Leitora Compulsiva

Jamie McGuire – Belo Desastre

Assim como muitos blogueiros, recebi um exemplar de Belo Desastre, da Editora Verus. Foi uma completa surpresa quando me deparei com o livro, embalado em um saquinho preto, acompanhado de uma chave e de um tubinho com um cartão.

Não era um livro que eu estava esperando e também não tinha ouvido falar nada sobre ele.

Eu tinha acabado de ler o Cinquenta Tons de Cinza e achei que seria uma boa pegar um livro, sem ter qualquer expectativa… Quando a gente lê alguma coisa que gosta muito, o pobre coitado do livro seguinte sempre paga o pato, né?! Não tem como evitar aquela sensação de “nada será tão bom quanto o que eu acabei de ler” hehehe

Mas caí do cavalo e a experiência de ler Belo Desastre se mostrou quase tão boa quanto a de Cinquenta Tons de Cinza. Fiquei completamente vidrada na história e foi impossível evitar a comparação entre os dois livros. Não, Belo Desastre não é um romance erótico, mas vou contar um pouco do livro e depois explico a minha comparação.

Abby Abernathy é uma jovem caretinha, mas que na verdade está tentando se manter bem longe de seu passado tumultuado. Sua melhor amiga America (que nomezinho, hein?) é a única que conhece seu passado, mas está disposta a ajudar Abby a mudar de vida.

Um belo dia, Abby resolve acompanhar America e o namorado numa luta clandestina na Universidade e então conhece Travis Maddox, o cara mais cafajeste que ela já conheceu. A filosofia de Travis é: “Para que pedir o telefone da menina depois de transar com ela se eu não vou ligar mesmo?” Travis tem tudo do que Abby quer distância.

Mas Travis cisma com Abby, que apelida carinhosamente de Beija-Flor, apesar da garota afirmar com convicção que não será mais uma das “esquenta-camas” do garoto. Apesar da resistência, Abby e Travis se tornam amigos inseparáveis. Tão inseparáveis que Abby, depois de perder uma aposta, vai morar no apartamento de Travis durante 1 mês.

Por óbvio, senão o livro não teria graça, Travis e Abby acabam se envolvendo e o resultado é exatamente um belo desastre. O passado de Abby volta à tona e parece que tudo está contra eles.

Belo Desastre é uma história que me fez refletir sobre os relacionamentos em geral, sobre a dependência afetiva, sobre a violência justificada pela paixão. Travis é completamente descontrolado e leva seus sentimentos por Abby ao limite. Ciúmes, raiva, controle sobre o outro… Isso são só algumas das coisas mostradas nessa história envolvente.

Estava lendo uma resenha desse livro hoje, feita pela Alê Sorciere, e ela escreveu uma coisa com a qual concordo plenamente: os personagens não são perfeitos, não estão tentando salvar o mundo. São retratados como pessoas normais, com todos os problemas disso. Os dois são “porra-loucas” e suas ações são plenamente condizentes com suas personalidades. As pessoas são o que são e ponto. E o final do livro não é o ideal, não é o certo, mas é o mais perfeito para toda essa história.

Acho que o lance da dependência e do controle existente em relações amorosas foi justamente o que me fez comparar Belo Desastre a Cinquenta Tons de Cinza. Em ambas as histórias encontramos duas pessoas que aparentemente não tem nada em comum, mas que se entregam a um relacionamento quase doentio. E mesmo sabendo que é melhor para os personagens que eles não fiquem juntos, a gente torce para eles superarem os problemas e serem felizes.

Enfim… acho que me empolguei com o livro e acabei escrevendo demais. Melhor parar por aqui e ir arrumar minhas coisas para a Bienal do Livro!! Sim… Estarei lá nesse final de semana e vou adorar encontrar pessoalmente com todos vocês.

28 comentários sobre “Jamie McGuire – Belo Desastre

  1. Aione Simões

    Oi Camis!
    Esse livro é mega viciante, estou envolvida com ele até agora hehe!
    Eu não li 50 Tons, mas foi uma das primeiras coisas que pensei quando peguei Belo Desastre!
    E é bem isso mesmo, os dois não são nem um pouco perfeitos, tudo foge do ideal e, mesmo assim, a gente torce por eles.
    Até amanhã 😀
    Beijão!!

  2. Fabi

    Oi Camila =] como vai?? Faz tempo que eu não paro aqui pra comentar né?? (^^;;)
    Eu não sabia sobre esse livro, agora fiquei no mínimo curiosa. Faz algum tempinho que estava querendo fugir dos sobrenaturais e ler algo com personagens normais. Eu dei uma passada no Goodreads e parece que tem continuação. =]
    Vou esperar a tensão de enem e vestibular passar para ler esse llivro.
    Ah!! E aproveite a bienal por mim!!
    Bjs

      1. Fabi

        Camila, mil desculpas!! Não é continuação =[
        Bom, como eu disse eu só passei no Goodreads, eu não li a sobre o segundo livro. Eu só vi “Beutiful #2” e achei que era continuação (>_<;;)
        Walking Disaster é Beautiful Disaster told in Travis point of view…
        Eu deveria ter verificado antes de escrever qualquer coisa, peço desculpas novamente.
        Bjs

  3. carolinaduraes

    Bom dia Camila, tudo bem?
    Gente, estou desesperada por esse livro, todo mundo suspirando pelo Travis rs… Eu sem ler já comecei a suspirar também rs…
    Eu gosto quando os personagens mostram suas imperfeições, porque eu me sinto bem mais conectada a eles (os personagens certinhos sem problemas não me atraem rs).
    Amei sua resenha.
    Beijos

  4. Juh Sutti

    Oi Camis!
    Eu AMEI esse livro, com todas as minhas forças hahaha. O fato de Travis ser completamente doido e o relacionamento deles ser um tanto doentio acabou me agradando, não que isso seja certo. 😛
    Gostei pois achei um tanto diferente. Fico feliz que você também tenha gostado!

    Beijos
    Livros e blablablá

  5. Laise Orsi

    Eu estou louca por esse livro, vou colocá-lo na minha lista de setembro, porque esse mês já passei da conta.
    Cada palavra na sua resenha me deixava ainda mais desejosa dele.

    liliescreve.blogspot.com

  6. Nanda

    Ei Mila,

    Adorei a resenha, pelo que vi na Bienal em geral o pessoal gostou mais de Belo Desastre do que de 50 tons. Eu estou até desanimada de ler Cinquenta tons de cinza, de tanto que vi gente falando mal kkkkkkkk.

    Belo Desestre está na fila e estou louca para ler. Mas eu gosto de livros assim, com personagens mais reais ainda que falhos. Vou lá ver a resenha da Alê. ^^

    beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Nanda,
      Acho uma pena que as pessoas estejam falando mal de Cinquenta Tons de Cinza. Mas imagino é que muita gente se animou a ler o livro sem conhecer a proposta dele. Vi algumas pessoas dizerem que o livro tem cenas de sexo demais… Pode? Poxa! É um romance erótico… A pessoa queria o que?
      Eu adorei o livro, assim como adorei Belo Desastre!!
      Beijos

  7. Sath

    Você tem toda razão quando diz que é um livro viciante, eu li em apenas dois dias isso inclui madrugadas de sono perdida mas valeu apenas, tambem concordo que o amor deles tenha algo de obsessivo talvez pela intensidade da reações do Travis que é bastante impulsivo e tem a personalidade explosiva, mas ao contrario de algumas meninas eu adorei o personagem do Travis, ele é cativante ao seu modo mas tambem em alguns momentos dá vontade de dar um bom sacode nele, a Abby tambem é incrivel ela não é a mesma mocinha hiper meiga que parece generalizado em alguns romances que estão lançados, alem de ter personagens secundarios tão bem construido com os principais, se ver dai a importancia que a autora dá para que não aja pontas soltas na historia….. Segundo eu vi em alguns sites vai haver outro livro porem não será uma continuação e sim o ponto de vista do Travis, esse livro vai ser super interessante…

  8. Quemlefazseufilme

    O relacionamento deles é um belo desastre rsrs Algumas cenas do livro me lembraram de lambanças que normamente fazemos aos 18/20 anos. Principalmente no quesito ceninhas de ciúmes .
    Quem se empolga com Belo Desastre por pensar que tem cenas quentes, engana-se totalmente. O livro é sobre um relacionamento conturbado e marcas do passado.
    Uma coisa que eu gostei bastante foi ver o Cachorro Louco encontrar uma adversária à altura 🙂
    Adorei sua resenha 🙂

  9. Alessandra

    Oi Mila! Terminei de ler esse livro ontem e A-M-E-I. Nossa, foi uma leitura viciante… Li em 3 noites, é foram 3 noites muiiiito mal dormidas, mas veleu a pena no final… Que angústia que dá na gente lendo esse livro… A muito tempo que não ficava viciada assim em um livro a ponto de ele me deixar nervosa para acabá-lo…rsrs… Adorei sua resenha, diz tudo sobre o livro! Bjs

  10. Nattasha Martins

    Ahhhh me senti exatamente assim “nada será tão bom quanto o que eu acabei de ler” depois de 50 Tons KKKK eu não consigo esquecer o fifty, to viciada e olha que faz um tempão que li a trilogia e de lá pra cá li bastante livros e deixei esse num cantinho por que não estava muito interessada pela sinopse. Eu não gosto de ler resenhas antes por que acabo sabendo de muitas coisas e finalmente peguei ontem pra ler. Só Deus sabe o quanto estou arrependida por ter demorado tanto x__x o livro é PERFEITO, os personagens, a fofura do Trav, a Abby é super inteligente e amei o casal em todo o decorrer da história, diferente de 50 Tons que tem umas partes que tenho vontade de matar a Ana, enfim.. Esse livro de 1 a 10 eu daria 11 kkk

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!