Se vocês tivessem que escolher entre os zumbis ou os unicórnios, qual desses seres sobrenaturais levaria seu voto? Você é mais do tipo comedor de cérebros malvados ou prefere criaturas mais fofinhas?? Mas será que zumbis e unicórnios podem ser resumidos a isso? Será que os zumbis são sempre malvados e os unicórnios sempre bonzinhos??
Foi justamente nesse clima de perguntas e respostas, de discussões sobre qualidades e defeitos de cada criatura que as escritoras Justine Larbalestier e Holly Black decidiram reunir grandes escritores para uma coletânea de histórias sobre zumbis e unicórnios. A idéia é que cada time dê o seu melhor para convencer os leitores de que a criatura que defendem são as melhores! rs…
O resultado disso é um livro excelente, de quase 400 páginas, que traz contos escritos por: Libba Bray, Cassandra Clare, Alaya Dawn Johnson, Maureen Johnson, Carrie Ryan e Scott Westerfeld – pelo Time Zumbi – e Mag Cabot, Kathleen Duey, Margo Lanagan, Garth Nix, Naomi Novik e Diana Peterfreund – pelo Time Unicórnio.
As histórias estão intercaladas no livro e cada uma delas é marcada com o símbolo da criatura que defende, para evitar que um fã dos zumbis comece a ler acidentalmente uma história de unicórnios e vice-versa! rs… Além dos símbolos de identificação, cada história possui uma introdução muito engraçada escrita por Holly e Justine, que definitivamente são incapazes de chegar a um acordo! rs…
Inicialmente eu tinha pensado em comentar cada uma das histórias reunidas nesse livro, mas depois achei que isso poderia deixar o post muito longo e até meio chato de ler… Na verdade, não sei se vocês já repararam, mas eu evito fazer posts muito longos porque eu mesma não tenho paciência de ficar meia hora lendo uma resenha…
O negócio é o seguinte…. Eu sempre fui muito fã de coletâneas de contos e esse livro é uma das coletâneas mais interessantes que eu já li. Nunca fui muito ligada em zumbis e muito menos em unicórnios. Quando o assunto é criatura sobrenatural eu decididamente sou do time vampiro!!! Mesmo assim foi muito bacana conhecer mais sobre essas criaturas e ver o quão versátil elas podem ser dentro da literatura!! Não imaginava que zumbis e unicórnios pudessem ser retratados de maneira tão diferente, sendo algumas vezes os heróis e em outras os bandidos…
No geral tenho que reconhecer que senti um certo favoritismo pelos Zumbis… Sou obrigada a concordar com a Justine quando ela diz que os zumbis são uma metáfora da condição humana. Mas também não pretendo entrar numa discussão filosófica sobre isso aqui no blog! rs…
Infelizmente, apesar de ter gostado bastante das histórias desse livro, não gostei muito da edição. Na verdade, a capa do livro me incomodou profundamente… Assim que peguei o livro e dei uma olhada rápida na capa, até pensei que ela fosse bonitinha. E então comecei a reparar nos pequenos desenhos malfeitos e fiquei com um certo nojinho!! O que me incomodou não foram as cenas em si, mas a falta de qualidade dos desenhos, como se tivessem sido feitos por uma criança de 5 anos com tendências macabras… Não sei explicar, mas não gostei, ok?! rs… Também não gostei muito do papel utilizado… Normalmente não sinto cheiro de papel, mas esse tipo de folha amarelada e áspera tem um cheiro forte que me deu dor de cabeça em alguns momentos!!
Contudo, todas essas coisas que me incomodaram são pura frescura minha, então não devem ser levadas em conta por vocês!! hahahahaha As histórias são bem interessantes, algumas são sensacionais, outras meio fraquinhas, mas o que vale é apreciar as diferentes maneiras que uma mesma criatura pode ser retratada!!
Para terminar esse post, fica uma dica para quem gosta de marcadores. Na área de DOWNLOADS do site da Galera Record vocês podem encontrar 3 modelos diferentes de marcadores de Zumbis x Unicórnios para fazer em casa.
Fica ainda a dica para vocês darem uma lida na carta escrita por Diana Peterfreund para os brasileiros, que foi publicada no blog da Galera. Considerando que a Justine e o Scott estiveram no Brasil e ambos são do Time Zumbis, ela achou que o Time Unicórnio precisava de uma forcinha a mais! hehehehe
Oi! Adorei a resenha! Da primeira vez que vi esse livro pensei que devia ser só um livro bem grosso para crianças (eu não tinha visto quem eram os autores), mas com a sua resenha fiquei com vontade de ler, e percebi que não faço ideia de que time defenderia!
Qual foi o seu conto preferido? De que autor?
Beijos!
Gih!
Oi Gih,
O livro não é para crianças não!
Gostei de vários contos, mas acho que meus preferidos foram Bungavilia, de Carry Ryan e Crianças da Revolução, de Maureen Johnson.
Beijos
Equipe Zombie pra vitória!
Realmente, acho que a capa poderia ter sido melhor valorizada. Mas se as histórias são boas, darei uma chance =D
Oi Allan,
Dá uma chance sim!! O livro é bem legal!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Adorei o post! Ainda não sabia o que pensar sobre esse livro, mas depois de ler o seu post, já achei bem mais interessante.
beijos
Oi Carol,
O livro é bem divertido, mas é indicado só para quem realmente curte contos.
Muita gente não está acostumada com a dinâmica de contos e pode ficar incomodada com o fato de muitos deles terminarem sem muita conclusão.
Beijos
Hahaha, esse livro é minha cara, embora eu morra de medo de zumbis! Quero muuuito ler! rsrs
Oi Vi,
Eu também sou meio medrosa, mas ainda prefiro os zumbis que os unicórnios!
beijos