Leitora Compulsiva

Contos Peculiares, de Ransom Riggs

Título: Contos Peculiarescontos peculiares ransom riggs leitora compulsiva

Série: O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #04 (extra)

Autor(a): Ransom Riggs

Ilustrações: Andrew Davidson

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Páginas: 208

Tradução: Edmundo Barreiros

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***




Nessa semana, o Leitora Compulsiva está participando da Semana Especial sobre a série “O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, composta pelos livros “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares“, “Cidade dos Etéreos” e “Biblioteca das Almas” – todos já resenhados por aqui!

Até agora já falamos sobre o Universo Peculiar e sobre os Principais Personagens da série, mas hoje vou fazer uma pausa nas curiosidades para contar para vocês um pouco sobre o livro extra dessa série, chamado “Contos Peculiares”.

contos peculiares ransom riggs leitora compulsiva

Sobre o que é “Contos Peculiares”?

“Contos Peculiares” é um livro extra da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares e pode ser lido tranquilamente por quem ainda não leu nenhum dos livros da série, porque seu conteúdo é totalmente independente.

Curiosamente, “Contos Peculiares” é um livro mencionado diversas vezes ao longo da história de Jacob e seus amigos e se trata de uma coletânea de lendas, que teriam sido passadas de geração em geração de peculiares. Várias vezes as crianças peculiares recorrem aos “Contos Peculiares” para obter informações preciosas que os auxiliam em sua jornada!

A ideia então desse livro extra é justamente trazer ao leitor algumas das melhores histórias do mundo peculiar e o “organizador” dessa coletânea é ninguém menos que Millard Nulling, o garoto invisível e o mais estudioso das crianças peculiares. O livro inclui contos sobre uma pequena vila de peculiares e um grupo de canibais, sobre uma princesa rejeitada por sua aparência peculiar,  sobre a primeira ymbryne, sobre uma garota que se comunicava com fantasmas, sobre uma ilha misteriosa, sobre as pombas da Catedral de St. Paul, sobre uma menina que domava pesadelos,  sobre um garoto de coração enorme que se transforma naquilo que ama, sobre outro garoto que podia controlar o mar e ainda a história sobre o gigante Cuthbert.

E para entender um pouco mais esse livro, nada melhor do que conferir a apresentação dele, em que o próprio Millard dá explicações!! rs…

“Se você é da classe dos peculiares (e, se leu até aqui, espero, sinceramente, que seja), então este livro não necessita apresentação. Estas histórias provavelmente foram uma parte muito importante e querida de sua formação, e, enquanto crescia, você as leu ou as ouviu serem contadas com tanta frequência que poderia recitar as suas preferidas palavra por palavra. Se, entretanto, você está entre aqueles que tiveram a infelicidade de descobrir sua peculiaridade há pouco tempo ou de crescer em circunstâncias em que não havia literatura peculiar disponível, ofereço este breve compêndio.

Contos peculiares é uma coletânea de nosso folclore mais estimado. Passadas de geração em geração desde tempos imemoriais, as narrativas são, além de históricas, parte conto de fadas e parte ensinamentos morais destinadas a jovens peculiares. Procedem de partes diversas do globo, de tradições tanto orais quanto escritas, e passaram por transformações surpreendentes ao longo dos anos. Sobreviveram por todo esse tempo porque são amadas por seus méritos como histórias, mas não apenas por isso. São portadoras de um conhecimento secreto. Codificadas nestas páginas estão as localizações de fendas ocultas, a identidade secreta de certos peculiares importantes e outras informações úteis para a sobrevivência de um peculiar neste mundo hostil.

Sei disso por minha própria experiência: é graças aos Contos que hoje estou vivo para escrever estas histórias. Eles preservaram não apenas minha vida, mas também a de meus amigos e de nossa querida ymbryne. Eu, Millard Nullings, sou prova viva da perene utilidade destas histórias, embora tenham sido escritas muito tempo atrás.

Por isso é que me dediquei a sua preservação e disseminação, assumindo a tarefa de organizar e comentar esta edição especial dos Contos. Não é de maneira alguma integral e definitiva (a edição que cresci lendo era um calhamaço de três volumes que, juntos, pesavam mais que minha amiga Bronwyn), mas contém minhas histórias preferidas, e tomei a liberdade de incluir notas com informações históricas e contextualizadas, para que peculiares de toda parte possam se beneficiar do meu conhecimento. Também tenho a esperança de que esta edição, por ser mais concisa que as anteriores, se torne uma companheira fácil em suas viagens e aventuras, desse modo se revelando tão útil para você como foi para mim.

Então, por favor, aproveite estes Contos — de preferência, diante de um fogo crepitante em uma noite fria, com um urxinim roncando a seus pés —, mas lembre-se do caráter delicado de seu conteúdo, e, se for lê-los em voz alta (coisa que recomendo fortemente), que seja para um público de peculiares.”

                                                                                                  Millard Nullings

                                                                                                Fidalgo Escudeiro

O que esperar desse livro?

“Contos Peculiares” é um graça de livro e pode ser lido tranquilamente por quem ainda não leu nenhum outro livro da série. Quem ainda não conhece a série pode inclusive começar a leitura por esse livro, para já ir se ambientando com as “maluquices” no mundo peculiar! Rs…

Para quem já leu os livros ou está lendo, vale dizer que esse livro de contos não traz nenhuma informação adicional e não é um livro obrigatório para o desenrolar da trama, mas é bem gostoso de ler!

Cada pequena fábula contida nesse livro traz um importante tema para reflexão, tais como a ganância, julgamento pelas aparências, respeito às diferenças, intolerância, amizade… É um livro muito legal de ser lido para crianças e também um ótimo presente!

*Fica a dica para quem ainda não comprou nada de presente nesse Dia das Crianças! rs…

Sobre o autor Ransom Riggs e seus outros livros…

Ransom Riggs cresceu na Flórida e hoje mora na cidade que se tornou o lar das crianças peculiares: Los Angeles. Sempre seguiu uma dieta à base de histórias de fantasmas e comédias britânicas, o que provavelmente explica o estilo de seus romances. Não são poucas as chances de ele estar escondido debaixo da sua cama neste exato momento, observando você (vá conferir). Se não o achar lá, você certamente vai encontrá-lo no Twitter: @ransomriggs. (*Fonte: Site da Intrínseca).

A série ‘O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares’ é composta por três romances e um livro de contos. São eles: “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, “Cidade dos Etéreos” e “Biblioteca das Almas”, além do livro extra chamado “Contos Peculiares”.

 

 

10 comentários sobre “Contos Peculiares, de Ransom Riggs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Marília.
      Esse livro de contos é independente, então se tiver interesse pode ler esse livro sem conhecer a história da série!
      beijos

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Achei muito legal esse misto de conto de fadas com esse mundo peculiar que Ransom Riggs criou tão bem. E como nos contos de fadas de quem não é peculiar, tem lições de vida que aparecem nas entrelinhas. Ah, se não fossem essas entrelinhas, além das informações de fendas temporais e outras coisas, Millard, Jacob e toda a turma não iria se safar do que passaram em toda trilogia.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Esse livro de contos é uma delícia de ler.
      E para quem conhece a história é ainda mais legal. Amei saber como surgiu a primeira Ymbrine.
      Beijos

  2. Márcia Saltão

    Oi, flor!
    Claro que vou querer esse livro na coleção da série! A capa é linda e com certeza os contos encantadores. Para a leitura ficar completa e mais apaixonante, com certeza ele é indispensável, apesar de poder ser lido individualmente. Obrigada. Beijos.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Márcia.
      Esse livro é muito interessante para quem se apaixonou pelo universo peculiar ou para quem quer simplesmente conhecer esse universo!
      Acho difícil alguém ler a trilogia e não querer esse livro!! rs…
      E a edição ficou linda demais!
      Beijos

  3. marinafaedda

    Oi Camis!

    Nossa, ando tão sumida que perdi o layout novo! Mas olha, gostei! Sobre o livro: tô doida pra ler essa série, mas não ando conseguindo o tempo! Vou tratar disso logo, já que quero ver o filme também!

    Um beijo!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Tá sumida mesmo! rs…
      Mas que bom que curtiu o novo visual!
      Já estou tão acostumada que nem sinto falta daquele marrom todo! rs…
      Essa série é super bacana, mas o filme não é lá essas coisas!
      beijos

  4. crisdesouza

    Oi Camis…
    Eu ainda não li a série, e gostei da sua ideia de começar a leitura por esse livro, para poder conhecer um pouquinho mais desse mundo peculiar!!! Com certeza quero esse livro!!!
    Beijinhos…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      O mundo peculiar é bem diferente, então esse livro pode funcionar como um test drive!! rs…
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: