Resenhas

Temporada de Acidentes, Moïra Fowley-Doyle

Título: Temporada de Acidentes

Autor(a): Moïra Fowley-Doyle

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Páginas: 256

Tradução: Amanda Moura

Site Oficial: http://www.intrinseca.com.br/temporadadeacidentes/

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura,

No mês de março,  a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de uma porção de livros interessantes, mas o único que realmente me interessou foi “Temporada de Acidentes”. Achei a proposta interessante e original, então resolvi dar uma chance e pedi um exemplar pela parceria.

Para atiçar mais a minha curiosidade, na última semana de março aconteceu mais uma edição da Sessão Intrínseca -um evento no qual uma equipe da Intrínseca apresenta os lançamentos do semestre para os livreiros e blogueiros – e a editora que falou sobre esse livro mostrou tanta empolgação, que resolvi que começaria a ler o livro assim que chegasse em casa! rs…

‘Temporada de Acidentes” conta a história da família Morris e é narrada do ponto de vista de Cara, a filha caçula de Melanie Morris. Cara tem uma irmã mais velha, chamada Alice, e um irmão postiço, chamado Sam. O pai de Cara morreu quando ela era criança e alguns anos depois sua mãe se casou com Christopher, pai de Sam. Em um belo dia, Christopher foi embora e deixou Sam aos cuidados de Melanie, tornando-o oficialmente um membro da família Morris.

Mas o que torna a família Morris diferente das outras famílias é uma inexplicável propensão a acidentes, que surge a cada mês de outubro – a chamada ‘temporada de acidentes’. Algumas vezes são apenas hematomas ou ossos quebrados, mas nas piores temporadas, as pessoas morrem.

E o livro começa justamente no meio de uma dessas temporadas. O mês de outubro está quase chegando ao fim e os Morris já encararam muitos acidentes. No entanto, algo parece diferente dessa vez e Cara está muito preocupada. Sua melhor amiga, Bea, previu nas cartas que essa será uma das piores temporadas…

Antes que o pior aconteça, Cara decide investigar a fundo essa ‘maldição’ de sua família e mergulhar de cabeça nos segredos que os cercam.

E o primeiro mistério que Cara pretende solucionar é o fato de que Elsie, uma antiga amiga de infância, aparece em todas as suas fotos! Não importa onde a foto tenha sido tirada e nem quem esteja nela, Elsie sempre está lá… Algumas vezes ela aparece por inteiro, outras apenas uma parte de seu cabelo ou a manga de sua blusa estão visíveis, mas Cara sabe que é Elsie…

Com a ajuda de Bea, de Sam e de Alice, Cara começa a investigar Elsie e aos poucos começa a perceber que a garota é mais sinistra do que ela imaginava. Ninguém na escola parece se lembrar da garota, muito menos de seu sobrenome ou de qualquer outra informação a seu respeito!

Mas Elsie não é a única coisa estranha na vida de Cara. Além de sofrer com uma paixão proibida, a garota começou a ter visões e sonhos estranhos, mas que a levaram por ter uma grande ideia: uma festa à fantasia de Halloween em uma casa mal assombrada…

Então a história de Cara basicamente se divide entre sua investigação sobre Elsie e a organização da festa de Halloween. Tudo isso enquanto tenta sobreviver à temporada de acidentes!!

Diferentemente do que eu imaginava, o livro traz uma narrativa muito sombria e melancólica. Eu acreditava que encontraria uma história sobrenatural adolescente, com até mesmo um toque de humor… Mas o que encontrei foi uma narrativa poética, uma história sobre os segredos e os medos mais íntimos das pessoas. O que começa como uma história sobrenatural, termina como uma narrativa sobre os monstros do mundo real, sobre horrores que nos cercam e sobre traumas profundos.

No geral essa foi uma história que me surpreendeu positivamente, mas algumas coisas me incomodaram. Sou uma pessoa bem realista e seu muito bem o que acontece com os jovens nos dias de hoje, mas prefiro não ler histórias em que os adolescentes fumam, bebem e usam drogas como se isso fosse uma coisa normal e até mesmo correta. Nesse aspecto o livro perdeu muitos pontos comigo! Para piorar foi difícil engolir a Melanie, mãe de Cara e Alice. Ela me pareceu perdida o tempo inteiro e até mesmo meio maluca. Ela age como se fosse uma mãe liberal, mas na verdade me parece mesmo é com preguiça de educar os filhos!

Mas enfim…

Apesar de tudo, essa foi uma leitura interessante. Não acredito que esse seja um livro que irá agradar a todos os leitores, mas acredito que ele tem um potencial para conquistar os leitores adolescentes, que podem encontrar nessa história uma forma de lidar com seus próprios medos e segredos.

Para saber mais sobre “Temporada de Acidentes”, leiam a matéria escrita pela autora Moïra Fowley-Doyle, publicada no site da Intrínseca.

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Eitaaaaaa , fiquei de olho nesse livro desde o que vem por ai da intrinseca que vi aqui ...achei que ia ser um livro com pegada mais engraçada/ pouquinho de suspense , agora li ali embaixo que tem um que de melancolia...[adoroooo]

    Olá meu nome é karina e adoro livro com drama kkkkkkkkkk ( não apenasa minha pessoa ser dramatica , tbm gosto de livros assim ) Brincadeira ...esse cont na minha lista de desejados .

    Bjooos Camis !

    • Oi, Kà.
      Eu também fazia uma ideia bem diferente do livro, mas é a vida, né?! kkkkk
      Que bom que não arranquei o livro da sua lista de desejados! kkkk
      beijos

  • Só para adolescentes?? Eu estava muito interessada.
    E continuo interessada, rsrs.

    Gostei. Tá na lista e logo mais eu lerei!

    Bjksssssss

    • Oi, Lelê.
      Não é bem só para adolescentes, mas para quem curte livros de adolescentes também!!
      kkkkk
      beijos

  • Ah, também pensei que seria um livro voltado para fantasia e com pitada de humor. E não como descreveu ser "medos profundos e íntimos". Mas, o que mais me afastou do livro foi essa história de normalidade em drogas...
    Se um dia o livro vier até mim, eu leio, mas não vou correr atrás dele para fazer a leitura. Desanimei totalmente!

    • Oi, Oli!
      Não queria desanimar ninguém, mas você sabe que procuro sempre ser sincera com minhas opiniões...
      Acho que muita gente tinha uma ideia diferente sobre o livro... Uma pena!
      beijos

  • Eu tinha lido sobre esse livro aqui no blog e ja tinha ficado curiosa, depois ouvi sobre ele na turnê intrínseca. E como você comentou a pessoa falou dele com tanta empolgação que eu fiquei com mais vontade ainda de ler... Mas eu não cheguei a pensar que teria um pouco de humor não, achei que seria uma leitura carregada, pesada, com suspense, mistério e drama.
    Mas não curti o que você falou deles tratarem a bebi, cigarro e drogas como uma coisa legal e normal. É uma coisa que já está presente no cotidiano, tendo seu consumo cada vez mais cedo, sem precisar de publicidade gratuita disso em livros.

    • Oi, Gláuce.
      Acho que essas questões são mesmo complicadas, porque os autores tentam ser realistas sobre a vida dos jovens de hoje, mas acabam fazendo uma certa propaganda sobre coisas que não fazem bem!
      É uma pena!
      Beijos

  • Oi camis,

    Conforme fui lendo sua resenha, eu quase quis ler o livro, a premissa é interessante e o mistério em torno dos acidentes que ocorrem no mês de outubro também, mas não gosto de livros densos, e como você disse que a leitura se tornou melancólica, esse eu não vou ler ;)

    Bjss

    • Oi, Thaís.
      Acho que o livro me pegou desprevenida.
      Se eu soubesse que a história era assim, talvez estivesse mais preparada para ele!
      Quem sabe, se der uma chance, a leitura não seja melhor para você?!
      rs...
      beijos

  • Oi Camis!

    Eu me interessei pelo livro! Adoro essas coisas que parecem ter saído diretamente do submundo!

    Beijos!

  • Ahhhhhh!! Confesso que perdi um pouco o interesse pelo livro depois que li sua resenha! :(
    Achei que tivesse um enredo mais interessante e que ficasse aquele gostinho de saber o que acontece no final. Massss ainda sim pretendo lê-lo para tirar minhas próprias conclusões.
    Claro que se houver outra leitura mais interessante passará na frente agora.

    • Oi, Fabí.
      Juro que não queria desanimar as pessoas em relação a esse livro.
      Mas pelo visto muita gente tinha uma outra impressão dele! rs...
      beijos

  • Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    • Oi, Mi.
      Espero que tenha a chance de conhecer essa história maluca da Cara Morris!
      Beijos

  • Oi, Camila...

    Confesso que a princípio esse livro não me chamou a atenção não... Mas após ler sua resenha fiquei bastante curiosa para ver mais a fundo esses mistérios que acontecem com a família Morris e o Cara realmente vai descobrir a respeito disso.
    Beijinhos...

    • Oi, Cris.
      Esse livro é bem original e recheada de mistérios.
      Fiquei surpresa por ele tratar de assuntos tão polêmicos.
      A dúvida é: será que existe mesmo uma temporada de acidentes? rs...
      beijos

  • Ei Camis,

    Por coincidência eu estava olhando hoje sobre esse livro ao fazer os pedidos, pensando se queria ou não rsrs.
    Tava querendo ler, agora fiquei meio em cima do muro. Isso que você falou me incomoda muito tbm, um dos motivos de eu não curtir Gossip Girl quando eu li.
    abs

    • Oi, Nanda.
      Eu sempre espero que as personagens e as histórias sejam exemplos para os leitores, não importa qual seja a idade.
      Para ver coisa errada, leio o jornal! Acho que a autora perdeu um pouco a mão.
      Chegou uma hora que eu estava quase desejando fumar um cigarro... Imagina isso para um adolescente?!
      Mas isso é bem pessoal, então quem sabe seja uma leitura melhor para você?!
      beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás