Leitora Compulsiva

Sara Gruen – Água para Elefantes

Antes de falar sobre esse livro, preciso dizer que gostei tanto dele que já entrou para  minha seleta galeria de favoritos!! Esse livro tem tudo o que eu mais gosto: romance, ação, aventura, lições de amor, amizade, carinho, uma boa dose de pesquisa histórica, animais fofos, drama… mas principalmente um final feliz!!! A leitura desse livro me despertou todo o tipo de emoção e isso foi incrível!!!

Quem viu o post sobre os sebos, sabe que adquiri esse livro recentemente! Ele já estava na minha lista de desejados no Skoob mas eu sempre acaba comprando lançamentos! Durante meu passeio com a Mila pelos sebos de São Paulo, finalmente consegui comprar o meu exemplar e com certeza foi uma das melhores aquisições do ano!!

O livro conta a história de Jacob Jankowski. Ele tem 90 ou 93 anos e está numa casa de repouso para idosos! A vida na casa de repouso é um verdadeiro tédio, até que um dia um circo se instala no estacionamento bem em frente ao lugar! Pronto! Os velhinhos todos ficam animadíssimos com a novidade! O que ninguém sabe é que Jacob tem uma ligação muito forte com o mundo circense e a presença de um circo desperta suas mais incríveis memórias!!

A narração se alterna entre o presente de Jacob, aos 90 ou 93 anos, e seu passado, quando ele tinha 23 anos. Com isso podemos conhecer a história toda! Ficamos sabendo que Jacob era um estudante de veterinária e estava prestes a prestar seus exames finais quando um acidente o deixa órfão! Sem dinheiro e sem ter para onde voltar, Jacob começa a andar, sem rumo, até que simplesmente decide pular num trem em movimento. O que ele não sabia era que esse trem era do Circo Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra! Graças aos seus conhecimentos com animais, Jacob é admitido e passa a trabalha no circo… Mas a vida não será nada fácil! Jacob logo aprende que o circo não tem nada de mágico para que trabalha nele! Entretanto, apesar de todas as dificuldades, Jacob conhece o amor… por Marlena, uma mulher casada, e por Rosie, uma elefanta!

Fiquei apaixonada pelos personagens! Cada um deles tem uma lição incrível a nos ensinar! Além de Jacob, Marlena e Rosie, preciso destacar o Walter. Ele é o anão do circo e aparentemente um rabujento! Mas ao longo da história, descobrimos que ele é uma das melhores pessoas naquele lugar! Os ‘vilões’ Tio Al e August fazem a gente sentir raiva, mas sem eles a história não estaria completa! Mas não é só no circo que Jacob conhece pessoas… Rosemary, a enfermeira da casa de repouso, conquistou um lugar especial  no meu coração!!

Vocês acreditam que já estou com saudades deles?! Isso mesmo, saudades dos personagens… Isso acontece com vocês também?! Fiquei tão envolvida com a vida de Jacob que chega a ser difícil pensar que ele não existe! Mas pensando bem, ele existe sim! Existe um Jacob, com uma história de vida sensacional, em cada velhinho e velhinha que vemos por aí! (sim, eu acho a expressão idoso muito chata, acho velhinho muito mais fofo!!!) Pessoas como Jacob, que ao final da vida são deixados em casas de repousos e asilos porque não existe lugar para eles junto às suas famílias!

Gente, descupa! Preciso parar esse resenha aqui porque acabou de me dar a maior crise de choro! Só mais uma coisa… Não deixem de ler esse livro!!

66 comentários sobre “Sara Gruen – Água para Elefantes

  1. Tayse

    Pelo jeito a história deve ser linda mesmo!
    Adoro história que as pessoas lembram do passado.
    Quero muito trabalhar pra poder comprar tantos livros assim.
    Gosto de ler mas falta verba 🙁
    Mas ainda sim leio bastante.
    bjs

    1. Camila

      Ai Tayse,
      Esse problema da verba é um porre mesmo, né?! Se eu fosse comprar todos os livros que eu quero, ia falir rapidinho! Tenho sempre que ficar fazendo as contas do que posso ou não comprar!
      Mas fiquei sabendo que esse livro tá sendo vendido no Submarino por 9,90! Imperdível, né?!
      Beijos

  2. Mirelli Lohaine S. Trindade

    É engraçado como nos interessamos por certos livros, mas o deixamos de lado por conta dos lançamentos. Estou com vontade de ler esse livro já tem um tempo… E depois da sua resenha, ai, fiquei com mais vontade ainda e já vou correndo atrás dele em algum sebo e se não encontrar vai ser e-book mesmo!!!
    Beijãoooo

    1. Camila

      Eu tava assim também! Ficava lendo os lançamentos e deixando os outros de lado!! Dá uma olhada no submarino que fiquei sabendo que tá em promoção! Vale a pena!
      Beijos

  3. Fernanda Leite

    Que lindo! Eu já tinha visto esse livro, mas nunca me aventurei a descobrir do que falava… Aí eu li a resenha e fiquei com olhos cheios d’água! Parece ser uma história TÃO bonita! Com certeza ele vai pra minha lista de desejados…

    Beeijo!

  4. Ronaldo

    Tinha ficado seriamente em dúvida de colocar esse livro na lista dos que eu vou ler, pois pensava que seria meio maçante. Mas depois dessa sua resenha, fiquei com muita vontade de conhecer esses personagens que parecem ter uma história fantástica e emocionante a contar. Muito obrigado pela resenha, Mila! Beijos

    1. Camila

      Oi Rô,
      Olha, a questão de ser maçante ou não depende muito das coisas que você está acostumado a ler! O ritmo do livro é muito diferente dos livros infanto-juvenis ou jovem -adultos! É um livro mais trabalhado e mais demorado de ler! Mas valeu a pena, viu?! E só vi resenhas positivas dele por aí!!
      Beijos

  5. William Souza

    Nossa Cá a história é legal e a sua resenha ficou de mais!

    Mas, por mais que eu leia sobre o livro e as pessoas fale muito bem dele, eu continuo não o querendo ler, não sei o porque. É as vezes sou meio louco mesmo.

    Quem sabe algum dia eu me interesse por ele!

    PS.: Vai ter o filme, ficou sabendo. E parece que o Robert Pattison será o Jacob…. Mas não sei se ele vai ser o principal mesmo! HUASha

    Bjos

    1. Camila

      Às vezes acontece isso comigo também! Vejo um livro, todo mundo fala bem, mas não me desperta o menor interesse! hehehe É normal!
      Fiquei sabendo do filme sim! Acho que será interessante e o ator combina com o personagem eu acho! Quem não combina é a atriz que foi escolhida!
      Beijos

  6. Tatiana Leite

    Eu já queria ler esse livro, mas depois que li a resenha, fiquei com muito mais vontade de lê-lo!
    Sem contar que vai ter filme, e eu adoro ler os livros antes de ver os filmes! (o Robert Pattinson cortou o cabelo dele – e continuou lindo – pra fazer o Jacob!)

    Seu site continua lindoo!
    Adoro vir aqui!

    Beeijo! ;3

    1. Camila

      Obrigada Tati!
      Fui ver as notícias sobre o filme! Não gostei da escolha da atriz… Não que ela não seja boa, só acho que não combina nadinha com a personagem! rs…
      Beijos

  7. alinedal

    Bah, sacanagem, agora vc me deixou com vontade de ler esse livro. Mais um que vai ter que ir para a minha relação de livros para ler (rsrsrs)
    Verdade, sua resenha me deixou com vontade!!!
    BJos

    1. Camila

      Acho que o título é estranho mesmo, mas depois de ler o livro ele faz muito sentido! A capa é clássica! Eu gosto!!!
      Mas com certeza o que vale é o que está dentro! É lindo!!

          1. Camila Mosqueira

            Concordo, aqui em Bsb tem muuuita oportunidade pra quem é formado em direito. E somos 2×1, então vc tem que vir pra cá hehehe. Mila, se vc morasse aqui pertinho eu não ía comprar livro nunca mais. Só pegaria emprestado, afinal, vc sempre compra todos! hehehe

          2. Viviane

            Verdade! A Camis que tem que morar aqui!! hahaha!! São duas contra uma; a gente ganhou, Camis. Trata de arrumar as suas coisas e vem pra cá!

          3. Camila

            Olha só o interesse, hein?! Putz… pior é que é verdade, eu compro mesmo! hehehehe
            Bom, o problema é convencer o Dê a ir comigo! hehehe
            Beijos

          4. Camila Mosqueira

            Hehehe convence sim! Será que ele não consegue algum tipo de trasnferência? Ou então ser emprestado pra outro órgão?
            Eu só ía ficar com pena de vcs dois entediados aqui nesse quadradinho sem graça hehe. Sampa tem Tanta coisa pra fazer que vcs iriam estranhar. Mas tem muito paulista que adora morar aqui por causa do trânsito. Apesar de já estar ficando ruim, nem se compara ao que vcs tem aí.

          5. Camila Mosqueira

            Ahh, assim não vale! Não dá pra comparar o quadradinho no meio do nada com qualquer lugar que tenha praia!
            Vcs gostam mesmo de Recife, né? Eu não vi tanta graça por lá =P
            Bjos!

          6. Camila Mosqueira

            É então não há o que discutir. Fora que o custo de vida deve ser melhor do que em Bsb. Aqui é tudo muito caro. Principalmente imóveis…

          7. Camila

            Você não iria acreditar! A gente viu apartamento na beira-mar com 4 quartos que custava uns quatrocentos mil reais! Aqui custaria pelo menos um milhão! hahahaha

          8. Camila Mosqueira

            Ixi aqui tb é por aí. Dá pra vender uma kitnet e comprar uma cobertura na beira da praia… Loucura, né?

          9. Viviane

            Poo, Mila!! Tá desanimando a camis!! Brasilia vai ser mais divertida com as tres; não leva isso em vantagem não?? kkk Tudo ia ser mais divertido com a gente né? E eu que não ia conseguir morar em Sampa..kkk!

          10. Camila

            Hahaha,
            Com certeza ia ser muito divertido! Além do que, já imaginaram o tanto de livro que a gente ia poder emprestar uma para as outras?! Se bem que eu não preciso morar por aí! Basta ficar rica para poder ter um apê por aí e ir sempre que quiser! hahahaha

          11. Camila Mosqueira

            Tem razão, Vivi, Brasília tem a vantagem de morarmos aqui. Recife não tem isso hehehe. Mas, Vivi, falando sério, o que tem pra fazer em Bsb, me conta?? A vida cultural por aqui é mto parada.. Ou então eu é que não to sabendo procurar o que fazer.. Só pode!

          12. Camila

            Aêeee perdida!!! Eu que não moro aí sei de um monte de coisa que tem para fazer em Brasília! Se você mora numa casa e tem uma garagem, pode montar uma banda de rock e fazer sucesso no Brasil inteiro! Hum… se bem que acho que essa época boa já passou!!! hehehe

          13. Viviane

            kkk, isso mesmo, camis! Viu, Mila, o que importa é o espírito! kkk! Eu sou muito caseira; até gosto de programas tranquilos como ir ao cinema, passear, etc…por isso pra mim aqui é bom demais! Sabiam que eu já tive uma banda?? kkk! Depois eu mostro os videos pra vcs! =p

  8. marinafaeda

    Gente Cami, vc adivinhou! Eu tava super curiosa pra ler esse livro, e agora que você fez uma resenha tão linda eu quero ler de vez!
    Aiai… adorei! Vou ler sim!
    Beijos, linda a sua resenha!

  9. Debee

    Caramba, Camila!! Eu não sabia que o livro era assim… quer dizer não gostei muito da capa e o nome é tão estranho que nunca dei a devida atenção a ele, coitado. Mas você me convenceu também… rsrs
    Aaahh, então você também sente saudades de personagens de livros?! Jura?!! *-* Eu pensava que era a única ‘doida’ a sentir isso… kkkk Que emoção! Mais uma pra causa!! haushaus’
    Beijos, Ca! ^^

    1. Camila

      Eu sinto saudades sim! É estranho, né?! Mas são tantas horas acompanhando aqueles personagens que eles se tornam parte da minha vida de alguma maneira! Quando o livro termina, dá até uma tristeza de saber que não estarei mais com eles!! rs…
      Beijos

  10. Dizziany

    Nossa que fofíssimo este livro, já quero ler e estou muito feliz de ter conhecido este site, pq amo livros, lógico que leio muito pouco em relação a vc, mas é muito bom pegar indicações, só tô com medo deste pq é sobre velhinhos e é um assunto tão delicado, tenho medo de ficar como vc, chorosa e sentida… Mas vou criar coragem e ler!!!!
    Mil bjus

    1. Camila

      Hum… acho que talvez eu possa ter dado a impressão errada! O livro está longe de ser triste!!! Ele é uma lição de vida!! A grande parte do livro relata a vida de Jacob quando jovem e de sua chegada ao circo! É um excelente livro! rs…
      Beijos

  11. Camila Mosqueira

    Mila, mais uma resenha maravilhosa! Eu já to com este livro esperando na fila, mas se toda hora ficar passando algum na frente não vou ler nada hehehe.
    Eu tinha gostado da sinopse dele qndo o encontrei no skoob ano passado. Depois desisti e quase não conclui a troca pra recebê-lo, mas ainda bem que não fiz isso, senão estaria arrependida depois de ler sua resenha.
    Eu adoro ouvir as histórias da minha vó e tb fico triste qndo penso como as pessoas que tanto amamos podem acabar num lugar triste como um asilo.. Eu só concordo com isso em caso de doença grave. Se for o caso da pessoa ficar melhor assistida nestes lugares, aí tudo bem (nem tanto, mas fazer o que..), senão o ideal é continuar com a família.
    Bjão!

    1. Camila

      Que bom que fez a troca! Tenho certeza que vai amar o livro!! Não tenha pressa, mas quando ler, me conta o que achou!!
      Hoje vou começar a ler o Amor em Minúscula!!
      Beijos

      1. Camila Mosqueira

        Conto sim, pode deixar.
        Oba, tomara que vc goste. O início é paradão, mas o interessante é a cultura do livro. Fala de músicas e filmes clássicos, de lugares em Barcelona e de filosofias de vida, como “o contrário é conveniente”. Depois que ler vai entender isso =)
        Bjos!

  12. Vitória Liz

    Ah, que fofo deve ser esse livro!
    Que resenha mais perfeita você fez!

    Mas tem um probleminha, agora tenho que ler! *-* grna curta, sabe como é…rsrsrs

    Vai ter filme desse livro! Com a Reese Witherspoon e o Robert Pattinsson! Que fofos *-*

    Bejoos

    1. Camila

      Aproveita que esse livro tá em promoção no Submarino!! Tava 9,90 da última vez que eu vi!! hehehehe
      Ouvi falar sobre o filme e até consigo ver o Robert Pattinson como Jacob, mas a Reese Witherspoon não tem nada a ver!! hehehe O jeito é esperar o filme para tirar a prova!!
      Beijos

  13. Pingback: Água para elefantes – Sara Gruen « Mundo da Leitura

  14. Pingback: Sara Gruen – A Casa dos Macacos « Mundo da Leitura

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!