Título: Uma Educação Mortal
Subtítulo: O Primeiro Ensinamento da Scholomance
Título Original: A Deadly Education
Série: Scholomance #01
Autor(a): Naomi Novik
Editora: Alta Novel
Ano: 2021
Páginas: 336
Tradução: Bernardo Kallina
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Site da Editora Alta Novel
Onde Comprar o ebook: Amazon (Kindle)
***
Em outubro do ano passado fiz um post aqui no blog falando sobre a Alta Novel – o novo selo de ficção da Editora Alta Books – e apresentando (e surtando muito por) alguns dos primeiros livros que seriam lançados. Rs…
Um dos livros que eu mencionei naquele post foi o Uma Educação Mortal, primeiro livro da Trilogia Scholomance da autora Naomi Novik. Acabei recebendo um lindo kit com um exemplar do livro e estava tão curiosa para conhecer essa história que passei ele na frente dos outros! Hoje conto se valeu ou não a pena!
Sobre o que é “Uma Educação Mortal”?
Em Uma Educação Mortal nós somos apresentados à jovem Galadriel, que há três anos estuda da Scholomance, uma escola de magia nada tradicional e totalmente mortal. Um feitiço errado, um mostro debaixo da cama, uma comida envenenada… Qualquer coisa pode significar a morte dentro dessa escola.
Na Scholomance não há professores, nem feriados, nem volta para casa nas férias. A única forma de passar de ano é cumprir com as tarefas que são designadas magicamente a cada aluno, de forma a forçá-los a atingir o seu potencial máximo. O único jeito de sair dessa escola é sobreviver aos anos de aprendizado e à terrível e totalmente perigosa graduação. Sendo forçados a encarar a morte o tempo todo, os alunos da Scholomance não perdem tempo fazendo amizades. Eles apenas se reúnem de maneira estratégica e formam alianças que possam ajudá-los a sobreviver.
Galadriel sabe que ter bons aliados é essencial para sobreviver na Scholomance, mas ela prefere se manter afastada de todos. Quanto menos gente por perto, menor a chance de descobrirem que ela possui um poder sombrio imenso! Enquanto alguns feiticeiros tem afinidade com magias climáticas, feitiços de transfiguração ou de combate, a afinidade de El é a destruição em massa – algo que pode ser bem útil para acabar com os monstros, mas também muito perigoso, já que ela pode matar todos os outros alunos da escola sem querer!
El vem sendo bem sucedida ao longo dos três anos desde que chegou na Scholomance, mas agora Orion Lake resolveu atrapalhar seus planos de anonimato. O grande herói matador de monstros parece ter escolhido El como sua protegida e parece estar sempre por perto para salvar a vida da garota. E sendo Orion o cara popular que ele é, sua proximidade com El acaba fazendo com que ela fique em evidência. Os curiosos querem saber quem é a aluna que vem atraindo a atenção de Orion.
A parceria El/Orion poderia ser só mais uma fofoca nessa escola inusitada, mas o trabalho dos dois em conjunto pode ser a chave para eles desvendarem os maiores segredos dessa escola e, quem sabe, salvarem muitas vidas!
O que esperar desse livro?
Se eu tivesse que resumir Uma Educação Mortal com uma única palavra eu diria originalidade!!! Porque, minha gente, essa história é completamente diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido, assistido ou até mesmo jogado no vídeo game! Rs… Sério mesmo! Nunca tinha visto nada como essa história nos meus muitos anos de consumidora de histórias de fantasia e eu amei demais a experiência!!
Eu sei que quando a gente lê a expressão “escola de magia” logo pensa em Harry Potter ou Magisterium, mas Uma Educação Mortal realmente não se compara com nenhuma delas. Tudo é inusitado nessa história, desde o formato da escola e o fato de não haver professores até a ideia de que os alunos estão constantemente sujeitos à morte.
A Galadriel é uma personagem muito interessante. Ela é dotada de um poder tão absurdo que poderia dominar toda a escola. Mas ao invés disso ela prefere simplesmente ficar no canto dela, mantendo tudo sob controle! Chega ser muito engraçado ver a coitada tentando conseguir um simples feitiço de limpeza para tirar meleca de monstro do chão de seu quarto… Tudo na escola é magicamente controlado e as coisas simplesmente aparecem para os alunos de acordo com as necessidades e afinidades deles. Algum aluno que controla o clima poderia receber um feitiço para fazer o vento varrer a sujeira. Outro com afinidade com mudança de elementos poderia receber um feitiço para transformar meleca de monstro em flores… Mas não Galadriel!!! Sua afinidade com destruição em massa faz com que ela peça um feitiço de limpeza e receba instruções de como criar um paredão de chamas mortais que não só queimaria a sujeira, mas também mataria metade dos alunos da escola!
Não é por menos que ela seja tão antissocial e rabujenta! Pela sua experiência, as pessoas não lidam bem com alguém com tamanho poder como o dela. Galadriel precisa de todos os ensinamentos que puder obter na Scholomance, mas deve se manter longe do radar dos poderosos Enclaves.
Claro que toda essa estranheza da história, se é que podemos chamar assim, acaba cobrando um certo preço de nós leitores. Isso porque, como tudo é muito diferente, é preciso ter muita atenção às informações e aos detalhes. Existem muitas descrições das magias e a nossa imaginação acaba sendo colocada à prova! Não é, nem de longe, um livro para leitores iniciantes!!
Essa é uma história diferentona e sensacional! Eu adorei a escrita da autora, o universo que ela criou, seus personagens! É um livro bem sinistro, cheio de monstros e magias das trevas, mas mesmo assim há algo de encantador! Toda a experiência para mim foi ótima e eu realmente recomendo para quem é fã de fantasia e lida bem com livros de maior dificuldade.
Sobre a autora e seus outros livros…
Naomi Novik É a aclamada autora da série Temeraire e dos premiados romances Enraizados e Spinning Silver. Ela é a fundadora da Organization for Transformative Works e do Archive of Our Own. Vive na cidade de Nova York com sua família e seis computadores.
Uma Educação Mortal é o primeiro livro da trilogia Scholomance. O segundo livro, com título original de The Last Graduate, foi lançado lá fora em setembro do ano passado e torço para que seja publicado em breve por aqui.
Ver essa foto no Instagram
E olha, a palavra originalidade foi usada com sucesso!que coisa mais linda ler sobre um enredo totalmente diferente e com isso da magia sendo usada como provas.
Parece ter um universo bem intenso, repleto de ação e adorei isso dos monstros rs
Beijo
Angela Cunha/O Vazio na flor
Oi, Angela.
Por mais que eu já tenha lido muita fantasia nessa vida, nunca tinha visto algo como essa história!
E agora já estou aqui sofrendo pela continuação! Rs…
Beijos
Camis!
O enredo é bem inédito e diferente, gostei.
Embora tenha achado um pouco cruel com os alunos?
E como aprendem se não tem quem os ensine?
cheirinhos
Rudy
Quando vejo um enredo de um livro de fantasia cujo personagens são jovens demais e tem todo o poder ,está na escola ,logo lembro de Harry Potter ,não tem jeito.Não sou muito de ler esse genero ,então deixo passar a dica dessa vez
Olá! Parece ser realmente uma história bem diferente, começando pelo nome da personagem, aí passa pelo poderes que eles possuem e por aí vai né, vai ser preciso bastante atenção para dá conta dessa leitura, mas achei muito interessante esse plot que a autora escolheu.
Oi, Elizete.
Eu realmente nunca tinha visto nada parecido!!!
Vale a pena dar uma chance!!
Beijos