Para quem não sabe (e eu também não sabia até pesquisar para escrever esse post) é que a The Harvard Lampoon é uma revista escrita por estudantes de Harvard. É uma revista de humor que tece seu primeiro volume lançado em 1876, acreditam?
Bom, o negócio é que eles fizeram um volume da revista com uma história intitulada Nightlight, tendo sido publicada aqui no Brasil pela Ed. Novo Século, com o nome de Opúsculo!! Acho que com esses nomes vocês já devem ter sacado qual é a do livro, né?! Pois é… exatamente… A idéia deles foi criar uma paródia com a história do Crepúsculo, sucesso de Stephenie Meyer (que eu amo então não ousem falar mal! hahaha)
Mais uma informação útil… foi procurar no dicionário online o que significa paródia e aqui está o resultado: “paródia pa.ró.dia sf (gr paroidia) 1 Imitação burlesca de uma obra literária. 2 por ext Imitação burlesca de qualquer coisa.” Bom, aí tive que procurar o que era burlesca… e apareceu ‘Nenhum resultado encontrado”. Posso com uma coisa dessa?!!!!!!!!!!!!!!!
Bom, mas acho que já deu pra entender que paródia é como aquele quadro do Casseta & Planeta que eles recriam um episódio da novela das oito, que agora começa às nove! Se não deu pra entender ainda, então melhor arrumar um dicionário melhor que o meu!! hahahahha
Gente, acho que esse livro me deixou boba!!! hehehe
Mas voltando ao Opúsculo… ele conta a história de uma menina chamada Belle Goose, que se muda para uma cidade nova e conhece Edwart Mullen… Só que a menina é uma completa desorientada!!! Ela acha que tá arrasando e não passa de uma completa fracassada. Sério mesmo… ela é obcecada por vampiros e acha que o esquisitão da escola, Edwart, é um vampiro maravilhoso que está completamente apaixonado por ela!!
Eu sou muito fã de livros de humor e tudo mais, inclusive a Vivi pode me defender, hehehe, mas o negócio é que gosto de um humor mais inteligente, como o do Mário Prata por exemplo!!!! Quando eu ouvi falar sobre esse livro, pensei nas inúmeras possibilidades de piada sobre o Crepúsculo, coisas inteligentes como a Vivi faz no seu livro A Caçadora e nas suas tirinhas! (Olha a propaganda aêee). Mesmo gostando bastante da saga da Stephenie Meyer, acho bacana quando fazem boas piadas!! Mas esse livro, pra mim, errou na dose!! Acho que dá pra salvar uma ou duas piadas interessantes, como a da busca na internet por exemplo… mas no restante, pecou pelo excesso de idiotice!
Deu pra passar duas horinhas com esse livro… mas não foi anda excepcional!! Confesso esse frio e uma TPM podem ter afetado profundamente o meu humor e me impedido de desfrutar de boas risadas!!! Hum…. será?!!!! Será que o mau-humor me atacou e por isso achei tudo muito idiota e irritante?! OMG!!! Será que a minha opinião está baseada em conceitos completamente corrompidos pela combinação de hormônios femininos e temperatura baixa??!!
Alguém que leu o livro pode me dar uma luz? Quero uma segunda opinião!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sinceramente, não sou chegada a livros de Paródia, acho que eles sempre forçam. Não li esse, mas já dei uma folheada naquele “Larry Trotter” que imitava o Harry Potter. Só se eu folheei as páginas erradas, pq o livro não tinha graça nenhuma, rsrs. Mas valeu a dica, já fico longe desse aí, também sou adepta a humor inteligente, hehe. Beijos!
Hum… esse do Harry Potter eu não conhecia!! Mas já descobri que não sou fã de paródias e não vou nem me arriscar!! hehe
Eu não li esse livro, Camila. Humor é uma coisa complicada; Tem que ser bem escrito e tem que ser de bom gosto pra
ser engraçado. Pessoalmente, não gosto de paródias e, como a
Bruna, vou usar a sua dica pra ficar longe desse livro. Beijos!
Oi Lu, acho que é mesmo um negócio complicado! Talvez o livro até seja engraçado para algumas pessoas, ele tem seus méritos, mas não é a minha praia mesmo! Acho que tem tanto livro de humor bom por aí, que esse eu não indico não!
Beijos
Camila tb não é meu estilo de humor!
Mas ontem a tpm tava bombando tanto aqui que eu tava me achando chata. Então acho que realmente esse tipo de coisa pode influenciar pra caramba…
Eu comecei a achar que sim!!! Não foi uma boa idéia escolher um livro de humor, mas achei que ia me animar!! Não deu certo!!! Exatamente por isso pedi uma segunda opinião!!! rs…
Beijos
Aah, mas você não é a única que disse isso não, Camis! Teve mais gente que disse isso; que o humor é bobo demais, que podiam ter feito melhor e tal…pensa assim, são estudantes americanos de Harvard que fizeram! haahaa!! “OMG!!! Será que a minha opinião está baseada em conceitos completamente corrompidos pela combinação de hormônios femininos e temperatura baixa??!!” Aaaai, eu riii!!! rsrsrs
Tô me achando, tô me achando, tô me achando, lálálá… Se eu fiz a rainha do humor rir, já ganhei meu dia!!!!!!!!!!! hahahaha
Rainha do humor? Contanto que não seja a nova dercy, sei lá…kkkkkkkk!!! Bom, contanto que eu não participe do Zorra Total…hehehe!! =D
Oi, Camila!
Há um tempinho eu comprei uns livros na internet e Opúsculo tava entre eles. Fiquei pra morrer quando eles avisaram que o livro tinha acabado. Como assim?? Eles vendem e depois dizerm que não tem??
Depois de ler sua resenha, fiquei mais calma. Parece que eu não perdi muita coisa.. rsrs
Beijos!
Se quiser te vendo o meu! hehehhe
Aaaah, mui amiga!! hehehe
Acho que vou passar… =P
Hahahaha Não custa tentar, né?! Vai que cola?
Mila,
Eu não gosto que façam piada com o meu Edu não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Então, eu não gosto deste tipo de livro, ai nem me passou pela cabeça comprar este rs
Eu li uma resenha de alguem q tinha gostado mais agora não lembro o blog, se eu lembrar eu te passo 😛
bjo
Eu até vi umas resenhas no skoob de pessoas que gostaram, mas fui olhar a estante dessas pessoas e acho que o gosto delas não bate mesmo com o meu…
Mila, meu dicionário tem o significado de burlesca:
burlesco (ê) adj. Que incita ao riso por ser ridículo.
Dificilmente uma “Imitação que incita ao riso por ser ridícula” tem um bom resultado. Vejo por aquela série de filmes idiotas de “Todo mundo em pânico” (ridícula ao quadrado!)
Mas acredito que sua TPM pode ter piorado ainda mais sua crítica ao livro. Acho que Dexter é mais indicado pra estes dias hehehe.
Pra gostar deste tipo de livro paródia, só mesmo aquele povo que odeia crepúsculo. Eu não gosto pq acho mto meloso, mas não odeio nem o livro nem seus fãs, então não vou perder tempo lendo esta paródia.
Bjos!
Obrigada minha salvadora gramatical!!!!!!!!!!!!! rs… Eu já imaginada que seria isso mesmo, mas a sua ajuda com o significado só veio reforçar a idéia que não gosto desse tipo de literatura! Não acho a menor graça de piada que diminui os outros, que humilham ou são ridículas (como diz a palavra). Meu mau-humor pode ter reforçado, mas acho que não gostaria do livro em nenhuma outra circunstância!! hehehe
TPM é assim mesmo,na próxima comece a ler acompanhada de uma caixa de bombons,vai ver como tudo fica melhor !!
Depois desse desabafo e muito chocolate, resolvi pegar o livro e ler o primeiro capítulo outra vez… me irritou de novo! Acho que não gostei do livro mesmo!!! hehehe
Devo concordar com você, Camila. Esse negócio de paródia não é a minha praia, prefiro um humor mais inteligente, bem feito!
Eu já tinha visto esse livro, e achei que seria legal e tal, mas pelo visto não perdi nada…
Tá certo que a TPM pode ter agravado ainda mais o seu humor, mas o livro parece ser muito besta mesmo! hehe
Beijos**
Fiz o teste e reli o primeiro capítulo! Não foi a TPM e nem o frio, foi o livro mesmo!!! Muito bobo!!!!!
Beijos
Não li o livro. Ainda, pelo menos. Mas pelo que folheei na livraria, parecia bem legal. Zoava bastante, inclusive o estilo da escrita da Meyer, cheio de adjetivos e advérbios desnecessários, e, pelo que eu vi, não era um humor apelativo. Só engraçadinho mesmo. Talvez eu seja muito boba, talvez seja pq eu não gosto da obra original, mas achei muita graça do pouco que li. Mas tb é fato que qd o sistema hormonal fala, todo o bom humor vai por água abaixo rs
Bjs
Lisa
Oi Elisa!!!!
Eu até já comentei com algumas meninas aqui, mas agora que já estou feliz e saltitante outra vez, resolvi ler o primeiro capítulo de novo!!! E nada feito, continuei com a mesma opinião! rs… Apesar de ter gostado da obra original, acho que outros autores souberam fazer piadas e brincadeiras muito mais inteligentes com a Saga do que a que foi feita nesse livro!!! E não tem nada a ver, você não é boba com certeza, mas essa coisa de humor é pessoal demais!!! Por exemplo, eu não consigo assistir Pânico na TV, mas já acho o CQC engraçado! Tem gente que odeia tudo, tem gente que adora tudo!! É por isso que “gosto não se discute” kkkkkk
Eu não sou chegada em paródias, e quando é com livro – para mim é igual a esses – Queimando o Código da Vinci, O que tem por trás de o Segredo, A Cabana atrás da Cabana … ah meu vai escrever o seu próprio livro hehe se bem que esse não cabe nessa idéia, afinal a principio era só para o pessoal lá de Harvard se divertir, mas já não tinha me animado a ler quando dei uma olhada na livraria. Mas volto aí outro dia para ver se conseguiu a sua 2ª opinião.
Bjus
Cláudia, já li o primeiro capítulo de novo, depois de uma dose cavalar de chocolate e de um dia mais quente e nada! Continuei achando o livro bobo!!! Decididamente risquei o estilo paródia da minha lista de literatura!! Tô fora!!
Beijos
Então é um caso perdido mesmo rssss devia ter ficado em Harvard.
hahaha… acho que deveria sim!! Mas já fiquei sabendo de gente que gostou! Ou ficou ainda mais curioso depois que leu minha resenha, acredita?!
Tbm, como boa parte do pessoal aí em cima, não gosto muito de paródias, as piadas são super forçadas, sem graça e nada inteligentes! Já não queria ler antes e agora é que não vou mesmo! hehe
Acho que esse não é um gênero que agrada muito, então!!!kkk
Jura??? Poxa, e tinha tudo para ser legal, né?
Flor…..publiquei a terceira parte da entrevista! uhuuuu
E semana que vem tem promoção…uma pessoa só vai ganhar 2 livros! 🙂
beijos!
Já vou lá dar uma olhada!! Acho que não li nem a segunda parte, que falha a minha! E com certeza vou participar da promoção!!!
Beijos
Não irei falar sobre o livro, mas sobre seu blog. Adorei!! Também sou uma leitora compulsiva e terminei de ler agora o primeiro livro da série Diários de Vampiro. Tenho dois blogs, um deles é para assuntos políticos e sociais, aqui do wordpress. O outro é do blogger e lá falarei de filmes, livros e poesia, algumas das minhas paixões. Hoje estou com um tanto de dificuldade para escrever por causa do teclado, mas gostaria de deixar aqui os meus parabéns por um blog tão bem feito, informativo e legal.
Bjs
caso queira, me “visite” qualquer dia.
Olá!!
Fico até sem graça com tantos elogios assim!!! Terei um enorme prazer em te visitar!!
Assim que puder, deixe os endereços dos seus blogs aqui!!!
Um beijo
Aaah, eu nunca li livros de paródia, nem tive muito interesse… Mas confesso que tenho vontade de ler Opúsculo, porque tenho uma certa implicânciazinha com Crepúsculo =P de qualquer forma, eu tenho uma amiga que comprou, e assim eu vou poder pegar emprestado e ler ^^
Depois que você ler, me diz o que achou, please?! rs…
Ok, pode deixar! ;D
Camila, eu estava querendo ler esse livro, gosto de parodias, mas inteligentes claro 🙂
Ahh, tenho certeza que a TPM influencia sim, e muito haha… Ontem estava tentando fazer a resenha de “Anaíd e o clã da loba” mas o negocio estava feio, resolvi deixar para hoje rsrs.
P.S.: Adoro ler seus post! (HiperDivertidos)
Beijão amiga!
Cel,
http://www.umajanelasecreta.com
Que bom que gosta, Cel… Adoro os seus também! Sempre passo no Janela!! Beijos
Esse tipo de livro também não faz nem um pouco o meu estilo… Principalmente se gostei do original!
E concordo com quem falou aí em cima, esse povo não tem criatividade e fica escrevendo em cima do sucesso dos outros!
Adorei o post, Camila!!! =)
Beijinhos
Obrigada Nat…
Não imaginava que o livro poderia ser assim, achei que seria engraçado mas no final foi idiota! Mas acontece… Não dá pra gostar de tudo, né?!
Beijos
Eu tenho esse livro, e realmente, algumas partes são bem “exageradas”. O final não tem nada a ver! E aquele tal de Joshua? Como o Edwart não pode ser um vampiro?
Sei lá… Nada a ver. Mil vezes Stephenie Meyer!
Eles quiseram fazer piada, mas acabaram passando do ponto e em vez de engraçado, o livro ficou idiota!
Seila, mas eu até que gostei do livro deu pra passa o tempo dando umas risadas das coisas ridiculas e absurdas do livro. Acho que uma parodia é sempre bom pra vc ter um outro olhar sobre a obra original, desculpa ai né já que to vendo que boa parte das pessoas que comentaram nesse blog não gostaram ‘-‘
Imagina Flávia,
Toda opinião aqui é bem vinda! Acho muito bacana você ter gostado do livro, isso é sinal de que ele não é tão ruim quanto eu imaginei! Acho mesmo que depende do gosto e da vivência de cada um! Obrigada pelo comentário!
Beijos
Nossaaaaaaaa, tudo que teria dito, Opúsculo é o livro mais idiota e irritante que já li… Acho que a Camila Mosqueira Says não condordou 100% pq, segundo comentário acima, ainda não leu… Mas adorei o comentário dela de burlesca e vou postar! Rsrsrsrs
Estou postando hj sobre este livro e descobri seu blog nesta pesquisa e pelo que vc escreveu e como vc escreveu, já me tornei sua fã e outro detalhe, tb sou fã da Saga!! u.u
Bjinhos!!
Difícil esse livro, né?! E não digo isso porque eu achei sou fã de Twilight e posso ter ficado indignada! Não é isso, é porque é ruim mesmo!! hehehe
Onde você postou sobre o livro?! Tem um blog?! Indica aí!! hehe
Obrigada pelos elogios!! E seja bem vinda ao clube! rs…
Beijos