Contemporâneo

Tempo de Reacender Estrelas, de Virginie Grimaldi #Resenha

Título: Tempo de Reacender Estrelas

Título Original: Il est grand temps de rallumer les étoiles

Autora: Virginie Grimaldi

Editora: Gutenberg

Ano: 2020

Páginas: 288

Tradução: Julia da Rosa Simões

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino

Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***



Lançado em outubro de 2020 pela Editora Gutenberg, o livro Tempo de Reacender Estrelas da autora francesa Virginie Grimaldi foi escolhido como tema do Clube do Livro Autêntica do mês de janeiro. Recebi um exemplar pela parceria ainda no final do ano passado, mas segurei a leitura para uma data mais próxima à do nosso encontro para estar com os detalhes fresquinhos em mente! Rs…

Hoje trago para vocês a resenha desse livro!

Sobre o que é “Tempo de Reacender Estrelas”?

Tempo de Reacender Estrelas conta a história de Anna, que aos 37 anos está separada do marido, com duas filhas para criar – Chloé de 17 anos e Lily de 12 – e trabalhando em um emprego de garçonete cujo salário nem dá para pagar todas as contas. As dívidas estão se acumulando, os cobradores estão batendo à porta, seu ex-marido a está importunando, suas filhas estão passando por problemas e Anna não sabe mais o que fazer…

Quando tudo em sua vida parece prestes a ruir, Anna toma uma decisão ousada: viajar com as filhas em um motorhome pelos países da Escandinávia para ver a Aurora Boreal. Não que as meninas estejam muito felizes com a aventura… E talvez os ataques de pânico frequentes de Anna não sejam bem vindos para alguém que pretende dirigir tanto.

Ainda assim, as três partem nessa jornada intempestiva que as obrigará a encarar seus problemas e seus medos, lidar com as relações familiares conturbadas e descobrir a verdade sobre elas mesmas. Isso tudo enquanto aproveitam um cenário lindamente gelado e a companhia não planejada de uma turma ótima!

O que esperar desse livro?

Tempo de Reacender Estrelas é uma história emocionante sobre relações familiares, sobre conflitos de geração, sobre falta de comunicação… É um livro sobre acreditar que ninguém sabe como estamos nos sentimos e sobre achar que ninguém vai nos entender, mas descobrir que não estamos sozinhos!

Anna, Chloé e Lily são, cada qual a sua maneira, personagens intensas e que trazem à tona questões sensíveis e emocionantes. Mulheres de diferentes idades vivendo momentos distintos, mas não menos importantes!

Anna é mãe, divorciada, trabalha duro para sustentar a casa e manter suas filhas em segurança. Ter perdido sua própria mãe quando ainda era criança a marcou profundamente e esse não foi o único trauma em sua vida. Ela sofre de ataques de pânico, trabalha incessantemente para tentar pagar as contas e, a cada dia, sente que nada é suficiente. Chloé é uma adolescente de 17 anos terminando o ensino médio! Ela sempre sonhou em passar um tempo na Austrália, mas, diante das dificuldades financeiras da família, sente que precisa desistir de tudo para arrumar um emprego e ajudar com as contas. Se sente abandonada pelo pai e faz de tudo para ser amada. Já Lily, de apenas 12 anos, tem seus próprios segredos. Ela vem sofrendo bullying na escola e não sabe como lidar com isso. Não sente a menor falta do pai e tenta evitá-lo a todo custo.

A viagem dessa família é contada em primeira pessoa, mas os capítulos se alternam entre os pontos de vista de Anna, que narra os acontecimentos diretamente, de Chloé, que publica seus sentimentos em um blog, e Lily, que escreve em seu diário, que ela chama de Marcel!

Eu sei que, com os detalhes que contei aqui, esse pode parecer um livro triste, mas curiosamente não é! A autora, de forma surpreendente, conseguiu trabalhar com temas sensíveis e emocionantes de uma maneira leve e delicada. Não há qualquer julgamento sobre as ações e sentimentos das personagens.

É um livro emocionante, mas também cheio de momentos divertidos, cenários incríveis e personagens secundários que agregam coisas ainda melhores na trama… Uma roadtrip verdadeiramente transformadora!

Sobre a autora e seus outros livros…

Virginie Grimaldi nasceu em Bordeaux, França, em 1977. Publicou seu primeiro romance, Le premier jour du reste de ma vie [O primeiro dia do resto da minha vida], em 2015, e na sequência, escreveu mais cinco livros que foram sucesso de vendas em diversos países. Em 2019, ela tornou-se a terceira escritora mais lida na França. Tempo de reacender estrelas já vendeu mais de trezentas mil cópias em todo o mundo. (Fonte: site da Autêntica)

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Camis!
    Bom quando um romance é emocionante.
    Gosto muito de dramas familiares, mas nem tanto de violência doméstica, embora saiba que exista e muito, sempre me deixam tristes.
    Nossa! Ver uma adolescente de 17 aqnos ser um porre é demais, com essa idade já fazia tanta coisa na vida que nem dava tempo de de ser rebelde ou chata...kkkk
    cheirinhos
    Rudy

  • Olá Camila
    Já tinha visto resenha desse livro e fiquei com vontade de ler .parece que a autora narra a vida de muitas mulheres que tem que trabalhar cuidar dos filhos e que vivem no limite .Na vida real nem todas tem condições de sair viajando para amenizar a situação não é mesmo ? Esse tipo de enredo me atrai ,O que náo me atrai é a forma de escrita .tenho uma enorme dificuldade em ler livros narrados em primeira pessoa.

    • Oi, Eli.
      Esse livro tem uma história muito bonita.
      Mas não tem como fugir da narração em primeira pessoa! Rs...
      beijos

  • Olá! Esse livro já esta na minha lista de desejados, afinal ele parece apresentar uma história incrível, acredito que essa viagem será uma jornada de descobertas e superação para as três personagens, gosto que tenhamos o ponto de vista das três e fico mais tranquila sabendo, que mesmo abordando temas delicados a autora conseguiu trazer leveza e diversão para os leitores.

    • Oi, Eli.
      Esse livro tem uma mensagem muito bonita e é interessante acompanhar os mesmos fatos do ponto de vista de mulheres de três gerações diferentes!
      Espera que tenha a oportunidade de ler!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás