Leitora Compulsiva

Uma Coisa Absolutamente Fantástica, de Hank Green #Resenha

uma coisa absolutamente fantástica seguinte hank green resenha blog leitora compulsivaTítulo: Uma Coisa Absolutamente Fantástica

Título Original: An Absolutely Remarkable Thing

Autor(a): Hank Green

Editora: Seguinte

Ano: 2018

Páginas: 344

Tradução: Ligia Azevedo

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

Participação Especial: Pah Xavier, do blog Lendo e Escrevendo

***




Em setembro do ano passado, a Editora Seguinte lançou o aguardado livro Uma Coisa Absolutamente Fantástica, de Hank Green. Para comemorar o lançamento, a Seguinte convidou alguns parceiros para uma visita à sede da Companhia das Letras, com direito a café da manhã, apresentação do livro e tour por diversas áreas do grupo editorial. De quebra ainda ganhamos um exemplar do livro!!! Rs…

Apesar de eu ter ficado super curiosa para saber mais sobre essa história, a leitura e resenha do livro ficou a cargo da Pah Xavier, colunista e super parceira aqui do Leitora Compulsiva! Hoje vamos descobrir o que ela achou do livro!!!

uma coisa absolutamente fantástica hank green seguinte blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Uma Coisa Absolutamente Fantástica”?

Uma Coisa Absolutamente Fantástica é o livro de estreia de Hank Green, que, para quem não sabe, é irmão do famoso autor John Green – de A Culpa é das Estrelas -, e que chegou ao Brasil causando certo frenesi entre os leitores assíduos do irmão e entre os demais autores curiosos em conferir essa proposta diferente que o livro apresenta.

No livro acompanhamos a trajetória de April, uma jovem comum como muitas outras ao redor do mundo que ao voltar para casa às 2h45 após uma jornada doida de trabalho em uma startup se depara com algo inusitado um robô gigante:

“(…) o Trasnformer de três metros de altura usando uma armadura de samurai, seu peitoral enorme erguido a um metro ou um metro e meio da minha cabeça. Estava ali, cheio de energia e poder. Parecia capaz de virar a qualquer momento e direcionar seu olhar vazio e majestoso para mim”. p. 10

Após esse encontro inusitado ela liga para seu amigo Andy e juntos eles registram essa aparição inexplicável em pleno cruzamento da 23 com a Lexington.  O que eles não esperavam era que a gravação viralizasse e ganhasse tremenda repercussão, isso porque Carl (como ela apelida o robô) não é o único, vários robôs gigantes apareceram simultaneamente ao redor do mundo e April foi a primeira a registrar a presença de um deles. Com isso a vida da protagonista vira de cabeça para baixo e passamos a acompanhar as consequências desse encontro com Carl.

O que esperar desse livro?

Antes de mais nada, nunca li nada do autor John Green, por isso não esperem comparações com nenhum de seus livros ou entre a escrita dos irmãos.

Não esperem uma trama focada na aparição de Carl e os motivos para sua existência, bem como para a aparição dos demais robôs, pois “Uma coisa absolutamente fantástica” é muito mais do que aparenta num primeiro momento.

O livro é de certa forma um tapa na cara com luvas de pelica como minha mãe diria, eu que esperava algo totalmente diferente e mais focado na existência do Carl em si me deparei com outra coisa, outro foco, nele temos contato com os lados positivos e negativos proporcionados pelo uso da tecnologia e pela ascensão à fama que pode levantar o melhor e o pior de cada um, acompanhamos a trajetória de April em sua busca por informações, e em seu trajeto sob os holofotes que se voltam para ela por causa do vídeo gravado no inicio do livro e suas atitudes e transformações após se torna uma “celebridade” instantânea, é interessante acompanhar como ela se comporta e se desenvolve no decorrer da trama em virtude de tudo que acontece com ela.

Nesse livro é possível, caso o leitor esteja disposto, levantar um questionamento, ou melhor, levantar algumas reflexões sobre o uso das redes sociais feito pelo próprio leitor, será que o uso que é feito é adequado? Será que é necessário postar algo só para agradar o outro? Será que essa “realidade” postada é realmente saudável? Até que ponto deve-se ir para conseguir números cada vez maiores de likes e seguidores? Como lidar com algo que não parece ter explicação? Enfim, caberá a cada leitor que acompanhar a trajetória de April fazer uma autoanalise sobre cada um desses aspectos.

De modo geral, o livro funciona bem quando o vemos sob o aspecto de analisar o uso das redes sociais e o surgimento de celebridades instantâneas, mas se você espera um mistério e algo mais voltado ao Carl, bem, pode deixar um pouco a desejar nesse aspecto.

Sobre o autor e seus trabalhos…

Hank Green começou a fazer vídeos no YouTube em 2007 com seu irmão, John Green. Desde então, a dupla conquistou uma grande comunidade de fãs ao falar sobre ciência e cultura pop. Atualmente, é CEO da Complexly, uma produtora especializada em conteúdo educacional para o YouTube, como os canais Crash Course e SciShow. Seus vídeos já tiveram mais de 2 bilhões de visualizações. Também é cofundador de uma série de projetos, entre eles a VidCon, a maior conferência de criadores de vídeos para a internet do mundo. Hank mora em Montana com sua esposa, seu filho e seu gato.

“Uma coisa absolutamente fantástica” é o livro de estreia de Hank Green, que como dito anteriormente é irmão do famoso autor John Green, mas ele também é conhecido lá fora por ter um canal no youtube, que vocês podem conferir a aqui e podem julgar por vocês mesmos se é bom ou não. Além disso, ele possui um canal junto com o John, e esse vocês podem conferir aqui.

18 comentários sobre “Uma Coisa Absolutamente Fantástica, de Hank Green #Resenha

  1. vitoriapantielly

    Oi!!
    Eu vi esse livro nos lançamentos, e nem me toquei no sobrenome, o John não é um autor que me conquistou muito, talvez por isso a falta de interesse.
    Eu li que o livro faz algumas críticas a manipulação que a internet nos traz, isso eu acho bacana, mas, em um geral, achei o enredo bem simples. Fico tentada a ler, por curiosidade, mas, sinceramente, não é uma história que parece prender tanto.
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Eu tentei de todo jeito gostar dos livros do John Green, mas não deu. Não curti nenhum deles…
      Exatamente por isso tive a mesma reação que você: não dei bola para esse livro!
      Mas então a Pat leu e fez essa resenha que me deixou super curiosa. Ela me garantiu que a escrita do Hank não tem nada a ver com a do irmão!
      Agora estou animada para ler!
      beijos

  2. Fuxicos e Rabiscos

    Gente que sonho ir até a sede da editora e ainda ganhar livro de presente. arrasou!
    Eu não conhecia a obra ainda, mas adorei a premissa e fiquei bem curiosa sobre como é narrado, em mundos de redes sociais, onde estar conectado já virou parte da rotina de milhões, a reflexão vale muito! É de suma importância saber o limite da exposição.
    Vou procurar o livro para ler.

  3. Mirelly

    Oii, tudo bem?

    Não conhecia o autor e nem a obra, e infelizmente, não curti muito a premissa do livro, ainda que tenha gostado dessa pegada reflexiva que o livro nos traz.
    E meu deus, que sonho ir até a sede da editora!!

    Beijinhos!!

  4. Ana Paula Medeiros

    Já tinha visto brevemente algo sobre o canal dos irmãos no YouTube, mas não sabia que o Hank iria publicar um livro. E pelo jeito é um pouco diferente do estilo do John, só que provavelmente muito mais do tipo que eu gosto de ler rsrs Dica anotada!

  5. Camila de Moraes

    Olá!
    Eu tinha lido um pouco sobre a premissa desse livro e confesso que me chama atenção sobre esse uso em demasia das tecnologias, que por muitas vezes tem seu lado negativo.
    Estou curiosa para conhecer a escrita do autor e espero me identificar.
    Beijos!

  6. Bruna Costabeber

    Já tive a oportunidade de ler esse livro e concorda com você, o livro nos dá tapa na cara com luvas, de uma forma sutil. Eu confesso que o final me decepcionou um pouco e, ao mesmo tempo, me deixou ainda mais curiosa para ler outros livros do Hank.
    Adorei a postagem ♥
    Beijos

  7. Yvens Castro

    Olá, tudo bem?

    Eu recebi esse livro da Companhia das Letras e ainda não consegui realizar essa leitura, mas é algo que pretendo fazer em breve. Esse livro me chamou atenção por abordar o uso da tecnologia de forma exacerbada. Parabéns pela resenha, ficou bem legal.
    Abraço!

  8. Ivi Campos

    Acompanho o trabalho dos irmãos Green no youtube antes mesmo do John ficar famoso. O Hank eu adoro, mas ainda não li o livro porque tenho me do de me decepcionar com ele… rs mas gostei de saber sobre essa reflexão sobre a tecnologia.
    beijos

  9. Beatriz Andrade

    Olá, tudo bem?
    Eu li esse livro há alguns meses e gostei bastante da leitura. Achei bem interessante poder ver a sua opinião sobre ele, eu achei que ele focaria mais em alguns assuntos e na verdade não é bem como eu esperava, ainda assim eu curti bastante a leitura e quero o segundo volume.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!