Leitora Compulsiva

Com Amor, Simon, de Becky Albertalli

com amor simon vs. a agenda homo sapiens becky albertalli resenha intrinseca blog leitora compulsivaTítulo: Com Amor, Simon (Simon Vs. A Agenda Homosapiens)

Autor(a): Becky Albertalli

Editora: Intrínseca

Ano: 2018

Páginas: 272

Tradução: Regiane Winarski

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***




Em 2016, a Editora Intrínseca lançou o livro Simon Vs. a Agenda Homo Sapiens, da autora Becky Albertalli. No mesmo ano a autora veio ao Brasil e participou da Bienal do Livro de São Paulo. O livro foi um tremendo sucesso e só ouvi elogios sobre ele… Cheguei até mesmo a ganhar um exemplar do livro, mas por razões inexplicáveis do universo, não consegui fazer a leitura na época!

De lá para cá ficamos sabendo que o livro seria adaptado para o cinema e volta e meia a autora postava alguma novidade em suas redes sociais. No início desse ano, finalmente foi anunciada a estréia do filme, que recebeu o nome de Com Amor, Simon. Como já é costume da editora, a Intrínseca lançou uma edição nova do livro, que não só tem a capa-filme, com também adota o novo título.

Decidida a finalmente ler o livro, pedi um exemplar da nova edição pela parceria. Minha intenção era ler o livro primeiro e depois ver o filme, mas fui convidada para uma pré-estréia e acabei vendo o filme antes!

com amor, simon vs. a agenda homo sapiens becky albertalli Intrínseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Com Amor, Simon”?

Com Amor, Simon conta a história Simon Spier, um adolescente tranquilo, com ótimos pais, duas irmãs divertidas e amorosas e três grandes melhores amigos. A vida de Simon seria perfeitamente normal se ele guardasse um segredo há anos: ele é gay e não pretende assumir isso tão cedo! Não que Simon tenha vergonha ou medo da reação das pessoas, ele simplesmente não quer ter que lidar com isso. Para ele, não faz sentido que só os gays tenham que se assumir…

Simon nunca falou disso com ninguém, nem mesmo com seus melhores amigos. Isso muda quando Simon começa a se corresponder com outro aluno da escola, que se identifica apenas como Blue. A cada nova mensagem, Simon se apaixona mais por Blue e fica tentando encontrar pistas sobre a real identidade de seu correspondente. Ele suspeita de alguns garotos, mas não é fácil se aproximar sem levantar suspeitas.

Para o azar de Simon, suas mensagens acabam caindo nas mãos de Martin, um cara meio bobão da escola, que começa então a chantagear nosso querido protagonista. Para evitar que suas mensagens sejam tornadas públicas, Simon terá que ajudar Martin a conquistar uma de suas melhores amigas… A tarefa não é nada fácil e logo Simon se vê envolvido em uma bela confusão!!

O que esperar desse livro?

Com Amor, Simon é uma história de amor deliciosa, divertida e de encher o coração. É impossível não se identificar com Simon porque todos nós um dia já fomos adolescentes e já nos apaixonamos. E quem é que não se sentiu esquisito, diferente… 

Simon não é muito diferente… Passou toda a adolescência tentando se encaixar em um padrão e fingindo ser feliz com isso! No caso de Simon, o segredo é sua homossexualidade, mas poderia ser qualquer outra coisa e por isso essa é uma história que conversa com qualquer pessoa. Não é preciso ser gay para entender o que é ser diferente, o que é desejar ser você mesmo, o que é pensar no quanto a vida a injusta porque os outros não tem que passar pelos mesmos problemas que você…

A escrita da autora é muito confortável e a trama nos prende do começo ao fim. Apesar de tratar de um tema que muitos consideram polêmico, a história consegue ser suave e muito gostosa de acompanhar. A autora fez um trabalho maravilhoso ao criar uma história confortável para qualquer pessoa, independente de orientação sexual. Diferentemente de alguns autores por aí que acreditam de forma imbecil que defender os homossexuais é atacar os heterossexuais, Becky Albertalli mostrou de forma brilhante que o preconceito se combate com amor!! Simon é um personagem tão fofo e apaixonante que, no final das contas, tudo o que a gente consegue pensar é que ele merece um final feliz e pronto!! 

O mais legal de tudo é que Simon não é colocado em um pedestal. Ele é gay?! Ok! Isso é difícil para ele?! Sim, é. Mas problemas todo mundo tem e o dele não é maior que o de ninguém! Afinal, Simon tem uma família incrível, pais super amorosos, duas irmãs sensacionais e melhores amigos maravilhosos. A vida dele não é tão horrível assim… Ser gay é apenas uma coisa que o torna diferente do padrão e isso não é o fim do mundo!

Esse livro é um daqueles que não tenho medo algum de recomendar e tenho certeza que é capaz de agradar leitores de qualquer idade!! E mesmo se vocês não estiverem tão empolgados para ler esse livro, assistam o filme! Depois de ler o livro posso dizer que a adaptação ficou ótima… Na verdade, por incrível que pareça, gostei até mais do filme do que do livro! Rs…

Sobre a autora e seus outros livros

Becky Albertalli é psicóloga, o que lhe proporcionou o privilégio de trabalhar com muitos adolescentes inteligentes, estranhos e irresistíveis, e por sete anos foi orientadora de um grupo de apoio em Washington para crianças com não conformidade de gênero. Mora em Atlanta com o marido e os dois filhos.

Originalmente, Com Amor, Simon foi publicado com o título Simon vs. a agenda Homo Sapiens. A Intrínseca já publicou também o livro Os 27 Crushes de Molly e ficamos na torcida para que a editora publique também os outros livros de autora!

Becky Albertalli bog leitora compulsiva com amor, simon

26 comentários sobre “Com Amor, Simon, de Becky Albertalli

  1. Dayhara Ribeiro Martins

    Como eu amo esse livro! Meu Deus, acho fofo demais, e o Blue… É uma baita representatividade. Esse é um dos livros que li em um dia e tenho carinho demais por ele. Espero ver logo a adaptação, o quanto antes, to super ansiosa!

  2. Aline M. Oliveira

    Oi! Acho bem interessante esses temas que ainda são tabu, como homossexualidade. Ainda mais quando o personagem não tem medo de ser aceito e sim de ter que anunciar a sua vida para que todos saibam. Porque ninguém precisa saber sobre a sua vida. Fiquei muito curiosa com o desenrolar da história, com as conversas com o rapaz misterioso. Quero ler o livro antes do filme, porque sempre tem muito mais! Obrigada pela resenha!
    Bjoxx

  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Eu mesma percebi que muito que você falou sobre o filme você falou aqui sobre o livro, o que indica que mesmo com as mudanças feitas na trama do filme, ele manteve a sua essência e mensagem. E como ela trabalha ajudando crianças e adolescentes a entenderem sua opção sexual, a Becky conseguiu trazer com uma abordagem inclusiva o Simon, seus questionamentos sobre os padrões da sociedade e suas amizades, mostrando que ser ou não gay não deveria marcar uma pessoa como se fosse gado, pelo contrário é só uma característica dela e é assim que deve ser tratada.

    Um abraço!

  4. Carla

    Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro ou assistir ao filme, mas gostei do que passou em seu texto. Realmente, o preconceito precisa ser combatido com amor, e não com mais preconceito, e isso é um dos detalhes que gostei que apontou.
    Fiquei bem curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  5. Lucy

    Oi, Camila!
    Esse livro me lembrou um pouco de Tash & Tolstoy, o livro trata de uma garota que é assexual e achei bem bacana você mencionar que o Simon não é colocado num pedestal nem é vitimizado por ser diferente. Faz um tempo que penso em ler esse livro, mas acabei bambeando e não pedindo para a editora. rsrs Acho que vou dar meus pulos para ler a tempo de assistir o filme ainda nos cinemas.
    Bjos
    Lucy – Por essas páginas

  6. Ivi Campos

    Eu li este livro em 2017 e gostei bastante, principalmente porque o drama maior do livro é o segredo, não ele ser gay. Adorei a interação familiar dele com a família e os amigos e super curti o final. Amor é amor e pronto!!!
    Beijos

  7. Bruna Costabeber

    AAAAAAH
    Essa sua postagens transborda amor! Eu li esse livro logo que ele foi lançado e me envolvi completamente com esses personagens e com a história. Achei maravilhosa a forma como a autora lidou com esse negócio de sair do armário e afirmar pro mundo como se sente.
    Eu acho que o mundo precisa ler esse livro, pois ele é maravilhoso demais!
    Beijos

  8. Gisele

    Olá, tudo bem ?
    O livro não me despertou vontade de ler, mas gostei de saber mais detalhes em sua resenha e pude ver por suas palavras o quanto você realmente gostou e como este livro foi especial para você.
    Eu nem sabia sobre o outro livro tbm.
    Beijos

  9. Carolina Durães de Castro

    Oi camila, tudo bem com você? Primeiramente, amei sua resenha. Já tinha tido a oportunidade de ler esse livro e é simplesmente encantador. Os personagens, os diálogos, a construção do enredo, tudo é muito bem escrito e acabou prendendo a minha atenção até o final.
    Bjkas

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: