Leitora Compulsiva

A Lente de Marbury, de Andrew Smith

a lente de marbury andrew smith leitora compulsivaTítulo: A Lente de Marbury

Série: A Lente de Marbury #01

Autor(a): Andrew Smith

Editora: Gutenberg

Ano: 2016

Páginas: 288

Tradução: Bruno Vasconcelos

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, SaraivaSubmarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

No início desse ano, a Editora Gutenberg anunciou o lançamento de ‘A Lente de Marbury’, do autor Andrew Smith, o mesmo de ‘Minha Metade Silenciosa’. Mesmo não tendo lido o outro livro do autor, já tinha me deparado com muitas críticas excelentes sobre seu trabalho, então fiquei curiosa e acabei solicitando um exemplar desse novo livro para ler.

Assim que o livro chegou o separei para ler e desde então o livro ficou aqui na minha pilha de livros para resenhar, que apelidei carinhosamente de ‘Pilha da Vergonha’! Pior que ter um monte de livros para ler e ter lido uma porção deles e ainda não ter conseguido parar quieta na frente do computador para escrever sobre ele…

Então hoje estou aqui para diminuir um pouco da minha vergonha e finalmente dizer o que achei de ‘A Lente de Marbury’! rs…

a lente de marbury andrew smith leitora compulsiva

‘A Lente de Marbury’ conta a história de John Wynn Whitmore, mais conhecido como Jack, um garoto de 16 anos que mora com os avós em Glenbrook na Califórnia. Jack é um garoto tímido, sem nenhuma experiência com garotas e alguns amigos dele chegam a pensar que ele é gay. Até mesmo seu melhor amigo, Conner Kirk, tem suas dúvidas. Mas não é que Jack não goste de garotas, ele apenas não leva o menor jeito com elas…

Finalmente as aulas acabaram e Jack tem grandes planos para suas férias de verão. Ele e Conner irão passar um mês em Londres! E para comemorar, Conner dá uma bela festa em sua casa e Jack não poderia ficar de fora. Depois de encher a cara e se meter numa situação constrangedora, Jack decide ir embora para casa. Sem qualquer condição de dirigir, ele decide sair caminhando pela cidade, não dando a menor bola para o fato de ser madruga e ele estar sozinho e bêbado.

E nessa noite Jack não chega em casa… No meio do caminho ele acaba sendo sequestrado por um maníaco e é drogado. Nos poucos momentos de lucidez, Jack percebe que está encrencado e que as intenções de seu sequestrador são as piores possíveis. Mas então, em um momento raro de sorte, Jack consegue escapar e voltar para casa. O único em quem ele confia para contar o que aconteceu é Conner… Apesar de ter escapado, Jack sabe que algo dentro dele foi quebrado. De alguma forma ele não saiu inteiro do cativeiro, mas Conner garante que tudo vai ficar bem!

Na tentativa de deixar tudo para trás, Jack parte para Londres. Conner irá encontrar com ele alguns dias depois, o que dá a Jack tempo para conhecer os arredores do hotel e espairecer um pouco em um pub. Mas então Jack se depara com um estranho que lhe entrega um óculos misterioso, com lentes bem estranhas. Movido pela curiosidade, o garoto coloca os óculos e é imediatamente transportado para um mundo desolado, todo destruído. A única coisa que ele sabe é que precisa fugir se quiser continuar vivo e que dois garotos precisam dele.

a lente de marbury andrew smith leitora compulsivaEsse lugar, que tem um quê de cenário do Mad Max, é Marbury e ao que tudo indica Jack sempre esteve ali. Mas como é possível? Será que ele está maluco? Será que essaé alguma manifestação doentia do seu cérebro traumatizado?

A partir daí Jack começa a viver uma espécie de vida dupla, ora em Londres, ora em Marbury. E de repente ele não sabe mais o que é real, o que é loucura… A única coisa que ele sabe é que sua vida está em perigo!

O resultado de toda essa ‘loucura’ é uma história viciante! A mesma incerteza de Jack recai sobre o leitor e não sabemos se ele está alucinando, se ele ficou louco ou se aquele universo paralelo realmente existe. A todo momento eu imaginava que ele acordaria amarrado em seu cativeiro e que tudo aquilo era pura alucinação… Na verdade, até agora ainda estou com essa dúvida!

Mas não pensem que esse é um livro leve, porque não é mesmo. Esse é um livro sobre como um acontecimento trágico pode ter consequências sobre  vida de uma pessoa. É um livro que fala sobre abusos, sobre traumas e sobre diversos problemas que os adolescentes enfrentam e não tem coragem de falar! Apesar de Jack ser vítima, por vezes ele se culpa e se pune…

Da mesma forma como Jack sentia uma compulsão em voltar a Marbury, eu sentia uma compulsão em retomar a leitura sempre que possível!

 a lente de marbury andrew smith leitora compulsiva




23 comentários sobre “A Lente de Marbury, de Andrew Smith

  1. Tô Pensando em Ler (@leletapias)

    Não sei se você vai curtir Minha Metade Silenciosa, eu amei!!! Amo o Palito ♥
    Mas eu gosto de livros com sofrência, rsrsrs.

    E também adorei este livro!! Tô doida pra ler o novo do autor.

    E adorei a resenha.

    Vou ficar na torcida para que a Pilha da Vergonha ande rápido ♥

    Bjkssssss

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Minha pilha da vergonha está com 23 livros atualmente, o que é uma baita vergonha!
      Normalmente eu faço a resenha logo que termino de ler o livro, mas nesse ano acabei acumulando resenhas por causa dos problemas técnicos que tive o blog. No final das contas, eu lia mais do que conseguia resenhas e as coisas foram acumulando!
      Mas agora estou empenhada em resolver isso!
      beijos

  2. Karina Carvalho

    Andrew Smith é um autor que eu adoro, Minha metade Silenciosa é <3 Tô na mesma situação que a Leletapias , falou em sofrencia eu quero ler Hahahahaha

    Esse está na minha lista dos desejados …o Selva de gafanhoto tbm é dele ( mas acho que é numa pegada diferente)

    Que a sua pilha da vergonhe diminue , Bjus !

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ká.
      Sofrência não é comigo não!
      Gosto de livros dramáticos, mas sem mimimi… Então ainda preciso me preparar para ler o Minha Metade Silenciosa!
      beijos

  3. marinafaedda

    Camis, adorei a premissa do livro! Bem diferente do tanto de “mais do mesmo” que eu ando vendo por aí! Adorei a resenha também!

    Ah! E não se sinta culpada pela “pilha da vergonha”! Todo blogueiro tem/teve/terá uma em algum momento! hahaha!

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Esse livro é bem diferente mesmo de tudo o que eu já li!
      Até agora não sei bem o que se passa com o Jack! rs…
      Nossa, essa minha pilha… Mas estou firme e pretendo colocar tudo em dia! rs…
      beijos

  4. Fernanda Alvarenga de Assis

    Ei Camis

    Primeiro sobre as resenhas, nossa, não consigo. O máximo que já acumulei sem resenhar foram 3 e fico agoniada rs. Eu gosto de ler e já resenhar, no máximo ficam os 3 da semana pra domingo. Até porque minha memória é péssima kkk.
    Sobre o livro, não conhecia o autor e achei a premissa bem diferente. Não sei se faz muito meu estilo, fiquei na dúvida se iria gostar, mas curiosa com o que aconteceu com Colin no sequestro e a tal viagem do óculos kkk.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      Pelo menos minha memória não é ruim. kkkk
      Normalmente eu resenho os livros logo que termino de ler, mas quando viajo, sempre acabo lendo muito e acumulo livros…
      Vou sempre dando preferência para os livros de parceria e deixando os outros para depois. Aí vira uma bola de neve!! rs…
      Esse livro é bem diferente do que eu estou acostumada, mas gostei a escrita do autor. As pessoas falam muito bem de ‘A Minha Metade Silenciosa’, mas também não li!
      Beijos

  5. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Já fico apavorada com a história do Jack: Num mundo, o amigo é amigo e no outro, é o inimigo. Mas por trás de toda a loucura e mistério, o que o livro trás é uma boa reflexão sobre como a violência, independente de tipo, marca a vitima. não importa quem ela seja. Eu sei que com todo esse movimento sobre os direitos das mulheres e da luta contra o estupro e o feminicidio, o foco sobre o impacto nas vitimas fica nas mulheres, mas como falei antes, a dor e o sentimento de culpa nas vitimas é unisex, e ter um homem em um livro mostrando isso é uma bela prova.
    O duro é que não sei se mesmo sendo o primeiro livro de uma série, a história do Jack se resolve em parte nesse livro ou se acaba deixando a gente com a necessidade de ter o próximo livro, afinal, queremos que ele se salve e recupere a sua confiança que foi destruída pelo sequestro.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Esse livro levanta questões muito interessantes e polêmicas.
      Fico triste de ver que algumas mulheres acham que são as únicas vítimas de criminosos. Esse livro mostra que qualquer um pode ser vítima de um monstro.
      Apesar desse ser o primeiro livro de uma série, muita coisa já se resolve aqui!
      Mesmo que a continuação demore, dá para esperar numa boa! rs…
      beijos

  6. lanawesley

    Gente mais que livro e esse? Eu não conhecia, e a primeira vez que estou lendo sobre, e posso te dizer que já estou aqui morrendo de vontade de ler, para desvendar todo esse mistério. Além de que trama me pareceu ser surpreendente imprevisível, estou super entusiasmada com essa leitura.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lana.
      Esse livro não ficou muito conhecido por aqui, mas muita gente conhece o autor pelo livro Minha Metade Silenciosa!
      É uma trama surpreendente mesmo!
      Beijos

  7. Anna - Blog Árvore dos Contos

    Camila!!!
    Já tinha visto este livro quando foi lançado, mas não chamou minha atenção, talvez pela capa ou título. Quanto engano!
    Que história forte e profunda, com questões psicológicas, conflito entre realidade e sanidade, bem como eu gosto.
    Adorei a resenha e anotei entre meus desejados!
    Beijos e boas leituras!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Anna.
      Acho que a capa deixou o livro um pouco juvenil demais, mas a história é bem ousada.
      Beijos

  8. Jhennifer Alves Fernandes

    Nossa esse livro fugiu completamente da zona de conforto, é algo de que eu nunca ouvi falar e que nem esperava por algo parecido, só pela resenha já me senti envolvida e dentro do livro, e fiquei bastante curiosa com o que ele fez de constrangedor na festa, que o sequestrou, o que ele ainda vai passar, o que se passa na cabeça dele por toda essa loucura de ora realidade ora um mundo absurdamente louco. Isso me lembra levemente minha linda Alice. Confesso que pela capa não tive interesse em ler, mas depois que li sua resenha fiquei bem mais empolgada com a leitura, meio alucinante kkkk.
    Bjoes

  9. Jaqueline Felix

    Bem louquinho esse livro. Universos paralelos é uma das partes que mais gosto dentro da literatura fantástica e esse enredo ilustra bem o contraste entre real e fantasia. Eu mesmo adoro fugir do mundo real, quando fico muito chateada ou desanimada. E isso pode ser viciante.
    Nem consigo imaginar o desfecho dessa história. Mas acho que não tem um final feliz…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Jaque.
      Esse livro é um pouco mais maluco do que estou acostumada e até agora não entendi bem o que aconteceu com o protagonista.
      Só sei que não é um livro para crianças, com certeza.
      Não posso dizer que o final seja exatamente feliz, mas é um bom final!!
      Beijos

  10. chefa

    Nossa, muito interessante, camis! Já fiquei aqui curiosa, pensando que pode ser bem original! Bom, a história é pesada, mas é bom quebrar minhas leituras juvenis de vez em quando..rs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Essa história ainda me deixa meio angustiada.
      Acho que preciso da continuação para formar uma opinião!
      rs…
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!