Acredito que esse não seja um autor conhecido da maior parte de vocês, mas eu sou mega fã do trabalho dele!! Sam Bourne é também o autor dos livros O Código dos Justos e O Último Testamento. Infelizmente, eu li esses dois livros antes de começar a escrever o blog, mas prometo reservar um tempo para fazer resenha deles…
Sam Bourne na verdade é o pseudônimo do jornalista Jonathan Freedland, que preferiu utilizar um nome diferente para distinguir o seu trabalho jornalístico do literário. Uma curiosidade sobre os livros dele é que sempre giram em torno de uma temática comum: os judeus. Sabem aquele clima de teoria da conspiração que o Dan Brown usa em seus livros cujo personagem principal é o Robert Langdom e a relação com o catolicismo?! Bom… fazendo uma comparação barata, é mais ou menos assim que o Sam Bourne age com a religião judaica! Lógico que em momento nenhum ele critica a religião e nem nada disso. O que ele faz é se utilizar de elementos e fatos que envolvem os judeus para criar o pano de fundo de suas histórias… todas com um estilo policial/suspense! rs….
Em O Acerto Final, encontramos uma história que começa com um idoso sendo morto na sede da ONU em New York, ao ser confundido com um terrorista, possível homem-bomba! Na tentativa de abafar o escândalo, a ONU contrata Tom Byrne, ex-advogado da instituição, e pede que ele vá até Londres para oferecer um acordo à filha do senhor assassinado! Ao chegar em Londres, Tom conhece Rebecca e descobre que seu pai era um sobrevivente do Holocausto! Aos poucos a narrativa atual vai se mesclando com as memórias do velho judeu… Advogado e filha da vítima descobrem que o pai dela não era tão inocente assim… Segredos guardados a mais de 60 anos começam a ser revelados e um grande mistério envolvendo a Segunda Guerra Mundial começa a vir à tona!!
Um dos aspectos mais interessantes desse livro são as memórias de Gerarld Merton. O autor, ao inserir as memórias do personagem na história, nos levou a um cenário de dor e ódio, destituído de qualquer esperança… Narrar o que se passou com um judeu naquele momento da Segunda Guerra foi uma responsabilidade enorme, mas fundamental à história! E quando a gente menos percebe, se dá conta que está filosofando sobre o conceito de justiça!
É difícil falar mais sobre esse livro sem falar demais! rs… Eu adoro esse tipo de história e fiquei super empolgada e ao mesmo tempo super tocada com esse livro!! Eu ficava tentando descobrir o mistério todo, mas sempre aparecia alguma informação que derrubava a minha teoria!! O final foi surpreendente, embora eu tenha acertado uma parte da ‘revelação’… rs…
Para quem gosta de um bom livro mais sério, com suspense e um mistério a ser desvendado, esse livro é uma boa pedida!
Eu mesmo não conhecia esse autor mas agora estou muito curioso para ler algo dele! Ainda mais nesse livro que ele reuni suspense e um dos meus assuntos favoritos que é a Segunda Guerra Mundial. Vou adiciona-lo à minha lista agora 😀
Ele não é mesmo um autor conhecido!! Comprei meu primeiro livro dele porque achei a capa interessante, peguei ele na mão e resolvi arriscar!! Me apaixonei! Depois comprei os outros dois livros dele sem a menor dúvida! hehehe
Beijos
Então menina, peguei esse livro hoje para ler, e ja estava com vontade de ler faz um tempão!!! Se tem esse clima de suspense/policial, provavelmente vou adorar!!!:)
Bjos
Você já conhecia o autor, ou foi coincidência?! Se gosta desse tipo de livro, vai gostar mesmo!!
Beijos
Na verdade eu nunca li nada dele, mas ja tinha visto outros livros dele. Eu adoro policial!!!
Bjos
Acho os livros dele muito melhor que os livros do Dan Brown!! rs…
Sua resenha ficou ótima, Camis! Mesmo eu não sendo muito fã desse tipo de livro..=p
Obrigada, Vi!
Eu sei que é um tipo de livro diferente do que tenho postado por aqui, mas fazer o que?! Eu adoro tantos tipos de livros… hehehe
Beijos
Assim que é bom, né? Eu sou meio grilada com livro policial e triste..hehe
Eu sou alucinada por crimes!! hahaha Que macabro isso!! haha Na verdade eu sou alucinada por histórias de investigações! Bom, não é a toa que sou adovgada especialista em Direito Penal!! Sou daquelas que não perde série como CSI, Bones, Criminal Minds, Cold Case, Dexter… rs…
Beijos
Aah, tá explicado!!! Crimes é sua praia, né? hahaha!
Hahaha, é comigo mesmo!! rs…
Não conhecia esse autor, mas gostei bastante da temática do livro. Adoro livros com mistérios, principalmente se tem uma boa história como pano de fundo. Ótima dica e ótima resenha!! =D
Bjos
Obrigada Cacá!! Acho sempre bom trazer um autor diferente para o blog! hehehe
Beijos
Eita que esse parece ser bom! Gosto dessas histórias, e acho que não li muito sobre judeus, a não ser em A Menina que Roubava Livros e em O último judeu!
Camis, eu recebi aqueles selinhos de blog, e passei pra vc, viu? Nem sei se fiz direito, não sei bem como funciona^^
Beijos!
Obrigada Marina, vou dar uma olhada!!
Oi, Mila, eu lembro que vc tava doida pra ler este livro. Parece muito bom e eu gosto da temática Segunda Guerra, apesar de a história do Holocausto mexer muito comigo.. Fico triste sempre que leio/assisto algo sobre isso. Mas acho importante manter viva a memória dessa tragédia pra isso não se repetir.
Lembrei agora daquela nossa conversa sobre o Carandiru. Mas aquela bibli é tão linda que vale a pena ^^
Bjos!
Oi Mila, acredita que acabei comprando aquele livro que tinha no sebo?! Voltei lá e o cara me fez um mega desconto!! Paguei 35 reais nele e o preço normal é 50 e poucos!! rs…. Lembrei de você na hora!! Primeiro porque tava comigo quando eu vi o livro e depois porque você é a rainha dos descontos incríveis!! rs…
Eu gosto muito dessa temática também!! Eu tive a oportunidade de visitar um campo de concentração próximo a Berlim e desde então isso mexe muito comigo!
Beijos
Hehe, realmente tenho dado muita sorte nos descontos! Este ficou num bom preço comparando com o valor nas livrarias, mas ainda sim um pouquinho salgado pra ser de sebo.. Mas aposto que tá novinho, né? Vc nunca compraria se não tivesse =P
Vc já visitou um campo de concentração?!?! Não lembro de vc ter contado isso.. Onde é que vc não foi ainda? hehe
Bjos!!!
O livro é novo sim! Nesse sebo ele vende alguns livros novos também!! Tô sempre de olho!!
Não comentei com você que fiz uma viagem para a Europa para jogar handebol quando tava na escola?! Foi em 98 e passamos por Berlim! Lá fomos conhecer um lugar que havia sido um campo de concentração! Eu tinha 16 anos e lembrar daquele lugar ainda me deixa triste!
Beijos
Sim, eu lembrava da história dessa viagem, mas não da visita ao campo de concentração.. Talvez vc até tenha comentado, mas achei estranho eu ter esquecido isso..
Imagino que seja um lugar impregnado de tristeza, né? Eu não iria gostar de conhecer isso não.. =/
Bjos!
No dia da visita, estava um sol escaldante! Sério mesmo, acho que tava uns 38 graus!! Mas na hora que coloquei os pés naquele lugar, senti um frio inexplicável!! É uma experiência marcante!!
Beijos
Ei Camila,
Eu conheço o autor mas de comentários e de sites, ainda não li nenhum dos livros.
Eu gosto muito do estilo, vou colocar um dele na lista rs
bjoo
Esse último livro dele é o mais ‘triste’… Eu começaria por um dos dois primeiros!! rs…
Nossa este livro parece bem interessante, eu também gosto de vários tipos de literatura, e um romance policial é muito bom.
Obrigada pela dica, vai entrar para a minha lista que já esta ficando grande rsrsrs.
Oi Martinha!!
Acho gostoso poder variar um pouco dentro da literatura! Não sou muito fã dos clássicos ou livros muito densos… mas gosto de ler alguma coisa mais séria de vez em quando! rs…
Beijos
Eu comprei o primeiro livro desse autor, o código dos Justos, por acaso. Li a sinopse e gostei. Depois que li o livro me apaixonei pelo estilo dele e assim que foi lançado o segundo, O Último Testamento, corri comprar. Já comprei O Acerto Final tb, e é o próximo da minha lista de leituras.
Os livros dele prendem a atenção do começo ao fim e vc não vê a hora de chegar no final. Foi uma grata surpresa que eu tive e já entrou na minha hot list de autores prediletos.
Que legal!!! Então tivemos a mesma experiência com os livros dele!!
Acho uma pena que ele não seja um escritor tão badalado e que seus livros não sejam tão divulgados, por são realmente ótimos!
Depois que ler, dá uma passadinha aqui e diz o que achou! 😉
Beijos
Mesmo não gostando muito de livro policial.. fiquei curiosa pra ler! rsrs.. Sua resenha ficou ótima, Cá! ^^
Beijos
Fico um pouco na dúvida de classificar esse livro apenas como policial! Lógico que ele tem uma boa parcela de investigação, mas tem muito suspense e muita história também!! rs… Na verdade sempre fui péssima para classificar livros!! rs…
Beijos
Adoooro suspense! Policial é um dos meus estilos prediletos! E quando vem com fatos históricos é q eu amo mesmo! Fiquei empolgadissima com a resenha! Já quero ler tbm claro!!! Bjusss
Que bom Cláudia!! Então vai gostar!!
Beijos
Estou na página 300, é realmente muuuuuuuito bom, recomendo para todos. O cara consegue ser tão bom quanto o Dan! Inacreditável! Parabéns pela resenha
Oi Bia!!!
O livro é bom demais mesmo, né? Já leu os outros dele?
Beijos
Prezada Camila,
Vi esse livro sendo oferecido na TrocandoLivros. Como eu não conhecia a obra nem o autor resolvi pesquisar informações na internet.
Com os registros que há no seu site não tive dúvidas. Solicitei o livro imediatamente.
Não vejo a hora de recebê-lo e começar a leitura.
Fique na paz!
Cid Roberto
Olá Cid!!!
Que bom que pude ajudar!! Eu sou uma grande fã dos livros do Sam Bourne e o acho um escritor de muito talento! Pena que as obras dele são tão pouco divulgadas!
Espero que tenha um enorme prazer nessa leitura!
Beijos
Camila,
Acabei de ler “O último testamento”. Antes mesmo de acabar o livro, já havia comprado os outros dois, pois achei a leitura extramente atrativa, um enredo muito bem elaborado e uma profusão de conhecimento histórico fantástica. Sou fã de autores que conseguem elaborar romances num contexto histórico com tamanha eficiência.
Já indiquei o autor para meus irmãos e amigos. Devemos divulgar nossas opiniôes e acho que seu blog ajuda muito. Fazendo uma comparação extrema, vejo Sam Bourne abordando um tema Judeu contemporâneo com a mesma capacidade e competência que Noah Gordon escreveu “O último judeu”.
Oi Augusto, sou muito fã desse autor e acho os três livros dele muito bons. A narrativa é envolvente demais! Beijos
muito louco esse livro
Oi Peralta,
Esse livro é muito bom mesmo, assim como os outros desse autor!!
Beijos
boa noite camila… estou nas últimas páginas desse livro, não conhecia o autor e também comprei pq achei a capa muito legal… comecei a ler ele na livraria e logo no segundo capítulo já me envolvi na história.. realmente muito bom, e como sou fã de livros policias, envolvendo conspirações, suspense e tudo mais, adorei o livro, e sem sombra de dúvida, se os outros 2 forem tão bons e envolventes como esse, comprei-os também…
OBS: ótimo post.. até..
Oi Cássio,
Os três livros que li desse autor são ótimos!! Vale muito a pena!!
Beijos
eu gostei muito do livro, uma reviravolta imensa na história a troco do pedido de desculpas formal, e o personagem causador de tanto sofrimento a tia da rebeca, um figurão, quem diria. também tenho acompanhado os volumes do sam bourne, assim como da tess gerritsen e joe hill, que também são muito bons, aconselho a todos, boa leitura.
Olá Fernando,
Muito obrigada pelo comentário!
Eu realmente gosto muito dos livros desse autor (e também dos livros da Tess!).
Acho que ele desenvolve muito bem suas tramas e os finais são inesperados.
Espero que em breve tenhamos uma nova história.
beijos
Acabei de ler O escolhido. vc leu ?
mas nesse livro tem umas coisas que sei lá parece que não encaixam
Aonde posso mandar pra você minhas “duvidas” ?
Olá, Luiz.
Ainda não li o último livro do Sam Bourne, mas já está na minha estante.
Só preciso melhorar dessa gripe que me derrubou e coloco minhas leituras em dia! rs…
beijos
Em tempo gostei muito desses tres livros dele
Eu adoro esse autor.
Uma pena que seja pouco divulgado.
beijos
Estou procurando este livro em pdf. Tenho O Codigo dos Justos, que li e achei excelente! O ultimo testamento comecei mas achei a trama meio chata. Mas ainda não desisti deste autor, porque o que li e gostei realmente li em poucos dias, de tao envolvente e interessante que achei a trama e o tema. Se souber de algum lugar que eu encontre a versão pdf dele, desde já te agradeço.
Um abraço, Edu.
Oi, Edu.
Nunca vi os livros desse autor em português em Pdf. Tenho os livros físicos dele e estou ansiosa para ler O Escolhido. Amei os três primeiros. Que pena que achou o livro meio chato.
Beijos