Leitora Compulsiva

Chris Claremont e Frank Miller – Eu, Wolverine

Olá. Como este é o mês de segundo aniversário do Leitora, nada mais justo do que fazer uma resenha especial. Então, falarei do meu personagem predileto: Wolverine! Realmente sou fã do cara, afinal acompanho suas histórias desde que aprendi a ler, há mais de 25 anos!!! Poxa, tô velho pra c… rsrsrs

Inicialmente pensei em fazer uma resenha bem linear, contando sobre a primeira aparição de Wolverine, sua entrada para os X-Men etc. Todavia, como a história dele não é assim linear, acabei mudando de idéia e tratarei somente de Eu, Wolverine, saga que selou de vez meu fanatismo (no bom sentido, lógico – rs) pelo personagem.

Isso, contudo, não impede que eu fale um pouquinho dele: seu nome verdadeiro é Logan (pelo menos era o que sabíamos no momento de lançamento dessa HQ); nasceu no Canadá; é um mutante (ser que possui “características especiais” em razão de uma mutação genética); e em razão de um experimento, possui 6 garras retráteis de adamantium (o metal mais resistente que existe) e seu esqueleto também é revestido com o mesmo material. Suas “características especiais” constituem fator de cura e sentidos aguçados e seu nome – Wolverine – deriva de um pequeno mamífero norte-americano (chamado de carcaju em português), muito feroz e com garras afiadíssimas. Ah, não posso deixar de mencionar que o cara é o baixinho mais esquentado do Universo Marvel!!! rsrsrs

A HQ foi editada nos Estados Unidos em 1982, com o nome de Wolverine, em uma minissérie de 4 volumes, escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller. O mesmo aconteceu aqui no Brasil no ano de 1987, ocasião em que foi lançada pela Editora Abril, também em uma minissérie dividida em 4 volumes. Lembro que, na época, eu lia cada uma das revistas várias vezes, compulsivamente, esperando o lançamento da próxima edição! Cada espera foi um martírio… Os piores dias da minha vida!!! rsrsrs Para vocês terem uma idéia de como gostei, completei a coleção… 2 vezes! É isso mesmo: tenho 2 coleções completas da edição brasileira de 1987!!!

Já em 2009, a Panini reeditou a saga, em uma versão encadernada com direito a prefácio de Chris Claremont, contando como essa empreitada surgiu e se desenvolveu. Obviamente também adquiri essa versão… 2 vezes! rs Não adianta: fã é fã!!! Mas deixemos de lado minhas divagações e meus surtos de ansiedade e compulsão (rs) e vamos logo a Eu, Wolverine.

Antes desta HQ, o personagem nada mais era do que um mutante impulsivo e briguento, um verdadeiro “psicótico furioso”, como o próprio Chris Claremont o definiu. Não contente com isso, Claremont decidiu reformular e percebeu que precisava dar-lhe mais substrato. Então, ao convidar Frank Miller para desenhar a minissérie, contou sobre sua idéia “de que a essência da personalidade de Wolverine era a de um ‘samurai defeituoso’”. Desta feliz reunião surgiu a melhor história solo de nosso “herói”!!!

Eu, Wolverine se inicia com o seguinte pensamento: “Eu sou WOLVERINE. Sou o melhor no que faço, mas o que eu faço melhor não é nada agradável”. Daí já extraímos o cerne da história: a luta que Logan irá travar dentro de si, que se resume entre ser um animal de puro instinto ou um homem honrado!

Nessa época Logan se relaciona com Mariko Yashida, uma nobre japonesa que conhecera pouco tempo antes. Porém, todas as suas cartas enviadas para ela foram devolvidas e ela não atende suas ligações ou retorna seus recados… Wolverine não fica nada contente com isso e vai até o Japão “resolver a parada”. Lá chegando, descobre que Mariko foi obrigada a se casar para cumprir um compromisso familiar assumido por seu pai, Lorde Shingen Yashida, líder do clã Yashida e um dos figurões do submundo japonês. E as coisas esquentam…

Shingen vê Wolverine como um selvagem e o desafia para uma luta com bokan, espadas de madeira para treino, pois o considera indigno para uma luta “verdadeira”. Nosso herói é derrotado, sendo surrado e humilhado na frente de sua amada Mariko, ficando largado à própria sorte… que lhe lança nos braços de Yukio, uma assassina japonesa que é, digamos assim, um tanto “voluntariosa”. Rsrsrs

E aí Logan se vê metido numa luta contra o submundo japonês, tendo que enfrentar inclusive O Tentáculo, um clã de ninjas assassinos altamente disciplinadaos perigosos. Mas nosso herói não “não deixa barato” tudo que lhe aconteceu e ingressa numa luta incessante para reconquistar o grande amor da sua vida, Mariko!

E é aí que o bicho pega!!! rs Wolverine investe pesadamente contra a organização do Clã Yashida, minando suas bases, até culminar na invasão da sua fortaleza e em mais uma luta sanguinária contra Lorde Shingen – agora com katana, espada de metal – numa seqüência de ótimos desenhos do mestre Frank Miller! Uma verdadeira obra-prima!!!

O mais importante nessa história de Wolverine é a “mudança de rumo” do personagem, que passou a contar com um “lado psicológico” muito mais exacerbado e complexo.

Além disso, é de ressaltar outro grande tema da HQ: o amor!!! Vocês devem estar se perguntando “Hã?! Amor?! Como assim??? A história não é do Wolverine, um baixinho encrenqueiro que possui garras e dá porrada em todo mundo???” (rs). Calma. A história é do Wolverine sim, mas aqui também é reforçado um traço marcante na vida de Logan: suas relações amorosas, que farão parte de quase todas as suas aventuras!!!

Por fim, essa versão encadernada da HQ também traz mais uma história, que se passa após a saga. E pasmem: trata-se do casamento de Logan e Mariko!!! Agora sim, vocês devem estar pensando “Tá loco??? O Wolverine casando??? Assim não dá?!” (rs). Peço calma mais uma vez e digo: é isso mesmo! A história versa sobre o casamento de Wolverine!!!

Entretanto, como candidato a bom resenhista, não revelarei o que ocorre no casório! Vocês vão tem que ler a HQ para saber! E nem adianta dar desculpa de que é difícil encontrá-la e “blá blá blá”, pois neste mês do segundo aniversário do Leitora Compulsiva você pode ser o(a) felizardo(a) que ganhará um exemplar encadernado! É isso mesmo! O Leitora irá sortear um exemplar encadernado de Eu, Wolverine!!!

Para se inscrever, basta seguir as regrinhas abaixo. Boa leitura e boa sorte a todos!

Como diria nosso querido Logan, “Até mais, xará”!!!

Denis

***

Para concorrer a um exemplar de “Eu, Wolverine” (edição da Panini), siga as regrinhas abaixo:

1) É necessário ter um endereço de entrega no Brasil;

2) Deixe um comentário neste post e mencione a seguinte frase: “Quero ir ao casamento do Wolverine”;

3) Para ter mais chances de ganhar, divulgue a promoção no Twitter ou Facebook com a seguinte frase:

“O @LeitCompulsiva me levará ao casamento do Wolverine! http://wp.me/pKbOJ-1f9”

Depois de divulgar, volte aqui no post e comente novamente (como indicado no item 2), mas dessa vez acrescente o link direto da divulgação. Vale lembrar que só serão aceitas inscrições com um intervalo mínimo de 12 horas entre elas!!!!

4) As inscrições poderão ser feitas até as 23:59 do dia 11/10 e o sorteio será realizado, via Random.org, no dia 12/10. Cada participante concorrerá com o número respectivo de seu comentário.

5) O vencedor receberá um e-mail e terá 2 dias para responder, enviando seus dados.

Boa sorte a todos!!!

*****************

PROMOÇÃO ENCERRADA!!!!!!!!!!!!

E quem vai receber um exemplar de “Eu, Wolverine” é :

CAROLINA DURÃES

Parabéns!!!!

Carolina, você tem dois dias para responder o e-mail com seus dados, ok?

Beijos

95 comentários sobre “Chris Claremont e Frank Miller – Eu, Wolverine

  1. Vivianne Fair

    Eu entrei aqui já esperando que fosse o Denis!! hahaha! Nossa, o Wolwerine casa?? Essa foi mesmo uma surpresa! Eu sabia que ele tinha clone – a irmãzinha dele X-23, agora esposa…uau! E filhos? Teremos filhos? hehe

    1. Denis

      Oi Vivi.
      Pois é, quantas novidades né?! Mas só lendo a HQ para saber o que ocorre no casamento…
      Então aí vai mais uma: o Wolverine tem um filho!!! Não é com a Mariko, mas com uma outra japonesa (o cara é chegado numa oriental – rsrsrs). Mas isso é papo para, quem sabe, uma outra resenha, não é mesmo???
      Bjs

  2. thaty

    Caramba, quase cai para trás! Wolverine casando??! muito doido isso… e eu q pensei q ele fosse a fim da Jean (é isso q hollywood faz de vc, uma ignorante de gibis :P). Bom, na verdade já sabia dessa japonesa, até vai ter o filme dessa história, o Wolverine a origem 2, se não me engano… mas casar?! vai ser uma das cenas mas bizarras!
    Enfim, eu tmb sou apaixonada pelo Logan! Ele até me inspirou a escrever meu primeiro livro 😀
    “Quero ir ao casamento do Wolverine”;

    Bjs querida!! muita ‘garra’ pra vc! (hehe)

    1. Denis

      Thaty, que bom que eu “surpreendi” vc… rs
      O Wolverine já foi a fim da Jean, como retratado nos filmes dos X-Men. Foi logo no começo, quando ele entrou para os X-Men, bem antes de ele conhecer a Mariko… Essa culpa Holywood não pode carregar. rsrsrs
      Não sabia que no próximo filme mostrarão a Mariko. Que bacana!
      Até a próxima. Bjs

  3. carolinaduraes

    Quando eu comecei a ler esse post achei sinceramente que estava falando de outro personagem rsrs
    PS: “Quero ir ao casamento do Wolverine”;

  4. Bárbara

    Olá Denis… Adorei tua resenha!!!
    Esta aprendendo direitinho, com uma professora feito a Camila não tinha como não ser, né??
    É claro que “Quero ir ao casamento do Wolverine”, não perderia este casamento por nada…
    Abraço.

  5. DeBee

    Oi, Denis! Tudo bom? =)
    Nossa, essa do Wolverine casar foi uma grande surpresa.. hahaha! Fiquei ainda mais curiosa pra conferir essa HQ.
    Adorei a resenha.. como as outras, essa está ótima! ^^

    Quero ir ao casamento do Wolverine!!

    1. Denis

      Oi DeBee. Tudo ótimo!
      Fico realmente feliz que tenha gostado desta resenha também!
      Pois é, a notícia do casório dele deixa todo mundo “agitado”… rsrsrs
      Valeu! Bjs

    1. Denis

      Iara, é muito legal ver alguém tão jovem já gostando de HQ!!!
      Falei com a Camila e não tem problema não! Só há um pequeno detalhe a ser acertado: se vc ganhar, deverá ter autorização dos seus pais para fornecimento do seu endereço de correspondência, ok???

  6. Camila Mosqueira

    Ótima resenha, Denis! Eu não conhecia a origem do Wolverine, a não ser o que foi contato no filme dele. Por falar nisso, aquelas garras que ele tem quando criança existiam mesmo ou inventaram isso só pro Origens?
    Vc tem duas coleções completas da série?! kkkkkk Por isso vc não estranha tanto a compulsão da Camila por comprar cada vez mais livros (e querer guardar todos) hehe.
    Bjão!

    1. Denis

      Oi Mila!
      O filme retrata razoavelmente bem a origem do Wolverine. Mas quem sabe isso não vira “pauta” para uma próxima resenha??? Seria a junção de pelo menos duas HQs…
      Ele já tinha as garras. Elas são como garras de animais, que foram revestidas com adamantium juntamente com seu esqueleto.
      E isso só é mostrado depois de muitos anos do aparecimento dele! Como eu disse, sua história não é linear!
      Ah, não estranho nem um pouco a compulsão da Camila. Pelo contrário, nós “compartilhamos” essa compulsão… rsrsrs
      Bjs

        1. Camila Mosqueira

          Eu vi sim, Mila, toda catalogada e plastificada por vc rs. Mas não imaginava que ele teria coleções completas repetidas hehe.
          Denis, a história do Wolverine é bem interessante e pelo jeito não é nem um pouco linear mesmo, como vc disse.. Li num comentário acima que ele foi apaixonado pela Jean Gray muito antes de conhecer a Mariko e eu tava pensando que essa história de casamento tinha sido antes dele conhecer a Jean.. Confundi a cronologia toda! rs
          Aproveitando o professor, me tira outra dúvida, o Wolverine é mesmo irmão do Dente-de-Sabre? Achei isso mto estranho quando vi isso filme. Assim como estranhei mto a Mística e o Xavier terem sido criados como irmãos tb.. Que loucura! rs
          Bjos!

          1. Denis

            Mila, as mídias envolvidas na história do Wolverine (quadrinhos, desenhos animados, filmes etc) realmente ajudam a criar esta confusão.
            E quanto às perguntas, aí vai: o Wolverine não é irmão do Dentes-de-Sabre (alguns quadrinhos sugerem que ele seria filho do vilão) e Xavier e Mística não foram criados como irmãos. Coisas de Hollywood (uma certa licença poética que eu particularmente não gosto).
            Bjs

          2. Camila Mosqueira

            Fala sério, nenhum deles é irmão? Nem mesmo de criação? Então Hollywood tá de sacanagem com a gente! rs
            Dentes-de-Sabre pai do Wolverine? Aff agora que minha cabeça deu um nó de vez mesmo! kkkkkk Que loucura!
            Obrigada pelas explicações!
            Bjão!

          3. Camila - Leitora Compulsiva

            Oi Mila,
            Tá vendo como é bom ter um “professor” sempre à disposição??! Precisa ver como eu encho a paciência dele quando vamos ao cinema: “Quem é esse? O que ele faz? Isso é assim mesmo? Mas como é no quadrinho? Ele fica mesmo com ela?” hehehe
            Beijos

          4. Camila Mosqueira

            Dá pra imaginar, Mila. Eu faria a mesma coisa hehe. Mas as vezes a ignorância é uma coisa boa, pq eu adorei este último filme dos X-men e o Wolverine Origens e agora, com as revelações do Denis, os dois filmes parecem uma farsa! rs
            Como estão as coisas por aí?
            Bjos!

          5. Denis

            Oi Mila. As coisas estão indo… Obrigado.
            Apesar de Holywood fazer essa salada toda, eu gosto do filme do Wolverine.
            Ah, só pra constar, ele teve uma “namorida” que era índia, se chamava Raposa de Prata e foi morta pelo Dentes-de-Sabre! Eta baixinho namorador… rsrsrs
            Bjs

          6. Camila Mosqueira

            Nossa, pegador este cara rs. Raposa de Prata.. Essa nunca ouvi falar..
            Eu tb gostei do filme dele, mas o que eu mais gostei foi este último X-men first class. Tinha me empolgado com as histórias iniciais da galera, mas depois que vc me diz que a maior parte é mentira perde bastante a graça hehe.
            Bjão!

  7. Mundo da Leitura

    Oi Dênis, oi Camila!

    Quando vi a resenha de um HQ logo pensei: só pode ser o Dênis!!! E não deu outra… Deixa eu te falar, que namorado culto você tem, que luxo! Caramba, as referências que ele pesquisa para escrever as resenhas devem dar o maior trabalho. Mas também, o resultado final é ótimo, uma resenha para encher os olhos e fazer qualquer um desejar ler.

    Eu adooooro o Wolverine, sempre gostei de X-men e deste personagem em especial.

    Falando nisso “Quero ir ao casamento do Wolverine”. Não fazia a menor ideia de que isso era possível, agora estou curiosíssima para saber como é a pretendente deste gatão 😛

    Beijos
    Adriana – Mundo da Leitura

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Adri,
      Eu sou suspeita para falar, mas acho as resenhas do Denis super caprichadas!! Como a maioria dos leitores aqui do Leitora Compulsiva não conhece muito de HQ’s, ele tem a maior preocupação de trazer o maior número de informações e curiosidades possível!!
      Sem contar que, como ele é hiper fã do Wolverine e acompanha o personagem desde sempre, ele sabe muuuita coisa!! Fico besta de ver!!!
      Beijos e boa sorte!!

    2. Denis

      Oi Adriana.
      Muito obrigado pelos elogios (tô “roxo” de vergonha – rs)!
      Como eu escrevo pouco, acho que o mínimo que posso fazer por vocês, leitores do blog, é caprichar!
      Ah, vc já pode ficar com “uma prévia” da pretendente: tem um desenho da Mariko na resenha. Mas o jeito, o perfil dela, só lendo a HQ…
      Beijos

  8. Celsina Azevedo

    Ei Denis,

    Nossa, quem não é fã do Wolverine?! rs Também adoro ele!!!

    ps.: Como assim ele vai se casar? Essa eu quero ver…
    ps.: Eu PRECISOOO desse exemplar encadernado! kkk =D

    “Quero ir ao casamento do Wolverine”

    Bjs!

  9. Bel

    Oi Dênis,
    Você tem duas coleções do quadrinho lançado em 1987? Eu nem tinha nascido! Que demais! Eu chamaria seus quadrinhos de senhores hahahahaha
    Não vou participar porque nem gosto tanto assim e acho sacanagem com quem gosta muito e quer ganhar de verdade!
    Gostei bastante do lance da honra e da cultura japonesa presente numa história tão americana!
    Faça mais resenhas, sentimos falta!
    Belita

    1. Denis

      Oi Belita.
      Nossa! Me senti muito velho agora… rsrsrs
      Mas o que me absolve é que comecei a ler histórias em quadrinhos muito cedo!!! rsrsrs
      Muito bacana a sua honestidade em não participar porque não curte tanto. Parabéns!
      Essa questão da honra e cultura japonesa vão, a partir dessa história, permear as aventuras do Wolverine. A idéia foi genial mesmo!
      Por ora, continuaremos com uma resenha por mês. Mas nada impede que, vez ou outra, esse número aumente.
      Beijos

  10. Pedro

    Graaande Denão,
    Acabei de chegar do calabouço de torturas conhecido como escola e minha gatinha me mandou uma mensagem avisando da sua resenha. Nem almocei ainda.
    Véio, quando vi que a resenha era essa, ri pacas porque acho que você acertou em cheio. Tem muita porrada pros caras e um lovezinho para as minas! Mas você sacaneou não contando o final e vai ficar um povo sonhando por aí hihihihi
    E fala sério que bem quando tem promoção eu já tenho o quadrinho! Zoeira!
    Abraço meu herói
    Pedro

    1. Denis

      Fala Pedrão.
      Ri muito agora!!! “Xará”, “calabouço de torturas” foi demais!!! Muito bom!!!
      Quer dizer que a minha resenha “ganhou” do seu almoço??? Pô, tô lisonjeado! De verdade!
      Acertei mesmo, não é? A Camila diz que histórias assim é que nos fazem divertimos juntos! E o bom é que a questão amorosa não é retratada de maneira piegas, concorda?
      Se contasse o final, perdia a graça…
      Que pena que vc já tem o quadrinho. Quer dizer, que bom pra vc mas que pena que não vai participar da promoção. Mas quem sabe no futuro não surjam outras, não é verdade???
      Valeu! Abraços!

      1. Pedro

        Pois é, véio! Adoro estudar e aprender umas coisas da hora, mas a escola consegue estragar tudo. Tenho uma professora nesse ano que é pior que uma dor de dente. A velha reclama de tudo. Me fez passar o trabalho todo a limpo só porque caiu uns pingos de água de chuva. Uma mocoronga mal amada, como diria meu irmão.
        E eu quase perdi o almoço mesmo. Só dava minha mãe gritando “moleque, já falei que se você não vier comer, vai ter que esquentar sozinho”. Ela tinha que sair e me deu a maior bronca!
        Mas cara… Deixa as minas aqui saberem o que rola no fim do quadrinho que elas vão ficar tristes. Minha mina me torturou para contar o final para ela. Véio, acho que no fundo todas as mulheres amam o Wolverine, já que todas usam suas garras no braço da gente.
        E que venham mais promoções.
        Abração

        1. Pedro

          Poxa, Cacá, já falei que não é para ter ciúme. Desse jeito você fere meu pobre coraçãozinho! Mas é que os garotos precisam de momentos só de garotos. Mas eu curto pacas o que você escreve também!

          1. Denis

            Pedro, “mocoronga mal amada” foi demais! De novo!!! Hahaha
            A Camila também “me torturou” para saber o que acontece. Mas não vou revelar, para não ficar sem graça!
            Ah, e vc tá certíssimo: temos que ter um espaço só nosso, masculino! Afinal, a mulherada tá dominando o Mundo, não acha???
            Valeu!
            Abraços

  11. Juliana Pires

    Nossa o Wolverine casando por eu não esperava, fiquei super curiosa, por que é um dos personagens que eu mais gosto, mas confesso que só conheço pelos filmes e também pelo desenho que passava. Para saber mais eu com certeza quero ir ao casamento do Wolverine.

    1. Denis

      Juliana, sou suspeito para falar mas “o Wolverine dos quadrinhos” é MUITO, MAS MUITO melhor que os dos filmes e dos desenhos!!!
      Boa sorte!
      Bjs

  12. Marcelle Dantas

    Olá Denis e Camila!!

    Nossa, como eu aprendi sobre Wolverine nesse post! Nunca me interessei muito pelo personagem, já vi acho que apenas um filme X-Man, mas não me lembro de nada…. e Eu Wolverine parece ser bem interessante, acho que eu ia adorar essa HQ sobre o casamento… muito bom imaginar o Wolverine nessa situação! rsrsrs

    Beijos, beijos!

  13. William

    Oi Denis,
    Meu como assim o Wolverine casa?? :O
    Eu adoro os X-man e já vi alguns desenhos bem legais, infelizmente ainda não li nada, mas eu quero ler algum dia! Para mim Wolverine é um dos melhores, junto com o Ciclope e com a Vampira! õ//

    Abração,
    Will
    Vício de Cultura

    PS. “Quero ir ao casamento do Wolverine”

      1. Denis

        Fala Will!
        Cara, vc não precisa “acompanhar” as histórias mês a mês! Quase mensalmente são lançados “especiais” do Wolverine e dos X-Men, com começo, meio e fim, ok?! Então, vê se lê os quadrinhos!!! rsrsrs
        Afinal, esses desenhos não são lá essas coisas… rsrsrs
        Abs.

  14. Cacá

    Oi Denis, oi Camis,
    Tenho um amigo que é fanático por X-Men e vivia me contando algumas das histórias, sagas, realidades alternativas, principalmente aquilo que os filmes fizeram diferente. Mas essa parte sobre o casamento do Wolverine ele deixou de fora… vou puxar a orelha dele, rss
    Beijos

        1. carolinaduraes

          Obrigada Denis e Camila… eu também tenho a impressão de que irei ler várias e várias vezes, tendo que intercalar com o meu irmão, que já deixou claro que irei fazer o empréstimo rsrs…
          Beijos

  15. Thiago Ferreira

    Olá,

    Meu nome é Thiago e queria saber o seguinte…pesquisei aqui pelo google por resenhas ou sobre debate sobre a revista “Eu, Wolverine” e encontrei essa resenha – muito bem feita – e por fim tenho umas dúvidas sobre a revista e queria saber se teria como vcs que, assim como eu, tiveram a oportunidade de ler essa maravilhosa obra sobre o Wolverine, possam me responder:

    1 – O que da na Mariko, pra no final ela simplesmente não querer casar com o Logan?
    2 – O velho da Yakuza estava morto faz tempo na hora do encontro com a tempestade que gera a explosão no galpão, quem era aquele impostor?
    3 – Quem é o cara fumando cigarro na página final da revista?

    Essas três questões acho que se resumem em uma única resposta, que infelizmente eu não compreendi. Espero que vcs possam me ajudar. rs! Meu e-mail caso possam responder é: thiago._ferreira@hotmail.com ou sic.faith@gmail.com.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: