Olá, pessoal.
Hoje estou aqui para contar um pouquinho de como foi o X Encontro de Blogs de Letras, que aconteceu aqui em São Paulo no dia 12 de maio, no auditório da Livraria Martins Fontes da Paulista.
Para quem ainda não conhece, os Encontros de Blogs de Letras acontecem periodicamente aqui em São Paulo e são organizados pela Cássia Carrenho do Publishnews e pelo Sérgio Pavarini, dos blogs Pavablog e Livros e Pessoas! A cada encontro, uma editora é convidada a participar e trazer convidados especiais para apresentar a editora e seu catálogo aos participantes, que devem ser obrigatoriamente blogueiros literários!
A editora convidada dessa décima edição do Encontro de Blogs de Letras foi a Livros de Safra. O evento começou com um bate-papo super bacana com Marcelo Mello, que nos contou histórias interessantíssimas sobre como teve início a editora, como se dividem os selos e quais são os livros em destaque do catálogo! Quando a gente vê uma editora já estabelecida no mercado não tem muita ideia do quanto as pessoas que trabalham nela ralaram para chegar até aqui! O Marcelo, que fala rápido pra caramba e tem um jeitão de cara sério e mau-humorado, mostrou para todo mundo que as aparências enganam… Foi impossível não rir com as histórias dele!! rs… Além disso, ele ainda falou um pouco sobre o papel dos blogueiros literários e deu dica sobre o que fazer e o que não fazer em um blog! (Anotei tudo!!! Rs…)
Sobre a editora Livros de Safra
A editora nasceu com o paulistano Marcelo Melo, que depois de uma carreira como executivo de marketing resolveu empreender e escolheu uma paixão: livros. A Negócio Editora foi sua primeira empresa e obteve rapidamente grande reconhecimento e acabou sendo vendida para a Elsevier. Fora do mercado editorial por alguns anos, voltou e logo descobriu que também gostava de escrever, começou como ghost e lançou seu romance Eu não sei ter em 2011. Trabalha no segundo, no ritmo que as funções de editor deixam, também escreve histórias de empresas e pessoas. Não vai mudar nada na sua vida, mas é para melhor é a história dos 20 anos da agência LewLara\TBWA.
Em seu 5º ano no mercado a Livros de Safra já produziu alguns best-sellers. Aula nota 10 traz técnicas de aulas que estão revolucionando o jeito de dar aula e contribuindo para o aprendizado efetivo de alunos brasileiros. É do selo da Da Boa Prosa onde se destacam também o Preciso rodar o mundo da Michelli Provensi, o Ingenium, o Se eu soubesse aos 20 e o Outros céus do brasileiro Ricardo D’Addio. Mas deste selo quem mais chamou a atenção do público foi mesmo o PJ Pereira e o seu Deuses de dois mundos. O selo Virgiliae é mais literário onde se destacam Garota das nove perucas, da holandesa Sophie Van Der Stap que virou um belíssimo filme, Os Mambo Kings tocam canção de amor e Onde estão as flores? conta a saga de um imigrante búlgaro até a Amazônia. O selo Alfaiatar faz livros sob demanda para autores e o Impressão Régia, livros de direito.
Junto com o fundador da editora, ainda estava presente o P.J. Pereira, autor da trilogia Deuses de Dois Mundos, que saiu pelo selo De Boa Prosa! Foi muita sorte a nossa, porque ele mora nos Estados Unidos e estava aqui no Brasil justamente para o lançamento do terceiro livro da trilogia! Além de escritor, o PJ é um baita publicitário , fundador da agência Pereira & O’Dell, baseada em San Francisco (Califórnia, EUA) e com escritórios em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. No concorrido Festival Cannes Lions (França), é o publicitário brasileiro mais premiado, acumulando quatro Grand Prix. Está bom para vocês?! rs…
Mas voltando ao encontro, o PJ contou pra gente como foi o processo de escrita, quanto tempo ele demorou para publicar o livro, falou sobre o que se trata e como ele escolheu o tema e muito mais. Foi bem interessante ver como ele se envolve com a divulgação dos livros e como é a relação dele com o Marcelo, que além de dono da Livros de Safra, também foi o editor responsável pelo livro!
Todos os participantes receberam de presente os três livros da trilogia e tivemos a chance de autografá-los! Confesso que ainda não conhecia a trilogia, mas fiquei completamente hipnotizada durante o bate-papo e os livros foram direto para o topo da minha lista de próximas leituras! O único problema é que, assim que cheguei em casa e contei para o marido sobre os livros, ele pegou os exemplares e disse que vai ler primeiro!! rs…
Confiram as sinopses dos livros:
O Livro do Silêncio – Na África ancestral, Orunmilá, o maior adivinho de todos os tempos, não entende por que seus instrumentos se calaram. Nos dias atuais, um jovem jornalista se aventura pelas ruas de São Paulo, tentando fugir de uma missão que não deveria ser sua. No primeiro livro da série Deuses de dois mundos, Ogum, Xangô, Oxóssi e Oxum se unem a gente do nosso tempo para resgatar os 16 príncipes do destino, numa narrativa que preserva toda a sensualidade e violência original dos mitos africanos dos orixás.
O Livro da Traição – Na continuação da saga “Deuses de Dois Mundos”, o ambicioso jornalista New continua a contar sua história. Ao mesmo tempo em que alcança a posição profissional que sempre quis, ele se vê dividido entre dois grupos poderosos, que podem lhe dar tudo que deseja ou deixá-lo sem nada. Paralelamente, na África ancestral, o grande babalaô Orunmilá e seu grupo partem em busca dos principes odus, única maneira de impedir que o controle do destino de homens e deuses caia nas mãos erradas. Uma traição permeia as duas histórias, que tem mais em comum do que se pode imaginar.
O Livro da Morte – O autor desafia os limites de uma aparente divisão entre dois mundos, sejam eles o do Aiê e do Orum, ou do conhecido e do desconhecido, para escrever uma obra como resposta ao preconceito. A visibilidade da saga e seu sucesso de público e crítica renderam um projeto em conjunto com a The Alchemists. Se, nos dois primeiros títulos da saga, ‘O Livro do Silêncio’ e ‘O Livro da Traição’, o autor mostra as potências do masculino, no presente volume as forças das Mães Ancestrais rebelam-se contra as formas opressoras do masculino num mundo sagrado, tal como no mundo dos mortais, regido por leis que desrespeitam o verdadeiro significado da tradição. Uma vez que cabe aos orixás masculinos, e não aos femininos, a condução dos destinos dos homens, arma-se a guerra entre as deusas contra os deuses, pois algo, na origem, perdeu seu curso ‘natural’. Assim, ‘O Livro da Morte’ também é, no mínimo e neste sentido, um instigante convite a questionar o desequilíbrio entre as potências do feminino e do masculino.
Eu costumo gostar muito dos encontros, mas confesso que esse último foi uma das melhores edições! Foi ótimo!!!!
Para conferir todas as fotos do evento, basta clicar AQUI!
E para terminar, deixo vocês com os dois booktrailers da trilogia, que são muuuito bem feitos e tem participações super especiais na produção… O segundo é um pouco mais pesado, para maiores de 16 anos pelo menos! rs..
Oi Camis, uma pena que na última hora não consegui ir. Mas tudo bem, teremos outros.
Bjs, Rose.
Que pena mesmo, Rô!
Pelo menos você vai poder ler os livros!! rs…
Mas no próximo você não pode faltar!!
Beijos
Achei essa ideia de encontro bem mais legal e dá mais oportunidades de apresentar não apenas a editora, mas o q vem por aí…espero q o formato chegue ao rio.
Andy_Mon Petit Poison
POISON ABOUT – Indicações #48 bit.ly/1AG8e61
Oi, Andy.
Já aconteceu uma edição desse evento no Rio no ano passado.
Seu eu souber de um novo evento por aí, te aviso!
É mesmo uma super oportunidade para aprendermos mais sobre o mercado editorial, sobre a escolha de livros para publicação e tudo mais!
Beijos
Oi Camila! Deve ter sido muito divertido mesmo, eu não conhecia a editora mas esse título: “Garota das nove perucas”, me chamou a atenção, vou pesquisar mais sobre ele. Que sorte a sua ter ganhado uma trilogia 🙂 Que você tenha ótimas leituras! Vou ficar esperando as resenhas. Beijos
Oi, Sara.
Esses encontros são para mim os melhores encontros literários que acontecem aqui em São Paulo!
Eu sempre aprendo muito!
beijos
Não conhecia essa editora, mas imagino que deve ter sido bem interessante saber mais sobre o mercado literário e seus desafios.
Gostaria muito mesmo que um dia esses eventos acontecessem no interior do estado.
Oi, Dani.
Seria muito bacana se o Blogs de Letras pudesse viajar pelo Estado, mas acho que ficaria bem difícil!
É uma pena mesmo!
Beijos
Oi Camila, espero que tenha gostado. Estou preparando para lançar o próximo livro – sobre a vida da vilã do Deuses de Dois Mundos. Passei aqui para dar um alô. Mais detalhes do FB: https://www.facebook.com/DeusesdeDoisMundos/
Obrigada!
Vou dar uma olhada lá no Facebook!
beijos