Sam Bourne – O Acerto Final

Acredito que esse não seja um autor conhecido da maior parte de vocês, mas eu sou mega fã do trabalho dele!! Sam Bourne é também o autor dos livros O Código dos Justos e O Último Testamento. Infelizmente, eu li esses dois livros antes de começar a escrever o blog, mas prometo reservar um tempo para fazer resenha deles…

Sam Bourne na verdade é o pseudônimo do jornalista Jonathan Freedland, que preferiu utilizar um nome diferente para distinguir o seu trabalho jornalístico do literário. Uma curiosidade sobre os livros dele é que sempre giram em torno de uma temática comum: os judeus. Sabem aquele clima de teoria da conspiração que o Dan Brown usa em seus livros cujo personagem principal é o Robert Langdom e a relação com o catolicismo?! Bom… fazendo uma comparação barata, é mais ou menos assim que o Sam Bourne age com a religião judaica! Lógico que em momento nenhum ele critica a religião e nem nada disso. O que ele faz é se utilizar de elementos e fatos que envolvem os judeus para criar o pano de fundo de suas histórias… todas com um estilo policial/suspense! rs….

Em O Acerto Final, encontramos uma história que começa com um idoso sendo morto na sede da ONU em New York, ao ser confundido com um terrorista, possível homem-bomba! Na tentativa de abafar o escândalo, a ONU contrata Tom Byrne, ex-advogado da instituição, e pede que ele vá até Londres para oferecer um acordo à filha do senhor assassinado! Ao chegar em Londres, Tom conhece Rebecca e descobre que seu pai era um sobrevivente do Holocausto! Aos poucos a narrativa atual vai se mesclando com as memórias do velho judeu… Advogado e filha da vítima descobrem que o pai dela não era tão inocente assim… Segredos guardados a mais de 60 anos começam a ser revelados e um grande mistério envolvendo a Segunda Guerra Mundial começa a vir à tona!!

Um dos aspectos mais interessantes desse livro são as memórias de Gerarld Merton. O autor, ao inserir as memórias do personagem na história, nos levou a um cenário de dor e ódio, destituído de qualquer esperança… Narrar o que se passou com um judeu naquele momento da Segunda Guerra foi uma responsabilidade enorme, mas fundamental à história! E quando a gente menos percebe, se dá conta que está filosofando sobre o conceito de justiça!

É difícil falar mais sobre esse livro sem falar demais! rs… Eu adoro esse tipo de história e fiquei super empolgada e ao mesmo tempo super tocada com esse livro!! Eu ficava tentando descobrir o mistério todo, mas sempre aparecia alguma informação que derrubava a minha teoria!! O final foi surpreendente, embora eu tenha acertado uma parte da ‘revelação’… rs…

Para quem gosta de um bom livro mais sério, com suspense e um mistério a ser desvendado, esse livro é uma boa pedida!

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Eu mesmo não conhecia esse autor mas agora estou muito curioso para ler algo dele! Ainda mais nesse livro que ele reuni suspense e um dos meus assuntos favoritos que é a Segunda Guerra Mundial. Vou adiciona-lo à minha lista agora :D

    • Ele não é mesmo um autor conhecido!! Comprei meu primeiro livro dele porque achei a capa interessante, peguei ele na mão e resolvi arriscar!! Me apaixonei! Depois comprei os outros dois livros dele sem a menor dúvida! hehehe
      Beijos

  • Então menina, peguei esse livro hoje para ler, e ja estava com vontade de ler faz um tempão!!! Se tem esse clima de suspense/policial, provavelmente vou adorar!!!:)
    Bjos

    • Obrigada, Vi!
      Eu sei que é um tipo de livro diferente do que tenho postado por aqui, mas fazer o que?! Eu adoro tantos tipos de livros... hehehe
      Beijos

        • Eu sou alucinada por crimes!! hahaha Que macabro isso!! haha Na verdade eu sou alucinada por histórias de investigações! Bom, não é a toa que sou adovgada especialista em Direito Penal!! Sou daquelas que não perde série como CSI, Bones, Criminal Minds, Cold Case, Dexter... rs...
          Beijos

  • Não conhecia esse autor, mas gostei bastante da temática do livro. Adoro livros com mistérios, principalmente se tem uma boa história como pano de fundo. Ótima dica e ótima resenha!! =D
    Bjos

  • Eita que esse parece ser bom! Gosto dessas histórias, e acho que não li muito sobre judeus, a não ser em A Menina que Roubava Livros e em O último judeu!
    Camis, eu recebi aqueles selinhos de blog, e passei pra vc, viu? Nem sei se fiz direito, não sei bem como funciona^^
    Beijos!

  • Oi, Mila, eu lembro que vc tava doida pra ler este livro. Parece muito bom e eu gosto da temática Segunda Guerra, apesar de a história do Holocausto mexer muito comigo.. Fico triste sempre que leio/assisto algo sobre isso. Mas acho importante manter viva a memória dessa tragédia pra isso não se repetir.
    Lembrei agora daquela nossa conversa sobre o Carandiru. Mas aquela bibli é tão linda que vale a pena ^^
    Bjos!

    • Oi Mila, acredita que acabei comprando aquele livro que tinha no sebo?! Voltei lá e o cara me fez um mega desconto!! Paguei 35 reais nele e o preço normal é 50 e poucos!! rs.... Lembrei de você na hora!! Primeiro porque tava comigo quando eu vi o livro e depois porque você é a rainha dos descontos incríveis!! rs...
      Eu gosto muito dessa temática também!! Eu tive a oportunidade de visitar um campo de concentração próximo a Berlim e desde então isso mexe muito comigo!
      Beijos

      • Hehe, realmente tenho dado muita sorte nos descontos! Este ficou num bom preço comparando com o valor nas livrarias, mas ainda sim um pouquinho salgado pra ser de sebo.. Mas aposto que tá novinho, né? Vc nunca compraria se não tivesse =P

        Vc já visitou um campo de concentração?!?! Não lembro de vc ter contado isso.. Onde é que vc não foi ainda? hehe

        Bjos!!!

        • O livro é novo sim! Nesse sebo ele vende alguns livros novos também!! Tô sempre de olho!!
          Não comentei com você que fiz uma viagem para a Europa para jogar handebol quando tava na escola?! Foi em 98 e passamos por Berlim! Lá fomos conhecer um lugar que havia sido um campo de concentração! Eu tinha 16 anos e lembrar daquele lugar ainda me deixa triste!
          Beijos

          • Sim, eu lembrava da história dessa viagem, mas não da visita ao campo de concentração.. Talvez vc até tenha comentado, mas achei estranho eu ter esquecido isso..
            Imagino que seja um lugar impregnado de tristeza, né? Eu não iria gostar de conhecer isso não.. =/
            Bjos!

          • No dia da visita, estava um sol escaldante! Sério mesmo, acho que tava uns 38 graus!! Mas na hora que coloquei os pés naquele lugar, senti um frio inexplicável!! É uma experiência marcante!!
            Beijos

  • Ei Camila,

    Eu conheço o autor mas de comentários e de sites, ainda não li nenhum dos livros.

    Eu gosto muito do estilo, vou colocar um dele na lista rs

    bjoo

  • Nossa este livro parece bem interessante, eu também gosto de vários tipos de literatura, e um romance policial é muito bom.
    Obrigada pela dica, vai entrar para a minha lista que já esta ficando grande rsrsrs.

    • Oi Martinha!!
      Acho gostoso poder variar um pouco dentro da literatura! Não sou muito fã dos clássicos ou livros muito densos... mas gosto de ler alguma coisa mais séria de vez em quando! rs...
      Beijos

  • Eu comprei o primeiro livro desse autor, o código dos Justos, por acaso. Li a sinopse e gostei. Depois que li o livro me apaixonei pelo estilo dele e assim que foi lançado o segundo, O Último Testamento, corri comprar. Já comprei O Acerto Final tb, e é o próximo da minha lista de leituras.
    Os livros dele prendem a atenção do começo ao fim e vc não vê a hora de chegar no final. Foi uma grata surpresa que eu tive e já entrou na minha hot list de autores prediletos.

    • Que legal!!! Então tivemos a mesma experiência com os livros dele!!
      Acho uma pena que ele não seja um escritor tão badalado e que seus livros não sejam tão divulgados, por são realmente ótimos!
      Depois que ler, dá uma passadinha aqui e diz o que achou! ;)
      Beijos

  • Mesmo não gostando muito de livro policial.. fiquei curiosa pra ler! rsrs.. Sua resenha ficou ótima, Cá! ^^
    Beijos

    • Fico um pouco na dúvida de classificar esse livro apenas como policial! Lógico que ele tem uma boa parcela de investigação, mas tem muito suspense e muita história também!! rs... Na verdade sempre fui péssima para classificar livros!! rs...
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva
Tags: Record

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

2 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

3 semanas atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

4 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

4 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

4 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

1 mês atrás