Leitora Compulsiva

Elizabeth Blackwell – Enquanto Bela Dormia

Enquanto Bela Dormia Arqueiro resenhaTítulo: Enquanto Bela Dormia

Autor(a): Elizabeth Blackwell

Editora: Arqueiro

Ano: 2016

Páginas: 362

Tradução: Vera Ribeiro

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Marcador de Página: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Em janeiro desse ano a Editora Arqueiro anunciou o lançamento de “Enquanto Bela Dormia” e mesmo sem ler a sinopse decidi que queria um exemplar porque fiquei completamente apaixonada pela capa!! rs… Além disso, a pergunta “Você acredita em contos de fadas?” e o próprio título do livro me fez perceber que a história desse livro seria uma releitura de “A Bela Adormecida” e eu adoro releituras de contos de fadas!! rs…

Em “Enquanto Bela Dormia”, a escritora americana Elizabeth Blackwell nos brinda com uma história bem diferente e muito mais realista do que aquele que conhecemos das fábulas infantis ou filmes da Disney!

Enquanto Bela Dormia Arqueiro resenha

Diferentemente do que alguns podem imaginar, “Enquanto Bela Dormia” não tem como protagonista uma princesa, mas sim uma garota de origem humilde. Elise Dalriss foi criada em uma mísera fazenda com mais cinco irmãos e passou por muitas privações. Como se não bastassem todas as dificuldades do dia-a-dia, a varíola atingiu a fazenda da família Dalriss e vitimou a mãe de Elise e seus irmãos. A própria Elise enfrentou a doença, mas o destino tinha outros planos para ela.

Para cumprir uma promessa feita à mãe em seu leito de morte, Elise parte para o castelo em busca de uma nova vida. Lá chegando ela fica admirada com tanta riqueza e luxo. No castelo, Elise conta com a ajuda de uma antiga amiga da mãe para conseguir um emprego como criada. A rotina é difícil, mas logo Elise pega o jeito e, em uma virada em sua sorte, acaba caindo nas graças da Rainha Lenore. Obviamente essa rápida ascensão acaba atraindo muita inveja e chamando a atenção de pessoas poderosas dentro do reino.

Enquanto Bela Dormia Arqueiro resenhaA partir de então, Elise se torna confidente da rainha e acompanha todo o sofrimento de uma soberana que não consegue dar um herdeiro ao rei. Imaginem só o desespero dessa rainha, que sabe que o trono ficará em perigo se ela não conseguir engravidar… Tem gente poderosa de olho nesse trono e muitas são as intrigas políticas que cercam o rei e a rainha. E no meio disso tudo está Elise, que se mantém leal à rainha Lenore.

Mas voltando ao desespero da rainha… Quando a velha tia do rei – Millicent – oferece ajuda ajuda, a Rainha Lenore aceita de bom grado, sem pensar nas consequências. E com a ajuda dos poderes mágicos de Millicent, a rainha finalmente consegue engravidar e dá a luz a Rosa, uma linda menina.

O rei, apesar de feliz com o nascimento da filha, não fica nada satisfeito com a influência de sua tia sobre a rainha e a expulsa de suas terras. Revoltada, Millicent jura vingança contra todos e amaldiçoa Rosa.

“Há inúmeras maneiras de tirar uma vida. Um elixir derramado numa taça. Uma poção espalhada num travesseiro. Talvez um toque venenoso na ponta do fuso de uma roca. Lenore, você aprecia essas artes femininas, não é? Imagine a sua filha no auge da juventude e da beleza, espetando o dedo e caindo morta à sua frente. O que você faria?”

Mas então os anos passam e a ameaça quase fica esquecida pelas pessoas. Elise se permite até mesmo a apaixonar por Marcus, o filho do sapateiro da cidade. Flora, a irmã de Millicent e quem faz as vezes de fada madrinha, escolhe Elise para ser sua aprendiz e passa a ensinar a garota sobre o uso de ervas e plantes medicinais. Com o tempo, Elise acaba desenvolvendo fortes laços afetivos com Rosa e se torna uma espécie de irmã mais velha, que livra a barra da princesa sempre que necessário. E é justamente essa forte relação entre elas que faz com que Elise seja escolhida para cuidar de Rosa quando uma grande desgraça atinge o reino!!

Recontar um conto de fadas pode ser uma tarefa muito difícil e exige muito cuidado de quem o faz, para não ferir os sentimentos de quem tem a história original em alta conta. Não podemos esquecer que a Aurora  é uma das ‘Princesas da Disney’ e recentemente tivemos uma versão cinematográfica da história, em que a Angelina Jolie interpreta a Malévola!! rs…

Mas podem ficar tranquilos porque o que encontramos nesse livro é um incrível trabalho de Elizabeth Blackwell, que soube extrair a essência do conto de fadas e torná-la mais real, mais crível aos olhos do leitor. Essa é uma versão que poderíamos encontrar nos livros de História, nos estudos sobre reinos medievais, sobre disputas pelo trono, sobre luxo e miséria, sobre doenças que dizimaram povos inteiros na Europa e sobre guerras.

A sensação que tive ao ler esse livro é que essa era a história real que deu origem ao conto de fadas! rs… Adorei o fato da autora ter optado por uma protagonista diferente. Não sei se a narrativa seria tão interessante se a protagonista fosse a rainha por exemplo… Ao escolher uma ‘criada’, a autora pôde nos levar pelos bastidores do castelo e dos jogos de poder com muito mais liberdade.

Com certeza esse não é um livro bonitinho e fofo! Muito menos uma história de princesa para contar para as crianças! rs… O que encontramos nesse livro é uma história densa e muito bem trabalhada sobre um reino amaldiçoado pela sede de poder.

 Enquanto Bela Dormia Arqueiro resenha

13 comentários sobre “Elizabeth Blackwell – Enquanto Bela Dormia

  1. Karina Carvalho

    Arte de como fazer capas lindas a Arqueiro está dominando ! Eu tambem adorooo releitura dos contos de fadas <3 CAda post do LeitoraCompulsiva é um livro a mais pra minha lista de desejados ! Socorro hahahahaha ! Já leu aquele trilogia lançada pela Unica Poder , Veneno e Feitiço ? Tbm é reileitura e achei tão legal as historias são super bem amarradas , pra quem curte releitura é uma otima pedida !

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ká.
      As capas da Arqueiro são muito caprichadas! Dá gosto de ter os livros na estante!!!
      Tenho essa trilogia da Única na estante, mas ainda não tive a chance de ler!
      Beijos

  2. Carol D. (Open Page)

    Li o primeiro capítulo assim que a Arqueiro disponibilizou o trecho no site e achei bem escrito! Mas fiquei com medo que a história fosse muito parecida com a do conto original e sem muita surpresa. Mas sou suspeita, adoro contos de fadas! Talvez um dia arrisque a leitura desse, mas se sair um da Bela e a Fera, aí sim lerei sem pensar duas vezes! kkkkk

    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Entendo o seu medo, mas acho que a autora fez um excelente trabalho!
      Não vi nada de muito parecido com o original!!
      beijos

  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Simplesmente é quase um Game of Thrones (porque não tem o sexo e as decapitações) misturado com documentário sobre intrigas palacianas e o conto de fadas por si só.
    Essas brigas pelo poder causaram tanto mal ao reino de Lenore, além de toda a vingança revestida de ciúme e inveja da Milicent, fazem até que eu tema que não tenha tido um final feliz para essa história, mesmo sabendo que numa recontagem tão realística como essa, esse seria o final que mais se encaixaria.
    Por tanto, é uma recontagem que confirma o que Neil Gaiman fala sobre contos de fadas: Que são um modo de mostrar que a maldade existe, mas que pode ser enfrentada.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Infelizmente essa história não tem um final tão feliz quanto a gente espera de um conto de fadas, mas tem um final mais real!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jessica.
      Esse livro é bem capaz de provocar as reações mais diversas mesmo porque não é todo mundo que curte esse tipo de releitura.
      Não é um livro fácil de digerir!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: