Leitora Compulsiva

Hoje Vai Ser Diferente, Maria Semple #Resenha

hoje vai ser diferente maria semple intrinseca blog leitora compulsiva resenhaTítulo: Hoje Vai Ser Diferente

Autor(a): Maria Semple

Ano: 2017

Páginas: 288

Tradução: João Ximenes Braga

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria CulturaFnac, SubmarinoBuscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), LIvraria Cultura

***





Em agosto a Editora Intrínseca lançou o livro “Hoje Vai Ser Diferente“, da autora Maria Semple e fiquei curiosa sobre a história assim que li a sinopse. Confesso que saber que o livro será adaptado pela HBO e terá Julia Roberts como protagonista também contou a favor e pedi um exemplar do livro pela parceria.

maria semple hoje vai ser diferente resenha intrinseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Hoje Vai Ser Diferente”?

“Hoje Vai Ser Diferente” conta a história de Eleanor Flood, uma mulher madura que já foi bem sucedida profissionalmente, mas que hoje sente que seu papel está resumido a esposa e mãe.  Ela sabe que sua vida anda uma bagunça e que ela não está dando a devida atenção para as coisas, então decide que hoje vai ser diferente.

Hoje vai ser diferente. Hoje estarei presente. Hoje vou olhar no fundo dos olhos de todas  as pessoas com quem conversar e vou ouvir com atenção. Hoje vou brincar com Timby. Vou tomar a iniciativa de transar com Joe. Hoje vou sentir orgulho da minha aparência. Vou tomar banho, me vestir bem e só vou usar roupas de ioga para ir à aula de ioga, à qual não vou faltar. Hoje não vou falar palavrão. Não vou falar sobre dinheiro. Hoje vou buscar a simplicidade. Vou exibir uma expressão relaxada e um sorriso. Hoje vou irradiar calma. Bondade e autocontrole abundantes. Hoje vou prestigiar os comerciantes locais. Hoje vou dar o melhor de mim, vou ser a pessoa que sou capaz de ser. Hoje vai ser diferente.

O dia começa e Eleanor acorda disposta a ser menos mau-humorada, apressada e distraída. Ela deixa o filho na escola e segue para a sua aula de poesia, uma das coisas que ela mais ama fazer. Eleanor aproveita e decide comprar um presentinho para a amiga com quem vai almoçar! No entanto, antes que a aula termine, ela recebe uma ligação da escola dizendo que seu filho não está passando bem e todo o seu plano começa a ir pelo ralo.

A partir de então o dia de Eleanor vira uma completa confusão. Ela percebe que terá que passar o dia todo com o filho, mas não está conseguindo falar com a amiga para desmarcar o almoço. Decide então deixar o menino no consultório do marido, mas chegando lá descobre que não só não está, como informou a todos que estava de férias (Oi?). Só então ela percebe que o almoço agendado não é com a amiga e sim com um homem que ela nem se lembra… (Aff!). E quando ela finalmente descobre quem ele é, ele a faz relembrar de um passado que ela tentou desesperadamente deixar para trás, mas que ainda faz seu coração doer!!

Mestre em tomar decisões impensadas, Eleanor Flood enfrentará as situações mais inusitadas possíveis enquanto tenta cuidar do filho, descobrir o paradeiro do marido e lidar com relações familiares falidas!! E tudo isso em um único dia… Aquele que ela jurou que seria diferente!!

O que esperar desse livro?

“Hoje Vai Ser Diferente” é um livro interessante, que aborda os dramas da vida de uma mulher madura que, muitas vezes, se sente sufocada pela rotina e tem dificuldades de encontrar seu verdadeiro “eu” entre tantos adjetivos: esposa, mãe, irmã, amiga, escritora, desenhista…

A ideia central da trama é bem curiosa, ao estilo “desventuras em série”, em que tudo vai dando errado no dia dela. A narrativa em primeira pessoa nos faz sentir como se estivéssemos dialogando diretamente com a protagonista… E foi aí que a coisa começou a pegar para mim, porque não consegui me conectar com a Eleanor, que para mim se mostrou alguém com um grave transtorno de déficit de atenção com hiperatividade…

Tudo aquilo que deveria dar o toque de humor à trama me irritou e isso foi uma pena! O jeito distraído, impulsivo e até meio mal-humorado da personagem, junto com todas as tiras sarcásticas dela pareciam ser a combinação perfeita para me ganhar, mas tudo o que eu conseguia enxergar era uma mulher egoísta e sem noção, tão voltada para seus dramas pessoas, que não conseguia sequer enxergar o próprio filho!

Quando terminei de ler o livro, não sabia dizer se eu tinha gostado ou não! Precisei de um tempinho para refletir antes de escrever essa resenha e no final das contas cheguei à conclusão de que esta é uma boa história, mas que simplesmente dei azar de ler no momento errado! Li ótimas críticas e fico pensando o que é que deixei de ver… Talvez seja o estresse de fim de ano, talvez a culpa seja da TPM ou sei lá… O que eu sei é que esse é um daqueles livros que vou precisar reler algum dia, porque eu realmente queria ter gostado mais!!

Então, por favor, se vocês pretendem ler esse livro, não desanimem pela minha resenha!! E se já leram, me contem o que acharam! Quem sabe eu descubro onde errei! Rs…

Sobre a autora e seus outros livros…

Maria Semple passou quinze anos em Los Angeles trabalhando como redatora para programas de TV como ElleSaturday Night LiveMad About You e Arrested Development. Atualmente ela se dedica à carreira de escritora e mora em Seattle com o marido e a filha. É também autora de Cadê você, Bernadette? e Hoje vai ser diferente é seu mais novo romance.

 

18 comentários sobre “Hoje Vai Ser Diferente, Maria Semple #Resenha

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Eu achei ele bem a minha cara, mesmo sendo solteira e sem filhos, já que a Eleanor tenta passar para o mundo que ela consegue conciliar tudo, agradar a todos e ao mesmo tempo, se cuidar, mas não consegue. E sinto que sou a mesma coisa: Quero fazer um monte de coisas, me enrolo em coisas mínimas e no fim, ainda fico achando que o meu tempo é fácil de esticar e fazer um monte de coisas, mas eu não tenho a TARDIS na garagem e não consigo! E tento sempre mudar, mas nunca dá certo, porque a vida dá um monte de voltas e não quer deixar você fazer isso.
    Acho que até achei o que deu errado com você durante a leitura: É preciso estar relaxado e reconhecer que vai se ver muito no livro para poder se divertir na leitura. Sem isso, não tem como se empolgar com o livro!

    Um abraço!

  2. rudynalva

    Camis!
    Acredito que o livro será um sucesso, afinal, todos que lerem irão se identificar, não tem como…
    Adorei a análise,, bem significativa.
    “Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.” (Santo Agostinho)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP Comentarista de novembro com 3 livros 3 ganhadores, participem!

  3. Michelle Pereira

    Oi oi!
    Menina, que confusão esse livro haha
    Gosto dessas histórias onde tudo dá errado e a personagem precisa se virar pra que tudo fique bem. Mas olha… Eleanor deu muito azar! Como assim o marido saiu de férias? Haha
    Achei interessante o livro virar série e com a Julia, que adoro! Vou ficar de olho pra ver.
    Bj

  4. Carla

    Oie!
    Gostei muito da sua resenha, eu já senti isso em algumas das minhas leituras, onde a história é boa, mas não era o momento certo.
    Pode ter certeza que não fiquei desanimada para ler o livro, já anotei essa dica para conferir.
    bjks!
    Histórias sem Fim

  5. Helyssa

    Oi, ela parece ser muito louca rs Apesar de achar que a desorganização dela me deixaria nervosa, é uma leitura que eu gostaria de fazer após ler a sua resenha. Espero que ela aprenda durante a jornada. Bjs, Tell me a Book

  6. Felipe Cunha

    Oi, tudo bem?
    Vi uma outra resenha sobre esse livro alguns dias atrás rsrs. Gostei de ficar sabendo alguns detalhes a mais sobre a história. Não acho a capa muito atrativa, mas a ideia da trama parece bem legal e o desenvolvimento parece bem divertido. Adorei a resenha.
    Até mais o/

  7. Kelly

    Oi Camis!
    Estava indo bem, mas quando comparou a Desventuras em série travei kkkkkk Jesus como aquela série me irrita! Consegui ler até o quinto, mas não suportei mais que isso!!!
    Pela resenha já fica fácil perceber que a protagonista é uma perdida né? Como assim não sabe com quem vai almoçar? Kkkkkk vou deixar a dica anotada.

    Beijokas

  8. Suzzy Chiu

    Assim como vc tb fiquei interessada pelo livro ao saber que seria adaptado.
    Nao sabia nem a sinopse, mas so de saber da Julia Roberts ja tinha me animado com o livro Hoje Vai Ser Diferente.
    Uma pena que vc nao curtiu tanto, qdo falta essa conexao com o protagonista, fica dificil mesmo gostar, eu sou assim tb.
    Acho a capa bem legal e criativa, pretendo ler ainda um dia.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: