Durante os finais de semana fico um pouco longe da internet, para dar mais atenção à família, ao namorado e aos amigos… Mas por acaso entrei no Twitter ontem (domingo – dia 06/02) e me deparei com várias manifestações sobre um caso envolvendo um blog literário chamado “Lendo e Comentando”.
Eu sou curiosa, admito!! E por isso fui investigar para tentar descobrir o que estava acontecendo… Fiz várias descobertas que me deixaram chocadas, mas minha intenção ao escrever esse post não é relatar para vocês o que aconteceu e o que deixou de acontecer, até porque somente o autor do blog é que sabe a verdade dos fatos…
Só para dar uma idéia geral da coisa, o autor do blog postou uma denúncia contra uma editora, sem identificar qual. O rapaz acusou uma editora de mandar um e-mail para ele exigindo que ele retirasse do ar uma resenha na qual ele dava uma opinião negativa sobre um livro. O mencionado livro tinha sido enviado para ele por meio de uma parceria com a editora. No mencionado e-mail, essa editora teria dito que era obrigação dos blogueiros promover os livros que eles recebem, independentemente de terem gostado.
A polêmica se espalhou pelas redes sociais e até uma matéria foi publicada no jornal “O Globo” sobre o assunto. No final da tarde de domingo o blog foi retirado do ar e o rapaz simplesmente sumiu!!
Mas o assunto não acabou por aí… o estrago já estava feito!!! Inúmeros foram aqueles que saíram em defesa do rapaz e começou uma enorme especulação sobre qual seria a editora que teria enviado o tal e-mail. Sei lá porque razão envolveram o nome do Grupo Editorial Record na parada, embora tal informação tenha sido desmentida pelo autor do blog no próprio domingo!!
Bom… eu não estou aqui para dizer quem é que tem razão!! Eu não conheço o blog, não conheço o blogueiro, não tenho todos os detalhes e muito menos sou dona da verdade!!!
Mas eu não posso me calar vendo uma editora pagar o pato injustamente!!
Minha primeira parceria aqui no blog foi com o Grupo Editorial Record. Para mim foi uma grande alegria conseguir essa parceria porque o grupo é responsável pela publicação da maioria dos livros que eu gosto!!
Desde o início da parceria, sou atendida pela Luiza, que pacientemente me aguenta pedindo livros, mandando os links das resenhas, elaborando promoções… E inclusive criticando os livros!!!
É isso mesmo!! Todas as vezes eu que não gosto de um livro, antes mesmo de fazer resenha já mando um e-mail para ela dizendo qual é a minha opinião!! E NUNCA, repito… NUNCA fui censurada!!!
E não falo só da Record não… A Intrínseca, a Underworld, a ID e a Planeta, editoras com quem tenho ou já tive parceria, também nunca me fizeram exigências para falar bem dos livros!!
E sabem por que? Porque o que eu escrevo aqui é a minha opinião e não uma verdade absoluta!! Não importa se eu falo bem ou mal de um livro… Cada pessoa que ler o livro terá sua própria opinião!!
O mais engraçado é que até mesmo quando eu digo que não gostei de um livro, recebo comentários de pessoas dizendo que ficaram ainda mais interessadas em ler…
Nenhuma das editoras que pertencem ao Grupo Editorial Record exigem que seus parcerios “vendam” os livros! A única coisa que nos é solicitada é o respeito!!! Temos todo o direito de dizer que não gostamos, mas não temos o direito de usar palavras de baixo calão, de proferir xingamentos e nem outras baixarias do gênero!!
Todas as editoras com as quais já tive o prazer de trabalhar sempre foram muito profissionais!!
Mais uma vez volto a lembrar que não estou defendendo ninguém em relação ao caso do blog Lendo e Comentando, já que eu não sei qual é a verdade!! O que estou desabando aqui é a verdade sobre os bastidores do Leitora Compulsiva!!
Encerro esse desabafo dando os parabéns aos profissionais dessas editoras, que trabalham diariamente ao lado dos blogueiros sérios, buscando levar a melhor informação a seus leitores!
Parabéns Luiza, da Record! Parabéns Patrícia, da Intrínseca!! Parabéns Fabi, da Underworld!! Parabéns para a equipe da ID!!
Disse tudo!! E sinceramente, achei os comentários dele extremamente ofensivos…baixo calão, com certeza. Não que um tenha razão ou outro não, mas não entendo pq tanta gente saiu defendendo a pessoa sem ter certeza de que aconteceu de verdade! Afinal, uma coisa é expressar a opinião. A outra é descer o nível, né? Se todo mundo gostasse de um livro, eu ficaria com pé atrás pra ler, sério mesmo…às vezes é bom ler uma resenha negativa, acho. Só pra pensar: “ei, e se eu achar diferente?” o/
Legal ver as editoras e parcerias mantendo a linha!! ^^
Isso aí, Vivi!! Eu também desconfiaria!!
Por isso eu fiz questão de dizer que não sei nada sobre o que aconteceu de verdade, só sei o que acontece aqui no Leitora Compulsiva!!
Beijos
Oi Mila !!
Tá certinha ! Quem trabalha seria e dignamente tem q ser lembrado !! Todo mundo tem direito de expressar sua opinião, com respeito e dignidade !!
Bjo no coração !
Olá Jana,
As pessoas se esqueçam sempre da famosa frase: A sua liberdade termina onde começa a liberdade do outro!!! Não é verdade??
Beijos
A liberdade de expressão onde fica?
Concordo com você em gênero, número e grau. As editoras não podem fazer isso. Abuso de “poder” é ridículo.
Tenho parcerias com todas essas editoras e elas são ótimas. Se isso realmente aconteceu com alguma, é lamentável.
Nos mudemos pra China então onde não existe “censura na web”, não é?
Beijos pra você, parabéns pelo post,
Karina Andrade – jornalista da rádio 89FM
Oi Karina,
É muito bom ter a opinião direta de quem trabalha com a mídia!!
O problema é que muita gente não conhece o significado de liberdade de expressão!! As pessoas tem sim o direito de dizer aquilo que pensam, mas as pessoas também tem direito à sua honra e à sua imagem!! Liberdade de expressão não é uma carta branca para que as pessoas saiam por aí ofendendo e xingando as outras!!
Se nem a vida é direito absoluto, quanto mais a liberdade de expressão!! Sem contar que cada um tem o direito de negociar a sua opinião, não tem?? Como advogada eu faço isso todos os dias… Sou contratada para defender a opinião do meu cliente e não a minha!!
Nada impede que um blogueiro e uma editora façam um acordo para que o blog promova os livros deliberadamente… E isso será problema do blogueiro e da editora!!
Por isso fiz questão de dizer que só posso falar sobre o que acontece no Leitora, assim como você contou como funcionam as coisas na 89 FM!!
Beijos
Engraçado que eu estava pensando nisso hoje mesmo. Uma blogueira me perguntou o que eu estava achando do livro que eu estava lendo e eu disse que não estava gostando muito e que não recomendaria. E aí fiquei me perguntando, se eu tivesse um blog de crítica de livros, eu:
1 – só falaria dos livros que gostei
2 – ignoraria os não recomendados
3 – avisaria aos meus leitores sobre os livros que EU não gostei. Afinal, gosto é gosto.
Oi Debi,
Muita gente diz que eu só falo bem dos livros… rs!! Mas eu disse que acabo dando sorte… Na verdade eu faço uma seleção criteriosa de livros que leio!! Quando eu leio a sinopse de um livro e não me atrai muito, já descarto a leitura!! Por isso tenho muito mais chances de gostar de um livro!!
Mas já falei várias vezes aqui no blog sobre livros que não gostei!! Mas fiz questão de deixar claro que essa é a minha opinião!! Fiz inclusive resenhas polêmicas, como por exemplo as resenhas de Alice no País das Maravilhas e Caim, do Saramago!!
Mas garanto a você que você não vai encontrar nenhuma ofensa às obras e aos autores!!
Beijos
Eu também achei estranha essa história da editora brigar porque o dono do blog escreveu na resenha que não gostou do livro.
Pelo menos as editoras que mantenho contato deixam bem claro que o que interessa é a nossa opinião e não ficar mentindo (traindo nossos leitores) sobre algum livro.
Parabéns pelo post, concordo com tudo.
Beijão!
Oi Cel,
Importante ver a manifestação de vocês!! Tá todo mundo dizendo a mesma coisa: as editoras não exigem que a gente fale bem do livro!! Só pedem respeito, não é mesmo??
Beijos
É uma pena uma coisa dessas ter acontecido! =/ E triste também ver muita gente pondo lenha na fogueira sem saber exatamente o que aconteceu!
Enfim, ótima opinião, Camila, é bom ver alguém defendendo as parcerias! =)
Beijoos
Oi Elena,
Achei importante defender as parcerias porque muita gente que não conhece os bastidores dos blogs acabou ficando com má impressão!! Sem contar que sempre fui tão bem atendida pelos profissionais das editoras que acho uma sacanagem alguém lançar dúvida sobre o trabalho deles!!
Não posso afirmar o que aconteceu nesse caso específico, mas posso dizer que isso nunca aconteceu aqui no Leitora!!
Beijos
Certíssima! Liberdade de expressão, com moderação! Nada de baixar o nível e falar tudo que dá na telha com a desculpa esfarrapada que é permitido falar tudo que se pensa.. Pensamentos impróprios devem ser mantidos na cabeça de cada um.
O blogueiro tem que respeitar o livro, o autor, a editora e, principalmente, o Leitor do blog que não tem obrigação de ficar lendo textos com baixarias e falta de educação. Por outro lado também é falta de respeito ficar mentindo que adorou o livro quando o achou péssimo.
É possível falar a verdade sem ofender ninguém. Por isso sou fã do Leitora Compulsiva que sempre fala na medida certa, mesmo quando não gosta do livro.
Bjos e parabéns por sua lealdade com os leitores/fãs rs.
Oi Mila,
Muito obrigada pelas suas palavras… E o mais engraçado é que você é uma das pessoas que já me ouviu desabafar sobre um determinado livro, lembra?? Numa conversa entre amigas eu falei mal meeesmo, afinal eu também sou humana!! Mas como blogueira eu tenho responsabilidades e quando fiz a resenha do livro, mantive a compostura!! Falei que o livro não em agradou e apontei os motivos… mas só!! Não é verdade??
beijos
É mesmo. Entre amigos, que pensam parecido, não tem problema falar o que quiser. Mas pra sociedade tempos que ser ponderados e respeitar o espaço de cada um, não é mesmo?
Bjos!
Exatamente! Não estou dizendo que as pessoas precisammser robotizadas. É óbvio que todo mundo tem o direito, e a necessidade, de desabafar… até de falar uns palavrões… Mas isso a gente faz numa conversa com amigos e não num post no blog!
Beijos
Oi Camila!! Concordo com vc. Liberdade de expressão onde fica? Cada um tem o direito de ter sua opinião sobre qualquer coisa, mas obviamente tendo respeito com o outro (seja autor, editora, leitor, ou seja la quem).
Bjos
Exatamente, Aline!!
A liberdade de expressão não é um passe livre para ofensas!!
**Se as editoras quisessem, teriam todo o direito de estabelecer que os blogueiros interessados em parcerias fossem obrigados a falar bem dos livros… Isso pode chocar as pessoas mas é verdade!! É um princípio básico de um contrato!! As editoras poderiam estabelecer as regras que quiserem… caberia aos blogueiros aceitar ou não!!!! As editoras não fazem parceria porque são boazinhas, mas porque tem interesse comercial na coisa!!! E quem quisesse ficar isento disso, que comprasse os próprios livros…
Mas mesmo podendo as editoras não fazem isso!! Pedem da gente apenas que faça uma resenha com respeito ao livro e ao autor!!
Beijos
Fiquei sabendo dessa história só depois que tinham deletado o blog dele, mas, mesmo depois de tudo esclarecido que a editora não tinha brigado, ameaçado, ou seja lá o que for, acho que as parcerias acabam gerando um certo desconforto para o blogueiro na hora da postagem. Tudo bem, vc pode dizer que não gostou, mas não do jeito que vc quer dizer às vezes (seja por recomendação da editora ou não). O próprio blogueiro se sente constrangido de avacalhar com o livro. É como aquela meia que vc ganha da tia no Natal. Por mais feia que seja, não pode dizer na cara dela que achou horrível.
Alguns ficam com medo de dizer que não gostaram, temendo não receber mais livros para resenhar tb. Infelizmente, muitos fazem disso um comércio.
Na imprensa formal, qualquer manifestação suspeita de “compra” de opinião é absolutamente abominada. O que não quer dizer que não exista. Mas penso eu que essa recomendação da editora JÁ É sim, um tipo de censura.
Entretanto, não posso dizer que as editoras façam isso totalmente “de má fé”. Exigir uma resenha com “certo nível” é necessário para evitar os trolls da vida. Porque a maioria dos netinhos não fala para a avó que achou a meia feia, mas tem uns que o fazem só pra deixar a velha irritada.
Elisa,
Eu vou mais além… quando as editoras pedem que a gente mantenha o nível numa resenha, não exige nada mais do que é exigido em lei!! No Brasil existe o direito à liberdade de expressão, mas também existe o direito à honra, à vida pessoal, à imagem e à dignidade da pessoa!! Ninguém tem o direito de ofender o outro e se fizer isso arcará com as consequências, cíveis e criminais se o caso!!
Esse é o ponto aqui!! Se o blogueiro se sente constrangido, então talvez não seja profissional o suficiente ou não esteja preparado!!
Se não gostou diga a verdade!! Se achou uma m****, guarde isso para você e diga apenas que não gostou!!! Isso é o mínimo de respeito que se exige!!!
A internet não é terra de ninguém!!! Existem leis e elas devem ser obedecidas!! As pessoas acham que são anônimas só porque ninguém as está vendo!! Se enganam!!!!!
Beijos
Acho que exitem diversas formar de escrever uma resenha de um livro que não gostou e não baixar o nível. Antes de sair isso tudo, a última resenha que ele postou foi de fallen, e menospresou totalmente o livro, sendo assim todo mundo achou que fosse a editora record que estava envolvida. Eu tinha deixado um comentário em relação a resenha dele de fallen antes disso tudo acontecer e escrevi … “Sua resenha me chocou”. A editora não tem o direito de mandar tirar a resenha do ar, mas acho que nada mais justo do que cancelar a parceria, pq eu particularmente julgaria a resenha dele como ofensiva, não foi como um comentário sobre um livro, foi mais pra um despareate de palavras de uma pessoa revoltada que parece desconhecer modos. Foi uma resenha totalmente anti-ética de uma pessoa que escreveu de forma pejorativa.
Oi Evelyn,
Então foi por isso que envolveram a Record… Obrigada pela informação! Só que parece que ele fez uma resenha de um livro da ID na qual chamou a autora de droga e disse que o livro era um bolo de m****!
As pessoas esquecem que se uma resenha exceder os limites da liberdade de expressão e se tornar ofensiva, a editora e quem mais se sentir ofendido pode sim exigir que seja retirada do ar!
Beijos
Pelo que fiquei sabendo, o livro da ID em questão foi Personal Demons, a resenha se encontrava dentre as resenhas deste blogueiro no Skoob, provavelmente não esteja mais disponível, assim como o blog e perfil no twitter.
Oi Evy, foi nessa resenha que ele chamou a autora de drogada??
Beijos
Não tenho certeza se foi essa, pq quando comecei a ler a resenha e prestar atenção na falta de ética dele, desisti de lê-la. Mas lembro que no bate-papo com uma blogueira, que tenho salvo, ela me informou que nessa resenha de personal demons, no final ele havia dito “Enfim, eu acho que nunca dei uma estrela para um livro, mas esse vai merecer. Contei alguns spoilers na resenha, mas foram propositais: quem sabe assim você não perde seu tempo lendo isso, assim como eu perdi preciosas três semanas, nas quais eu poderia ter lido outros cinco ou seis livros mais legais. E se eu ainda não o convenci, fica aqui a constatação: é pior do que Crepúsculo.” Pense no lado de editora, ela manda um livro pra alguem e alguem publica na intenet que lê-lo é falta de tempo. (fora que se criticar crepusculo, eu fico danada da vida,rs)
Achei a resenha, me informe qual o seu e-mail que eu envio pra vc. Ele falou que o livro é um bolo de merda mesmo.
Aguardo seu contato, Bjus.
Oi Evy,
Só vi seu comentário agora! Estou passada com a resenha! Fico feliz que o blog tenha saído do ar… rs!
Beijos
Se criticou Crepúsculo já me deixou danada! rs… Isso me faz pensar que o gosto dele para livros é bem ruim, então se ele falou mal de Personal Demons, acho que eu vou gostar! Hahahaha
Oi Mila! Realmente foi um bafafá daqueles! O ruim do pessoal que não sabe toda a história ficar “metendo o pal” na editora, e na editora errada ainda por cima. Falar a verdade, as resenhas dele eram bem agressivas, então ele está longe de estar coberto de razão. Como a Talita, Bianca, Vivi, falaram faltou bom senso, e falta em muitos blogueiros pela blogosféra. Campanha pela Paz! aihsais beijos
Tem selinho pra vc no blog (http://openbookpage.blogspot.com/2011/02/respondendo-selinhos-recebidos.html)
Oi Carol,
Apoiadíssima nessa campanha! E que sabe não fazemos uma postagem coletiva em prol do bom senso, tanto das editoras quanto dos blogueiros??
Vou ver o selinho!
Obrigada!
Beijos
Acho q o blogueiro agiu de má fé. Dá uma olhada no linque.
Eu ouvi falar desse barraco mas, até então, não sabia nada do que havia acontecido, porque não fico muito tempo na internet durante os finais de semana… Só sabia que o negócio tinha dado o que falar!
Acho que essa relação entre blogueiros e editoras é bem o que todo mundo diz: uma parceria – eles enviam os livros para as resenhas porque querem ter opiniões de quem lê, de quem gosta de conhecer mais. Se o negócio é divulgação, eles contratam um pessoa de publicidade e negócio resolvido! E o bom de levarem críticas negativas, por exemplo, é que podem aprender com o que foi dito e sempre melhorarem!
Adorei ler sobre o que aconteceu, porque eu estava realmente boiando… =)
Beeijo! ;3
Oi Tati,
O negócio foi mesmo um barraco enorme!
Mas ainda bem que as coisas se resolveram. O rapaz tirou o blog do ar e pronto!
Beijos
Nossa, que barraco! O_O’
Uma das coisas que eu mais gosto na vida é a sinceridade. Não quero só ler resenhas que falem bem de um livro, senão vou me sentir sendo manipulada. Eu como leitora gosto de ver todas as opiniões de um livro! Só que, da mesma forma que você que não gosta de um livro de parceria tem que ser sincero na resenha, não precisa ao mesmo tempo acabar com tudo também, né, usando palavras depreciativas! Tem que saber dosar bem isso! Uma coisa é dar a opinião, outra coisa é acabar com o trabalho de alguém! Se eu fosse uma editora e visse uma resenha de um livro que publiquei dizendo que é uma perda de tempo e que é “um bolo de merda”, não ia gostar nem um pouco! Se falasse tipo: “a narração não me prendeu, fiquei perdido em algumas partes, não gostei muito” tudo bem, é uma opinião que não ofende, mas depreciar o trabalho dos outros é falta de respeito! Cadê o bom senso?
Beeijo!
Oi, Fê!
É por esse tipo de comentário que gosto tanto dos meus leitores! Rs… Você definiu muito bem qual é a postura que deve ser adotada por um blogueiro!
Beijos
Então… acho que ninguém nunca vai saber o que aconteceu. Sinceramente, eu duvido que alguma editora falaria uma coisa dessas porque, sinceramente, causaria o maior alvoroço (como aconteceu). O que pode ter acontecido é que ele usou palavras de baixo calão e bla bla bla e isso pode ter rendido um comentário da editora. Vai saber. Nesse caso, eu não tiraria a razão da editora porque é TOSCO usar palavrão em crítica, qualquer que seja.
E livro, bem, livro é livro. Tem gente que gosta, tem gente que não. E os comentários são diferentes. E daí? Gente, isso é básico. Tem livro que eu não gosto e tem gente que adora. Eu lembro muito bem da resenha que fiz no meu blog dizendo que não gostava de Crepúsculo e teve gente que foi lá dizer que gostava, inclusive você, Camila, e foi uma discussão super educada. É questão de ponto de vista, ué. Se não, não tinha graça nenhuma! O grande lance de ter um blog não é justamente discutir com outras pessoas diferentes pontos de vista?
ai ai ai Tem gente que faz barraco por coisa tão boba…
Oi Mel, quando comecei a ler a parte em que você escreveu sobre uns gostarem de um livro e os outros não, pensei exatamente na sua resenha sobre Crepúsculo! O legal é justamente a gente ver as diferentes opiniões! Nem você pxingou o livro e nem eu disse que era o melhor livro do mundo! Rs…
Tive acesso a uma das resenhas do rapaz e fiquei chocada com as coisas ruins que ele escreveu!
Beijo
Achei ótimo seu post e vc ter deixado claro seu posicionamento em relação ao ocorrido.
Com isso vc mostrou que é muito profissional e que merece as parcerias e os leitores que conquistou.
Eu nem conhecia esse blog, “Lendo e Comentando”, fui ver porque no twitter a Lívia (@vanillaprozac) e a Karina (@kariread) estavam discutindo o assunto.
Fui ler o tal post do garoto indignado e pelo jeito como ele tratou o assunto e como sugeriu ser uma coluna do blog dele, me pareceu ser jogada de marketing.
Mas acho que ele não esperava a repercussão que teve e não soube o que fazer, terminando por reagir com infantilidade excluindo o blog e o twitter sem dar maiores explicações.
Que este episódio sirva para que outros blogueiros – e internautas em geral – não cometam o erro de usar de mentiras absurdas para conseguirem atenção.
Que ao invés de inventar fatos e criar polêmicas conquistem público com seu talento e carisma.
Parabéns por ser assim e por sua integridade!
Beijos
Obrigada, Thaís!
Acho que o garoto pensou que as pessoas gostavam das resenhas dele e que iriam defendê-lo, mas isso não aconteceu! Quando as pessoas começaram a ler as barbaridades que ele escrevia, o negócio ficou feio para o lado dele! É importante lembrar que mesmo que o e- mail fosse verdadeiro, a editora teria razão porque ele passou dos limites!
Beijos
Imagina se a AUTORA do livro le que chamaram ela de drogada e que o livro dela é um bolo de m****? Olha, se você tem coragem de falar uma coisa dessas tem que ter coragem de enfrentar o que acontece depois, porque falar isso é no minimo incorreto. Eu não tenho blog, uso as resenhas dos que leio para ter uma opinião a respeito dos livros, e sempre achei elas verdadeiras. Respeito é bom e todo mundo gosta não é? Afinal existe uma grande diferença entre uma critica, digamos “construtiva” e chingamentos.
Parabéns pelo blog, eu adoro.
Beijos…
Oi Georgio! É óbvio que um livro nunca vai agradar gregos e troianos! Mas é muito importante respeitar o oponião de todos! As editoras sempre
Respeitam nossas opiniões, mas tb exigem respeito ao trabalho delas!
Beijos