Leitora Compulsiva

Antes Que Eu Vá (Before I Fall) #Filme

antes que eu vá before I fall filme lauren oliver blog leitora compulsiva

“Antes Que Eu Vá” estréia nos cinemas no dia 18 de maio e promete emocionar muita gente!


O filme “Antes Que Eu Vá” – baseado no livro da homônimo da autora Lauren Oliver – estréia nos cinemas brasileiros no dia 18 de maio e recebi um convite da Intrínseca e da Paris Filmes para participar da cabine de imprensa. Por sorte, recebi um exemplar da nova edição do livro pela parceria e pude lê-lo antes de ver o filme – inclusive já tem resenha do livro por aqui!

antes que eu vá before I fall filme lauren oliver blog leitora compulsivaEdição especial com extras e capa inspirada no pôster do filme. Inclui conteúdo inédito.

Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no colégio que frequenta: desde a melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, que seria apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita, acaba sendo seu último — mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. Ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha vai tentar desvendar o mistério que envolve a própria morte – e, finalmente, descobrir o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.

Para comemorar a chegada do filme ao cinema, essa edição especial conta com dois contos inéditos que exploram a vida de Samantha antes dos acontecimentos do livro e uma entrevista da autora com a diretora e a protagonista do filme.

Quem leu a minha resenha do livro “Antes Que Eu Vá” já deve saber que eu gostei bastante da história, embora não tenha me dado tão bem com a protagonista e com o excesso de consumo de drogas, cigarros e bebidas. Mesmo assim estava animada para ver essa adaptação…

No final da edição especial do livro há uma entrevista com a atriz Zoey Deutch e com a diretora Ry Russo-Young. Tudo o que elas falaram sobre o filme me deixou bem curiosa, pensando como seria a visão da diretora de toda essa trama.

antes que eu vá before I fall filme lauren oliver blog leitora compulsivaTítulo: Antes Que Eu Vá

Título original: Before I Fall

Direção: Ry Russo-Young
Elenco: Zoey Deutch, Halston Sage, Elena Kampouris, Medalion Rahimi, Logan Miller
Gênero: Drama
País: Estados Unidos
Ano: 2016
Duração: 100 min

Sinopse: Sexta-feira, 12 de fevereiro, é o último dia de vida de Samantha Kingston (Zoey Deutch), uma garota que até então tinha tudo: o namorado mais cobiçado do colégio, três amigas fantásticas e uma vida privilegiada. Mas ela recebe uma segunda chance. Várias “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver o mesmo dia vezes seguidas, Samantha descobre, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. 

“Antes Que Eu Vá” é traz como personagem central a adolescente Sam Kingston, interpretada por Zoey Deutch, atriz que ficou conhecida por alguns pelo seu papel na adaptação muito mal feita de Vampire Academy! Sam está no último ano da escola e leva uma vida praticamente perfeita: ela é popular, tem um namorado lindo e amigas incríveis.

O dia é 12 de fevereiro, sexta-feira. Sam está animada para ir para a escola e receber suas flores do Dia do Cupido. Ela tem planos importantes para o final da noite e não vai deixar nada atrapalhar sua felicidade! O dia então transcorre como o planejado e Sam e suas amigas decidem dar uma passada em uma festa. Seu namorado Rob estará lá e eles poderão ir embora juntos. Mas então uma aluna maluca invade a festa, acusa Sam e suas amigas de serem pessoas horríveis, seu namorado fica completamente bêbado e tudo o que resta é ir embora para casa. No caminho de volta as garotas sofrem um terrível acidente, mas Sam fica sem entender nada quando acorda em sua cama e o relógio indica que é dia 12 de fevereiro, sexta-feira.

A partir daí Sam passa a reviver aquele dia diversas vezes e percebe que algo de grave aconteceu com ela naquele acidente! E a cada dia Sam começa a descobrir coisas sobre as pessoas a sua volta, passa a perceber como o seu comportamento e o de suas amigas reflete nessas pessoas… E aos poucos Sam percebe que precisa mudar as coisas!

antes que eu vá before I fall filme lauren oliver blog leitora compulsiva

Como uma boa fã de livros, sempre que começo a ver um filme baseado em alguma história que já li, bate aquele medo de que a adaptação deixe a desejar, mas logo de cara já posso dizer que isso não aconteceu com “Antes Que Eu Vá”. Pelo contrário, senti que o filme conseguiu retratar muito bem o drama vivido por Sam!

É óbvio que tudo acaba sendo muito mais resumido, mas saí da sessão com a sensação de que tudo o de mais importante dessa história foi mostrado no filme e, curiosamente, a Sam do filme me cativou muito mais do que a do livro! Rs… A atriz Zoey Deutch realmente me surpreendeu com uma atuação simples, mas convincente.

O filme ainda me cativou mais em outros aspectos: as quatro garotas não são tão malvadas no filme quanto são no livro, elas não parecem tão rainhas da escola e isso me fez gostar um pouco mais delas! Rs… Além disso, a diretora trabalhou super bem dando um ar mais atual à trama, originalmente escrita em 2010, e trabalhou super bem com a inclusão, transformando até mesmo uma personagem da história original em homossexual – o que funcionou muito bem. Ponto para ela!! Mas o que mais me agradou mesmo foi a ausência de cenas em que os jovens estão fumando e bebendo loucamente, como acontece no livro!! Mais um ponto!!

E aqui vale o alerta que sempre faço quando o assunto é cinema: não sou especialista no assunto!! Rs… Vocês sabem que minha paixão são os livros e não entendo nada dos detalhes técnicos de um filme. Eu simplesmente sento no cinema ou em frente à televisão, vejo um filme e penso se gostei ou não gostei, se a história me emocionou ou não, se os personagens me convenceram ou se os atores foram canastrões. Rs!

É claro que não me atrevo a dizer que é um filme sensacional, digno de Oscar, porque não é… Também não vamos exagerar! Mas é um filme comovente, bem feito e que diz a que veio! Como adaptação, tenho certeza que irá agradar os fãs do livro! Não é nenhuma super produção, mas vale a pena conhecer essa história e se deixar levar pelas descobertas da Sam sobre o que é realmente importante na vida!

9 comentários sobre “Antes Que Eu Vá (Before I Fall) #Filme

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Pelo menos a Zoey vai deixar de ser tão lembrada por VA, já que Antes que eu vá parece ser muito bom. E realmente ter tirado um pouco da parte da bebedeira foi bom. Se tivesse bebedeira demais seria muito aqueles realities da MTV tipo Jersey Shore e isso não pega bem para um filme (Além de elevar a classificação indicativa dele, é claro!).
    Me lembro que no blog da Intrínseca falou que esse filme estreou no festival de Sundance, dedicado aos filmes independentes, no ano passado com grande sucesso e elogios da critica. Ou seja, pode ocorrer o mesmo aqui. Mas o importante, assim como você falou, é o fator diversão do espectador e isso não precisa da critica para medir!

    Um abraço!

  2. rudynalva

    Camis!
    Não li o livro, mas li suas resenha.
    Quero assistir o filme, porque geralmente eles fazem uma adaptação pais para os apreciadores da sétima arte e mudam alguns aspectos que no livro não é tão atrativo, mas no filme, se torna bem interessante.
    Sou como você, quero saber se o filme me emociona ou não, esse lance de detalhes técnicos, nem observo direito, a não ser que seja muito mal filmado.
    “Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.” (Santo Agostinho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

  3. Carpes

    Camila eu não entendi muito bem o final, li e reli kkkk não sei se não quero acreditar que termina daquele jeito.. Você pode me contar pelo amor de tudo o que é mais sagrado qual é o final do livro ?

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: