Leitora Compulsiva

Hugh Howey – Silo

Título: Silo

Autor(a): Hugh Howey

Editora: Intrínseca

Ano: 2014

Páginas: 512

Tradução: Edmundo Barreiros

Site Oficial: http://www.intrinseca.com.br/silo/

Site do Autor(a)http://www.hughhowey.com/

Sinopse no Skoob

***

Há alguns meses a Intrínseca anunciou o lançamento de Silo e chegou até a fazer algumas campanhas de marketing para promovê-lo. Muitos blogs publicaram posts interessantes sobre o livro e rolou até bastante promoção por aí… Me lembro que esse foi o livro que mais despertou minha atenção no dia da Turnê Intrínseca!! Mesmo assim eu acabei não dando muita bola para o livro na época, porque estava muito enrolada terminando a minha monografia!! E foi então que anunciaram a vinda do autor Hugh Howey para a Bienal e pensei: “Bem que eu podia ler e se gostar vou lá descolar um autógrafo!” Pedi um exemplar do livro pela parceria e assim que chegou já coloquei ele na fila de próximas leituras.

Silo traz uma distopia completamente diferente de tudo o que eu já li. Nessa história, que se passa em algum momento do nosso futuro, a Terra foi destruída por guerras e o uso de armas químicas tornou o ar completamente tóxico. As cidades foram arrasadas e a população foi dizimada. Todos morreram, menos os habitantes do Silo, uma gigantesca construção subterrânea, de 144 andares! Muitas gerações já se passaram e por isso os atuais habitantes do Silo não tem a menor ideia de como é o mundo lá fora! Eles nasceram e sempre viveram ali, obedecendo às rígidas regras impostas pelo governo, regras estas necessárias para a manutenção da vida. Tudo precisa ser controlado no Silo, em especial a natalidade. Os casais que pretendem ter filhos precisam se inscrever em uma loteria e os sorteios só são feitos quando alguém morre no Silo. Todas essas medidas são necessárias para que não haja crescimento da população e dessa forma podem manter a habitação, a alimentação e tudo mais em equilíbrio.

Cada um tem a sua função dentro do Silo. Há aqueles responsáveis pelo funcionamento das máquinas, os responsáveis pela tecnologia, os que produzem alimentos, os que cuidam da saúde, os que ensinam, os que cuidam da lei e há até um prefeito que governa o Silo. Todos precisam trabalhar em conjunto para que o Silo funcione bem!

A única parte do Silo que fica para fora do solo é seu último andar, onde estão localizadas as câmeras que mostram como é o lado de fora. Tudo o que eles conseguem ver é um mundo completamente destruído. O problema é que as lentes das câmeras, localizadas fora da cúpula, precisam de constante limpeza, que já o ar poluído deixa as lentes cada vez mais embaçadas. Mas quem seria o louco de sair para limpar esses lentes, sabendo que a morte é certa? A solução encontrada foi a de mandar os condenados por crimes graves e traições para o lado de fora, ou ainda aqueles que simplesmente desejarem sair (o que por si só já é um ato de traição!) E essas pessoas, mesmo sabendo que vão morrer, saem do Silo e fazem a limpeza das lentes. Por que? Você acabou de ser condenado e sabe que vai morrer em minutos, então por que limpa a porcaria da lente para aqueles que colocaram você para fora? Hum… Mistério!! rs…

O livro é dividido em 5 partes e podemos dizer que as duas primeiras são basicamente introdutórias. A personagem central da história é Juliette, mas a garota não surge na história logo de cara…

A história começa com a decisão do xerife Holston em sair do Silo. Há três anos sua esposa foi desejou sair do Silo após fazer algumas descobertas. Ela fez a limpeza e Holston a viu morrer pelas câmeras… O problema é que Holston não acredita que ela tenha realmente morrido e resolve que já está na hora de sair e ir atrás dela! A dúvida é: será que ele vai fazer a limpeza quando sair? E a resposta é: Sim, por motivos que vocês vão ter que descobrir no livro, ele sai e faz a limpeza! E… Morre! Ou pelo menos é o que todos lá dentro vêem acontecer… Hehehehehe

Calma, gente! Isso não é spoiler!! É só a introdução da história! Só para dar um gostinho do clima do livro!!! rs…

Bom, depois que o xerife Holston parte, a prefeita Marie Jahns e o delegado Marnes partem em busca de um substituto, alguém que possa ser o novo xerife do Silo. Eles tem 3 opções, mas a pessoa mais indicada ao cargo é Juliette, uma funcionária da mecânica que algum tempo antes auxiliou o xerife Holston em uma investigação nas profundezas. O problema é que eles precisam descer até lá para conhecê-las e ver se ela aceita o cargo. A viagem é cansativa, mas assim que a prefeita coloca os olhos na garota sabe que é a decisão correta. As consequências da viagem, no entanto, não são boas e Juliette acaba se tornando xerife num momento complicado para o Silo.

A vida de Juliette vira de cabeça para baixo. A saída de Holston acaba se tornando um mistério para Jules e ela decide investigar para tentar descobrir o que levou ele a sair do Silo. Adivinhem só… A própria Jules acaba sendo condenada e mandada para a limpeza. Acontece que Jules não limpa porcaria de lente nenhuma e tampouco cai morta como seus antecessores!! Como assim? O que acontece?? Por que as pessoas limpam e por que ela não limpou???

Bom, esses são só alguns dos muitos mistérios desse livro incrível!!

A narrativa é completamente envolvente e os personagens são provocantes. Alguns são fofos e cativantes como a prefeita Jahns e o delegado Marnes. Outros são daquele tipo que a gente torce para morrer, como o Bernard… Há aqueles que nos comovem, como Holston e Alison. Existem aqueles personagens intrigantes, que não sabemos se são bons ou maus, como o Solo. E há também a grande heroína, que é a Juliette. Independentemente do tipo de personagem, todos eles são super bem construídos e têm papéis fundamentais na história. Nada é inútil na narrativa do autor, todas as informações dadas tem um objetivo na trama.

Por falar em narrativa, o texto do autor é completamente envolvente e dinâmico. Adorei o fato de tudo ser muito direto e de fácil compreensão, ainda que as frases sejam bem construídas e elaboradas! Apesar de reconhecer que alguns poucos momentos foram maçantes, acho que até isso foi proposital na história, afinal a vida real é bem assim, não?! Alguns dias são intensos e cheio de ação, outros já são mais parados e caímos na rotina… Rs! Essa levada do texto me fez sentir dentro da história e até cheguei a sonhar com o Silo! rs…

O mais impressionante é que o livro foi escrito de maneira independente em um site de auto publicação. Hugh Howey trabalhava em uma livraria e teve a ideia de escrever um livro. Sentou-se na frente do computador e começou a publicar os capítulos em um site. O sucesso foi enorme e ele resolveu aprofundar cada vez mais a história.

No final das contas, fiquei completamente louca com esse livro e não vejo a hora de ler a continuação. Já foram escritos 3 livros dessa série e pelo o que entendi serão só esses mesmo, mas vai saber… Os direitos da histórias já foram vendidos para o cinema e tudo indica que será uma super produção!! Então vale a pena ficar de olho!!

Obviamente decidi conhecer o autor na Bienal. Eu tinha me programado para ir na sessão de autógrafo dele, mas no final das contas o pessoal da Intrínseca organizou em evento para blogueiros no dia anterior e nos surpreendeu com um super bate-papo com ele. Infelizmente eu não tinha levado o meu livro naquele dia, mas acabei pegando o autógrafo dele no meu Ipad (sim, isso é possível!!) e também em uma camiseta do Silo que ganhamos no evento!!

20140823_115915 20140823_113941

 E se alguém se interessar, essa aqui embaixo é a imagem do autógrafo que o Hugh Howey deu no meu Ipad. É só clicar nela que abre no tamanho original! Eu imprimi a minha cópia e guardei dentro do livro! hehehehe

Hugh Howey - Silo (para postar no blog)

 

Por fim, deixo vocês com dois vídeos interessantes sobre o livro. O primeiro deles é o booktrailer oficial, que está em inglês, mas mostra bem o clima do livro. O segundo é um vídeo feito pelo próprio autor no qual ele fala sobre os personagens do livro!!

Instrínseca - Rosa

 

*****

Eu sei que esse post ficou enorme, mas ainda não acabou!

Lembram que eu prometi algumas promoções nesse mês de aniversário do blog? Então vamos lá…

O prêmio de hoje é um pequeno kit composto por uma ecobag da Intrínseca, um bottom de “Eu Amo Intrínseca” e mais um marcador de Silo.

promocao silo

Para concorrer a este kit, primeiro leia atentamente as Regras Gerais!

Depois basta deixar um comentário válido sobre essa resenha incluindo a frase “Quero concorrer ao kit!”. Não vale só colocar a frase, hein?!

O sorteio será feito pelo Random.org e levará em conta o número atribuído aos comentários feitos até o momento do sorteio. Será aceito somente um comentário por pessoa!

As inscrições podem ser feitas até 21/09/2014 e o resultado será divulgado aqui mesmo nesse post.

Um e-mail será enviado para o vencedor, que terá 3 dias para confirmar o recebimento e informar o endereço para o qual o prêmio deverá ser enviado!

Boa sorte a todos!!!

***

Resultado do Sorteio:

random comentário

comentário sorteado

Parabéns, Jujukinha!!!

Não se esqueça de responder meu e-mail com seus dados completos de correio! Seu prêmio será enviado em até 30 dias!!

55 comentários sobre “Hugh Howey – Silo

  1. Beatriz Araujo

    Quero concorrer ao kit!
    Estou apaixonada pelo livro <3
    A história é diferente das que eu ando lendo e já enjoada.
    O livro é cativante e fazia tempo que lia uma resenha e realmente quisesse muito o livro.
    O kit está super lindo, e e podia bem rolar o livro incluso né ? 😀
    Coloquei ele já na minha lista de livros e espero poder ler *-*

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      A história é muito interessante mesmo!
      Eu bem que queria colocar um livro na promoção, mas as coisas ficaram meio atrapalhadas por conta da Bienal e não consegui um exemplar com a editora. Assim que as coisas se normalizarem vou ver se consigo fazer uma promoção com o livro!
      Beijos

  2. Letícia Pereira

    Quero concorrer ao kit ! 🙂
    O livro parece muito interessante , diante das histórias que tem muito romance vale a pena mudar o roteiro rsrsrs . Bem vou ver se consigo colocar ele na minha lista de leitura ainda deste ano :))))
    Obrigado Paty !!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Letícia (ou é Paty? Não entendi!).
      Essa história não tem nada de romance e nem se parece com nenhuma outra distopia que eu já tenha lido.
      Fiquei muito impressionada!
      beijos

  3. Bruna Florencio

    Que bom que vc fez a resenha deste livro! Estava esperando que algum dos meus blogueiros favoritos resenhassem pra ver se valia a pena! Como vc está entre eles, logo estarei lendo esse livro! Fiquei ainda mais curiosa! Rs

    Ah, e já que estamos aqui, quero concorrer ao kit! 🙂

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bruna.
      O livro é bem interessante e muito original. Gostei bastante por não ter romance… É um livro cheio de mistérios, tipo Lost! hehehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Paula.
      Eu gosto muito de distopias e esse livro é um dos melhores que eu já li no gênero. Ainda não sei se a história será tão boa nos próximos volumes, mas só por esse já valeu a pena!
      beijos

  4. Juliana Dias

    Eu já li várias resenhas desse livro mas não tinha ideia de que o livro era tão emocionante assim! Quero muito entender esse negócio das pessoas que limpam as lentes. Se eu fosse elas me mandava e tentava fugir. Fiquei pensando e acho que é a lente que mata as pessoas, não é? Se ela não limpou então não morreu. Kkkkkkk
    E claro: “Quero concorrer ao kit!”
    Beijos
    Jujukinha

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Hahahahahahaha…
      Tentando adivinhar o mistério, é?! Nada disso… Essa não é a resposta!!
      Vai ter que ler para saber!! rs…
      Beijos

  5. Nanda

    Ei Mila

    Resenha ficou ótima, invejinha de quem conheceu o autor na bienal.
    Eu amei este livro! Estou louca para o próximo, apesar de ele ser um prequel e mostrar os primeiros dias do Silo com outros personagens aff rs.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      Foi muito bacana ter conhecido o autor. Ele é super simpático e ficou mega impressionado pelo fato do Brasil ter uma feira de livros tão grande!
      Ele estava lá no mesmo dia da Cassandra Clare, da Kiera Cass e do Harlan Colben e mal conseguia acreditar que todas aquelas pessoas estavam ali por causa dos escritores! Ele comentou que fez vários vídeos e mandou pros amigos e que as pessoas ficaram super impressionadas também!
      Fiquei doida com esse livro, mas não tenho ideia do que esperar do segundo… Será que o livro todo será sobre o pré-silo?
      beijos

  6. Luciana Duarte da Costa

    Achei a sua resenha super interessante e pelo booktrailer parece mesmo que a história é bem legal.
    Quero concorrer ao kit! Mas bem que podia ter um livro junto mesmo, que nem a Beatriz falou.
    Abraços da Lu

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lu.
      Vou tentar fazer uma outra promoção com o livro aqui no blog, mas por agora é só o kit mesmo! rs…
      Beijos

  7. Suzani Rodrigues

     Quero concorrer ao kit!
    Adorei a resenha, eu já ouvir falar desse livro com uns amigos mas não tinha me interessado, mas eu achei a capa bonita. Quando eu li sobre o assunto eu gostei porque eu acho divertido livros sobre distopia. Estou doida para ler esse livro e se eu pudesse eu até ia na bienal de SP pra comprar e pegar autografo mas eu moro no RJ e não deu…
    É a primeira vez que visito o blog, beijos :-*

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Olá, Suzani.
      Seja bem vinda ao Leitora Compulsiva e espero que essa não tenha sido sua primeira e última visita! hehehehe
      O livro, apesar de ser uma distopia, não tem nada de parecido com o estilo “Jogos Vorazes”.
      É uma história bem interessante e eu gostei muito!
      Beijos

  8. Thainá Cristina

    Oi Cami!
    Eu li esse livro recentemente e super concordo com você! Ele se transformou numa de minhas distopias favoritas ficando ao lado só de Caminhos de Sangue que é outra distopia maravilhosa. A escrita de Hugh é maravilhosa mesmo, super intricada, daquelas que não dá ponto sem nó e que deixa com a boca aberta. No final fiquei exatamente como você! Mal posso esperar pela continuação e por essa mega produção que o filme merece, nas telas dos cinemas.

      1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

        Oi, Tainá.
        Já imaginou como o Silo ficará nas telonas??
        Parece que vai ser mesmo uma super produção, sem economia! hehehe
        Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Leia sim e depois quero saber a sua opinião.
      Eu sempre uso o ipad quando tenhos os livros digitais! hehehe Nesse caso ajudou porque eu não estava com o livro físico em mãos!
      beijos

  9. jairocanova

    É uma temática q eu acho bem interessante para literatura, faz tempo que espero ele cair do céu em uma promoção legal.

    Minha namorada conseguiu ganhar um kit do livro em um sorteio que vinha de tudo, inclusive a camiseta, só n veio o livro -_-

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Elizabeth.
      Esse livro é sensacional e diferente de tudo o que eu já tinha lido de distopia! Fiquei super intrigada!!
      beijos

  10. Jois Duarte

    Que sinopse tensa! Não me sentia assim, apreensiva, desde que li A Passagem – Justin Cronin. Olha, tá faltando homens corajosos nesse mundinho distópico pq só da as mulheres hahahahaha

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Não é?!
      Que coisa interessante isso! Será que as mulheres vão mesmo dominar tanto o mundo que tudo vai depender de nós?! hehehe
      beijos

  11. Moniiqueta

    Oiee Camila,

    Quando comecei a ler algumas resenhas d livro me interessei, apesar de se tratar de um livro da Intrínseca e ultimamente eles deixam a desejar em séries, uma pena…então meio que estou com um pé atrás dos livros deles.. Mas Silo conquistou tanto quem leu que acabei adicionando ele nos meus desejados (onde está até hoje).
    Pela sua resenha o autor consegue nos prender com sua narrativa e a história apesar de se tratar uma distopia algo que está lotado no mercado, Silo consegue de alguma forma ser diferente das demais com uma história mais madura.
    Estou ansiosa para ler.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Moni.
      Você acha que a Intrínseca está deixando a desejar com as séries por que? Porque não saem as continuações?
      Acho que se a série faz sucesso eles publicam logo, senão acabam deixando os fãs meio na mão! É uma pena.
      Espero que tenha a chance de ler Silo e que goste tanto quanto eu!
      beijos

  12. Oliveira

    Parece bem interessante, não havia lido muito a respeito desse livro ou minha memória falhou em relembrar. Uma distopia realmente diferente e agora louca para saber o que acontece quando as pessoas vão para fora…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Oliveira.
      Essa distopia realmente me surpreendeu e mostrou uma nova abordagem do tema.
      Estou super curiosa para saber o que vem por aí!!
      Beijos

  13. Amanda

    OMJ!!! Você é louca de fazer esses comentários e no deixar na curiosidade desse jeito. Preciso saber a resposta dessas perguntas o mais rápido possível!!!!!! E esse negócio de limpar a lente e morrer é estranho, mas é legal. E tipo 144 andares? Debaixo da terra? Sério mesmo? Gente, essa criatividade não seria tanta em mim nem em mil anos. Acho que já vou começar a pedir os presentes de natal…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Amanda.
      Eu bem que queria uns presentes de Natal adiantados! hehehehe
      Esse livro é super original e vale mesmo a pena! Eu amei de verdade!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Essa história é muito interessante e algumas vezes me peguei pensando em como seria morar em um Silo. Só acho que eu ficaria tensa de não poder sair!! Sei lá…
      Beijos

  14. Andressa Nunes

    Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento dos leitores, despertando, assim, o interesse.

  15. Lauren Alice Lopes

    Esse livro parece ser muuuuuuuuuuuuuito bom!! quero muito ele!!!
    Mas ultimamente ando sem tempo e sem grana, então ele vai ficar na lista, com todos os outros hehehee

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Que pena, Lauren.
      Esse livro é ótimo!
      Se bem que é tão bom que talvez seja até mais legal esperar pela continuação e ler tudo de uma vez!!
      beijos

  16. Érika Rufo

    Amei a resenha!! Adoro distopias e essa parece ótima, com um tema um pouco mais adulto. Fiquei muito curiosa em saber porque as pessoas fazem a limpeza quando saem e se elas realmente morrem. Mais um pra minha grande lista de desejados!!
    Beijos!!

  17. Aline Costa

    Ai minha nossa, não tinha ideia que o livro seria tão bom assim.. Realmente é uma distopia diferente das que vemos hoje em dia.. Adorei toda a história e os personagens…Com certeza quero muito tr esse livro pra poder acompanhar o desenrolar da trama e vr o que acontece com as pessoas ao saírem.Parabéns pela resenha, ficou ótima..bjs e fique com Deus

  18. Fabi Almeida

    Sou suspeita para comentar, já que adoro distopias. Realmente desejo saber o que acontece com nossa heroína Juliette , também gostei do fato da narrativa ser envolvente. Com certeza lerei Silo.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!