Título: Sol da Meia-Noite
Título Original: Midnight Sun
Série: Crepúsculo #05
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 736
Tradução: Carolina Rodrigues, Flora Pinheiro, Giu Alonso, Maria Carmelita Dias, Marina Vargas e Viviane Diniz
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)
***
Depois de mais de dez anos de espera, finalmente o livro Sol da Meia-Noite da autora Stephenie Meyer chega às livrarias de todo o mundo e os fãs da Saga Crepúsculo finalmente poderão conhecer a versão completa do primeiro livro da série pela visão de Edward Cullen.
Para quem não sabe, pouco tempo depois do lançamento do último livro da saga, a autora começou a escrever um rascunho de Midnight Sun. Ao submeter esse rascunho para sua editora, houve um vazamento não autorizado do texto na internet… A autora, que na época além de ter seu trabalho e seus direitos violados ainda chegou a receber críticas sobre supostos erros no texto – que era só um rascunho -, ficou tão magoada que decidiu abandonar o projeto.
E então, em pleno ano de desgraça atrás de desgraça, a autora anunciou que tinha finalmente terminado o livro! O lançamento do livro foi marcado para hoje – dia 04/08 – e todas as editoras pelo mundo correram para conseguir disponibilizar o livro na mesma data. Com a nossa queria Editora Intrínseca não foi diferente!
Eu, como uma enorme fã da Saga Crepúsculo, estava mais do que ansiosa para ler essa história. Mesmo sendo parceira da editora e já tendo solicitado o livro físico pela parceria, não quis esperar o tempo de entrega dos correios e comprei um exemplar digital na pré-venda pela Amazon! Rs…
Eis que, às 2h20 dessa madrugada, acordei com uma notificação no celular de que o livro já tinha sido liberado. Pulei da cama, peguei meu Kindle e meu cobertor e foi me ajeitar no sofá para começar a leitura… Foi uma loucura, mas valeu a pena! Pouco antes das 13 horas já estava terminando as 736 páginas do livro e agora estou aqui, meio zumbi, escrevendo essa resenha… Rs!
Sobre o que é “Sol da Meia-Noite”?
Sol da Meia-Noite é a uma nova versão da história narrada no livro Crepúsculo. Não só no livro original mas também nos outros três livros que compõe a Saga, acompanhamos todos os acontecimentos do ponto de vista de Bella Swan, uma jovem que se muda para a cidade de Forks e se apaixona perdidamente por Edward Cullen, um vampiro. Agora nesse novo livro, acompanhamos a mesma história, só que narrada do ponto de vista de Edward.
O ano é 2005. Edward Cullen é um vampiro de 104 anos. Nascido em Chicago no ano de 1901, Edward tinha 17 anos quando foi encontrado à beira da morte pelo vampiro Carlisle, que decidiu transformá-lo para salvar a sua vida. Nos anos seguintes o clã dos Cullen foi crescendo, até se transformar em uma família de 7 vampiros… Diferentemente dos outros vampiros, os Cullen optam por viver entre os seres humanos e saciam a sua sede de sangue com animais.
Para manter as aparências e poderem viver em paz na cidade de Forks, no estado de Washington, nos Estados Unidos, Edward e seus irmãos – Alice, Jasper, Rosalie e Emmett – estão matriculados na escola local, passando mais uma vez pelo ensino médio. Tudo é muito entediante… Ainda mais para Edward, que possui o dom de ler a mente das pessoas e passa o dia todo sendo bombardeado pelos pensamentos dos adolescentes à sua volta.
Até que um dia, a chegada de Isabella Swan à cidade muda completamente a vida de Edward. Apesar do alvoroço que sua chegada causa entre os alunos da escola, Edward só presta atenção nela quando, ao vê-la pela primeira vez, percebe que não consegue ler a sua mente. E para piorar, quando finalmente se aproxima da garota e sente seu cheiro, é tomado por um desejo incontrolável de matá-la e beber seu sangue. Nunca nenhum cheiro foi tão tentador como aquele…
Ele sabe que ceder a esse desejo incontrolável é errado e que pode colocar toda a sua família em risco. Ele se recusa a ser um monstro e tirar vidas inocentes, mas o cheiro daquela garota é demais para ele… A partir daí, Edward começa a lutar contra tudo para se manter fiel ao seu estilo de vida! Manter-se afastado de Bella parece ser o mais certo e fácil… Mas, ao invés disso, ele se apaixona perdidamente por ela! E ela?! Parece corresponder aos seus sentimentos…
O que esperar desse livro (Sem Spoilers)?
Antes de começar a responder essa pergunta, gostaria de fazer uma pergunta para vocês: Vocês são fãs dos livros de Crepúsculo?! “Nossa, Camis, por que isso?” Porque Crepúsculo é uma Saga que, ao mesmo tempo que tem milhares de fãs por todo o mundo, tem também uma boa quantidade de haters! Existem ainda aqueles que gostaram mais nem tanto assim, ou os que não gostaram mas tudo bem…
Se vocês são haters ou só não gostaram da história original em geral, nem se deem ao trabalho de ler esse livro. A história é a mesma de Crepúsculo!! Agora, se são da turma dos que amaram ou que pelo menos gostaram da história em geral – mas não talvez não tenham gostado tanto assim de só saber das coisas pelo ponto de vista da Bella – então sim, esse livro é para vocês!! E minha resenha, a partir de agora, é para vocês também!!! Rs…
Eu, Camilinha aqui, sou do time de leitores que ama essa série. Amei quando li os quatro livros originais pela primeira vez, amei quando reli os livros ao longo dos anos, amei a versão do Vida e Morte, amei os livros complementares… E continuo amando até hoje! Rs… É a melhor história que já li na vida? Não, não é! Mas tem uma importância enorme para mim como leitora e isso não vai mudar!
É por isso que eu estava tão ansiosa para ler Sol da Meia-Noite e que minhas expectativas estavam nas alturas. Não é à toa que levantei de madrugada para começar a ler o livro e que li as 736 páginas em quase 10 horas ininterruptas… Rs!
E a leitura foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!!!!
Não imaginava que seria tomada por tanta emoção! Foi como ler Crepúsculo pela primeira vez… outra vez!! Rs… E agora em uma versão ampliada – e bem ampliada, diga-se de passagem. A capacidade de Edward de ler mentes e sua maior percepção do entorno nos permite saber o que os outros personagens pensam e como agem. Existem ainda muitos momentos em que Edward se lembra de seu passado e inclui um monte de informação extra sobre os Cullen. Ah… e é claro, não podemos esquecer que, uma vez que o Edward não dorme, há toda uma novidade na narrativa sobre o que ele fazia enquanto Bella estava dormindo!! Rs…
Outros fatores que deixaram essa versão tão maior que a original são as descrições das visões de Alice às quais Edward tem acesso (e há um momentos sensacionais com essas visões!), o fato dele ter uma presença ativa na perseguição de James, que Bella não tem e ainda o próprio tempo que Bella passa desacordada no hospital… Isso só para dar uma ideia e não falar muito!! Rs…
A perspectiva de Edward é um pouco mais melancólica que a da Bella. As questões morais que ele enfrenta, a tentação de matar Bella, a culpa que ele sente por colocar a família em uma situação complicada, o remorso pelas vidas que ele tirou no começo de sua existência vampírica, a dificuldade de se ver como merecedor do amor da Bella e ao mesmo tempo todo o amor e respeito que ele sente por toda a sua família… Tudo é de alguma forma mais intenso, mais triste, mais carregado de emoção…
Algo bem curioso sobre essa versão é que ela, de forma bem sutil, responde de maneira inteligente a algumas críticas feitas à história original. Além disso, traz novos pequenos elementos que, para quem conhece bem a história, vão fazer todo o sentido do mundo!!!
Querem um exemplo disso?! Em determinado momento Edward reflete sobre a mãe de Bella e pensa que, se ela fosse uma vampira, seria provável que ela tivesse um certo dom especial! E nesse momento é impossível não pensar: OMG, OMG!! A Bella é assim por causa disso e mais isso e, OMG!… Acrescenta o Edward nisso e temos a Reneesme! Rs…
Nossa, eu poderia ficar aqui escrevendo páginas e páginas sobre minhas impressões dessa história, mas eu acho que já tá demais para uma resenha, né?! Rs… Melhor ir parando por aqui…
A última coisa que preciso dizer é que, ainda que dez anos tenham se passado, a autora conseguiu manter a mesma essência da história original e fez dessa versão o complemento perfeito!! Valeu a pena esperar, valeu a pena acordar de madrugada e passar dez horas no sofá, lendo que nem uma maluca!! Rs…
Ainda não tive acesso à edição física do livro, mas a edição digital está impecável. Não encontrei nenhum erro e é admirável que a Intrínseca tenha conseguido fazer um trabalho de tamanha qualidade em apenas 45 dias!! Conhecendo o capricho que eles tem com os livros, sei que o livro físico vai estar lindo!!
ATUALIZAÇÃO: Acabo de receber meu livro físico e, como eu suspeitava, ele está lindo. O novo papel usado pela editora é mais fino, mas muito resistente e nem um pouco transparente. Isso permitiu que um livro de mais de 730 folhas não ficasse tão grosso e pesado! O título tem a mesma impressão brilhante dos livros originais!
Sobre a autora e seus outros livros…
Stephenie Meyer é formada em literatura inglesa na Brigham Young University e ganhou status de celebridade com a repercussão da série Crepúsculo. Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em edição especial da revista Time, a autora mora com o marido e três filhos em Glendale, no Arizona.
A autora se tornou mundialmente conhecida pela Saga Crepúsculo, composta pelos livros: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer. A série ganhou ainda alguns livros extras: A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, Crepúsculo: o Guia Oficial Ilustrado da Série, a versão em quadrinhos Crepúsculo – Parte 1, Crepúsculo – Parte 2 e Lua Nova – Parte 1 (que não chegou a ser traduzido para o português). Para comemorar os 10 anos de lançamento do primeiro livro da série, a autora publicou o livro Vida e Morte, uma versão alternativa da história.
Além de todos os livros que compõe a franquia de Crepúsculo, a autora publicou os livros A Hospedeira e A Química, além de um conto no livro Formaturas Infernais.
Em tempos de quarentena, essa resenha foi como receber um abraço. Obrigada por esse texto incrível!! Amei a atualização, Com carinho
Elis
Uau, quanta rapidez! Tanto ao ler e ao fazer a resenha! Não sabia que o livro já estava liberado e nem que já estavam entregando o físico. Mesmo que eu não tenha comprado, ainda espero ter a oportunidade de lê-lo, afinal, ler esse livro deve ser quase um evento mesmo. 10 anos depois e de uma perspectiva desconhecida.. Incrível, até eu que não cheguei a ser fã (só vi os filmes e li 2 livros) fico ansiosa com a ideia de poder ler o livro.
Beijos
[email protected]
Aaaaah que amor!! Eu AMO quando vejo fãs como vc… eu nunca fui de crepusculo, mas entendo o hype total e fico feliz em saber que a autora entregou algo incrivel para os fãs. aparentemente TODO MUNDO não aguentou esperar o físico né?
10 horas gente, que sensacional! Amei
Gostei da sua resenha e de ver atraves do seu olhar como a leitura foi boa. Espero um dia comprar um box bacana da série quem sabe 🙂
Beijinhos,
Ani
http://www.entrechocolatesemusicas.com.br
Camis!
Ouvi por aíque é um livro mais voltado para os fãs e que é versão masculina da história, o que já me interessou.
E para quem é fã, qualquer coisa relacionada ao universo de Crepúsculo tá valendo, né?
cheirinhos
Rudy
Mulher, vá dormir! Ler todas essas páginas sem parar é demais! Hahaha. Eu acabei de receber meu exemplar e pra ser sincera estou lendo aos pouquinhos para economizar! Amo essa série e era meu lançamento mais aguardado! Bacana demais acompanhar a versão dele.
Oi, Camis!
Eu comecei a minha coleção de livros de livraria por Crepúsculo, por isso tenho um carinho especial por essa série.
Como todo fã é claro que fiquei desapontada por Sol da meia-noite não ter sido lançado há 10 anos, mas entendi a autora por abandonar o projeto na época, e estou mega feliz por finalmente o livro está sendo publicado! Ainda não li mas tá na minha lista de desejados!
Ah, eu entendo totalmente você ter acordado de madrugada para ler Sol da meia-noite rsrs, eu quero muito saber essa história do ponto de vista do Edward, a ansiedade está a mil! Pelos seus comentários, a expectativa do ponto de vista do Edward parece ter deixado a história bem mais emocionante, o que eu amei saber!
Amei o post, ficou muito bacana, lendo-o me deu até vontade de ler novamente sobre esse universo que a Stephenie Meyer criou! ❤
Bjos!
Oie. 🙂
Fiquei arrepiada com sua opinião sobre a leitura, como fã dessa saga sei o quanto essa espera de mais de dez anos foi difícil kkkk.
Eu não vejo a hora de ler a estória contada pelos pensamentos conflitantes de Edward, ansiosa que fala né? <3
Minha mãe é muito fã dessa saga e tá me deixando loooouca pq quer logo ler o livro, mas com o preço que tá vou ter que esperar mais um pouquinho, não curto muito ebook. Gosto de ter o livro nas mãos, sentir o cheiro, essas coisas que só quem é leitor sabe kkk.
Parabéns pela resenha flor, eu adorei.
Blog Manuscrito de Cabeceira
Bjs.
Oi Camila.
Também adoro fazer loucura literárias como você fez. Quando estou bastante curiosa com um livro eu leio até de madrugada e até li a noite inteira. Mas confesso que não estou empolgada com este livro. Imagino como deve ser marcante ler um livro que está esperando há muito tempo. Ainda não sei se vou lê -lo,mas gostei de saber um pouco da história. Parabéns pela resenha.
Bjos
Olá, tudo bem? AH eu estou doida para ler esse livro. Como Crepusculete ASSUMIDA, não vejo a hora de ter a oportunidade de tê-lo em mãos. Ainda mais que AMO pontos de vistas masculinos, então tem tudo para eu favoritar a história. Sei que toda a emoção de quando Twilight vai voltar forte, então estou preparada para as grandes sensações. Adorei a sua resenha e tenho certeza que irei ler em breve a obra!
Beijos
Oi Camis!
Li toda a série Crepúsculo, fanfic e afins… sim sou uma fã kkk. Não quero ler no digital, quero o livro em minhas mãos e estou doida para comprar, com sua resenha fiquei angustiada para chegar logo meu exemplar, contando os dias kkk. Parabéns pela resenha, aguardando para rever meus personagens favoritos, bjs!
Li os livros da saga na época me que foram publicados, mas meu sentimento com esse universo não é mais o mesmo e eu não fiquei interessada em fazer essa leitura. Mas entendo a paixão dos fãs e a felicidade de ter essa obra finalmente na estante.
Na época em que saíram os livros da Saga, eu comprei e li todos, mas se fosse hoje, não sei se leria. Até o momento, não pretendo ler Sol da meia noite, mas o indico para quem me perguntar. E vejo que a obra está o maior sucesso entre os leitores que são fã da saga Crepúsculo. Acho bacana isso.
Oi, tudo bem?
Primeiro tenho que dizer que estou simplesmente chocada com a velocidade que você leu esse livro hahaha. Arrasou! Confesso que eu não fiquei muito animada para ler, porque eu não curto muito Crepúsculo. Eu li todos os livros na época que foram lançados, mas acho que eu esperava algo diferente, e eu não suportava o ponto de vista da Bella. Acredito que minha versão adolescente teria gostado bem mais desse livro, porque o ponto de vista do Edward me pareceu bem mais interessante. Minha versão de hoje já não fica muito empolada e, a princípio, eu não pretendo ler. Mas adorei a resenha e fico feliz que tenha gostado tanto.
Beijos!
Olá!
Muito boa essa resenha. Obrigada!
Eu era uma fã da saga (provavelmente ainda sou!).
Eu achei a capa bem estranha, mas pelo que li sobre as explicações sobre a romã eu ainda posso “engolir” isso.
Hoje em dia, todo o mundo ressuscitou Crepúsculo. A autora finalmente lançou o livro.
Comecei a assistir um podcast onde a primeira coisa que ouvi foi uma das pessoas falar de personagens de Crepúsculo (haha!).
Se quiserem ouvir, deixo aqui o link: https://www.youtube.com/watch?v=-6e6epUU-y8
Como eu cheguei aqui no blog com esse post, eu voltarei mais vezes para comentar e ler mais uns posts 🙂
Hahaha, estava louca para ler sua resenha, Camis! Não conheço ninguém mais fã que você! XD Parece que estava vendo você dando pulos aqui! hahaha!