Leitora Compulsiva

Alyson Noël – Terra dos Sonhos

“Terra das Sombras” é o terceiro livro da série Riley Bloom, uma série derivada de Os Imortais, da Alyson Noël. Em Os Imortais, a autora nos contou a história de Ever Bloom, uma adolescente que perdeu sua família em um acidente de carro. Os pais e o cachorro da família seguiram em frente após a morte, mas a irmã de Ever – Riley Bloom – ficou para trás e porque queria continuar ao lado de Ever. Ao longo de Os Imortais, conhecemos um pouco mais sobre Riley e acompanhamos o momento em que ela decide cruzar a ponte e seguir em frente.

Mas, como disse a própria Alyson Noël, Riley se tornou uma das melhores personagens da série e merecia algo mais! Por isso, ela resolveu criar uma série nova, toda dedicada a Riley, para nos contar o que acontece com ela do “outro lado”, no que ela chamou de Aqui&Agora.

Nos primeiros livros da série, Radiante e Luminoso, acompanhamos a chegada de Riley ao Aqui&Agora e o momento em que recebe sua missão: Riley terá que voltar ao “plano terrreno” para ajudar almas perdidas a fazer a travessia. Para ajudá-la nessa missão, um tutor lhe foi designado. Bodhi é o garoto que tentará colocar um pouco de juízo na cabeça de Riley, mas a missão é praticamente impossível e a garota faz tudo o que lhe vem à mente, desrespeitando todas as regras! Mesmo assim, vem sendo bem sucedida até agora!

Nesse terceiro livro, Terra dos Sonhos, acompanhamos nossa queria protagonista em um projeto ambicioso. Riley deseja com todas as suas forças fazer 13 anos! Nem que, para isso, ela precise enfrentar as ordens do Conselho e ignorar as dicas de Bodhi… Como sempre faz! Mas desse vez, Riley está disposta a conhecer o lugar em que os sonhos são feitos! Ela acredita que poderá se comunicar com Ever, sua irmã, e pedir ajuda. Ela acredita que Ever pode lhe ensinar a ter 13 anos.

Bom… e agora vem a parte difícil de toda a “resenha” de livro que faço: dar a minha opinião! Assim como aconteceu com a série Os Imortais, em alguns momentos senti uma raiva tremenda dessa série! Riley deixou de ser a garota fofa  e maluquinha que era e se transformou em uma doida, obcecada e sem limites! Sério mesmo… Chegou um momento em que fiquei torcendo para ela se dar bem mal, porque já estava de saco cheio de vê-la passar por cima de todo mundo e ainda se sair bem… Isso sem contar que, em incontáveis momentos, senti como se estivesse lendo um dos meus livros espíritas, com tantos ensinamentos sobre reencarnações, evolução da alma, carma…

Lógico que não estou reclamando sobre o lance da espiritualidade, mas imagino que isso vá incomodar muita gente! Sejamos realistas, né?? Não é todo mundo que acredita nesse tipo de coisa, então isso pode ser um problema!

Mas, apesar de tudo isso, foi um livro que não consegui largar! E agora quero saber o que acontecerá no próximo volume! Como pode uma coisa dessas? Bom, pelo visto, parece que esse negócio de criar uma história que nos cause amor e ódio é uma especialidade da Alyson Noël, não é mesmo?? rs…

32 comentários sobre “Alyson Noël – Terra dos Sonhos

  1. Maíra K.

    Ahhh!! Li os outros dois e estou, nesse momento, lendo Terra dos Sonhos, sinto a mesma coisa: vontade de matar Riley (ops, ela já tá morta! hehe). Mas estou adorando a série e não espero a hora de ler Whisper! Como eu gosto de ler a doutrina espirita, sobre isso, não me incomodei muito não. E quem não acredita, acho que dá pra ler encarando como uma ficção qualquer, deixando de lado a crença! ;D

  2. Aione Simões

    Oi Camis!
    Não li nenhum livro da Alysson e também nem tenho muita vontade (apesar de achar todas as capas lindas :P).
    Acho que entendo como é isso de não gostar tanto do livro, mas não conseguir parar de ler!
    Particularmente, acredito que o que mais me interessaria na história seria essa parte espiritual, mas você falou algo que é verdade: não é todo mundo que acredita e o fato do livro não ser espírita pode tornar complicado ter essa abordagem.
    Beijão!

  3. Vinícius

    “Bom, pelo visto, parece que esse negócio de criar uma história que nos cause amor e ódio é uma especialidade da Alyson Noël, não é mesmo?? rs…”
    Ô se é…
    Tanto que parei de ler Os Imortais no Chama Negra.
    Gostei de Para Sempre, e também de Lua Azul (moderadamente), mas levei quase UM MÊS para ler aquele terceiro horrendo (e ele é pequenininho, né?), e mais ainda para finalizar o quarto!!!
    Achei um completo desperdício de tempo, mas persisti porque já tinha comprado, não queria jogar dinheiro fora e também tinha a coisa do orgulho literário… Rsrs.
    Por essas e outras NÃO VOU ler esta série da Riley.
    Embora ela seja mesmo a melhor personagem (pena que só aparece no Para Sempre).
    A Ever é um saco!! Se eu fosse a Haven (é esse o nome da frenemy dela mesmo?), pegava a cabeça loira dela e batia na parede!!! Ô garota CHATA!
    kkk

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Vini,
      Eu também precisei muito do “orgulho literário” para não abandonar a série Os Imortais no meio!
      Senti uma raiva tremenda em cada um dos livros, mas quando chegava ao final, ficava morrendo de curiosidade para saber o que viria pela frente!
      Se você não se empolgou, então nem vale a pena ler a série da Riley!
      beijos

  4. Lara

    Oi cami,
    depois da decepção q eu tive com diários do vampiro, eu decidi não ler mais livros q tivessem alguma coisa espirita.
    Eu simplesmente fiquei traumatizada com espíritos, demônios e coisas do tipo.
    PS.:só vou terminar house of night e pra ser sincera, já sonhei com o touro branco.

  5. carolinaduraes

    Bom dia Camila, tudo bem?
    Eu ainda não me convenci com essa série. Após ficar na expectativa volume após volume dos Imortais, e no final ficar bastante decepcionada, tenho evitado bastante os livros da autora. Não sei, talvez tenha ficado traumatizada rsrsrs. Quem sabe no futuro, quando a série estiver completa, eu não adquiro? Vamos ver.. Beijos

  6. Juliana Teixeira

    Camila amo o livros da Alyson Noël e Riley é muito fofa com a Ever e tão eu li ó primeiro primeiro Radiante e não li mais eu vou esperar sair todos e vou comprar todos de um vez.bjss

    Amei Resenha!S2

  7. Cacá

    Oi Camis,
    Depois de todos os comentários que já li sobre os livros dessa autora eu fiquei com um pé atrás com ela. Sei lá, toda a enrolação, raiva da protagonista… estou dispensando no momento, rs
    Beijos

  8. Soraya Felix

    Entendo as polemicas que ocorrem sobre livros, mas confesso que quando ouço falar mal, eu acabo correndo para a livraria para ver do que se trata. Geralmente tenho boas surpresas. Gosto da forma como a escritora Alyson escreve, e esta série especial com a Riley é demais. A temática espírita é algo inusitado neste tipo de literatura e dá um sabor todo especial para o enredo. A Riley é fofa, mas não é perfeita. Mas também, o que poderíamos esperar de uma garota que morreu na pré-adolescência. Acho que todos nós já fomos uma pouco assim… vivos é claro.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Soraya,
      Adorei o seu comentário. E realmente, a maneira como a Alyson escreve é muito cativante. A história flui muito bem! E com certeza todos que já passamos pela adolescência sabemos como é ser o dono da verdade e não respeitar a opinião dos outros! Mas isso não me impede de achar a Riley irritante em vários momentos da história!! hehehehe
      Sobre a temática de espiritualidade (prefiro chamar assim para não confundir com o espiritismo), eu gosto muito dessa abordagem da Alyson porque o que ela mostra é bem condizente com aquilo que acredito. Mas mesmo assim, somos obrigados a reconhecer que nem todo mundo pensa assim e essa série pode ser bem cansativa se você não acreditar no que está sendo dito ali!
      beijos

  9. Fernando

    Comecei a ler essa série depois que minha irmã me emprestou os livros. Li os três, e pelo menos por enquanto acho a série da Riley Bloom mais interessante que a da Ever. Acho que Os Imortais, apesar de ser uma leitura interessante, acaba caindo em alguns clichês de romance adolescente com elementos sobrenaturais (já vistos em séries como Crepúsculo), enquanto a série da Riley tem uma temática mais leve, trata mais do crescimento como pessoa, de aprender a perdoar; a superar o medo, o ódio e todos os sentimentos ruins e seguir em frente. Não acho que a espiritualidade incomode porque a vida pós-morte é apresentada como um mundo fictício, sem estar associada a uma religião. E até pelo tamanho dos livros, é uma leitura bem rápida.

    Apesar disso, espero que o próximo livro seja o último da série. Gostei da série da Riley, mas não a ponto de ficar esperando meses e meses até sair a próxima parte; se a autora pretender esticar muito a série, provavelmente eu pararei a leitura no quarto livro mesmo.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Fernando,
      Gostei muito do seu comentário.
      Eu tive uma relação de amor e ódio com Os Imortais, mas no final, fiquei bem satisfeita com a história!
      Estou gostando dessa série da Riley, mas confesso que ela está me tirando do sério com essas coisas irritantes de pré-adolescente!! hehehehe
      beijos

  10. Marcella D. (@um_mama)

    Quero muito ler este livro, mas a saraiva não faz o favor de cumprir os prazos de entrega… enfim, a primeira resenha que leio deste livro e acho que está acontecendo o que eu temia, a autora bater sempre na mesma tecla falando muito sobre espiritualidade, o que acaba não sendo agradável para todos, como você mesma disse. Vou continuar lendo para ver como vai terminar, como será o crescimento de Riley.
    Beijos.
    Marcella

  11. Catarina

    Estou lendo Sonhos dela… Mas, sinceramente, não gostei da grande abordagem que ela faz sobre esse negócio de espíritos… Ela acaba esquecendo de escrever a história… É um livro muito parecido com a Hospedeira da Stefany Myer… Acho que ela devia ter mais cuidado ao querer abordar esse tipo de livro… Mas me responde uma coisa ela é espírita?

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi, Catarina.
      Ainda não li Sonhos, mas já conheço esse tipo de abordagem da autora.
      Opa, se o livro é parecido com A Hospedeira, então é meu estilo de livro! hehehehe
      Acho que ela não é oficialmente espírita, mas participei de uma entrevista com ela e percebi que ela acredita em vários dos preceitos e ensinamentos dessa doutrina.
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!