos de comida! O maior problema, no entanto, é que o Comandante vê o retrato de Sophie pintado por Edouard e fica praticamente obcecado. A todo momento ele arruma desculpas para estar em frente ao quadro e para se aproximar de Sophie. Essa perigosa aproximação entre inimigos dá uma ideia à Sophie, mas ela não imagina que terá que tomar uma decisão terrível, que poderá acabar com sua reputação, com seus planos e com sua vida!

Quase um século depois, o quadro de Sophie decora a parede do quarto de Li Halston em Londres. O quadro foi um presente de seu marido David, que o comprou para Liv na lua de mel deles. Agora David está morto e o quadro é a lembrança dele que Liv mais ama!! Mesmo após quatro anos da morte do marido, Liv ainda não se recuperou e não conseguiu seguir em frente. Ela continua morando na casa que David construiu, mesmo que isso signifique não ter dinheiro para nada… O que ela precisa é sair e conhecer pessoas, mas isso parece que nunca vai acontecer!

Mas um encontro inesperado acaba transformando a vida de Liv de cabeça para baixo. Paul McCafferty é um cara decente e se interessa por Liv assim que a conhece bêbada e perdida em um bar. Eles se dão bem logo de cara e parece que finalmente Liv vai conseguir sair da fossa… O problema é Paul trabalha em uma agência que localiza obras de arte desaparecidas e as restituem para seus donos originais. O principal foco da agência de Paul são obras roubadas durante os períodos de guerra e adivinhem só qual é o quadro que Paul está procurando?!

Por ironia do destino a família de Edouard Lefevre contratou a empresa de Paul para encontrar o retrato de Sophie. Eles alegam que o quadro foi roubado pelos alemães durante a primeira guerra e que são os legítimos donos. Curiosamente o quadro vale atualmente milhões de dólares! Mas não é o valor do quadro que importa para Liv, mas sim o que ele representa e ela não abrirá mão dele tão facilmente. Liv fará de tudo para provar que é a verdadeira dona do quadro e para isso terá que descobrir tudo sobre o que aconteceu com Sophie!!

O livro é simplesmente incrível! A autora soube manejar a história dessas duas mulheres com verdadeira maestria. Ainda que separadas por um século, Sophie e Liv são mulheres fortes e decididas a lutar pelo o que mais amam, ainda que coloquem em risco tudo o que tem. O livro é extramente sensível e emocionante. A primeira parte do livro acaba de uma maneira drástica e não sabemos o que aconteceu com Sophie. É por isso que a busca de Liv pela verdade é também a busca do leitor por mais informações! E o final é simplesmente surpreendente!!!! É tudo o que eu mais desejava da história.

Esse com certeza é o tipo de livro que eu recomendo. É daquele tipo que faz nosso coração bater mais forte no peito, que faz nossos olhos se encherem de água e que nos faz sentir deliciosas emoções!!

Instrínseca - Rosa

22 comentários sobre “Jojo Moyes – A Garota Que Você Deixou Para Trás

  1. Nanda

    Ei Mila

    Ah que resenha linda, eu quero! Também não li nada da autora ainda e nem tenho os outros, eu até comprei este das cartas de amor em uma bienal, mas cheguei aqui tinha um niver no dia e dei de presente rsrs.
    Vou começar por este, se gostar quero os outros tbm. 🙂
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      O livro é lindo, então foi fácil fazer essa resenha! rs…
      Agora quero ler os outros livros que tenho da autora aqui e espero que também goste!
      Beijos

  2. Marina Faeda

    Meu Deus, preciso ler esse livro! Duas mulheres separadas pelo tempo mas cujas histórias se entrelaçam me lembrou muito de “Labirinto”, de que gostei muito! Vou ler assim que puder!

    Obrigada pela dica, Camis! =D

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      Achei esse livro muito fofo e muito emocionante.
      O livro prende e atenção até os momentos finais!!
      beijos

  3. Carolina Durães

    Oi Camila, tudo bem?
    Eu estou curiosa com esse livro, pois já tive a oportunidade de ler outro livro da autora e me apaixonei pela escrita dela.
    Também andei fuçando os outros três livros que você comentou no início e realmente o preço é um pouco alto demais.
    Amei a sua resenha!
    Bjkas

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Eu bem que queria esses outros três livros, mas com esse preço não dá não! hehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Fran.
      Esse é o primeiro livro que leio dela e me arrependo de não ter começado a ler os livros dela antes! rs…
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Philip.
      Apesar da capa ser mais feminina e do livro ser narrado do ponto de vista das mulheres, acho que qualquer homem pode gostar sim!
      beijos

  4. Helen Roberta Gomes

    Oi Camila!

    Sempre acompanho suas leituras, para pegar dicas de boas leituras!!! Ainda não li esse livro, mas Li “Como eu era antes de você” e só posso te dizer que é um livro incrível, daqueles em que a história e os personagens nos acompanham após terminarmos a leitura…Você vai ver quando “conhecer” o Will….é como se ele fosse uma pessoa da nossa família ou um amigo. Uma lição de vida, amizade e amor!! Bj Helen

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Helena!
      Estou doida para ler todos os livros dessa autora!
      Depois de me apaixonar pela escrita dela, quero mais! hehehe
      beijos

  5. Pâmela Seguezze Gimenes

    Com certeza essa autora é uma joia rara.
    Li “Como eu era antes de você” e posso te dizer que mexe com os sentimentos de qualquer pessoa, uma história com personagens envolventes, impossível parar de ler e chorar. Leia o quanto antes não se arrependerá 😉
    Acabei a parte um de “A garota que você deixou para trás” e tive que vir correndo para saber se saberíamos o que acontece com Sophie e Édouard. Confesso que fiquei atônita com o final da parte um, mas muito bom saber que obterei respostas.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Pâmela.
      Esse livro é tenso até o final!! Mas é maravilhoso. Quero muito ler os outros livros da autora!
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: