Leitora Compulsiva

Sally Green – Half Bad

Título: Half Bad

Série: Trilogia Half Bad (Meia-Vida)

Autor(a): Sally Green

Editora: Intrínseca

Ano: 2014

Páginas: 304

Tradução: Edmundo Barreiros

Sinopse no Skoob

***

 Sempre que recebo a newsletter da Intrínseca com os lançamentos do mês, pego a minha listinha e anoto todos os livros que me interessaram, para futuras aquisições ou para pedir pela parceria. Esse livro foi lançado no mês de julho e fiquei curiosa quando li a sinopse. Como eu estava super a fim de ler Silo, acabei pedindo aquele livro para a editora e deixei esse na listinha de espera!! Por sorte consegui pedir esse livro agora e matei a minha curiosidade!! rs…

“Half Bad” é o primeiro livro de uma trilogia que conta a história de Nathan. O garoto nasceu e cresceu em uma Inglaterra onde humanos e bruxos convivem em razoável paz. No entanto existem dois tipos de bruxos: os da luz, que se dizem os mocinhos, e os das Sombras, que não se preocupam em dizer nada sobre si mesmos! rs… Mas Nathan não é nem um bruxo da luz e nem um bruxo das sombras… Ele é meio-a-meio! Filho de uma Bruxa da Luz com um Bruxo das Sombras, Nathan é o único de sua espécie que existe e o Conselho dos Bruxos da Luz da Inglaterra não gosta nada da ideia! A missão do Conselho é, entre outras, caçar e matar todos os bruxos das sombras e por isso fica de olho em Nathan. Sua verdadeira natureza só se confirmará quando ele completar 17 anos e antes disso o Conselho não quer perdê-lo de vista!

O livro é dividido em 6 partes e a primeira delas já começa com Nathan preso em uma jaula, tentando manter a sanidade… Aos poucos ele vai se lembrando de muitas coisas de seu passado e a segunda parte do livro é toda dedicada aos fatos que o levaram até aquele momento. As quatro partes seguintes são narradas novamente no presente, com Nathan na jaula e tentando de todas as formas fugir dali para encontrar o pai e poder receber seus três presentes quando completar 17 anos – ritual vital para os bruxos, sejam eles da luz ou das sombras!

Nathan não é apenas filho de um bruxo das sombras, mas sim filho do mais malvado bruxo das sombras que já existiu, herdeiro de uma linhagem de bruxos cruéis. É por isso que, desde que era apenas um bebê, Nathan foi muito maltratado pelos bruxos da luz. Sua mãe morreu e apenas sua avó e dois de seus meio-irmãos ousavam tocar nele. Sua meio-irmã mais velha, Jéssica, sempre fez questão de tornar a vida do garoto um inferno. E o mesmo aconteceu na escola e em todos os lugares em que ele passou. O Conselho sempre fez questão de manter controle sobre o garoto e no decorrer do livro descobrimos a existência de uma profecia, na qual Nathan terá um papel muito importante. É por isso que o Conselho faz de tudo para vigiar cada passo do garoto. Tudo é proibido para ele! Não é à toa que ele deseja tanto fugir!

Quando li a sinopse do livro achei que era mais adolescente, algo meio “harrypoteriano”, sabem?! Mas logo de cara percebi que a pegada do livro era outra! A narrativa é mais pesada, o protagonista é bem mais sombrio e tudo tem uma atmosfera mais profunda e até meio maligna. Não há uma divisão clara entre os bandidos e os mocinhos, tudo depende do ponto de vista. Para Nathan os grandes vilões são os membros do Conselho dos Bruxos da Luz, que sempre o perseguiram e o fizeram sofrer! São poucos os bruxos da luz retratados como pessoas de bom coração!

O texto é super bem escrito e gostei muito de como a trama se desenrolou, mas no geral acabei de decepcionando com o livro. Apesar dele trazer uma história interessante, acho que eu não estava preparada para o que ia encontrar. Peguei esse livro para ler enquanto estava dormindo com minha sogra no hospital e queria justamente algo mais leve e até mesmo divertido. A situação em que eu estava não era nada legal e o livro acabou me deprimindo ainda mais! Tudo isso resultou em uma experiência de leitura não tão bacana e classifiquei o livro apenas como bom! Tenho certeza que se eu tivesse lido o livro em uma outra oportunidade, teria gostado muito mais dele.

Acredito que o livro tem boas chances de ser um sucesso e os números até contam a favor. Apesar de ser apenas o romance de estréia da autora, o livro foi vendido para mais de 45 países e ganhou o registro no Guiness World Records como livro inédito de autor estreante mais negociado mundialmente. Para completar, a Fox 2000 já adquiriu os direitos cinematográficos.

Se alguém quiser baixar o primeiro caítulo, basta clicar AQUI!

Instrínseca - Rosa

16 comentários sobre “Sally Green – Half Bad

  1. Letícia Pereira

    Oi Camila !
    Nunca tinha ouvido falar deste livro ,vai virar filme já ? O.o
    Bem a história parece boa ,mas é puxado para o lado mal néh? Mostrando que na verdade os da Luz são os vilões ?
    Interessante !
    Beijos

    visite >www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Letícia.
      O que sabemos é que os direitos já foram vendidos, mas se vai virar filme ou não, são outros quinhentos! rs… Com o sucesso de muitas franquias, as produtoras já se garantem quando sai um livro promissor… O livro é bom sim, mas é bem diferente do que estamos acostumados porque o menino é super maltratado e isso passa a impressão que ele vai se voltar para as sombras! Os bruxos da luz fazem coisas horríveis, mas sempre com a desculpa de que é para o bem!
      Beijos

  2. marinafaedda

    Oi Camis!

    Olha, eu sei que você leu num momento complicado e que por isso não gostou muito, mas a sinopse me chamou muito a atenção! Quero ler!

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Achei importante deixar claro que o livro é bom, mas que não rolou pra mim!
      Eu não queria mentir e dizer que adorei o livro, mas também não queria dizer que o livro é ruim! rs…
      Beijos

  3. Oliveira

    Adicionei em meus desejados e quero lê-lo. Parece bom, uma pena você ter lido ele em um momento não tão favorável. Espero que continue a leitura da série, é a primeira pessoa que ouço/leio no blog sobre ele.

  4. Lauren Alice Lopes

    Parece ser um livro legal, mas que pena q tu nao leu ele na ocasião certa.
    Bom, vou deixar para ver como serão os próximos livro pra colocá-lo na minha lista.
    bjbj

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lauren.
      Ainda bem que todo mundo entendeu que o problema dessa vez não foi o livro, mas sim a leitora aqui!! hahahaha
      Vou ler o próximo livro com certeza e espero que tudo melhore!
      Beijos

  5. Bárbara Machado

    Olá Camila!
    É uma pena que tu tenhas lido o livro em um momento ruim. Peguei o livro para ler sem saber muito sobre, mas tinha gostado da capa, então… Não consegui parar de ler até o final… E quando cheguei ao final, corri para net pesquisar sobre a continuação. Achei fantástico!!! Acredito que será uma de minhas melhores leituras do ano!!!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bárbara.
      Fico super feliz que tenha gostado tanto assim do livro.
      Eu gostei, mas por causas das circunstâncias, não foi um livro que me empolgou tanto!! rs…
      Espero que a continuação saia logo!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!