Leitora Compulsiva

A.S.A. Harrison – A Mulher Silenciosa

Título: A Mulher Silenciosa

Autor(a): A.S.A. Harrison

Editora: Intrínseca

Ano: 2014

Páginas: 256

Tradução: Alexandre Raposo

Sinopse no Skoob

***

Recebi uma prova desse livro no final do mês de abril e ele veio em uma embalagem tão interessante que logo despertou minha atenção. Além disso, o pessoal da éditora falou super bem do livro durante a Turnê Intrínseca e cheguei em casa determinada a passar ele na frente dos outros livros da minha listinha!! rs… A leitura foi super rápida e minha intenção era conseguir publicar essa resenha antes do lançamento do livro, mas infelizmente só agora estou conseguindo colocar as coisas do blog em dia depois daquela pausa malvada que tive que fazer… Rs!

O livro conta a história de Jodi Brett e Todd Gilbert. O casal está junto há 20 anos, não tem filhos e leva uma vida bastante regular. Ela é psicóloga e atende alguns pacientes pela manhã, em sua casa mesmo. Mas Jodi trabalha muito mais por prazer do que por necessidade. A vida do casal é provida mesmo pelo trabalho de Todd, que tem uma empresa que basicamente compra imóveis caindo aos pedaços e reforma para vender por um preço bem mais alto. A empresa é um sucesso e eles podem se dar ao luxo de morar em um belo apartamento e desfrutar de um certo luxo.

Aos 45 anos, Jodi é uma dona de casa impecável. Sente um imenso prazer em manter a casa em ordem, fazer jantares sofisticados para o marido e ter controle sobre tudo. Ela  Jodi não reclama, não chateia o marido, não o critica.  Jodi sabe que o marido pula a cerca e não é pouco, mas desde que ele volte para ela no final do dia, ela não se importa muito com essas escapadas. Nada é capaz de estragar aparente vida tranquila de Jodi. Alguns diriam que ela é simplesmente perfeita, mas qualquer mulher saca que alguma coisa tem por trás dessa máscara de perfeição!! rs…

Com uma mulher tão compreensiva e dedicada assim, que é que abriria mão disso? Todd, é claro!! rs… O problema é que ele conhece uma garota que o faz repensar suas prioridades. Filha do melhor amigo de Todd, Natasha Kovacs mexe com a cabeça de Todd como nenhuma outra amante mexeu, a ponto de convencê-lo a deixar Jodi para ficar com ela. E é aí que percebemos que Jodi não é tão impassível assim… Ela dedicou 20 anos de sua vida a Todd e agora ele quer dispensá-la, como se fosse descartável, cortando inclusive toda a ajuda financeira. Ah… isso Jodi não vai aceitar!!! Ele quer apenas o divórcio, mas ela quer vê-lo morto!!

A história é narrada em terceira pessoa, mas os capítulos se alternam entre os pontos de vista de Jodi e de Todd. Ao mesmo tempo em que acompanhamos o que está acontecendo na vida do casal no presente, vamos tendo pequenos vislumbres do passado deles, por meio das recordações dos personagens. Dessa forma, tudo vai sendo explicado aos poucos, como um quebra-cabeça. As peças vem foram de ordem, mas no final tudo faz sentido!!

O livro é completamente viciante! Jodi é uma personagem muito estranha, mas ao mesmo tempo extremamente intrigante e cativante. Eu bem que tentei sentir raiva dela… No início ela parece apática e totalmente corna-mansa. Que mulher aceita as traições do marido e vai feliz e contente para a cozinha preparar um jantar gourmet para o safado?? Mas aos poucos fui me rendendo a ela e empatia foi inevitável. Minha vontade de socá-la foi substituída pelo ódio que passei a sentir de Todd. Afinal, errado é ele que trai a mulher, que se envolve com a filha do melhor amigo e que apronta tudo o que ele aprontou.  Ignorando as descrições de Todd, só conseguia imaginar ele como um velho, gordo, meio careca e tarado. Peguei um ódio dele que vou contar, viu? Quanto mais avançava na leitura, mais torcia para que Jodi se desse bem, ainda que seu plano fosse malvado.

O final me surpreendeu bastante. Não passou nem perto do que eu imaginava, mas foi muito bem desenvolvido e valeu a pena. E mesmo quando achei que tudo já tinha sido explicado, eis que a autora joga uma última bomba sobre Jodi, que explica muito de tudo o que ela fez!! rs…

Não sei se vocês viram as críticas, mas esse livro chegou a ser comparado com o “Garota Exemplar”, também da Intrínseca. Apesar de ter gostado muito dos dois livros, não acho a comparação muito correta.  Ambos mexem com as emoções e tratam de relacionamentos falidos, mas cada qual tem suas peculiaridades que os tornam bem diferentes. “Garota Exemplar” é show de rock, enquanto “A Mulher Silenciosa” é uma ópera. Enquanto Flynn optou um texto cheio de suspense e reviravoltas, Harrison preferiu a tranquilidade de já contar o final logo de cara e aos poucos levar o leitor a entender como tudo aquilo aconteceu.

E falando na autora, fiquei tão impressionada com o trabalho dela nesse livro que fui procurar mais informações, ver se ela publicou mais alguma coisa. Só que o que descobri não foi nada legal… Seu nome verdadeiro era Susan Harrison e ela escrever uma porção de livros de não-ficção. “The Silent Wife” foi seu primeiro livro de ficção, mas infelizmente ela não chegou sequer a ver a sua publicação. Susan faleceu em abril de 2013, aos 65 anos e vítima de câncer. O livro só foi publicado dois meses depois.

Instrínseca - Rosa

***

Eu sei que terminei a resenha com uma notícia triste, mas que tal uma promoção para alegras as coisas por aqui?

Afinal, fiquei tanto tempo sumida por aqui que vocês merecem uma compensação! hehehe

Além disso, gostei tanto do livro que fiz questão de pedir um par sorteio aqui no blog!

banner

O prêmio é composto por um exemplar de “A Mulher Silenciosa”, oferecido pela Editora Intrínseca!!

Para concorrerem ao prêmio, primeiro leiam atentamente as Regras Gerais!

Depois preencham as informações solicitadas no formulário abaixo e por último é só torcer!!

a Rafflecopter giveaway

As inscrições podem ser feitas até 03/07 e o resultado será divulgado aqui mesmo nesse post.

 Um e-mail será enviado para o vencedor, que terá 3 dias para confirmar o recebimento e informar o endereço para o qual o prêmio deverá ser enviado!

Boa sorte a todos!!!

34 comentários sobre “A.S.A. Harrison – A Mulher Silenciosa

  1. Lauren Alice Lopes

    Oi Cami!
    Ótima resenha!
    Só pela sinopse ele já tinha ido para a minha lista, agora com essa resenha eu fiquei muito curiosa pra ler esse livro.
    Eu ainda não li nem o Garota Exemplar, mas ele está a caminho hehehe (tive que comprá-lo quando vi o trailer no cinema, não admiti que chegasse às telonas antes de chegar à minha estante hehehe)
    Bom, sendo assim, A Mulher Silenciosa vai pra minha lista de próximos a comprar (ou pegar emprestado) hehehe
    bjobjo

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lauren.
      É uma pena que não moramos na mesma cidade, senão teria prazer em te emprestar meus livros.
      Pelo visto você é daquelas leitoras que tomam cuidado!!
      Espero que goste desse livro e também de Garota Exemplar!
      beijos

      1. Lauren Alice Lopes

        É uma pena mesmo, eu te visitaria toda semana pra devolver e pegar um novo emprestado hehehehe
        Cuido bem deles, mesmo hehehe, só o ruim é que eu sou a que empresta os livros pros amigos, e os amigos que tem livro pra me emprestar ou eu jah tenho ou eu já li, ou não são os que me agradam hehehe
        o Garota Exemplar já está na minha estante *0* em breve vou lê-lo =)
        E a mulher silenciosa talvez eu compre ele mes que vêm, já passei minha cota deste mês ;P
        bjobjo

        1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

          Oi, Lauren.
          Eu sei bem como é isso. Meus amigos vivem me pedindo livros, mas nunca tem nada na estante deles que me interessa! hehhee
          Além disso, tenho muito medo de emprestar livros para quem não é tão apegado a eles porque nem sempre essas pessoas vão ter o mesmo cuidado!
          Depois quero saber o que achou dos livros!! hehhe
          beijos

  2. Oliveira

    Fiquei impressionada com a parte de você procurar sobre a autora e ela já ser falecida. Vou colocar esse livro como prioridade de leitura, fiquei muito intrigada com ele e sua resenha. Câncer é uma praga!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Oliveira.
      É uma pena que a autora tenha falecido. Pelo menos deu tempo de publicar seu livro e deixar seu trabalho para os leitores!
      Beijos

  3. João Victor Muniz

    Nossa, fiquei com gosto de quero mais desde a resenha, esse é aquele tipo de livro que te deixa vidrado na história, sobre a Jodi eu digo: “É das quietinhas que se deve ter medo!” hauhau parece ser um livro ótimo e autora bem talentosa, pena que morreu de maneira tão trágica! 🙁

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, João Victor.
      O livro é bem interessante e concordo mesmo com a sua frase…
      Na verdade, acho que as mulheres em geral podem ser bem malvadas!! rs…
      Beijos

  4. Elizangela Pinheiro

    Nossa sua resenha me deixou com muita vontade de ler essa história, até mesmo pra saber se o livro é realmente bom ou você que arrebenta na resenha ou ainda as duas opções estamos corretas!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Elizangela.
      O livro é super bacana e acho que vale a pena ser lido.
      No fundo toda mulher tem um pouco de Jodi!!
      Beijos e obrigada pelo elogio!

  5. Cris Aragão

    Esse livro parece ser bem intenso, aquele tipo de leitura que você pega e não consegue largar, uma história que fica revirando na cabeça mesmo depois de fechar o livro. Sobre a notícia da morte da autora, o mesmo aconteceu comigo quando comecei a ler Millenium, ainda na metade do primeiro livro eu fui procurar informações sobre o autor, querendo saber mais sobre sua vida e se tinha outros livros lançado aqui no Brasil e fiquei chocada quando soube que ele tinha morrido logo depois de terminar a trilogia.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Acho que uma das melhores coisas sobre os livros é que eles tornam seus autores imortais, né?! As pessoas se vão, mas suas histórias ficam por aí, para serem apreciadas por gerações.
      Esse é o tipo de livro que mostra que as mulheres podem ser muito perigosas quando querem!! rs…
      beijos

  6. Nanda

    Ei Mila

    Eu quero muito, também fiquei louca com ele pelos comentários na Turnê Intrínseca e está nos desejados. Li antes O segredo do meu marido, eu gostei, mas esperava algo bem mais diferente, esperava mais suspense e é mais um romance mesmo,a história de 3 família diferentes que meio que se cruzam… eu já fazendo uma mini resenha nos comentários kkk.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      Esse “O Segredo do Meu Marido” está na minha lista de desejados.
      Vou esperar para ver se encontro uma boa promoção na Bienal! hehehe
      Beijos

  7. Fernanda Souza

    Oi Camis, sua resenha é a primeira que vejo afastar bem Garota Exemplar desse livro. Quando vi as comparações, logo pensei que tirando a temática de relacionamentos falidos, pouco restaria para comparar dos dois.

    Quem sabe um dia eu consigo conferir os dois?

    Beijos
    Fê – Leitora Incomum

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Fê.
      Acho que as comparações não fazem muito sentido e por isso quis deixar isso claro.
      Espero que tenha a chance de ler os dois livros, que são muito bons!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Não precisa comparar com o Garota Exemplar porque realmente não tem muito a ver, mas é um livro que vale a pena.
      De repente você encontra uma promoção!
      beijos

  8. Beatriz Araujo

    Parece ser um livro bom, mas ao mesmo tempo meio calmo, talvez seja o nome. Não conheço Garota Exemplar então não posso fazer uma comparação. Coitada da autora deste livro.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      O livro tem um ritmo mais lento, mas nem por isso é ruim.
      Podemos até dizer que ele é calmo, mas a Jodi é uma excelente personagem!
      Beijos

  9. rayssafreak

    Olá Camila! Já tinha ouvido falar sobre esse livro mas tinha passado despercebido, aí dei uma paradinha pra ler sua resenha e esse livro parece ser maravilhoso. Adoro livros desse gênero e que chato isso sobre a autora </3

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rayssa.
      É chato quando ficamos fãs de um autor e descobrimos que ele morreu, né? Acho que ela tinha muito talento e poderia ter escrito outros livros de ficção!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lise.
      É triste saber sobre a morte de alguém, mas que a gente não conheça, né?!
      Eu gostei tanto do livro que fiquei ainda mais triste!
      beijos

  10. Cristiane de oliveira

    Nossa já estou bem curiosa pra saber tudo sobre esse casal e já torcendo pela Jodi, quem não odeia traição ?
    Não conhecia o livro e amei a resenha, como li Garota exemplar e gostei muito já quero esse de qualquer forma, pena que a autora já faleceu.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Mesmo que o plano da Jodi seja muito louco, é impossível não torcer para que ela seja bem sucedida! hehehe
      beijos

  11. Franciely Bortoski

    Conforme lia a resenha “Garota Exemplar ficou pipocando na minha cabeça o tempo todo hahahahahaha até chegar na parte em q vc diz que a comparação não é assim tão certa. Gostei bastante de garota exemplar e não estava interessante nesse A Mulher Silenciosa, mas gostei bastante do que vc comentou do livro e vou ter que compra-lo =/ Acho interessante quando um personagem nos cativa mesmo que não entendamos de cara as suas atitudes =)

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Fran.
      Achei esse livro completamente diferente de Garota Exemplar, mas tão bom quanto.
      O ritmo é outro, mas é bem interessante!
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Olá, Alef!!
      Muito obrigada pelo comentário.
      Esse livro é realmente complicado de lidar, mas foi exatamente por isso que gostei tanto.
      Há tempos não lia um livro que me deixasse tão confusa!! kkkk
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: