Leitora Compulsiva

J. D. Robb – Origem Mortal

Título: Origem Mortal

Série: Mortal #21

Autor(a): J.D.Robb / Nora Roberts

Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2013

Páginas: 490

Tradução: Renato Motta

Sinopse no Skoob

***

“Origem Mortal” é o vigésimo primeiro livro da série Mortal, escrita pela famosa autora Nora Roberts, sob o pseudônimo de J.D.Robb. É claro que um número como esse assusta, mas podem ter certeza que, para quem é fã da série, assim como eu, mais um livro nunca é demais. Isso porque essa série funciona como um seriado policial de TV, mas que acontece no futuro, lá pelo ano de 2059. Cada volume tem a seguinte dinâmica: um ou mais assassinatos acontecem e a Tenente Eve Dallas, do Departamento de Homicídios da Polícia de Nova York é designada para o caso, sempre contando com a ajuda de um pessoal incrível para pegar o bandido. Além da investigação, desde o primeiro volume da série, acompanhamos também a interação e evolução dos personagens principais, cada um deles sendo responsável por agregar uma nova dinâmica à história.

Como eu já comentei com vocês em outras resenhas dessa série, a vantagem é que cada volume traz uma investigação do começo ao fim. Então não rola aquele negócio de desespero pelo próximo volume para saber o que vai acontecer. Por mais que a história pessoal dos personagens tenha uma sequência, não tem problema nenhum esperar pelo lançamento do volume seguinte.

A história de “Origem Mortal” começa quando a estrela de cinema Lee-Lee Tan é agredida brutalmente pelo ex-namorado e acaba enfiando a faca nele repetidas vezes. A tenente Eve Dallas e a detetive Delia Peabody são enviadas ao Centro Wilfred B. Icove para Reconstrução Corporal e Cirurgia Estética para interrogar Lee-Lee, mas fica muito claro que esse é um claro caso de legítima defesa.

O problema no entanto surge quando as policiais estão deixando o prédio e são chamadas de volta com urgência. O Dr. Wilfred Icove acaba de ser encontrado morto em sua sala, com um estilete cirúrgico enfiado com precisão em seu coração. A principal suspeita é a última cliente atendida pelo Dr. Icove, mas Eve acredita que ela não era uma paciente qualquer e sim uma profissional e que conhecia o Dr. Icove o suficiente para se aproximar tanto assim dele.

Para descobrir quem matou o Dr. Icove, primeiro Eve conhecer sua vítima. Todos que o conheciam o descrevem como um cirurgião extremamente respeitado e  um dos maiores especialistas em reconstrução corporal. Apesar das pessoas pensarem na cirurgia estética apenas do ponto de vista da beleza, o Dr. Icove sempre buscou aprimorar as técnicas cirúrgicas para salvar vidas, recuperar pessoas vítimas de acidentes, que perderam partes do corpo ou sofreram graves queimaduras. O Dr. Icove era praticamente um santo.

Mas Eve não acredita que alguém possa ter uma ficha tão imaculada assim e seu instinto diz que algo está errado. E quando começa a investigar a vida da vítima, seu filho – o Dr. Will Icove – se mostra profundamente ofendido e Eve percebe que terá que conduzir essa investigação como se pisasse em ovos. Aos poucos as investigações de Eve mostram que o Dr. Icove pode estar envolvido em um grande esquema de “fabricação” de mulheres perfeitas e de repente a vítima se torna o bandido aos olhos da tenente. Mesmo assim ela fará de tudo para descobrir quem é essa assassina e evitar mais mortes.

Além de ter que desvendar o crime, Eve ainda precisa se preparar para o Dia de Ação de Graças. Seu marido Roarke decidiu trazer toda a sua família dele da Irlanda e a casa ficará repleta de gente. Eve e Roarke não são muito sociáveis, mas terão que enfrentar esse desafio!! 

Mais uma vez temos uma história policial incrível. A trama é muito bem construída pela autora e foi praticamente impossível parar de ler… Esse com certeza é o tipo de livro que faz com que a gente fique doente para chegar ao final! E a história desse livro foi bem original. O desafio principal não é descobrir quem matou o Dr. Icove, mas sim descobrir o motivo e conseguir desbaratar todo um esquema louco de busca pela perfeição e imortalidade.

Outro ponto que eu gostaria de elogiar é a linguagem usada pela autora. Temos que levar em conta que toda a história se passa dentro de um ambiente policial, de investigação de homicídios e seria ridículo se os diálogos fossem formais ou muito caretas. Uma das coisas que mais gosto são os diálogos entre Peabody e Eve, sempre cheio de sarcarmos, ironias e muita bobagem. Apesar do clima sempre tenso dos livros, o fato dos personagens serem até mesmo desbocados dá um ar de humor ao livro. Eu sempre caio na risada com as implicâncias de Eve com outros!

Se alguém tiver curiosidade de conhecer os outros livros da série, fica aqui a lista dos livros, na ordem em que foram publicados. Basta clicar sobre o nome do livro para abrir a resenha feita aqui no Leitora Compulsiva: Nudez MortalGlória MortalEternidade MortalÊxtase MortalCerimônia Mortal, Vingança MortalNatal Mortal, Conspiração Mortal, Lealdade MortalTestemunha MortalJulgamento Mortal, Traição MortalSedução MortalReencontro MortalPureza MortalRetrato MortalImitação MortalDilema MortalVisão Mortal Sobrevivência Mortal e Origem Mortal.

15 comentários sobre “J. D. Robb – Origem Mortal

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Em que volume você está?!
      Eu adoro essa série e confesso que tenho uma paixão pelo Roarke! hehehe
      beijos

  1. Beatriz Araujo

    Cara é enorme a listagem de livros quando eu li “vigésimo primeiro livro” eu reli para ver se não estava errada ual ,deve fazer bastante sucesso e a autora bem criativa para conseguir escrever tanto, ual !
    Eu fiquei curiosa, foi a paciente que esfaqueou o namorado que matou o medico ?

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Pois é, Bia.
      Essa série faz muito sucesso e é muito boa.
      Lógico que a quantidade de volumes assusta demais, mas para quem é fã, quanto mais livros melhor! hehehehe
      Não foi ela não! hehehe
      Beijos

  2. Luana Marttina

    Fiquei super interessada nesses títulos. Tenho uma caidinha pela literatura estrangeira!!! Já anotei o título dos próximos livros que vou adquirir. Ótimas indicações!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      O problema de ler se ser na ordem é que você perderia muito da história dos personagens. Cada livro tem uma investigação independente, mas a vida dos personagens vai tendo uma evolução ao longo de cada volume!
      Beijos

      1. Mari

        Dá sim para começar a ler por esse numa boa, pois a autora sempre faz um “resumozinho” de cada personagem, situação. Eu comecei pelo 12º e depois foi que comprei todos e li o 1º. A Eve está ficando muito arrogante, grossa e nesse Origem Mortal ela está insuportável!

  3. Oliveira

    Camila, não vou mentir para você dizendo que li a resenha. Quando li: vigésimo primeiro livro da série Mortal. Só continuei um pouco até saber que se passa no futuro, é policial. Então parei. Tudo o que gosto, mas vigésimo não dá para encarar! Creio que volto nessa resenha quando terminar umas 5 séries que acompanho para ler essa, pois parece ser uma série muito boa. Está previsto o término dela? Só para ter noção de quantos mais serão.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Não se preocupe, querida.
      Eu também não leio muitas resenhas por aí! hehehehe
      Não há como saber quantos volumes essa série ainda terá, mas os fãs da série agradecem por sempre haver mais! hehehe
      Eu sei que a Saraiva publica essa série naquela edição Vira-Vira, conhece?!
      beijos

  4. Nano

    Eu AMO essa série!!
    Só acho que os lançamentos aqui no Brasil estão lentos……poderiam lançar mais livros por ano, já que nos EUA a série já está em quase 50(!!!!!) livros!!!!!!
    Bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nano.
      É uma pena que os livros demorem para ser lançados aqui no Brasil.
      Mas pelo menos a gente consegue juntar dinheiro para comprar, porque eles custam bem caro.
      Beijos

  5. Jessica Lisboa

    Mas da-lhe livros hein, omg. Achei a trama da historia muito boa, adoro livros policiais eles sempre tem um Q a mais, e os finais sempre sao surpreendentes. Bem como a serie é extensa vou ver se consigo algum e-book

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jessica.
      Essa série é bem grande, mas vale a pena. Quem é fã da série fica na expectativa de que mais e mais livros sejam escritos!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: