Quem já acompanha o blog há um certo tempo sabe que eu sou fã declarada dos e-books! Na verdade, sou apaixonada mesmo por tecnologia em geral. Herdei essa paixão do meu pai, que sempre fez questão de ter os equipamentos mais modernos. Para vocês terem uma ideia, lá em casa nós tivemos máquina de escrever elétrica, computador de tela preta com letras verdes, impressora matricial, um computador 386 no qual jogávamos xadrez 3D… Fui até a primeira criança da minha escola a ter um scanner e usar para colocar figuras nos trabalhos da escola… Hehehehe
Como eu sempre gostei de ler também, unir a leitura à tecnologia me pareceu muito natural. Eu lia no computador, mas a minha história com livros digitais em dispositivos portáteis começou mesmo em 2000. Na época eu estava na faculdade de Direito e buscava uma solução para me livrar do peso enorme dos livros de leis… E foi assim que descobri que poderia baixar todas as leis em PDF e instalá-las em meu Palm IIIe (que muitos de vocês não devem ter a menor ideia do que é!! rs…). O segundo dispositivo que usei muito para ler livros digitais foi o um Nokia N800, que foi um dos primeiros tablets e permite a leitura de livros em PDF também. A vantagem do N800 é que ele já acessa o Wi-fi e dá para baixar os arquivos diretamente nele. Esse aparelho eu ainda tenho e até uso de vez em quando! Rs…
Atualmente o meu queridinho é um e-reader Sony PRS-600, que eu comprei em 2010 nos Estados Unidos. É um dos primeiros e-readers lançados e, apesar de existirem outros bem mais modernos hoje, eu gosto mesmo é do meu velhinho. Até porque ele toca MP3 e posso ouvir música enquanto leio meus livros. Esse e-reader tem a tecnologia do e-ink e a leitura é extremamente confortável porque a tela não emite luz. A bateria dura até uma semana e é possível fazer a leitura dos famosos livros em EPUB. Ele vem com uma canetinha embutida que permite fazer todo tipo de anotação nas leituras. Dá para grifar, escrever, marcar algum errinho e tudo mais. Acho que hoje eu tenho uns 80 livros nele, mas a capacidade é enorme! Antes eu usava mais para livros técnicos, mas agora já uso bastante para livros de literatura. Eu nunca saio de casa sem um livro na bolsa, mas acabo levando o e-reader também!! rs…
Bom, eu tenho também um IPad (eu disse que sou apaixonada por tecnologia!!) e às vezes leio livros nele também. Já li até mesmo na tela no meu smartphone, mas só em situações excepcionais. O que eu gosto mesmo de ler no Ipad são as revistas e jornais digitais, porque assim dá para aproveitar a tela colorida!! rs… As novas tecnologias empregadas nas revistas permitem uma interatividade muito legal! Eu gosto bastante dos jornais também. A versão digital é super prática, não suja a mão e é bem mais fácil de ler do que a versão em papel! (Só não dá para aproveitar para embrulhar os copos quebrados depois ou usar para limpar o cocô do cachorro!! rs…)
E foi justamente o me interesse pelas revistas digitais que me levou a conhecer o IBA, um site de venda de livros, revistas e jornais digitais. O site é super simples e fácil de usar. Basta instalar um aplicativo no PC, no tablet ou no smartphone e tudo o que é comprado no site pode ser lido diretamente no aplicativo. Além disso, os preços deles são super competitivos e sempre encontro excelentes promoções… Para mim, o IBA tem o melhor e mais completo acervo de revistas e jornais digitais do mercado nacional!!
Mas além das revistas e dos jornais, o IBA vende também os livros digitais das principais editoras brasileiras. No início eu tive muito receio de comprar livros no IBA porque achei que o uso do aplicativo era obrigatório e para mim não ia funcionar. Como é que eu iria ler os livros no meu e-reader se era necessário instalar um aplicativo e no e-reader não tem como instalar aplicativo nenhum?? Sou daquelas que gosta de ter a liberdade de comprar livros digitais onde eu bem entender e, principalmente, ler os livros onde eu quiser… Para eu comprar um livro digital é essencial que a loja libere o arquivo em EPUB, senão estou fora…
No entanto, minha impressão sobre os livros digitais vendidos no IBA mudou completamente quando, no início do mês de junho, participei de um café da manhã para blogueiros literários na sede do IBA, aqui em São Paulo! O pessoal do site nos convidou para um bate-papo muito legal. Estavam presentes tanto o pessoal do marketing, quanto os que trabalham na parte técnica e até financeira da empresa. A preocupação deles não era a de nos convencer que o produto deles era bom, mas sim saber a nossa opinião sobre os livros digitais, sobre os sites, sobre os preços dos ebooks e muitos outros temas que cercam o livro digital. Eles realmente estavam interessados no que tínhamos para dizer, tanto como leitores como blogueiros. Afinal, esse negócio de e-book ainda é uma experiência nova para muita gente. Reconheço que eu sou uma exceção… Rs!
Obviamente, bocuda como eu sou, aproveitei para reclamar da necessidade de ter que ter o aplicativo para ler os livros. Poxa… quando é que eu teria uma oportunidade dessa de reclamar direto com quem faz?? Rs… E qual não foi a minha surpresa quando eles me disseram que eu poderia instalar os livros tranquilamente em meu e-reader, bastando usar o programa do Adobe Digital Edition, que eu já uso normalmente para transferir os livros que eu compro eu outras lojas! Aí sim eu vi vantagem porque muitas vezes eles tem preços melhores que das outras lojas que eu costumo comprar!
Para completar a minha alegria, ainda ganhei um kit lindinho cheio de mimos e um vale-livro do IBA. O livro que eu escolhi foi a coleção com os 5 primeiros livros das Crônicas de Gelo e Fogo (todos em um único arquivo!) Sempre quis ler essa série, mas me recusava a ter que carregá-los por aí… O melhor foi que pude testar esse negócio de instalar o livro no meu e-reader!! E funcionou tão bem que pude até fazer a minha dancinha da vitória! hehehehe Me empolguei tanto que já fucei o site todo e também o blog do IBA, que tem matérias muito bacanas sobre o mundo literário e entrevistas com autores.
Se vocês gostam de livros digitais e sempre procurar por uma boa promoção, não deixem de conferir o IBA!
Para saber mais sobre o IBA, basta clicar na imagem abaixo e veja como a loja funciona!!!
Eu sou suspeita pra falar já que sou uma feliz dona de um kindle, e posso afirmar que facilita mto pra carregar os livros. Eu já baixei o app do Iba mas não curti muito, acho que problema sou eu kkkk
Beijos,
Amanda
Divã Literário
Oi, Amanda.
Já pensei em comprar um Kindle e trocar o meu leitor, mas se tem uma coisa que eu não suporto é esse lance de ser obrigada a comprar as coisas na Amazon ou então ter que converter os arquivos!! hehehe
Beijos
Não conhecia o Iba e vou verificar, ler e tentar saber tudo e entender, claro. Obrigada por sempre trazer novidades Camila.
Oi, querida.
O sistema deles é bem simples e estou sempre recebendo e-mails com promoções incríveis!!
Beijos
hahaha, adorei! Eu já conhecia, mas ainda não embarquei de cabeça nos livros digitais! ;D
Oi, Vi.
Ainda vou te viciar nos livros digitais!! hehehe
beijos
Camis, achei bacana, mas eu nunca entrei pra ver. Vou fuçar logo mais hehehe
Beijos
Oi, Mi.
Achei o sistema deles bem bacana e o melhor é que os arquivos são em e-pub, então dá para usar em vários dispositivos!
beijos
Camis, eu tenho um kindle que comprei em NY em 2012 e uso demais! Ajuda muito poder levar mais de um livro na bolsa – sem o peso! Ainda prefiro o papel, mas o ebook quebra um galhão!
Um beijo!
Oi, Nina.
Eu gosto muito dos livros em papel, mas não tenho mais espaço para guardá-los aqui em casa e nem aguento mais carregar tanto peso na bolsa.
O ereader é mesmo uma mão na roda! hehehe
Beijos
Camis, eu não conhecia o Iba e adorei a sua dica! Já corrigi me cadastrar e baixei 2 livros – porque eu tenho poucos, sabe? Ahahahaha
Super legal mesmo!
Beijo grande!
Oi, San.
O que eu acho mais bacana é o acervo de revistas deles. É muito bem organizado e gostei muito.
Os livros estão com preços incríveis e super competitivos!
beijos
OI Camila, tudo bem?
Não conhecia o IBA, mas vou fuçar com certeza. Apesar das vantagens dos ebooks, eu ainda sou fã dos físicos, então não tenho tantos leitores quanto você rs…
Bjkas
Oi, Carol.
Acho que os livros físicos são incríveis e são meus prediletos.
De qualquer forma, os livros digitais tem uma porção de vantagens. Confesso que já comprei muito livro físico e depois de ler pensei que não valia a pena ter na estante, já que não tenho mais tanto espaço assim! Então acabo fazendo uma seleção e vejo o que compensa!! rs…
Beijos