Leitora Compulsiva

Gillian Flynn – Garota Exemplar

“Garota Exemplar”, da autora Gillian Flynn é a mais recente aposta de sucesso trazida ao Brasil pela Editora Intrínseca. O livro vendeu mais de 4 milhões de exemplares em todo o mundo e está quase desbancando Cinquenta Tons de Cinza. Só essa informação já teria me deixado extremamente curiosa sobre o livro…

Felizmente, o Leitora Compulsiva foi um dos blogs selecionados pela Intrínseca para receber uma prova do livro, o que me permitiu ler essa história em primeira mão.

E agora, depois de terminar a leitura, fico aqui pensando no que escrever sobre ele, já que esse é o típico livro que torna escrever uma resenha sem spoiler uma coisa praticamente impossível!! É sério isso… O livro é tão incrível, tão cheio de reviravoltas e momentos “OMG” e “WTF”, que fico com medo de escrever qualquer informação sobre a história e torná-lo menos incrível para vocês. O livro é bom demais para ser estragado com um spoiler!! É simplesmente um dos melhores livros que li nesses últimos tempos. E não, não estou exagerando…

Eu simplesmente não conseguia parar de ler. Lia antes de dormir, deixada de dormir para ler, acordei no meio da noite com uma necessidade incomum de ler mais… Levei o livro para a aula e nem sei o que foi que a professora falou. Quase perdi a estação do metrô na volta para casa. Demorei o dobro de tempo para caminhar até em casa, simplesmente porque eu não sabia se olhava para frente ou para o livro que não conseguia parar de ler! Vocês conhecem essa sensação, não?! rs…

Lógico que o fato de não querer dar spoiler, não me impede de contar o básico sobre a história.

Amy e Nick Dunne estão atualmente morando na cidadezinha de Carthage, no Missouri, a cidade natal de Nick. Amy é filha de um casal de psicólogos, famosos pela série de livros infantis chamada Amy Exemplar, cuja função é basicamente ensinar as crianças a serem pessoas corretas e fazerem o bem. Por conta do sucesso da série, a família de Amy ganhou um bom dinheiro e sua vida só foi difícil porque cresceu sendo comparada à personagem dos livros de seus pais.

Nick era um jornalista especializado em cultura pop. Livros, música e filmes faziam parte da pauta de Nick, até ele ser demitido da revista em que trabalhava. A chegada da internet e a facilidade na veiculação de notícias deixou muita gente na rua. Amy também é demitida de seu trabalho de escritora de testes de personalidade e, com a chegada da notícia de que a mãe de Nick está morrendo e sem nada que os prenda em Nova Iorque, o casal se muda para Carthage. Nick reencontra sua irmã gêmea e junto com ela abre um bar. Amy se torna a perfeita dona de casa.

Tudo lindo, tudo perfeito… Até que, no dia de seu quinto aniversário de casamento, Nick chega em casa e encontra tudo revirado. Nem sinal de Amy… Ela simplesmente desapareceu. A polícia é chamada, a casa é detalhadamente analisada como uma cena de crime e Nick vai para a delegacia contar tudo o que sabe sobre os últimos momentos de Amy.

E de repente começamos a perceber que Nick não está sendo tão sincero e tampouco tem reações que dele se esperavam. Calmo demais, controlado demais, confuso demais… Tudo o que a polícia precisava para torná-lo o principal suspeito pelo sumiço da esposa. A cada detalhe descoberto pela polícia, Nick parece cada vez mais culpado, apesar de jurar inocência. O caso de desaparecimento logo começa a tomar contornos de assassinato e a vida de Nick vira de cabeça para baixo.

Os capítulos do livro se alternam entre a narrativa de Nick sobre o presente e a narrativa de Amy sobre o passado. Na verdade, os capítulos de Amy são reproduções de seu diário, por meio das quais ficamos sabendo como eles se conheceram, sobre como terminaram desempregados e foram parar em Carthage.

E então as peças vão se juntando aos poucos, como um quebra-cabeça doentio. Quando a gente acha que sabe de tudo, surge uma nova informação, completamente insana, que muda tudo o que pensamos sobre os personagens, não dá para saber em quem acreditar.

O livro é sensacional e viciante. Recomendo muito.

Para finalizar, deixo vocês com um vídeo publicado no canal da Intrínseca no youtube, que traz a autora Gillian Flynn falando sobre o livro.

52 comentários sobre “Gillian Flynn – Garota Exemplar

  1. Aione Simões

    Camis, estou precisando exatamente de uma leitura assim, viciante desse jeito.
    Tenho visto todo mundo comentar de Garota Exemplar, mas a sua foi a primeira resenha que li.
    Eu pulei o trecho que você explica o básico da história porque eu prefiro ler sem saber nada de qualquer livro, me basta a forma de como você se sentiu sobre ele – e sua reação quase me fez comprar o livro nesse instante pra começar a lê-lo!
    Adorei isso dos quebra-cabeças, parece mesmo ser viciante e sensacional!
    Beijão!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi, Mi.
      O livro é tão doentio que foi impossível largar!
      Mudei de opinião sobre os personagens não sei quantas vezes.
      Que bom que gostou da resenha. Foi difícil não dar spoilers. Mas também entendo que não queira saber nenhum detalhe da história.
      beijos

  2. Jaque Marques

    Ola Camila, adorei e adoro suas dicas… vou hoje mesmo comprar um… eu devia estar lendo os livros da facu, mas simplesmente nao consigo parar de ler romances. rs rs rs. beijos

  3. Philip

    Hhaahha, agora quero ler, como fica??? A premissa do livro é muito interessante e sua resenha chama o leitor para conferir a leitura.

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando numa Fria

  4. Nanda

    Ei Mila

    Termino Morte súbita hoje (que estou amando até agora) e ai começo ele. Espero me empolgar tanto como vc, mas como é um estilo que gosto muito, acho que vou amar.

    bjs

  5. Juh Sutti

    Oi Camis!
    Eu também adorei esse livro, fiquei numa agonia danada. Que doidera né? Como essa autora foi brilhante na criação dos perfis psicológicos!
    Só não curti o finall, me decepcionei hahaha. Queria algo diferente!

    Beijos
    Livros e blablablá

  6. Vinícius Dias

    Oi Camila!
    Estou me recuperando de uma cirurgia neste braço e não estou podendo escrever muito, então vou apenas ser breve!
    A editora podia alterar a capa, né? Não senti qualquer tesão pelo livro após vê-la, tanto que só li a sinopse agora.
    Queria escrever mais, mas esse textinho já me deixou esvaído de forças!!! RSrS

  7. Michela Delgado

    Nossa, adorei a sua resenha.
    Amo um bom suspense, e esse livro parece que tem uma história cheia de mistério, aventura e pessoas com seus lados ocultos.
    Gosto muito de livros que abordam esse outro lado da mente humana, e nos mostra que jamais conhecemos uma pessoa por inteiro.
    Não conhecia essa obra, mas agora preciso desesperadamente lê-la com toda certeza!
    Beijos

  8. Ademar Júnior

    Quando a Lu me falou que leu esse livro freneticamente sem parar (e ainda em inglês) fiquei super curioso para saber o que ele tinha de tão bom. Outra colega disse que o livro não era tão bom. E agora vejo mais uma crítica beeem positiva sua Cami, rsrsrs… Isso me deixa mais curioso ainda pra ler.
    E como sou apaixonado por thrillers então, preciso!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi, Ademar.
      Acho que esse livro é para pessoas que já gostam do gênero.
      Se a pessoa não for fã de thrillers, não vai curtir mesmo. E tem o problema do final. Sei que algumas pessoas se decepcionaram porque queriam um outro final, mas isso não tira todo o mérito do livro.
      Beijos

  9. Cristiane Oliveira (@Cristiane_o35)

    Já tinha lido uma outra resenha desse livro e fiquei maravilhada e morrendo de medo de você contar mais do que eu não queria saber rsrsr.
    Goosto muito desse tipo de leitura e já estou muito curiosa pra ler com todos os comentários possitivos da resenha.
    Adoro surpresa e ter um final diferente do apontado deve ser maravilhoso não vejo a hora de ler esse livro , tudo indica para uma otima leitura.

  10. Jéssica Cajé

    Como estou a vesperar de casar o banner no skoob me chamou a atenção pra esse livro, porém a sinopse não me interessou tanto e a capa também não ajudou, somente sua resenha pra me instigar mesmo, faz um tempo que não tenho essa gana em um livro e acho isso triste, os livros que fazem agente perder a noção de tempo e espaço são os melhores. Bem vou ler…obrigada.

  11. Alessandra

    Oi Mila! Vi esse livro na livraria e não me interessei por causa da capa…rsrs…Mas depois de ler sua resenha fiquem com vontade de ler!!!

  12. Lucas

    Oi Camila (:
    Primeiro, essa introdução da resenha é algo de já deixar qualquer um sem fôlego huahuahuahua
    Sim, eu já passei por essa situação com Antes de Dormir, livro que eu já te indiquei pra leitura, e Morga, A Maga do Vento, tanto que cheguei atrasado no trabalho por conta de ambas leituras.
    Sobre o livro, eu já não sei se te falei, mas comprei em pré-venda por 20 reais e estou esperando/morrendo com a espera pra tê-lo em mãos. Sou fã de livros desse gênero e histórias que deixam um gosto de “quero mais” a cada página.
    Ótima resenha. Beijos

  13. Cristiane Silva

    Muito bom esse livro pelo visto. Já vi algumas resenhas, mas nem precisava de mais incentivo, pois só o que vi de gente falando desse livro antes mesmo do lançamento aqui já é o bastante pra fazer com que eu queira ler! Adorei essa história!

  14. Soraya Felix

    Sua resenha me deixou completamente louca para ler o livro. Ando sem inspiração para ler e estou em uma fase em que começo a ler um livro e largo pela metade, ou por que ele tem enredo igual a maioria ou por que o livro é chato. Mas este parece ser muito impolgante, tem a dose de mistério necessária para prender a atenção. Por que livro tem que ser assim… viciante,algo que te faz perder a noção das horas…
    Já está na lista.
    bjs

  15. Vanessa Riper

    Olaa!
    Menina que livro é esse hein? super comentado positivamente em todos os blogs!
    O que eu posso dizer? Não costumo ler livros assim de suspense e mistério, mas esse em particular vem chamando muito a minha atenção, e despertou minha curiosidade! Preciso muito ler!
    Bejos!

  16. Rafael Fernandes

    Oi!
    Livro viciante? Gente, adoro isso. Sem contar que nesses thrillers que costumam ter um quebra-cabeça que solucionamos aos poucos é de nos fazer pirar, acho que Garota Exemplar pelo que li até agora é sensacional e viciante e incrível mesmo! Não tenho mais nada a falar, senão que quero ler esse livro desde o dia que li a sinopse do mesmo. =D
    Beijos.

  17. Filmes,Livros&Séries (@FilmeLivroSerie)

    Vou ser BEM sincera… Estou ficando cada dia com mais medo de ler este livro, porque estou com as expectativas na estratosfera e ultimamente sempre que isso acontece me decepciono com o livro, o acho bom mas não tudo o que as pessoas comentam sabe.
    Nem li sinopse que vc escreveu, porque quer ser completamente surpreendida pela história no geral… Mas seus comentários iniciais me deixaram ainda mais ansiosa pela leitura.

    Beijocas

  18. ana carmen rocha

    quase desbancando 50 tons de cinza?
    nossa, já estou louca pra ler esse livro.
    são muito bons os comentários que leio e vejo a respeito desse livro.
    preciso de uma leitura assim, viciante e que me faça não querer mais largar o livro até chegar ao seu final.
    adorei sua resenha.

  19. Fernanda Souza

    Até agora não ouvi ninguém falar mal de ‘Garota Exemplar’, mas acredita que a estória não me chamou a atenção? Acho que é porque não estou em um bom momento para um suspense desse porte, quem sabe em outro momento não é?
    Fiquei imaginando você na rua andando e lendo hahahahaha. Espero que o que perdeu na aula não te prejudique também.
    Fico feliz de ser um livro desses que está desbancando 50 tons, já estava na hora, rs.

    Beijos
    http://www.leitoraincomum.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi, Fê.
      O livro é bem tenso e pesado em alguns momentos e por isso a gente deve estar no clima para ler mesmo.
      Menina, quase caí na rua simplesmente porque não conseguia tirar os olhos do livro. A vantagem é que o meu exemplar, por ser prova, era uma versão encadernada e eu podia virar as folhas na espiral, assim não corria o risco de fechar o livro sem querer e perder a página certa! hehehehhe
      A aula que perdi era só de metodologia e regras da ABNT! heheh
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: