Leitora Compulsiva

Diana Gabaldon – A Libélula no Âmbar

Título: A Libélula no Âmbar

Série: Outlander

Autor(a): Diana Gabaldon

Editora: Saída de Emergência

Ano: 2014

Páginas: 944

Tradução: Geni Hirata

Sinopse no Skoob

***

Recentemente tive a oportunidade de resenhar aqui para vocês o livro “A Viajante do Tempo“, primeiro livro da série Outlander da escritora americana Diana Gabaldon. Quase todos os livros dessa série já tinham sido lançados pela Editora Rocco e eu sonhava em ler essa história desde 2009, mas os livros eram vendidos a preços obscenos e nunca tive dinheiro coragem para fazer a coleção! Felizmente, para a sorte de nós leitores, os direitos da série foram comprados pela Editora Saída de Emergência e os livros estão sendo relançados!!

O primeiro livro foi lançado pela SDE em agosto, aproveitando todo o burburinho causado pelo anúncio da série de TV produzida pelo Canal Starz e baseada na história de Outlander. A estratégia deu resultado e a procura pelo livro na Bienal aqui de São Paulo foi enorme, o que incentivou a editora a correr para conseguir lançar o segundo livro ainda nesse ano.

“A Libélula no Âmbar” foi lançado em novembro e já entrou para a lista de desejos de muita gente por aí, inclusive na minha! Rs… Na primeira oportunidade que tive, pedi um exemplar pela parceria e comecei a ler assim que recebi o livro! Obviamente vou falar mais sobre minha experiência com esse segundo livro, mas já adianto que Outlander entrou para a minha seleta lista de leituras favoritas!!!

Só lembrando… No primeiro livro da série fomos apresentados a Claire Randall, uma enfermeira que vive no ano de 1945. Ela trabalhou durante 4 anos no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial e agora que a guerra acabou, está curtindo uma segunda lua de mel com seu marido Frank Randall, nas chamadas Terras Altas (ou Highlands), na Escócia. Frank aproveita a oportunidade e a ajuda do reverendo Wakefield para fazer um pouco de pesquisa sobre seus antepassados, em especial sobre Jonathan Randall, que viveu há uns 200 anos e foi comandante do exército inglês. Apaixonada por botânica, Claire decide procurar novas plantas para estudo e indo parar no círculo de pedra em Craigh na Dun. Alguma coisa estranha acontece e Claire se vê num lugar totalmente estranho, mas ao mesmo tempo familiar. O lugar se parece com Craigh na Dun, mas o cenário é bem mais selvagem e perigoso.

Claire imagina que está ficando louca, mas ao que tudo indica ela está em 1743, no mesmíssimo lugar onde estava em 1945. Para piorar, um grande conflito está acontecendo no momento e Claire acaba caindo nas mãos do Clã Mackenzie. Ela é levada ao Castelo Leoch e percebe que sua vida corre perigo. Seus conhecimentos médicos a colocam em uma boa posição, mas não garantem sua segurança. O único ali que parece confiar nela é Jamie, um jovem guerreiro escocês que vai mexer com o coração dessa viajante do tempo. Tudo o que Claire deseja inicialmente é voltar para o presente e para os braços de seu marido Frank, mas o destino tem outros planos para ela!!

E agora chegamos ao livro dois, que é no mínimo desesperador… Isso porque, depois de acompanhar todas as aventuras de Claire no primeiro livro, é impossível não se emocionar com a história de amor entre ela e Jamie e torcer para que eles fiquem juntos. Duvido que alguém tenha torcido para ela voltar para o Frank! Rs… Todas as dicas da autora nos levam a crer que Claire fica no passado sem qualquer arrependimento!

Mas… logo no início do segundo livro vem o balde de água congelante na cabeça!!

A história começa com Roger Wakefield, filho adotivo do reverendo Wakefield (que ajudou Frank com as pesquisas sobre seus antepassados), sendo obrigado a lidar com todos os bens e documentos deixados pelo reverendo após sua morte. A tarefa não é fácil e quando duas mulheres encantadoras surgem para uma visita, ele fica mais do que feliz com a interrupção! E quem são essas mulheres? São Claire Randall e sua filha Brianna – e nesse momento meu coração parou e quase comecei a chorar!!! rs…

Mais de vinte anos se passaram desde que Claire foi mandada ao passado e ao que tudo indica ela retornou para o Frank! Mas por que diabos ela fez isso?! E o que aconteceu com o Jamie? E quem é Brianna? E o Roger tem a ver com tudo isso?!

São todas essas perguntas que a autora responde nesse segundo livro… Aos poucos ficamos sabendo que Claire voltou para o seu presente e viveu 20 anos ao lado de Frank, que acabou de falecer. Agora ela volta às Terras Altas junto com a filha para revelar toda a verdade sobre os anos que passou “desaparecida”. E é através das revelações de Claire para Brianna e Roger que ficamos sabendo tudo o que aconteceu e como é que ela acabou voltando para o seu tempo.

Aos poucos Claire relembra de sua jornada pela corte parisiense ao lado de Jamie e de todas as tramas e intrigas políticas em que eles se envolvem. Os escoceses sonham em ver o seu rei de volta ao trono, mas Claire já sabe que o resultado da guerra não será nada favorável a eles. Ela sabe que muito sangue escocês será derramado e que, ao perder a batalha, todo o modo de vida das Terras Altas será destruído. Jamie acredita nela e juntos eles tentam de tudo para evitar que a guerra aconteça!

Além de todo esse lance da guerra, eles ainda precisam encaram muitos outros desafios, como a gravidez de Claire, os negócios de Jamie e o fato dele ainda ser procurado pela justiça inglesa, o fantasma de Jonathan Randall e outros tantos que só deixam nosso coração ainda mais apertado!!!

O trabalho de pesquisa da autora é fenomenal e todos os delicados desdobramentos históricos que ela trabalha no livro deixam tudo ainda mais incrível! Assim como aconteceu com o primeiro livro, foi impossível de largar essa leitura. A mudança na cronologia da narrativa foi arrebatadora. Ao contar, logo no começo do livro, que Claire voltou a seu tempo e viveu 20 anos com o Frank foi uma decisão ousada da autora, mas que com certeza fez muito leitor se desesperar e querer saber como foi que isso aconteceu!

Fiquei tão perturbada com essa informação no começo do livro que fui obrigada a recorrer a pseudo-spoilers: entrei no Skoob e li as sinopses dos próximos livros!! rs… Só assim consegui aplacar meu desespero e fazer uma leitura mais tranquila! Não sei se eu teria aguentado ler o livro todo se minhas esperanças tivessem sido estraçalhadas logo de cara! rs…

O final desse segundo livro é tão intenso que quase me arrependi de ter lido o livro antes do lançamento do terceiro volume. Andei até fuçando alguns sebos aqui do centro de São Paulo para ver se encontrava o próximo livro na versão da Rocco, mas nada feito… O jeito vai ser resistir aos e-books por aí e esperar pacientemente até o início do ano que vem!!

Sobre o lançamento do terceiro livro, importante dizer que ainda não há previsão da data e tampouco a informação sobre eventual divisão do livro em dois volumes, tal como foi feito pela Rocco. “O Resgate no Mar” tem pelo menos umas 1.000 páginas e a SDE ainda está estudando para saber qual é a melhor alternativa, levando em conta o preço, a praticidade, o tempo de lançamento e outros fatores!

Ah… e vocês lembram que falei sobre a série de TV feita pelo canal Starz? Então, já tive a oportunidade de assistir os oito episódios que foram ao ar na tv americana e posso garantir que estão fazendo um trabalho incrível! A escolha dos atores foi muito boa, o cenário é incrível e toda a caracterização está perfeita! É óbvio que sempre vai aparecer alguém reclamando de alguma coisa, mas tenho lido excelentes críticas!! É uma pena que os episódios inéditos voltam só em abril do ano que vem!!

Quem quiser ler o primeiro capítulo do livro, clique AQUI!

banner_468x60_Outlander_Libelula_no_Ambar

 Saída de Emergência

10 comentários sobre “Diana Gabaldon – A Libélula no Âmbar

  1. Carol D. (Open Page)

    Oi Camis!

    Adorei a resenha!
    Apesar de ficar meio assim com o primeiro volume de Outlander, confesso para você que estou curiosa para ler a continuação! (Esperando que não tenham muitos abusos, rs) A autora, realmente, tem um estilo próprio, conta alguma coisa e deixa a gente sem saber o que vai acontecer, ou no caso, o que aconteceu antes! Agora, me pergunto se a Claire volta mais velha para o passado nesse ou nos próximos livros (não me conte! kkk) Porque são muitos livrooos pela frente, a não ser que a Brianna assuma o lugar de protagonista, hmmm… Outlander tem muitos mistérios e deve dar muito pano para a manga! bjs!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      O final do primeiro livro foi realmente bem pesado. Esse segundo livro tem muita informação nova e vale a pena continuar a leitura!!
      Nossa, estou com as mesmas dúvidas que você! hehehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose!
      Acho o Frank um personagem tão insosso que fiquei feliz com a morte dele… Eu sei que isso é feio, mas fiquei!! rs…
      Estou controlando meus nervos para não me jogar numa versão pirata do livro três… Só quero saber como o Jamie está! hehehehe
      beijos

  2. Ana Mayara

    Oiiii!

    Eu também fiquei desesperada quando soube que a Claire voltava para o pssado, quer dizer, o Frank, rsrs. Fui catando spoilers por aí e lendo a sinopse dos próximos. Só depois disso que animei a ler o primeiro. Agora sua resenha me deixou com mais vontade de ler esse. Estou louca de curiosidade pra ver a Claire e o Jamie mais velhos. Mas, como VC falou, talvez seja melhor esperar o lançamento do terceiro. Bjs.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ana.
      Sempre fico nesse dilema de ler o livro ou esperar pela continuação, mas nem sempre posso me dar ao luxo de esperar porque tenho um certo prazo para resenhas os livros que recebo de parceiros! Mas estou doente para saber o que vem por aí!
      beijos

  3. chefa

    Vish, acho que li demais!! Já vi que não vou estar surpresa no primeiro livro, hehe! Mas esses livros são enormes, né?? Esperar pelo terceiro e ler os três de uma vez…aiai!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Essa história é tão longa e tão complexa que isso que pode ter parecido spoiler é só o mínimo de informação que eu poderia dar.
      Juro que contei menos do que tem na sinopse dos livros! hehehehe
      E não sei muito bem se adianta esperar pelo terceiro, porque a série tem 9 livros publicados até agora, então a gente vai sempre estar esperando pelo próximo! hehehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Menina,
      Essa série é uma coisa de louco!!
      Estou doente para saber o que vem no próximo livro… Estou tentando preparar o meu coração para tantas emoções!! hehehee
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: