Assim como fez em Água para Elefantes – o primeiro livro da Autora e um dos poucos na minha categoria de favoritos, Sara Gruen nos emociona ao abordar, mais uma vez, a relação entre homens e animais.
A narrativa, feita em terceira pessoa, se alterna entre os pontos de vista de história de Isabel Duncan e John Thigpen sobre os mesmos acontecimentos.
Isabel Duncan é uma cientista que trabalha no Laboratório de Línguas dos Grandes Símios. Lá ela desenvolve um trabalho impressionante: por meio da linguagem americana de sinais, ela se comunica com os bonobos – uma espécie de macaco extremamente desenvolvida! Por meio dos sinais, os bonobos são capazes de pedir coisas, demonstrar afeto, participar de jogos e brincadeiras…
John Thigpen é um jornalista e trabalha para o Philadelphia Inquirer. Por idéia de John, o jornal o envia para realizar uma matéria no laboratório onde Isabel trabalha e os dois acabam se conhecendo.
Porém, logo depois, o laboratório é brutalmente atacado e a vida da cientista e dos bonobos é colocada em risco. Aparentemente, o ataque é obra de uma rede terrorista formada por ambientalistas que lutam contra a utilização de animais em experimentos, mas a verdade é ainda mais cruel do que se possa imaginar.
Durante todo o livro, os capítulos vão se alternando entre Isabel e John. Ela quer descobrir o que aconteceu e recuperar os bonobos, que são sua família. John também quer descobrir a verdade para finalmente ter a sua grande matéria!! Isso sem contar que a vida dos personagens é muito bem trabalhada. Além da difícil tarefa de descobrir o que houve no laboratório, os personagens ainda enfrentam dramas e problemas pessoais!
Quando li a sinopse do livro, tive a certeza de que Isabel e John trabalhariam juntos durante todo o tempo, formando uma bela dupla! Mas o livro não é exatamente assim não! Isabel e John trabalham separados, cada um investigando à sua maneira e sob diferentes ângulos.
Mas nem por isso a história deixou de ser incrível e extremamente emocionante!! A paixão de Isabel Duncan pelos bonobos e todo o drama desenvolvido nos faz refletir sobre a nossa própria natureza animal! Nos julgamos seres superiores na natureza pela nossa capacidade de raciocínio, mas será que somos os únicos capazes de sentir, de sofrer e de amar?
Apesar do livro ser dramático, ele conta com momentos muito divertidos! Os bonobos são incríveis e a comunicação deles é uma graça! Me apeguei de verdade a esses macacos!
Mais uma vez a autora consegue conquistar seus leitores, tratando da relação entre humanos e animais! E o mais impressionante de tudo foi saber que grande parte dos “diálogos” com os bonobos realmente existiu!! Isso mesmo… No final do livro existe uma nota, escrita pela Autora, na qual ela explica como começou seu interesse pelo tema dos macacos e nos conta toda a experiência vivida ao longo de sua pesquisa para o livro!
Para quem procura um livro adulto e emocionante, esse livro é uma boa pedida! Além disso, é um livro único!! rs… (momento revolta contra séries intermináveis!)
Ai que vergonha eu vi o filme e não li o livro Agua para elefantes ainda. Comprei ele antes do filme pq sou completamente apaixonada por elefantes, meu sonho de consumo, mas ai acabei vendo o filme e desencanei de ler, mas vou ler um dia pq me dizem que é muito melhor.
Agora to mais curiosa ainda para ler para poder das continuidade com este que deve ser muito bom tb.
Beijocas
Oi Vivi,
Com certeza o livro é muito melhor que o filme! Mas até que o filme ficou bom!
O problema é que eles tiraram um dos elementos mais importantes da história, que é o Sr. Jacob, já velhinho, contando a história dele!! Uma pena!!
Esse livro não tem relação com o primeiro, mas é tão lindo quanto!!
Beijos
Oi Camila…. acho que meus pensamentos estão sintonizados com as resenhas… comprei esse livro antes de viajar como pré-venda, e ao falar com o pessoal lá em casa hoje, descobri que acabou de chegar. No fim do mês já estarei lendo esse livro.. Amei água para elefantes também.
Oi Carol,
Que coincidência!!!
Espero que goste desse livro!! Fiquei apaixonada pelos bonobos!
Beijos
Oi camila, tudo bem?
Consegui terminar de ler o livro, e você tem razão: me apaixonei pelos bonobos. Na verdade, me apaixonei pelo livro, só um personagem não me agradou muito: a Amanda (esposa do John). Fora isso, achei o livro maravilhoso!!!
Oi Carol,
A Amanda é meio estranha mesmo!!
Fico tão feliz que tenha gostado… Fiquei encantada com os bonobos!
E cá para nós… De vez em quando é bom ler alguma coisa mais adulta, não é?? hehehe
Beijos
Olá Camila!!!!
Sou uma super adépta contra séries intermináveis… Elas me levaram a falência!!!!
Ainda não vi o filme de ÁGUA PARA ELEFANTES, pois ainda não li o livro e não quero deixar de le-lô. Fiquei super impolgada com a resenha. Os dois livros parecem ótimos. Mais um na estante do Skoob para ler. Vou ter que virar pedinte nas ruas para bancar todos os livros que desejo!!!!! Affffff
bjo.
Oi Bárbara,
Se puder, leia o Água Para Elefantes antes de ver o filme! A adaptação não ficou ruim, mas o livro é tão lindo que merece ser lido antes!! hehe
Que negócio é esse de virar pedinte, menina??! haha
Beijos
Oie! To sumida, né? Eu sei.. Mas as últimas resenhas foram das ditas “séries intermináveis” então nem quis escrever nada rs.
Gostei mto desta história! O livro foi lançado a pouco tempo? Pq veio a calhar ele sair próximo ao lançamento do filme do planeta dos macacos origens, que lembrou um pouco a história deste livro. Bom, qualquer símio falando com linguagem de sinais me lembraria o filme rs.
Vou colocar ele na lista de pedidos, pode? Por falar nisso não peguei ainda o livro dez do 39 clues com a Vivi.. Preciso ir lá pra pegar este e devolver uns dela que estão comigo.
Bjos!
Tá sumida mesmo!! Ai ai ai!! rs…
O livro é recente sim, Mila! Mas não sei se teve relação com o filme!
Esse livro tem uma abordagem diferente e, por incrível que pareça, é baseado em macacos que existem mesmo e que se comunicam!!
Pode colocar na lista sim!! Já vou deixar separado!! Caramba, como está aguentando?? Vai pegar o livro logo!! hehe
beijos
Como assim “macacos que existem mesmo”? Baseado em fatos reais? rs
Pois é! Preciso ir lá trocar uns livros com a Vivi urgente! Por enquanto não estou desesperada pra ler o final do 39 clues por dois motivos: não quero que acabe e estou lendo um mto bom que tem me distraído rs. Aquele “A mulher do viajante do tempo” é ótimo!
Bjão!
Oi Mila,
Eu amei o A Mulher do Viajante do Tempo!! Espero que goste também!!
Pois é… pelas informações da autora, existe mesmo um projeto que ensina essa espécie de macaco a se comunicar por linguagem de sinais!!
beijos
Estou adorando o livro! Mas agora que estou chegando perto do final estou começando a entender pq vc disse que chorou pra caramba..
A autora se baseou em macacos reais para fazer o livro? Legal, ela também falou de Elefantes reais no primeiro livro. É interessante saber que o animal realmente existe.
Bjos!
Oi Mila,
É muito tenso esse livro, né?! Mas vai fundo porque o final vale a pena!! Chorei foi de emoção mesmo e não de tristeza!!
Nossa, agora me deu até saudades da Rosie!! hehe
beijos
Eu sou doida pra ler livros dessa autora. Sempre ouço muito bem dela, que sua escrita é sensível e que seus personagens são maravilhosos. Tudo que eu gosto! Vou colocar na lista com certeza.
Tem hora que dá raiva mesmo dessas séries enormes… affe
Oi Mel,
Os dois livros são de uma sensibilidade deliciosa!! rs…
A relação entre humanos e animais que é mostrada nas duas histórias faz a gente refletir muito!!
Beijos
Nossa, Camis! Que capa linda!!! Achei a história muito emocionante também…mas tenho medo de livro triste…sofro demais com os personagens!!
Oi Vivi,
O livro não é triste não, é só tenso e emocionante também!
Vale a pena!
beijos
Oi Mila,
Nem me fale de séries intermináveis pois estou lendo ao mesmo tempo a Trilogia Millennium, A Cronicas do Gelo e Fogo, Apocalipse Z e uma que até fiz um resenha esta semana para o blog: O Clube das Mulheres Contra o Crime que começa com o livro 1º A Morrer do James Patterson.
Depois dá uma passada lá no blog e veja se te anima.
Beijos.
Francisco – oliterata.blogspot.com
Caramba, Franciso!
Que pique!! Além de estar lendo várias séries ao mesmo tempo, ainda optou por séries que tem livros enormes! hehehe
Já ouvi falar dessa série e estou animada para ler!! Vou dar uma passada lá!
beijos
Seu último comentário…. tudo vitra série hoje em dia 🙁 Trilogia beijada por um anjo, por exemplo, os 3 livros juntos daria apenas 1… e a autora já escreveu um 4º e 5º livros ainda 🙁 Uma hora cansa!
Ahh, tô doida pra ler esse… preciso comprar!
Oi Nat,
É uma pena que as séries estejam assim!
Eu gosto de trilogias e séries, mas gosto ainda mais quando elas terminam!
Essa insegurança em relação ao número de volumes de uma história realmente é desagradável!
Beijos
Oi Camila parece um livro lindo de ler, vou procurar comprar, gostei. Ótima resenha. Sobre as séries intermináveis, amo livros em série principalmente quando é policial, suspense, gosto de acompanhar o amadurecimento dos personagens e ver o que acontece com eles, rs.
Oi Martinha,
Eu também gosto de séries. As séries policiais tem uma vantagem porque elas permitem que cada livro tenha um começo, um meio e um final, como acontece nos livro da série Mortal por exemplo. Mas o que me incomoda são as séries que a gente tem que ficar um tempão esperando para saber o final da história!! rs…
beijos
Como eu sabia que ia demorar para compra Águas para elefante acabei vendo o filme e me surpreendi tenho que comprar o livro e talvez eu compre A casa dos macacos também gostei muito da resenha.
Oi Jay,
Li o Água para Elefantes no ano passado, bem antes de saber que seria lançado o filme! A experiência foi incrível!! Quando vi que A Casa dos Macacos era da mesma autora, soube que podia apostar nele de olhos fechados!!
Beijos
Que legal que esse livro parece ser! Só de ler que o John é um jornalista de um jornal da Philadelphia, já me fez querer ler o livro! Eu sou apaixonada pela cidade (apesar de não conhecer), sempre que vejo fotos, fico com vontade de conhecer! Sem contar que é a cidade do meu time do coração de baseball, o Philadelphia Phillies!
Voltando para o livro… Vários fatores contam a favor da minha futura leitura: os capítulos são alternados (eu AMO quando isso acontece, você se sente mais presente na história, entende melhor toda a situação porque a vê de vários lados), eles não estão sempre grudados (independência!), não é uma série, os macaquinhos parecem ser fofos demais, e tem fatos reais!
Com certeza eu vou querer ler!
Adorei a resenha, Camila!
Beeijo!
Oi Fê,
Parece que esse livro é mesmo para você, já que tem tantos elementos que você curte!
Eu gosto muito também de capítulos alternados! A gente acaba tendo uma visão mais ampla da história! A Isabel está envolvida emocionalmente e John tem uma visão mais racional! E os dois pontos de vista são complementares!!
Beijos
Oi Camis,
E eu que tô com o Água para elefantes aqui e ainda não li… nem vi o filme, porque né… =/
Quando li a sinopse desse também fiquei empolgada, e eu acredito piamente que os animais são mais inteligentes do que pensamos, rss
Vou ler, com certeza, mas só depois que desencantar e conseguir ler o outro da autora… espero que a ressaca literária em que estou passe logo.
Beijos
Oi Cacá,
Está emperrada na ressaca?? Eu estou emperrada também, mas é por causa do trabalho que está consumindo muito o meu tempo!! rs…
Se eu tivesse que escolher somente um, escolheria o Água para Elefantes, porque é um dos meus preferidos!
Mas esse livro também é muito bom!
Beijos
Oi Mila!!! Vou pedir esse livro de natal! Li água para elefantes e amei!!! Ah, tenho que pedir de natal pq estou falida…rsrsrs. Bjs
Oi Alê,
Se o Papai Noel trouxer todos os livros que eu vou pedir, vai ter uma bela dor nas costas! Hehehe
Beijos
Oi Camila,
Ainda não li Água para Elefante, pretendo ler primeiro que este.
Adorei este tema dos macacos, dos quais eu nem imaginava existir… E acredito que os animais são sim capazes de sentir, e muitas vezes são bem mais inteligente que muitos ser humanos, pelo menos eles não matam por tão pouco como os seres humanos!!!
Enfim, chega de raiva no coração, hehe, já foi pra listinha!
Bjs
Oi Marcella,
A capacidade de comunicação dos animais que é mostrada nesse livro é algo impressionante! Quando terminei de ler o livro e vi a explicação da autora dizendo que boa parte da cenas descritas são baseadas em momentos reais, fiquei ainda mais besta com a história!!
Valeu a pena ter lido!
Beijos
Oi Ca!
Fiquei pensando se leria ou não este livro, parece que vou gostar!
Bjs
Oi Thaís,
Esse livro é mais sério e mais adulto do que a maioria dos livros que a gente tem lido, mas é excelente!!
Beijos
Ei Mila,
Eu amei Água para elefantes e pelo jeito vou gostar deste também, ainda não tinha lido resenha sobre ele e amei. ^^
P.S: Só uma coisa a gente tem diferente, eu nunca me canso das séries longas rsrss…bom exceto Os imortais e Diários do vampiro kkk
bjos
Oi Nanda,
Esse livro é bem diferente do Água para Elefantes, mas é tão emocionante quanto. Fiquei encantada com os macacos e horrorizada com os seres humanos!! rs…
Eu gosto das séries também e estou acompanhando uma porção delas. O que me incomoda de verdade é a falta de informação sobre o número de livros! Me irrita quando o Autor começa a esticar a história só para publicar mais volumes!! Prefiro ler uma série mais curta e depois partir para outra!
beijos
Eu adorei ler água para elefantes, e pelo seu comentário esse deve ser muito bom tb. Já coloquei na minha lista de compras de fim de ano, hehehehehe. Eu ultimamente estou com trauma, quando vejo que um livro é uma série, com ninguem sabe quantos volumes, desisto de comprar, hehehehehe. Quero dar um tempo em séries longas!
Oi Geyanna,
Estou selecionando bem o que vou ler também. Não me importo exatamente com as séries, mas sim com a falta de informação sobre quantos livros haverá no total. Desse jeito, fica impossível fazer uma programação mínima!
beijos
Me lembrou o filme “Nas Montanhas dos Gorilas” essa sinopse…