Lauren Oliver – Delírio

Depois do sucesso de séries como Feios (Galera), Jogos Vorazes (Rocco) e Destino (Suma de Letras), Delírio é a aposta da Editora Intrínseca na disputa entre as séries com temas distópicos.

Na distopia de Lauren Oliver, temos como cenário a cidade de Portland, nos Estados Unidos, em alguma data futura não definida.

A idéia da autora é bem interessante: os cientistas finalmente descobriram uma cura para o amor, que, ao ser classificado como uma doença, recebeu o nome de AMOR DELIRIA NERVOSA. Para eles, o amor é o principal responsável pelos distúrbios causados nas pessoas, como raiva, insegurança, intranquilidade, ciúmes… O amor deliria nervosa é o grande vilão! Por causa dela a raça humana quase se destruiu com guerras, assassinatos e toda forma de violência.

Mas tudo isso ficou no passado depois da cura. Todos os cidadãos devem, ao completar 18 anos, passar por uma cirurgia que elimina a parte do cérebro que é atingida pela doença. Tão logo a pessoa é curada, ela não precisa mais se preocupar com nada. Sem amor só há tranquilidade e segurança.

Além disso, todos são submetidos a uma avaliação, por meio da qual o governo decide quem tem aptidão para ir à faculdade, quem vai estudar o que… e o principal: quem vai se casar com quem! Pois é… Já que não é para ninguém amar ninguém, então o governo se encarrega de ser o “cupido” da história!

Toda essa história nos é contada através de Lena, a protagonista do livro. Tudo o que sabemos é fruto das experiências da garota, que está às vésperas de sua intervenção (como é chamada a tal cirurgia). Ela está ansiosa para ser curada e deixar para trás o seu passado trágico. O pai de Lena morreu quando ela ainda era muito pequena e a mãe se suicidou depois de alguns anos. Infelizmente, a cura não funciona em todas as pessoas e a mãe de Lena, apesar de submetida a três intervenções, não se livrou desse mal.

Tudo ia muito bem, até Lena conhecer Alex e seu mundo mudar. A garota começa a fazer descobertas que a levam a questionar a intervenção e todas as suas crenças.

Como eu disse antes, a premissa da Autora é muito interessante e abre uma grande discussão: será que a vida seria mais fácil se não tivéssemos amor?

Me lembro que o pessoal que organizou o evento de lançamento desse livro aqui em São Paulo nos fez essa pergunta. Na mesma hora, a maioria dos presente disse que isso seria um completo absurdo e vale mais a pena sofrer um amor perdido do que nunca ter amado. Só para variar, acabei surpreendendo a todos quando eu disse  que consigo entender a lógica de um mundo sem amor!

É sério isso… Não estou dizendo que concordo com idéia, só estou dizendo que entendo as vantagens da coisa. Pensando de uma forma completamente racional, reconheço que o amor é o responsável por um monte de coisa ruim que temos no mundo! E antes de alguém me achar maluca, parem para pensar quantos crimes e atos de violência são cometidos sob a desculpa do amor??

Mas… (eu disse que entendia a lógica, mas não que concordava!) o amor também é a solução para muitos dos nossos problemas. Só quem ama é capaz de se importar com o próximo, de fazer uma boa ação para um necessitado, de proteger uma criança abandonada…

Achei a narrativa do livro um pouco cansativa porque, como eu disse, tudo é contado através dos olhos de Lena e ela é uma adolescente meio sem graça! rs… Só quando ela começou a ficar mais espertinha é que a história passou a fluir bem! rs…

E por ser o primeiro de uma série, esse livro ainda é bem introdutório e com pouca ação! Pelo o que pude perceber do final desse livro, o próximo volume será bem tenso!! rs…

Só uma dica: evite fazer comparações com as outras histórias de distopias que você já tenha lido! Dê uma chance à autora! É lógico que tem muita coisa semelhante entre essas histórias, mas achei que valeu a pena ter lido!

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Mila, confesso que estou curiosa para ler esse livro. MUITO curiosa. Discutimos aquele dia e confesso que fiquei com o tema na cabeça.

    Mas vai ser difícil não comprar com Feios, só de ler a resenha já comparo. Um mundo onde fazem cirurgias e alguns conseguem achar um meio de resistir. E já posso imaginar o desenvolvimento da trama, com uma sociedade estava prestes a ruir. Sei lá!

    hahaha. Mas não vou tirar da lista! E o que é essa capa? Coisa mais linda! =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    • Oi Clícia,
      É bem difícil não comparar as histórias, mas tente!!
      A capa é linda demais! Eu adoro!
      Beijos

  • Oi Camila, tudo bem?
    Estou super curiosa com esse livro, pois eu realmente gosto quando os autores propoem situações do tipo: o que aconteceria se... rsrs. É ótimo ler a visão de outras pessoas em assuntos controversos. Me faz querer discutir com o autor e algumas vezes concordar... pena que a narrativa desse livro seja cansativa, pelo menos até a personagem ficar mais "espertinha" como você colocou rsrs
    Beijos

    • Oi Carol,
      Fiquei imaginando mil e uma coisas quando li esse livro!
      É uma pena que a narrativa seja meio chatinha no início, mas valeu a pena!
      Beijos

  • Uma coisa é certa : um mundo sem amor, economizaria muito tribunal rsrsrs
    Voltando ao livro, legal vc ter sido tão sincera porque eu imaginava outra coisa do livro.

    Bjs

    • Oi Luka,
      Espero que o próximo livro seja mais emocionante, com mais ação!
      Beijos

  • Eu estou mega curiosa pra ler esse livro, esse tema abordado de não amar é um tanto quando interessante. Fora que a capa é simplesmente linda!
    Bjs:*

    • Oi Julia,
      A capa é linda demais mesmo!
      E o tema faz a gente pensar bastante.
      Beijos

    • Oi Maíra,
      O livro tem muitas coisas semelhantes a Destino, mas achei bem legal!
      Beijos

  • Acho bem interessante. Eu quero muito ler esse livro, acho que vou me identificar com ele (nunca me apaixonei na vida ^^').

    Mas realmente, tem muita coisa que parece mais simples do lado de fora, mas não sei e nem acho que valha a pena viver sem amor. Eu por exemplo, eu invejo e sinto falta dessa coisa de gostar de alguém, desse sentimento que eu nunca tive, experiências (mesmo que tristes) para contar depois para outro que pode estar passando o mesmo... A vida poderia ser mais simples, mas não valeria a pena.

    Imagina, acordar todo o dia ao lado de um homem que você está com ele por estar, você nem sente nada por ele! E (como a Vivi Fair diz) ter que lavar as cuecas sujas do sujeito!

    Não, mesmo que pudesse escolher, ainda sim escolheria sofrer por esse sentimento.

    Beijos!
    ~-AC

    • Oi Ana,
      Essa discussão é muito boa!
      Lógico que um mundo sem amor seria muito mais prático, mas bem sem graça!
      beijos

  • A primeira vez que vi este livro fiquei super interessada na história, ai comecei a ler os dois primeiros capítulos e achei monotono e acabei jogando ele para o fim da fila.rsrsrsr. No entanto o debate sobre o que seria do mundo sem amor é muito interessante e confesso que não conseguido imaginar um mundo humano sem este sentimento, a não ser que um dia só existam robos.... Foi bom ter lido sua resenha, vou dar uma nova oportunidade a história..

    • Oi Soraya,
      Quando estiver com mais paciência, dê uma chance ao livro!
      A discussão é bem interessante.
      Beijos

  • Muito linda sua resenha.Estou completamente MALUCO por esse livros.Não vejo a hora de comprá-lo.
    Bjs !

  • Oie camila tudo bem?
    Quando vi a sinopse desse livro achei que parecido com Destino a ally.
    Mas mesmo assim fiquei interessada em ler ele, mas queria saber se vale comprar ele ou se eu devo dar lugar a outro que eu estou querendo?
    Ha mais uma coisinha todos ficaram acho que com ressaca literaria depois que leram Jogos Vorazes a trilogia, eu tambem fiquei assim, mais me curei um A Rainha da Fofoca, a Meg cura todas as ressacas que voce pode ter, mas acho que vou me decepcionar com os 2 volumes seguintes, pois amei o Luke e fiquei sabendo de umas coisas.
    Bj's ate

    • Oi Vicky,
      O livro tem algumas semelhanças com Destino, mas é bem interessante!
      Sobre a sua compra, depende do livro que você quer comprar...
      E eu amo a série Rainha da Fofoca e achei o final perfeito! Acho que vai gostar!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva
Tags: Intrínseca

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

5 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

3 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

4 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

4 semanas atrás