A resenha de hoje é muito especial para mim, porque a autora desse livro é uma leitora querida aqui do blog e é também quem escreve o blog Prosa Mágica! Inclusive já tive o enorme prazer de conhecê-la, numa festa promovida pela Editora Intrínseca. A Soraya foi a sortuda que ganhou o convite aqui no LC! rs…
Mas enfim, no início desse ano, recebi um contato dela e fiquei toda feliz ao saber que ela estava publicando um livro e que gostaria de me enviar um exemplar!! Topei na hora e agora estou aqui, nesta árdua missão de contar para vocês as minhas impressões sobre a história! rs…
O livro conta a história de uma jornalista brasileira chamada Jane. Muito embora Jane tenha sido sempre a garota prodígio, ela está desempregada e vive fazendo alguns bicos para se manter. A verdade é que Jane já passou dos 30 e se sentindo o maior fracasso. Nem um namorado ela tem! rs… Mas a verdadeira paixão de Jane é a literatura e ela escreve um blog literário chamado Literatura & Champanhe, cujo foco são os livros considerados mais comercias. Jane defende com afinco sua visão sobre a literatura e fica sempre indignada quando alguém diz que esse tipo de livro é ruim e que só os “clássicos” é que são livros de verdade!
E é justamente por conta dos temas abordados por ela em seu blog e pela sua visão sobre a literatura, que Jane passa a receber ameaças de morte, vindas de uma sociedade secreta que já matou diversas pessoas ligadas à literatura, como blogueiros, professores e autores! Para sobreviver, Jane contará com a ajuda do misterioso (e lindo) fotógrafo Robert e com sua melhor amiga Vicky.
Não preciso nem dizer o quanto me identifiquei com essa história, não é? Sou só um pouco mais nova que Jane, escrevo um blog literário e compartilho com ela as opiniões sobre livros clássicos x livros comerciais! Sem contar que partilho com ela o gosto para vinhos e champanhes! hehehe Ah… e mais um detalhe: a história se passa em São Paulo, cidade em que moro, e frequento vários dos lugares mencionados na história.
Com tanta coisa em comum com Jane, foi impossível não me colocar no lugar da Jane. E isso poderia ser uma coisa boa, se eu não fosse uma pessoa tão chata! Vocês sabem o que aconteceu? Passei o livro todo criticando as atitudes da Jane e brigando com ela! Isso é sério… Enquanto lia o livro, eu realmente conversava com a Jane e, na maioria das vezes, era para dizer: “não acredito que você vai fazer isso!”, “acorda, criatura!!”, “não seja tão inocente”, “Arrgh!!!”, “você só pode estar de sacanagem”!!! hehehehe
Vocês conseguem imaginar a cena? Foi ridículo!! hehehehe
E por que eu quis bater na Jane e até torci para os bandidos em alguns momentos? Porque ela é muito boazinha e muito inocente!!! Além disso, parece que não aprendeu nada com os livros que leu… Acompanha o meu raciocínio: A mulher recebe uma ameaça de morte, ela é jornalista, tem um blog literário de sucesso, tem vários contatos… Poxa! Alguém me diz porque é que ela não denunciou as pessoas que queriam matá-la?? Eu já teria publicado tudo no meu blog, colocado a boca no trombone, chamado o pessoal do Datena!! hahaha Mas não… ela fica achando que ninguém vai acreditar nela!! Hello-oou! Com várias pessoas do mundo literário morrendo de maneira estranha, será que ninguém mesmo ia acreditar??
Bom, isso é para vocês verem como me envolvi com a história! Apesar de toda a raiva que senti da personagem, não tem como dizer que o livro não é bom! E, para mim, o mérito dele está justamente no fato de ter me provocado tanto, de ter me causado emoções intensas… Será que vocês me entendem??
O livro não é perfeito, mas é um bom começo. Como acontece em todas as “produções independentes”, ele tem alguns (bem poucos) erros de grafia. A capa também não me ganhou! Bom, imagino que deva custar uma pequena fortuna para se fazer uma capa toda produzida e profissional, o que seria inviável para uma edição como essa.
O livro teve um final, ou seja, o mistério todo é desvendado. Mas senti que ficou um ganho para uma continuação. Então fui pesquisar melhor e descobri que a esse é apenas o primeiro livro de uma série. Quem quiser saber mais sobre essa história, acesse a página da série no Facebook! Uma coisa muito legal que tem por lá é que a Soraya publica as receitas das comidas mencionadas no livro, fala mais sobre as bebidas e sobre os lugares citados! Adorei!!!
*** Opa, esqueci de dizer que o livro foi lançado pelo Clube de Autores e pode ser encontrado AQUI, tanto na versão impressa quanto em e-book!
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Oi Camila, tudo bem?
Pois é.. enquanto lia a sua resenha, estava tendo a impressão de que já tínhamos visto esse assunto (literatura clássica x lançamentos) e lembrei que foi até tema de discussão por aqui. Adorei o fato de que é possível nos identificarmos com a personagem, de uma forma ou de outra.
Parabéns pela resenha.
Beijos
Oi Carol,
Adorei essa discussão que a autora travou no livro!
Beijos
Oie Cah... Eu gostei da resenha e do livro, e sabe que a história me ganhou, quero fazer jornalismo e a história de conspiração com literatura chamou a minha atenção, vou até dar uma fuçada lá no Facebook para quando surgir a oportunidade (R$) comprar o livro...rsrsrrsrs
Beijos Camila
Oi Cá,
Coloquei na resenha o link para o livro! Se quiser adquirir em e-book, não sai caro!
beijos
Oi Camila, ^ ^
Taí um livro que tbm vou querer comprar (a lista é grande, mas cedo ou tarde eu diminuo ela xD)
A história parece bem real, com o tema encaixando em blogs literários. Fica fácil imaginar o personagem sendo alguém que a gente conhece ou sendo nós mesmos xD
Flws o/
Oi Allan,
O que mais gostei no livro foi justamente a proximidade da história com a minha realidade! Ele possui alguns elementos "sobrenaturais", mas tudo muito crível!
beijos
Oi Camis!
Acho que, pra nós que somos blogueiras, é impossível não se identificar pelo menos em parte com a personagem né?
Adorei a história do livro e fiquei curiosa pra lê-lo! Aliás, parabéns pra autora (e blogueira o/) pela originalidade da história!
A capa também não me ganhou e eu nem consegui imaginar do que o livro tratava olhando pra ela, mas, como você falou, uma capa deve ser bem cara e inviável em uma produção independente.
Eu ri de imaginar você brigando com a Jane! Parabéns pra autora, também, por conseguir criar essa atmosfera bem envolvente!
Beijão!
Oi Aione,
Não tem como não rolar essa identificação! Ainda mais para nós que somos de São Paulo!
Menina, eu briguei horrores com a Jane... Que raiva que me deu dela!! hehehe Mas isso porque eu queria que ela fizesse aquilo que eu faria numa situação dessa! Isso prova o quanto eu sou mandona e autoritária!! hahahaha
beijos
Nossa fiquei bem interessada. E que legal que a Soraya conseguiu incorporar uma realidade dela (de blogs) numa obra.
liliescreve.blogspot.com
Pois é, Laise!
Achei que a Jane é um retrato da própria Soraya!! rs...
beijos
Ei Mila,
Eu falei com a autora e até divulguei o lançamento, mas com a fila que estou não consegui pegar ainda para resenha.
E agora você me deixou toda curiosa, eu tinha lido a sinopse mas não tive esta ideia do que seria a historia. Achei bem legal, mas as protagonistas que sou bobas e só fazem merda sempre me irritam hehe.
beijos
Oi Mila, legal vc comentar isso. Talvez eu tenha que fazer algumas mudanças na sinopse. Bjs
Oi Nanda,
A Soraya é uma pessoa muito querida e fiquei bem contente de conseguir ler o livro dela!
Mas a Jane me tirou do sério! Demais até!!! rs... Eu tive que parar de ler o livro e respirar fundo algumas vezes!! Ai que mulher mais devagar!! hahahaha E é por isso que gosto desse tipo de livro... Me senti tão próxima da personagem que já a tratava como uma amiga, como alguém que precisasse de conselhos! rs...
beijos
rsrsrss Emoção demais para um único dia, troquei os nomes rs.. chamei a Fernanda de Mila. Sorry
Eu vi, mas entendi o recado!! hehehe
Que legal, eu também coloquei o meu livro no Clube de Autores! Eu vivo insatisfeita porque vira e mexe encontro um errinho bobo que não tinha visto antes, penso em algo que poderia ter feito melhor.... então me identifico muito quando vejo alguém que foi mais ou menos pelo mesmo caminho =D. Parece um livro bem bacana, achei o tema super diferente, hehehe. Eu simpatizei com a capa (e realmente alguns capistas cobram bem caro!).
Oi Liége,
Depois vou lá conhecer o seu livro!
Sobre o que é?
beijos
Oi Camila, é de fantasia, acho que você já viu lá no blog da Melissa! Chama "O Enigma da Lua". Elfos, magia, romance, coisas de menina nerd, hehehe =D.
Eu entrei no seu site.
Parece ser bem legal seu livro. Vou arrumar um espaço na minha agenda de leituras para ele!
beijos
Seria uma honra se você o lesse Camila! Obrigada pela visita lá!
Imagina!
Camila, fiquei emocionada com belíssima resenha que você escreveu sobre o livro. Obrigada por suas palavras. É muito gostoso como autora ouvir a opinião das pessoas, suas emoções, suas ideias sobre uma história que transitou em minha cabeça por 7 meses e ainda continua lá. É muito engraçado como a Jane provoca emoções diferentes nas pessoas. Tem gente que briga com a personagem por diversos motivos, têm outras pessoas que se apaixonam por ela e a cada leitura, a cada nova visão, eu mesma me surpreendo com a Jane.
Amei seus comentários. Bjs
Oi Soraya,
É um prazer ter você por aqui!
Depois de tantos comentários em resenhas de livros dos outros, deve ser interessante comentar a resenha do próprio livro!!
Como eu disse, gostei da sua história, mas quis matar a Jane! Bom, na verdade desejei que os bandidos tivessem sucesso! hehehehe Mas como eu respondi para alguém aqui, essa reação é natural do ser humano! A gente espera que os outros ajam como nós agiríamos... Entendo que a Jane seja uma mulher mais meiga, mais reservada... Bem diferente de mim que, como advogada, já tenho uma outra postura quando me deparo com crimes, polícia e tudo mais! hehehe
beijos
Camila, pode ter certeza que é uma experiência surpreendente, não só comentar em uma resenha do meu próprio livro, como vê-lo comentado por outras pessoas. às vezes dá vontade de dizer "- Não gente, a Jane não é essa coisa fofa...etc", mas não vou fazer isso. Ela é especial sim, sou suspeita para falar, mas a Jane não sou eu...rsrsrs, mas como todo autor coloca algo de si nos personagens...
bjs
Não consigo imaginar a Jane como uma santa, mas apenas como uma pessoa inocente demais! Acho que a sensação de fracasso tomou conta dela e ela não consegue enxergar a força que tem. Fica imaginando que ninguém vai acreditar nela, que ela não é forte o suficiente... Já vi isso acontecer com muita gente!!!
Eu sei que a Jane não é você, mas não consegui separar a sua imagem da dela!! hehehehe
Beijos
Oi Mila,
Ai que legal que a Soraya tem um livro, eu acho que me lembro dela lá na festa, ela levou o marido certo?
Adorei a história e fiquei com medo, blogeurios sendo mortos! hahaha Ai que ideia genial. Super a poio o livro, escretiores brasileiros infelizmente não são bem vidsto ainda nas editoras né? Quem domina o mercado são autores internacionais, mas isso é uma questão de tempo!
Beijão
Will
Vício de Cultura
Oi Will,
É ela mesma!!
Achei a Jane tão parecida com a própria Soraya que nem tive dúvida sobre a imagem da personagem na minha mente!!
O maridão que me desculpe, mas imaginei o tempo todo a própria Soraya nos braços do bonitão!! hehehe
beijos
Olá camila,
Eu me sinto um pouco parte da história contada no livro...pois tem muitas passagens que se assemelham com a nossa historia... quanto ao "bonitão" não tem problema... é sempre nos meus braços que ela está...
Abraços
Oi Rinaldo,
Que surpresa!!
Imaginei mesmo que a Soraya tivesse colocado muito de vocês no livro! Acho que é isso que dá todo o toque de realidade ao livro. Hahahaha, adorei a segurança!! Mandou bem!!
Beijos
akkakakakak a eu não sei o que escreve acho que leria o livro sim,apesar da raiva que passarei,porque odeio personagem muito inocente,tipo parece ser muito boba,também falaria para Deus e o mundo se eu fosse ameaçada de morte,já imaginou ficaria também muito paranoica.
Oi Jay,
Eu também não sou fã de personagens muito boazinhas! Acho que toda a mulher precisa de um pouco de "maldade" de vez em quando! Uma das minhas frases prediletas é "Quando eu sou boa, sou boa! Mas quando eu sou má, sou ótima!" hahaha
beijos