Leitora Compulsiva

A Profecia das Sombras, de Rick Riordan #Resenha

a profecia das sombras as provações de apolo rick riordan resenha blog leitora compulsivaTítulo: A Profecia das Sombras

Série: As Provações de Apolo #2

Autor(a): Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2017

Páginas: 336

Tradução: Regiane Winarski

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***




Como uma grande fã do trabalho do autor Rick Riordan, fiquei toda animada com o lançamento de A Profecia das Sombras, o segundo livro da série As Provações de Apolo. Assim que tive a chance, pedi um exemplar para a Intrínseca e gostei bastante da leitura.

Mas antes de contar mais sobre esse livro, vale lembrar que a série As Provações de Apolo tem grande ligações com as séries Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, então aconselho que leiam as essas séries antes. Até é possível ler essa série de forma independente, mas não vejo qual seria a graça! Rs…

a profecia das sombras rick riordan intrinseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “A Profecia das Sombras”?

“A Profecia das Sombras” é o segundo livro da série As Provações de Apolo, que conta a história do deus Apolo e de como ele acaba se tornando humano, sem nenhum de seus poderes divinos. Na pele – cheia de espinhas – de Lester Papadopoulos, Apolo acaba encontrando Meg, a semideusa que convoca os seus serviços.

No primeiro livro, Apolo/Lester e Meg partem para o Acampamento Meio-Sangue e lá descobrem que há um novo vilão à solta, ou melhor, três novos vilões conhecidos como O Triunvirato. Junto com outros semideuses, Apolo e Meg partem para encontrar e salvar o bosque de Dodona, um dos oráculos mais antigos do mundo grego.

Nesse segundo livro, Apolo contará com a ajuda de Leo Valdez e Calipso – personagens já conhecidos das séries anteriores – para chegar a Indianápolis. E lá eles terão que enfrentar um imperador romano conhecido pelos seus espetáculos cruéis e sanguinários, que raptou muitos dos aliados dos deuses. Nessa nova missão, Apolo e seus amigos terão que encontrar o Oráculo de Trofônio, que pode trazer conhecimento e loucura para quem se arriscar a consultá-lo.

O que esperar desse livro?

Por ser o segundo livro da série, “A Profecia das Sombras” traz a continuação das aventuras do deus Apolo, na pele do adolescente Lester Papadopoulos. Diferentemente do que aconteceu nas séries anteriores, em As Provações de Apolo temos uma narrativa mais escrachada e até mesmo sem noção, já que tudo é contado do ponto de vista de um ex-deus narcisista, que se acha a última bolacha do pacote!! Rs…

Quem já leu as outras séries do autor, em especial as que envolvem os deuses greco-romanos, não encontrará nada de muito novo na estrutura desse livro. A trama já começa a parecer meio óbvia, mas mesmo assim a história ainda vale a pena!! Acho muito interessante a forma como o autor usa a ficção para popularizar a mitologia e história de uma maneira tão divertida.

O que essa série tem de novo em relação às anteriores é a narrativa do ponto de vista de um deus, ainda que na pele de um humano e sem seus poderes! Nas outras histórias, os deuses sempre se mantiveram distantes, usando os semideuses para resolver seus problemas… Agora, Apolo terá que fazer as coisas sozinho, contando apenas com a ajuda de seus novos amigos. E nem mesmo isso o torna mais humilde… Rs!!

Como eu disse no começo desse post, indico essa série para quem é fã do autor e já leu as séries anteriores. Existem muitas referências a personagens e lutas travadas nos livros das outras séries e muita coisa fica sem explicação para quem ainda não as leu! Apesar de estar me distanciando um pouco da literatura infanto-juvenil, os livros do Rick Riordan continuam a fazer parte da minha lista de desejos!! Rs…

Sobre o autor Rick Riordan e seus outros livros…

Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times. Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. (Fonte: Site da Intrínseca).

Rick Riordan é, até o momento, autor:

A série Percy Jackson e Os Olimpianos foi ainda adaptada para os quadrinhos e os três primeiros livros já foram lançados: O Ladrão de Ossos, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã.

 

4 comentários sobre “A Profecia das Sombras, de Rick Riordan #Resenha

  1. Fernanda Alvarenga de Assis

    Ei Camis,

    Não sei se enjoei (eu ainda gostei bem mais desse do que daquela série do martelo de Thor), mas não amo como antigamente. Gosto do Apolo e dos outros personagens, mas sempre acho o enredo sem graça e as missões muito fáceis rsrs. O mais legal é rever o pessoal todo.
    bjs

  2. rudynalva

    Camis!
    Gosto demais das fantasias mitológicas criadas pelo Rick Riordan e ver mais um livro dessa série, cheio de aventuras e ação, é o máximo.
    Faz tanto tempo que não leio um livro do autor, esse seria uma boa pedida.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

  3. mcherubim

    Eu AMO o tio Rick Riordan, estou esperando só eles lançarem a continuação logo, assim eu já leio junto e não morro de curiosidade rs Série é uma merda, por que temos que ficar esperando um tempão até chegar hehe Mesmo assim AMO, AMO e AMO

    Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: