Leitora Compulsiva

Sylvain Reynard – O Inferno de Gabriel

Título: O Inferno de Gabriel

Autor(a): Sylvain Reynard

Editora: Arqueiro

Ano: 2013

Páginas: 512

Tradução: Fabiano Morais

Sinopse no Skoob

***

“O Inferno de Gabriel” foi lançado pela Editora Arqueiro no início do ano de 2013 e ganhei um exemplar da minha querida amiga Carol Fonseca no meu aniversário do ano passado. Ela já tinha lido o livro e disse que eu ia adorar! Fiquei animada em ler, mas o tempo foi passando e ele acabou ficando na estante. Quando o segundo livro foi lançado, comprei um exemplar e deixei ele na estante também… Decidi que essa era uma história que gostaria de ler de uma vez só, então resolvi esperar pelo terceiro e último livro, que acabou de ser lançado!!!

E logo de cara já vou dizer que, diferentemente do que parece, essa não é uma trilogia que se pode classificar como romance erótico. Muito embora o livro tenha cenas de sexo, elas não são explícitas. A história tem bastante drama e trata de vários temas pesados: uso de drogas, violência, problemas familiares… Mesmo assim, o foco principal do livro é o romance e a superação.

Então vamos ao livro?!

Aos 17 anos, Julia Mitchell se apaixonou perdidamente pelo irmão de sua melhor amiga. Bastou ver uma foto dele que Julia ficou caidinha. E bastou um único encontro entre eles, no pomar de maças da casa da família Clark em Selinsgrove, para que essa paixão ficasse marcada para sempre em Julia. Ele foi seu primeiro beijo e seu primeiro amor. Ele a chamou de “sua Beatriz”, despertando nela o interesse pela história de Dante em “A Divida Comédia”.

Julia Mitchell tem atualmente 23 anos, um coração partido e acaba de iniciar seu curso de mestrado na Universidade de Toronto, no Canadá. Ela bem que gostaria de ter ido para Harvard, mas não tinha dinheiro para isso, então teve que se contentar com Toronto. A bolsa oferecida aos alunos não é lá grande coisa, mas pelo menos ela consegue pagar um apartamento minúsculo em uma região não muito boa da cidade. Ao menos a faculdade de Toronto tem um renomado especialista em Dante que poderá ser seu orientador, já que esse é o tema de sua pesquisa.

Gabriel O. Emerson tem 33 anos e um passado obscuro. Filho adotivo de Richard e Grace Clark, Gabriel nunca se ajustou à família e sempre se considerou a ovelha negra. Graças a uma gorda herança deixada por seu pai biológico, Gabriel vive no luxo e faz questão de se cercar do bom e do melhor: um belo apartamento, roupas de marca, comida de primeira… Tudo para trazer conforto, mas nada capaz de lhe dar paz de espírito. Gabriel é um homem atormentado por segredos do passado e leva uma vida dupla: de dia é um sério e respeitado profissional e de noite procura por mulheres para satisfazer seus desejos. Gabriel só conhece a luxúria, o pecado e a promessa de uma vida vazia!

Conhecido pelo seu mau humor e pela sua arrogância, Gabriel é um professor rígido e não aceita menos do que excelência de seus alunos do mestrado. E é por isso que a sua nova aluna, a Srta. Mitchell, o incomodou tanto. Ele fez uma pergunta a ela e ela sequer estava prestando atenção. Bastou isso para torná-la alvo de suas grosserias!

Com certeza esse não é o Gabriel de quem Julia se lembrava do pomar de maças… Ele nem ao menos se lembra dela! Ao mesmo tempo algo nela o perturba. Ele sabe que não deve se aproximar de uma aluna, mas quando a vê andando na chuva não demora a ajudá-la. Uma carona que se transforma em um jantar. Tudo deveria terminar ali, mas o destino tinha outros planos!

Depois da morte da mãe, Rachel decide visitar o irmão mais velho no Canadá e nem acredita quando encontra com Julia. Desde que a amiga teve o coração partido por seu ex-namorado, Simon, Rachel não tinha mais notícias dela e ficou extremamente surpresa ao saber que a amiga se tornara aluna de seu irmão. Mais surpreso ainda fica Gabriel ao saber de tudo isso. Por insistência de Rachel, eles passam a conviver mais e uma faísca entre Gabriel e Julia se acende.

Gabriel é professor de Julia, o que torna o relacionamento deles proibido, mesmo assim não há como conter esses dois corações em rota de colisão. Julia é tudo o que Gabriel não é. Ela é doce, pura e acredita no melhor das pessoas. Talvez seja a única capaz de guiar Gabriel pelo Inferno. Mas antes de finalmente ficarem juntos, eles terão que compartilhar segredos do passado, colocando assim o amor deles à prova.

O que esperar desse livro?!

Bom, para começar é importante dizer que essa história surgiu de uma fanfic de Crepúsculo!! Ei… Não façam cara feia antes de eu terminar!!! Eu vi a careta que vocês fizeram!! Não tentem me enganar! rs… Mas enfim, diante disso, a primeira reação que temos é procurar pelas semelhanças entre as histórias, ou ainda imaginar que essa história é simplesmente mais do mesmo! Existem semelhanças?! É claro que sim!

Mas aqui estou eu para lembrá-los do que eu chamo de “Fórmula da Bela e a Fera”. Já falei sobre isso aqui no blog, mas é sempre bom lembrar. Quem conhece a história da Bela e a Fera deve se lembrar que a história tem um príncipe lindo com um péssimo comportamento que acabou amaldiçoado por uma bruxa e se tornou uma fera, um mostro condenado a viver sozinho e sem jamais conhecer o amor. Do outro lado temos uma jovem pura e linda, amante dos livros e que não tem a menor ideia de quanto mexe com os homens. A Bela tem uma forte ligação com o pai e, para salvá-lo, se sacrifica e vai viver com a Fera. História vai, história vem e a Bela, que tem um coração de ouro, consegue enxergar que, por trás daquele rosto horrendo, a Fera é um homem incrível e seu amor salva o príncipe da maldição.

Tudo bem que a história pode não ser exatamente assim, mas essa é a essência. Conseguem perceber que se mudarmos os nomes para Bella e Edward temos Crepúsculo, se mudarmos para Christian Grey e Anastasia temos Cinquenta Tons de Cinza… Pois é!! É isso que eu chamo de “Fórmula da Bela e a Fera” e com certeza ela não foi criada pela Stephenie Meyer! rs…

O que quero dizer com isso é que esse tipo de história sempre fez e sempre fará sucesso na literatura. Os bad boys sempre despertaram o interesse das mulheres, mas a verdade é que ninguém quer um cafajeste. O que queremos é imaginar que somos capazes de transformar os bad boys em homens apaixonados e essas histórias tem tudo a ver com isso!

“O Inferno de Gabriel” pode até seguir essa mesma fórmula, mas mesmo assim é uma história muito bem escrita e até original. As referências ao livro “Divina Comédia” são impressionantes. Sem contar que o livro chama a atenção para uma série de problemas que precisam ser enfrentados pela sociedade.

A narrativa é extremamente envolvente e flui muito bem. O interessante é que esse primeiro livro é bem completo e termina de uma maneira bem bacana. Se esse fosse um livro único e não o primeiro de uma trilogia, eu já ficaria satisfeita. Lógico que a história é tão apaixonante que fiquei muito feliz por ter uma continuação!

Arqueiro

14 comentários sobre “Sylvain Reynard – O Inferno de Gabriel

  1. Oliveira

    Camila, o bom que já tem todos os livros lançados aqui.
    Foi bom ler sua resenha, pensei que as partes de sexo eram muito explícitas. Todos falam super bem dessa série, já estava querendo lê-la, e após sua resenha fiquei mais animada.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, querida.
      Pode ficar tranquila porque as cenas de sexo desse livro são muito mais implícitas. É mais um lance de sensualidade do que de sexo mesmo!
      E como já foram lançados os três livros, vale a pena ler tudo de uma vez!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Hérida.
      Se está enjoada, então melhor dar um tempinho mesmo.
      Mas quando resolver ler, já pegue um depois do outro. Li os três em três dias!
      beijos

  2. Simone ( Luka)

    Camis, eu gostei muito desse livro e também da maneira como O Inferno de Dante foi introduzido na trama. Júlia puxa Gabriel para a Luz e isso é muito sedutor 😉
    Ainda não li os próximos livros, mas espero ler em breve.

    Ri alto com o seu comentário : ” Eu vi a careta que vocês fizeram ! ”

    Bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Simone.
      Eu li os três livros na sequência e amei!! Li os três em três dias! rs…
      E tenho certeza que um monte de gente fez careta!! hehehe
      beijos

  3. Rissia Ribeiro

    Minha prima gostou desse livro, mas eu sinceramente nunca tive muita vontade de ler esse livro, acho que não que identifico com a história, mas nunca vou julgar um livro antes de le-lo e talvez um dia eu vá lê-lo ^^. Ótima resenha.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rissia.
      Antes de escolher um livro para ler é sempre bom saber mais sobre ele e se a história não faz muito seu tipo, então deixe passar.
      Mas se der vontade depois, aproveite!! rs…
      beijos

  4. chefa

    rsrsrs, lembro de Cinquenta tons de cinza que começou como fanfic de Crepúsculo também..rsrs Mas esse livro parece ser muito promissor…parece que tem bastante história! =D

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Normalmente eu não gosto de fanfics, mas isso é só quando as pessoas que escrevem não mudam nada.
      Detesto gente que acha que pode continuar a história de outro autor ou então mudar o final!
      Mas quando o autor apenas se inspira em outra história e cria uma coisa completamente nova, então acho interessante!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!